Asteroide maior que o Empire State Building dirige-se para a Terra, diz a NASA

32 Comentários

O Empire State Building tem perto de 500 metros de altura e é um dos edifícios mais imponentes do mundo. A medida serve-nos de comparação para percebermos o tamanho do asteroide 2008 TZ3, uma rocha que passa rotineiramente pela Terra enquanto orbita o Sol a cada 732 dias. Segundo a NASA, este asteroide gigante ficará próximo do nosso planeta já neste domingo.

Esta rocha, classificada como potencialmente perigosa, poderia causar danos massivos no nosso planeta.

Ilustração asteroide em comparação com One World Trade Center


Um asteroide gigante passa na vizinhança da Terra este domingo

A rocha espacial, 388945 (2008 TZ3), tem cerca de 490m de largura – maior do que o Empire State Building de Nova Iorque, que tem cerca de 440m de altura – e foi classificada como um “asteroide potencialmente perigoso” devido às suas previsões de passagens próximas.

Para comparação, os investigadores estimaram que o meteoro, que provavelmente causou o evento Tunguska de 1908 na Sibéria Oriental, aplanando florestas inteiras, pode ter medido cerca de 100m a 200m de diâmetro, enquanto que o que exterminou os dinossauros tinha cerca de 10km a 15km de largura.

Os peritos espaciais dizem que 388945 (2008 TZ3) tem cerca de 0,219 a 0,490 km de diâmetro.

Enquanto um asteroide daquele tamanho pode causar danos devastadores se atingir a Terra, os cientistas da NASA estimam que apenas fará uma “passagem próxima” pelo planeta a uma distância de cerca de 4 milhões de km no domingo. A distância entre a Terra e a Lua, para comparação, é de cerca de 385.000 km.

Esta não é a primeira vez que este asteroide em particular faz zoom sobre a Terra. Em maio de 2020, a gigantesca rocha espacial passou pelo planeta a uma distância de cerca de 2,75 milhões de km. Não se espera que volte a passar tão perto da Terra até maio de 2163.

Imagem da órbita perto da Terra do asteroide segundo a NASA

Um visitante regular, mas temos de estar atentos

O asteroide passa rotineiramente pela Terra enquanto orbita o Sol a cada 732 dias, chegando tão perto como 1 unidade astronómica (UA), ou cerca de 150 milhões de km, e atingindo até 2,21 UA da estrela. Contudo, não é raro este tipo de gigantes passarem perto da Terra.

Os especialistas calculam que os asteroides de cerca de 100m de diâmetro se colidissem com a Terra poderiam gerar uma força explosiva 10 vezes superior à da erupção vulcânica de 14 de janeiro em Tonga.

Qualquer asteroide com um determinado tamanho que se aproxime dos 7,5 milhões de km da Terra é provavelmente considerado “potencialmente perigoso”, dependendo da sua trajetória.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Deixem terminar a guerra, ou melhor, a “intervenção militar especial”, primeiro…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Conheço um sítio que começa por K e termina em remlin onde o asteroide poderia cair.
      Creio que isso iria acabar com a “intervenção militar especial”

      1. Avatar de Yanina
        Yanina

        Estamos todos perdidos
        Se colidir com a terra
        Vamos ir pros Bunkers

  2. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    a chance de um asteroide cair na terra e mesma que eu tenho de ganhar o euromilhoes

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Assim sendo não sei se deva sentir triste ou feliz por ti.

      1. Avatar de iDroid
    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Que jornalismo é este, ao fazer referência a um prédio de NY o Empire State Building, com 440 metros de altura quando o mesmo tem na realidade 381m.
      A foto que aparece é da Freedom Tower, essa sim terá cerca de 417m se lhe tirarmos a antena, pois com a mesma soma até os 541m

      1. Avatar de Vítor M.

        Até nisto temos de dar uma ajuda? Com o Google não ias lá? Óh valha-nos Deus.

        Aprende: O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares no centro de Manhattan, Nova York, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Ele tem uma altura do telhado de 381 metros, mas com a sua torre de antena incluída, o edifício chega a 443 m de altura.

        1. Avatar de Paulo Moreira
          Paulo Moreira

          inicialmente a noticia dizia que o Empire State tinha 500 metros, parece que o google também não chega a todos….

          cumps

          1. Avatar de Vítor M.

            Não estava nada. Não digas mentiras. Dizia e diz o que é correto. Se não sabem, basta googlar ou perguntar, não nos importamos de ajudar 😉

    3. Avatar de dinof
      dinof

      Mau era acontecerem ambas as situações no mesmo dia.

    4. Avatar de Fernando Miguel Cruz
      Fernando Miguel Cruz

      Há 65 milhões de anos os dinossauros diziam o mesmo….

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se passa assim tanto ao lado, então deviam mudar o titulo…

    1. Avatar de Vítor M.

      Assim tão ao lado? Ele passa perto, face às distâncias do Universo.

      1. Avatar de Rui Tenreiro
        Rui Tenreiro

        Dizer que se dirige para a Terra quando passa ao lado é enganador por si só, visto que não se dirige de forma alguma para a terra…
        Por exemplo, se você tiver num passeio, e um carro passar a 10cm de você, vai dizer que ele se dirigiu a você? Não faz sentido o título

        1. Avatar de Vítor M.

          Interpretação e, acima de tudo, noção. Se a órbita traz o asteroide numa viagem entre a terra e o sol, claramente ele vem agora a dirigir-se para a Terra. O título faz todo o sentido. Algumas pessoas é que têm um pobre sentido de compreensão. Imaginam o que não está lá.

          1. Avatar de Rui Tenreiro
            Rui Tenreiro

            Você sabe que o título é subjetivo a várias interpretações, o facto de ter uma razão dubiamente plausível da justificação que dá para o título não impede de que fosse do seu interesse o titulo ser o mais claro possível, sem ser mal interpretado…
            E dizer que as pessoas têm um pobre sentido de compreensão dito por um jornalista… me deixa perplexo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mais claro ainda? Ora bem, hoje em dia por mais simples e direto que seja um assunto, título ou frase, há sempre quem complique, critique e teime em não querer perceber. Inventando cenários mentais, as pessoas extrapolam o que na realidade acontece. Alguns até ficam perplexos quando são chamados a por os pés na terra. O que pensaste é uma coisa, a realidade apresentada é outra e está muito bem explicada. E sim, por vezes é pobreza de compreensão que limita a opinião das pessoas. Nada contra, mas está em contra-ciclo.

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        passa tão perto quanto o sol…

        1. Avatar de Vítor M.

          Ele passa também perto do sol sim. Muito bem, leste o artigo.

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            As vezes nem sei porque me dou ao trabalho…

          2. Avatar de Vítor M.

            Para desenvolver o intelecto. Fazes muito bem.

  4. Avatar de Asdrúbal
    Asdrúbal

    Alguém me pode explicar como é que um asteróide de “apenas” 10 a 15 kms de largura conseguiu extinguir os dinossauros (ou a sua maioria)?

    1. Avatar de RicM
      RicM

      O Dr. Google ajuda.
      Neste artigo ( https://www.scientificamerican.com/article/what-would-be-the-environ/ )menciona que o impacto de um asteroide de 10Km corresponde a uma força de “100 milhões de megatoneladas”.
      Não foi só o impacto no local e os tsunamis que se sucederam, foi também o “Inverno” que se seguiu devido à ejeção de partículas para a atmosfera e do fumo dos incêndios que se seguiram que obstruíram a passagem dos raios solares.
      A falta de alimento originou a extinção da maioria dos animais de grande porte e deixou a “porta aberta” para os mamíferos menores.
      Ou algo assim, pois é a suposição feita pelos cientistas para tentar explicar a brusca mudança no tipo de fósseis encontrados.

    2. Avatar de kolas
      kolas

      Nesse caso, 10 ou 15km não é “apenas”, é mesmo muito a embater no planeta. O resto é a energia que esse impacto liberta, provoca esses estragos todos, e outros mais, por muitos e muitos milhares de anos.

    3. Avatar de AlexX
      AlexX

      Foi um asteróide selectivo 😀

    4. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Isso é só uma hipótese, não uma verdade aceite.

    5. Avatar de José da Apatia
      José da Apatia

      Não. Vai ler, que seria o que farias na mesma se alguém aqui o explicasse.

  5. Avatar de secalharya
    secalharya

    O Planeta Terra precisa de um RESET asap!
    2163 já será tarde.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      O grande reset está para breve, antes de 2163 já devem poder começar a sair das grutas.

  6. Avatar de Samuel Domingos Charles
    Samuel Domingos Charles

    A que se deve essa passagem rotineira do Asteróide?
    É a lei da natureza que ele sempre deve visitar a terra?