Lion – Verifique a sua ligação Wi-Fi

23 Comentários

O Mac OS X Lion traz, como todos sabem, mais de 250 novidades. Muitas delas ainda não foram devidamente assinaladas e há ainda muito para descobrir. O próprio sistema traz ferramentas para validar os seus comportamentos e para ajudar o utilizador a detectar problemas, monitorizar performance e configurar opções de segurança.

Existe de tudo um pouco neste novo OS X 10.7, apenas temos de dar com as ferramentas para as usarmos nos momentos oportunos. Uma ferramenta que vem “escondida” no Lion e que vale a pena testar é o Diagnóstico de Wi-Fi.

Esta ferramenta é interessante e pode, detalhadamente, assinalar alguns deficiências e mostrar a performance do seu sinal Wi-Fi.

Vamos ver um pouco mais desta funcionalidade.


Esta aplicação está escondida mas pode ser facilmente acedida. Conforme diz no descritivo da ferramenta, o utilizador pode usar o Diagnóstico de Wi-Fi para diagnosticar a sua rede sem fios, registar eventos de rede, capturar tráfego da rede e activar registos de depuração.

Para ter acesso basta procurar na pasta CoreServices. Para lá chegar, e vamos atalhar, clique nas seguintes teclas: Shift+Command+G no Finder e cole este caminho:

/System/Library/CoreServices

Agora dê um enter e estará já dentro da janela onde deve procurar o Diagnóstico de Wi-Fi.

Depois, conforme pode ver nas imagens em cima, terá os diversos menus para as funcionalidades descritas.

É uma forma de poder detectar alguns problemas e de registar comportamentos da sua rede wireless, depois com os relatórios será mais simples tentar contornar os problemas e terá uma maior percepção da qualidade do seu sinal.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Pena é que, desde a instalação do Lion, a ligação sem fios caia frequentemente.

    1. Avatar de Steve

      Tenho notado o mesmo, mas ainda não instalei o Lion. Vim a descobrir que só faz isso em casa, com o router da zon…

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Epa nao culpem o Lion de tudo. Eu por acaso pensei que a quebra fosse do Lion mas deparei que afinal o meu Router tambem falha. Por acaso tem sido um bom router mas como nao existe nada perfeito ha momentos em que vai abaixo.

        1. Avatar de João Costa
          João Costa

          Eu comprei o meu mac recentemente e ja veio com o novo SO o Lion e sinceramente nunca tive uma quebra na ligação sem fios 😉

          Uso uma rede universitária que obriga a uma validação um bocado mais complexa que os tipicos routers de casa, e mesmo assim aprovo a 100%. 😉

    2. Avatar de Luis Talete
      Luis Talete

      Julgo que o problema não é do Lion. A mim essas quebras já conteciam com o Leopard. Acho que a culpa é da operadora, no meu casa a Zon. Já reportei o problema, resolveram ficou ok durante uns dias e depois voltou ao mesmo. Quebrar que me obrigam a fazer switch off ao wireless no Mac. Não sei se contigo é algo assim tb?

      1. Avatar de rui
        rui

        Com o SL nunca me aconteceu. Agora quando falha a net tenho de desactivar o wireless no mac e activar novamente.

        1. Avatar de Bónus Betclic
          Bónus Betclic

          A minha rede (ZON) também tem tido muitas quebras, mesmo com cabo!

          1. Avatar de miguel.gazela
            miguel.gazela

            Eu também tenho Zon e aqui esses problemas é quase todos os dias.

            No macbook pro, no mac mini e no ipad, de vez em quando lá tenho eu de desligar o wireless para conseguir voltar a navegar.

            Tenho aplicações no ipad para utilizar com os computadores apple, que simplesmente não funcionam, não conseguem conectar.

    3. Avatar de Calado
      Calado

      Eu também tive esses problemas com Snow Leopard. Pelo que me lembro, resolvi re-instalando o SL e fiz reset ao router (naquela altura o router da Linksys). Agora tenho o novo router da Zon e tenho o Lion e nunca tive problemas.

  2. Avatar de Gilão
    Gilão

    Como sou um leigo poderei estar a fazer uma pergunta desnecessária, mas aqui vai.
    Porque é que na 3ª janela eu tenho um numero 6 e tu um 11?

    1. Avatar de Wilson
      Wilson

      Bom Dia isso correspondente ao canal em que o teu router wirelless está a emitir provavelmente… http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_WLAN_channels
      Existem 14 canais suportados, dos quais geramente se aconselha a usar o 1.6 ou 11. mais informação acima. 😛 Cumps []

    2. Avatar de Vítor M.

      Eu uso o 11 porque é onde encontro menos interferências. Como estava a usar a Time Capsule é esse que tenho lá configurado.

      Se fosse o canal da Zon… acho que não é o 11 que está predefinido… acho, mas não tenho a certeza,.

  3. Avatar de Ryan
    Ryan

    Eu sou um entusiasta do mundo IT (e do Mac desde a algum tempo) mas por diversas razoes nem sempre posso brincar com o meu Mac. Instalei o Lion quando saiu mas fiquei desapontado tambem por diversas razoes. Practicamente uso o Mac para fotografia e navegacao pontual na Internet.
    Depois de varias vezes ler por aqui (por acaso do mesmo autor) que existem 250 novas funcoes pergunto: Para que servem todas essas funcoes se elas estao escondidas? Nem todos os utilizadores Mac tem paciencia ou em alguns casos a astucia de as ir desbravando se as mesmas nao estao visiveis para toda a gente. E verdade que o mesmo sucede com outros SO’s mas sejamos neutros para perguntar e indaguemos nos proprios neste assunto.
    Eu agradeco que algumas dicas saiam para fora neste e outros sites onde ha muitos “segredos revelados” sobre o Lion. Mas falar de tantas novas funcoes e muitas estarem escondidas nao faz sentido nenhum. “A olho nu” quem conheceu o Snow Leopard e o Lion dirao que as mudancas ate sao poucas.
    Todos nos gostamos utlizar estas maquinas na sua plenitude. Ha talvez outras coisas que estao a vista e ao utilizador normal nem fazem falta. Mas a dica deste post por certo fara jeito a muita gente. Nem todas as pessoas que tem ou usam Mac sao geeks.
    Obrigado pelo post vai-me ser bastante util. E ja agora obrigado pelo vosso trabalho.

  4. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Desculpem estar a meter-me aonde não sou chamado , estava a ler por curiosidade este artigo do @Vitor e acabei por ler que existem muitas quebras no wireless do Lion alguns já estão a culpar os routers até os ISPs , mas pelos sintomas eu diria que é mesmo do Lion , porque se tens de desligar o wireless no Lion e voltar a ligar e tudo está perfeito de novo , digam-me o que é que isto tem a ver com o router , se o router demonstrasse que tinha perdido o IP e que se estava a conectar a rede isto sim era sintomas que a operadora estava com problemas agora pelo que entendo não é isso que se passa , porque que não fazem uma experiência muito simples , liguem-se durante uma hora ou 2 pelo cabo de rede e logo verão se os sintomas perduram ou não .

    Espero ter ajudado alguma coisa .

    Aceitem os meus cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu não tenho nenhum desses problemas, aliás neste momento o único problema é a suite da Adobe que tem um lag ao gravar… mas tirando isso, o meu Lion, já rola perfeitamente.

      Pode melhorar, pois há alguns aspectos que acredito que vai melhorar, mas em termos de problemas descritos por alguns visitantes… tenho passado ao lado e não fiz uma instalação de raiz, fiz o update.

    2. Avatar de Bónus Betclic

      Os problemas que eu tenho tido de há uma semana para cá são mesmo do router que perde a ligação durante alguns segundos e depois volta ao normal sem eu lhe fazer nada.
      Quando demora mais tempo, tenho que reiniciar o router para voltar a ter rede.
      Ou seja, a ZON anda mesmo com ligações pouco estáveis por estes lados.

  5. Avatar de Christian
    Christian

    Boa tarde. Quanto às queixas das ligações à Internet sem fios sempre a cair no Lion, a mim já não me acontece. Quando usava o Snow Leopard isso acontecia frequentemente com o Zon Hub e descobri como resolver o problema.

    Basta irem às definições do router e alterar o canal do wireless, sendo que depois a vossa ligação ficará muito mais estável e não irá cair mais.

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos []

    1. Avatar de Vítor M.

      Exacto, os Macs gostam do canal 11… não sei bem porquê, mas no 11 não tenho qualquer problema, mas como disse em cima, não me lembro em que canal está o meu Zon Hub… mas nunca me deu problemas nem no SL.

      O único que me deu problemas foi um antigo que estava configurado no canal 9, haveria em volta dele alguma interferência, até foi nessa altura que descobri (já não sei onde) que os Macs gostam do canal 11, depois de alterar tb deixei de ter qualquer problema.

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Ha partes do dia em que muito router do pais funciona no canal 18 🙂 porque sera?

  6. Avatar de flapy400
    flapy400

    Ainda não tive qualquer falha de wi-fi com o lion, no entanto com a banda larga… muito frequente!!!

  7. Avatar de Jimbras
    Jimbras

    Tive que fazer um Downgrade ao osx. Desde que instalei o lion a ligação wifi estava sempre a cair e até mudei de router da sapo. Continuou sempre a deitar abaixo a ligação e no itunes também não sincronizava com o ipod correctamente. So adepto dos produtos da apple mas isto é um problema deles e não da zon ou qualquer outra empresa que forneça dados. Enfim gostei bastante do SO mas tive que voltar a instalar o leopard e está tudo nice. Tenho que aguardar até existir uma nova actulaização de sistema.

  8. Avatar de Irukandji
    Irukandji

    Pessoa, tenho um modem da d-link e uso router da CISCO, estava com problema no OS-X, minha conexão caia muito.

    Fiz a atualização para o LION e agora nem conecta hahahaha!
    Ele reconhece a rede wireless, mas não estabelece conexão com a internet, ou seja, não navega de jeito nenhum.

    Já fixei o IP por DHCP manual, desativei o IPv6, fixei MTU pra 1500, depois 1400 e agora 1300. Não tem diabo no mundo que faça essa porcaria funcionar!

    Enfim, decepção total com uma coisa que deveria funcionar sem problema, meu celular NOKIA podrão navega na wi-fi, é inacreditável que um MACBOOK PRO com OS-Lion não consiga!

    #FAILAPPLE

  9. Avatar de A mim tb
    A mim tb

    Não precebo porquê, mas antigamente o meu iPod Touch 3gen. falhava regularmente mas quando atualizei para o iOS 4.3.qualquer coisa deixou de parar.
    Não tenho nenhum Mac mas se calhar deviam de agurdar por um update do sitema.
    Tenho de discordar com o “Jimbras”, pois tenho uma PS3 e um router da Zon, na minha PS3 a ligação está sempre a cair e tenho o sistema atualizado e a antena está boa, o mesmo acontece com a minha Wii mas não tão frequentemente.