Análise Logitech Wireless Trackball M570

17 Comentários

Cada vez com mais adeptos, os Trackballs estão aí para ficar e a sua aceitação parece continuar a crescer junto dos utilizadores. Fazendo o mesmo que os tradicionais ratos e, em alguns casos, mais alguma coisa, são uma boa alternativa e que, podem inclusive, trazer benefícios para a saúde. Quanto a isso não sei, pois não sou especialista, mas quanto ao resto vamos ver de seguida.

O Pplware teve oportunidade de testar o recente da Logitech e …. bem … vejam mais abaixo.


Aquando do seu lançamento, Rui Martins, Responsável Comercial da Logitech para Portugal, referiu que “Estamos bastante entusiasmados com o lançamento do Logitech Wireless Trackball M570, visto ser a resposta aos constantes pedidos dos utilizadores deste tipo de periféricos. Cada pequeno detalhe deste revolucionário Trackball foi melhorado, de forma a proporcionar aos entusiastas deste género de dispositivos todo o conforto e controlo que necessitam”.

 

Material e Beleza:

Quanto à beleza do M570, não fiquei particularmente fã. O modelo analisado (nas fotos), dum cinzento em vários tons e com a trackball azul marinho é elegante quanto baste mas, nenhum assombro ao olho. É claro que os olhos também comem, como se costuma dizer, mas aqui o mais importante talvez nem seja a sua beleza exterior.

Quanto ao material de que é feito, apresenta-se bastante maciço e de materiais sólidos. A Trackball também desliza sem problemas e sem mostrar arranhanços ou obstáculos.

A Pen receptora USB é reduzida, e portanto bastante prática.

Ergonomia:

Quanto à ergonomia, depende um pouco dos gostos de cada um e das capacidades de adaptação de cada um. Embora o posicionamento menos frontal possa parecer algo desadequado, acaba por se tornar natural com o tempo, pois a partir do momento em que a mão encaixe na posição correcta as coisas fluem melhor. No entanto, continua a ser recomendável, a compra de algum tipo de tapete adequado para apoiar o pulso.

Uso dia a dia:

Embora já tenha tido oportunidades de experimentar este tipo de acessórios esta foi a primeira vez que pude desfrutar dum por um longo período de utilização e … gostei. No entanto nem tudo foram rosas … o período de ambientação ao não deslocar o braço, ao usar o dedo grande para mover o rato com a Trackball e o uso dos botões com o apontador e terceiro dedo acabou por ser a minha batalha pessoal. Demorou um pouco mas, após alguns dias de uso intensivo, os dedos foram ao lugar e aí consegui usufruir em pleno do M570.

Testámos o rato a distâncias superiores a 4 metros e não obtivemos falhas algumas, pelo que o seu sinal de recepção é bastante potente (2,4 Ghz).

Também testámos o seu uso em várias superfícies, umas mais escorregadias outras menos e a verdade é que se manteve sempre com uma boa aderência a essas mesmas superfícies.

Como ponto menos positivo tenho de realçar a dificuldade em conseguir mover o cursor com exactidão em movimentos pequenos, para determinadas zonas específicas do ecrã.

Quanto à autonomia, a marca indica que tem um máximo de 18 meses mas, como é obvio, não o conseguimos testar.

Conclusão Final:

O M570 é um Trackball robusto. É resistente e fiável. Embora com alguns pormenores que por vezes fazem a diferença acaba por ser uma boa escolha. Apresenta-se com particular inclinação para o computador do escritório em detrimento do computador de jogos mas, responde afirmativamente a ambos. Gostei de o usar e reconheço que, ajuda a desmistificar aquilo a que chamo de, o síndrome dos Trackballs.

Pontos Fortes:

  • qualidade do material
  • após o período de habituação, o seu uso torna-se natural

Pontos Fracos:

  • alguma dificuldade em acertar naquele pixel ao lado de onde nos encontramos.

 

O Logitech Wireless TrackBall M570 estará disponível nos Estados Unidos e na Europa em Outubro, com o preço recomendado de 69,99€.

Homepage Logitech Wireless Trackball M570

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    eu tenho daqueles antigos que é a bola no meio e os botões de cada lado, para ser perfeito só lhe faltava a roda do scroll e ligação bluetooth. já experimentei destes de polgar mas gosto mais do meu, é pena já não fazerem assim senão comprava.

    1. Avatar de Paulo Teixeira
      Paulo Teixeira

      Acho que nao reparas-te bem na foto… É que este também tem roda no meio dos botões.

      Abraço

      1. Avatar de Flávio
        Flávio

        Ele estava-se a referir aqueles que têm o trackball entre os botões e não no polegar.

        1. Avatar de Paulo Teixeira
          Paulo Teixeira

          Nunca vi desses…

          1. Avatar de Kreutz
            Kreutz

            Tenho um como o seu dbrenha, e tenho um outro que já uso a mais de 8 anos, dá uma olhada, este em minha opinião é melhor: http://www.logitech.com/en-us/mice-pointers/trackballs/devices/189
            O único defeito dele é o tamanho da base do wireless.

  2. Avatar de Yamato
    Yamato

    Eu tenho duas, uma logitech e uma Kengsington no trabalho e em casa, casa e deixe que diga a bola no meio dá muito mais geito, é muito mais ergonómica, os movimentos são muito melhores de fazer, especialmente para quem usa as duas mãos, conforme o “trabalho” que faz como eu.
    E não uso rato, mesmo para jogar uso uma.
    Quanto ao sem fios não percebo, uma trackball é para estar fixa não é para andar a mexer como o rato, o fio não atrapalha em nada, e o sem fios temos a treta das pilhas acabarem.

  3. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Boa tarde,

    Yamata, sim em parte tens razão. Mas (existe sempre um mas), já pensaste naquelas pessoas com algum tipo de deficiência fisica e que precisam de utilizar um trackball e mais do que um local?

    Abr

  4. Avatar de ganha premios de borla

    trackball? nunca tinha ouvido falar lol podem-me explicar melhor?

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite,
    Confesso que não conhecia este conceito de rato. Estou bastante curioso em experimentar.
    Alguém que já tenha utilizado este rato em ferramentas CAD deixe a sua opinião em termos de produtividade, conforto…

    Cumprimentos,

  6. Avatar de Regis
    Regis

    Sempre usei (+/- 20 anos). Nem sei como podem usar ratos! Sempre com o braço e a mão em movimento e em tensão.
    Na realidade e na minha opinião os melhores são os que têm a bola no meio dos botões, do género do Logitech TrackMan Marble 4-Button ou Kensington Orbit Trackball.

    1. Avatar de André Rafael
      André Rafael

      Eu tambem sempre usei trackball’s. O meu favorito até hoje foi um Microsoft Trackball Optical. Era tão natural que quando jogava Counter Strike naqueles grupos de 15/20 pessoas, o pessoal ficava todo doido como é que eu fazia headshots com aquilo hehhehe. Trackball’s 4 ever my friends.

  7. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Regis…Como te conseguiste adaptar a isso(Logitech TrackMan Marble 4-Button) testei um durante quase 1 mes e nada…nao consegui…nao me conseguia orientar, clicava falhava o que cria clicar/selecionar…a unica coisa que gostava era de ter o braço apoiado e quieto, mas nao conseguia movimentar o cursor direito!

    Qual o genero de trackball aconselhável a principiantes nesta área?

    Abraço 😉 e obrigado!

    1. Avatar de Regis
      Regis

      David eu não tive de me “adaptar”, quando comprei o meu 1ª PC (um 286, não sei se te diz alguma coisa? ;-)), não comprei rato, comprei logo um trackabll, da CityDesk. O complicado foi quando tive de utilizar, anos mais tarde, os Pcs do meu emprego já equipados com ratos!!!! Mas consegui. Também consegues na boa. É apenas uma questão de treino, vais ver que depois dizes como eu “como é que podem utilizar um rato?”
      Compreendo o teu problema, eu já oferecia alguns trackballs a amigos com problemas de cotovelo que tiveram de início dificuldade e agora não querem outra coisa.
      O dispositivo de que falas da Logitech é muito bom, aliás tenho dúvidas que essa marca faça alguma coisa que não seja boa.

  8. Avatar de bruno silva
    bruno silva

    acho isto lindo, já conhecia os trackball há algum tempo, e esses meninos continuam a não fazerem artigos destes para canhotos.

    1. Avatar de Regis
      Regis

      Bruno não é bem assim, os Trackballs que uso, Logitech TrackMan Marble 4-Button ou Kensington Orbit Trackball, são todos configuráveis (por software)para canhotos ou destros.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Concordo em absoluto com o Regis.

      Com o Logitech Trackman Marble (http://www.logitech.com/en-us/mice-pointers/trackballs/devices/4680) tens o problema resolvido.

  9. Avatar de Pedro Pinto

    Usei, durante vários anos – até ter avariado -, um modelo anterior da Logitech e foi simplesmente impecável.

    Agora que vai sair este novo modelo, vou investigar.