O Windows 11 está a obrigar cada vez mais utilizadores a usar uma conta Microsoft

46 Comentários

Há vários anos que a Microsoft tenta que os utilizadores do Windows usem as suas contas neste sistema. Quer assim aproximar a utilização com as plataformas da gigante do software e assim ter uma integração ainda maior.

Na maioria dos casos era apenas facultativa e a grande maioria rejeitava esta opção. Com o Windows 11 este cerco está a apertar-se e cada vez mais a Microsoft força as suas contas, algo que em breve será mesmo obrigatório.

Windows 11 conta Microsoft serviços


Obrigação de ter uma conta Microsoft

Apesar de muitos entenderem esta mudança como uma imposição, a verdade é que a Microsoft está a tornar este cenário cada vez mais real. Quer que os utilizadores migrem as suas contas para os seus serviços, abandonando as contas locais.

Do que se sabe agora, esta obrigação irá evoluir e alcançar um novo estágio. Em breve, e com o Windows 11 Pro, as contas dos utilizadores vão passar a ter de ser todas criadas com uma conta Microsoft associada.

Windows 11 conta Microsoft serviços

Windows 11 Pro vem mudar este cenário

Esta mudança deverá surgir com a próxima grande atualização do novo sistema da Microsoft e será aplicada a novas instalações do Windows 11. Todas as contas criadas vão obrigatoriamente ter uma conta Microsoft associada.

As vantagens neste passo são óbvias e dão ao utilizador acesso direto a muitos dos serviços da Microsoft. Estes são configurados de imediato e integram-se de forma completa com o Windows 11, garantindo ao utilizador acesso direto.

Acesso mais simples aos serviços da Microsoft

Esta deverá ser uma mudança que irá acompanhar a versão 22H2 do Windows 11. A recente build 22616 trouxe esta novidade aos utilizadores, que deverá em breve ser avaliada até estar madura o suficiente para ser incorporada nesta atualização.

Depois da versão Home, é agora a vez do Windows 11 Pro passar a ter esta imposição associada às contas Microsoft. Sobra apenas o Enterprise, mas que certamente irá passar a ter esta obrigação num futuro próximo.

Instalar o Windows 11 Pro? Então precisa de uma ligação à Internet e uma conta Microsoft

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    Uma coisa é o que queremos; outra é o que podemos fazer. Não conheço a legislação dos Estados Unidos, mas em Portugal não será possível fazer-se aquilo que o artigo diz ser intenção da Microsoft fazer. Com efeito, existem várias disposições legais que tornam tal impossível, algumas delas inscritas tanto na Lei sobre cláusulas contratuais gerais como na Lei sobre serviços digitais. Mas a própria Lei do Consumidor proibe este tipo de práticas. Veja o que diz o artigo 9.º, n.º 6, desta última lei:
    «Artigo 9.º
    Direito à proteção dos interesses económicos
    6 – É vedado ao fornecedor ou prestador de serviços fazer depender o fornecimento de um bem ou a prestação de um serviço da aquisição ou da prestação de um outro ou outros.».

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A MS está-se nas tintas para isso, fazem-no e pronto.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tal como Portugal faz com outras regras europeias, tal como a importação de veículos da UE

    2. Avatar de rui
      rui

      não se podem vender cá iphones?

    3. Avatar de Carlos Braga
  2. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    Acresce ao já explicado que a prática em causa sempre constituiria uma “coercive tie selling”, que é considerada uma prática comercial agressiva e proibida pelo artigo 11.º (d) do Decreto-Lei 57/2008, de 26 de Março e pelo artigo 9(d) na Diretiva 2005/29/CE relativa às práticas comerciais desleais das empresas face aos consumidores no mercado interno e que altera as Diretivas n.ºs 84/450/CEE, do Conselho, de 10 de setembro, 97/7/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de maio, 98/27/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de maio, e 2002/65/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de setembro, e o Regulamento (CE) n.º 2006/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de outubro (diretiva relativa às práticas comerciais desleais).

    1. Avatar de JP
      JP

      Muito obrigado!

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Obrigado Carlos Seixas pelos esclarecimentos.

    2. Avatar de Carlos Braga
      Carlos Braga

      De fato o q esta associado a esta pratica é apenas obrigar futuramente a que a utilização do Windows 11 passe ao formato de assinatura mensal PAGA!. Este é o caminho q a Microsoft quer percorrer. Agora esperamos

  3. Avatar de Greg
    Greg

    A Apple obriga a utilizar uma conta Apple e ninguém se queixa.

    1. Avatar de J Martins
      J Martins

      Tenho a ideia que é Android obriga a teres conta google se quiseres usar mais funcionalidades no proprio telemovel. Acho que as pessoas falam da microsoft e ficam logo de punhos no alto quando outras companhias já fazem isto há anos e a malta tem conta e cala (Apple é um excelente exemplo).

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        São coisas diferentes. Podes usar um android sem conta Google tal como os iPhones.
        Aqui a Microsoft obriga-te a teres uma conta pra instalares o Windows no teu PC. Sem isso, nem sequer instalas o windows.

    2. Avatar de andy
      andy

      É possível usar o MacOS ou iOS sem um ID Apple, com certa limitação. Por exemplo, sem AppleID, não podemos fazer login na App Store, portanto, não podemos descarregar apps no iPhone, iPad ou Macbook.
      Particularmente eu tenho algumas contas criadas nos meus macbooks, sem associação ao Apple ID e trabalho sem problemas, pois utilizo aplicações que não necessita da App Store, tais como MS Office, Adobe Suite, Google Chrome, Firefox.

  4. Avatar de Francisco Ramos
    Francisco Ramos

    Não me preocupo com isso, em casa uso apenas “Linux Mint”, software livre e não necessito de ter conta associada.

    1. Avatar de Samuel MGor
    2. Avatar de Blablabla
      Blablabla

      Francisco Ramos, gosto do Linux Mint mas anda um bocado desatualizado para hardware que já saiu há mais de um ano. O Kernel tem uma versão muito abaixo da do Pop OS por exemplo…

  5. Avatar de Leitao
    Leitao

    Não estou a ver esta imposição num Domínio, como funcionaria?

  6. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Preciso de uma conta para tudo… qual o problema de ter uma da MS???

  7. Avatar de abilio silva
    abilio silva

    Estou a pensar fazer o mesmo que os chineses: desistir do windows e emigrar para linux.

    1. Avatar de tomazturbano
      tomazturbano

      PopOS e Manjaro (gnome) foram os que eu mais gostei. As coisas simplesmente funcionam.
      O melhor programa para pacote office é o Only Office.

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Experimenta o Linux Lite OS (debian) é super leve e funciona em qual PC/Portátil desde que tenha 2Gb RAM (rec.) 1.5 Ghz (rec.) e pelo menos 20 Gb de disco.

  8. Avatar de Czul
    Czul

    Perfeitamente normal. A Apple e a Google, fazem o mesmo. Nem faz sentido sem de outra forma em 2022.

    1. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Não fazem. Podes usar Android e IOS sem teres obrigação de ter ou criar uma conta.
      Já a Microsoft obriga-te a teres uma conta para instalar o Windows.

  9. Avatar de LA
    LA

    Se obrigação se mantiver, vai ser um SO, a deixar de usar. A Microsoft não tem de ter acesso à minha máquina e ao ficar ligado à AD da Microsoft, através da respetiva conta, eles tem acesso a tudo, o que quiserem. Se por algum motivo a AD for comprometida, os utilizadores ligados à mesma, também vão ficaram comprometidos.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Espero então que estejas a usar um nokia bem antigo daqueles de teclas que não tem contas, não vale agora dizeres que tens um iPhone ou um Android. Já agora tens alguma conta de mail?
      Pff deixem-se de este odio mesquinho a Microsoft, o Windows é um SO tal e qual como os outros, e nos outros ninguém se queixa.. A conta é para usar a store e guardar alguma definições do sistema, ninguém que saber do que andas a fazer…

  10. Avatar de Fusion
    Fusion

    Quer ter mail? Cria conta
    Quer usar PlayStore? Cria conta
    Quer usar AppStore? Cria conta
    Quer até mesmo comentar no pplware? mail

    Mas se for o Windows? é logo artigos e isto e aquilo e mais não sei o que… que embirração com o raio do Windows porra, já não estamos nos anos 90

    1. Avatar de Vilna
    2. Avatar de Antonio Ramos
      Antonio Ramos

      Muito bem. Concordo. Quando quis comentar aqui na pplware tive de me registar com o mail.
      O nº6 do artigo 9 não se aplica neste assunto.
      Não é preciso pagar para ter mail. Faz parte do serviço software. Não podemos andar de caro se nao colocarmos combustivel ou eletricidade.

      1. Avatar de Antonio Ramos
        Antonio Ramos

        caro = carro. Comi uma letra. Estava a comer uma amendoa e pelo jeito comi tambem o segundo “r” 🙂

    3. Avatar de Greg
      Greg

      Cada um usa o que quer e se quiser, mas a utilização de uma conta MS, no mínimo permite reinstalações do sistema sem preocupações com chaves.
      Eu tambem tenho que ter uma conta huawei, para o relógio, uma Xiaomi para a MiBand, etc..

  11. Avatar de Asdrúbal
    Asdrúbal

    E quem não tiver Internet?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Todos têm acesso, mesmo com 56k (ainda existe?).

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Já foste e passas a ter que usar Linux.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Então mas se não tiver internet como saca o linux? Não é que exista por aí cds do linux com a instalação para venda 😉

  12. Avatar de abilio silva
    abilio silva

    Não é só o problema da conta. É sobretudo quererem impingir o Edge nem que seja à martelada e também a Cloud. O meu Pai ensinou-me que as Nuvens só significam mau tempo. Mais tarde soube que há uma exceção que se chama Cirrus. Como não conheço nenhuma Cloud chamada Cirrus…

      1. Avatar de abilio silva
        abilio silva

        Obrigado pela info mas vou continuar a usar o disco externo.

  13. Avatar de Discovery
    Discovery

    Conta falsa como tenho no android para encher chouriços….
    Isso não dá para desligar ao instalar em modo off?

  14. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Custa a perceber o drama, penso que quase todos nos, temos uma conta Hotmail ou outlook.com que nao custam nada, mesmo que raramente usem resolve o problem.

  15. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Claro que se pensarem mesmo vão questionar muita coisa, e quanto mais forem “sabendo” talvez consigam ver a estratégia e os objetivos … controlo e muito $$$$ … por alguma coisa eles ( U.A.S. ) abriram guerra comercial a quem lhes faz o mesmo e isso quer dizer muito…não dão ponto sem nó …

  16. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Errata -U.S.A.-

    Sorry !

  17. Avatar de djo
    djo

    Ninguém no artigo ou forum refere a gigantesta coleta de dados que existe e que esta imposição de conta vai favorecer. Porque sem conta e com a devida desativação de serviços, é muito diferente… E se eu prescindir dos “serviços associados da MS”, pretexto oficial desta mudança, tb tenho de prescindir do W11Pro? É triste mas nada que me preocupe.

  18. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Uma coisa é eu querer, outra coisa é tentar impor ou “forçar” a situação, devamos ter a “liberdade” de escolha, ainda bem que há sempre alternativas.

  19. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Antes da Google quem não tinha email do hotmail?

    Eu ainda tenho o meu, apesar de já não usar á muito tempo…se isso der acesso, siga bingo…

  20. Avatar de Santos
    Santos

    Para quem quiser instalar o Windows 11 com conta local é muito simples, basta pegar a ISO do Windows 10, criar uma pen de instalação e de seguida procurar o ficheiro install.win dentro da pasta sorces e substituí-lo pelo install.win do Windows 11

    Claro que tem de ter a ISO do Windows 11 para ir á tal pasta sources busca o dito install.win para o trocar pelo do Windows 10 na pen de instalação.