Imagens do Sol mostram erupções solares que mais parecem um filme de ficção científica

10 Comentários

A humanidade nunca esteve tão interessada no Universo como agora e nunca tivemos tanta tecnologia ao dispor da curiosidade como a que está atualmente distribuída pelo espaço. A NASA, entre outras entidades, tem mostrado o potencial desta tecnologia e a última imagem partilhada mostra erupções solares que mais parecem um filme de ficção científica.

Uma enorme erupção solar surgiu da superfície da nossa estrela no início desta semana. A erupção da classe X é apenas a última erupção do Sol que chamou a atenção de muitos curiosos que estão atentos à nossa estrela.


O Sol explodiu numa erupção e a NASA mostra-o como nunca

A NASA conseguiu captar uma imagem da erupção solar tal como aconteceu. É uma imagem espantosa, e que parece ter sido arrancada diretamente de um filme de ficção científica. Faz tudo parte das tentativas da agência espacial para aprender mais sobre a nossa estrela, e para se preparar caso alguma destas erupções solares irrompesse em direção à Terra.

Esta erupção segue-se a algumas outras que aconteceram esta semana. De facto, no final de abril, o Sol lançou a mais poderosa erupção solar dos últimos cinco anos. Onde a última chama de classe X foi classificada como X2,2, esta nova chama foi apenas uma X1,1.

As erupções solares de classe X são as erupções mais intensas que o Sol cria. Como tal, vale sempre a pena estar de olho nelas quando elas acontecem. Na altura em que a NASA captou a imagem desta erupção solar, o Centro de Previsão Meteorológica Espacial observou um possível forte apagão de rádio.

Esta imagem de uma erupção solar pode ser de cortar a respiração, mas as erupções solares podem ser eventos assustadores. Embora a energia destes eventos não consiga penetrar na atmosfera terrestre, podem criar alguns efeitos secundários indesejáveis. O principal entre estes efeitos colaterais são os apagões de rádio que mencionei anteriormente.

A mais poderosa erupção dos últimos 5 anos…

Quando uma erupção solar atinge a Terra, a energia da erupção pode causar problemas com satélites, sistemas GPS, e mesmo sistemas de comunicação a alta altitude. No entanto, em última análise, temos muito tempo antes de termos de nos preocupar com a erupção do Sol com energia suficiente para destruir a Terra.

A imagem desta erupção solar é apenas mais um lembrete de que o atual ciclo solar não está calmo. A NASA e outras agências espaciais esperam que o ciclo solar atinja o seu auge em meados desta década de 2020. Quando isso acontecer, veremos provavelmente mais erupções solares de classe X a atingir.

É difícil dizer se alguma dessas erupções de energia de plasma será apontada para a Terra.

Anteriormente, já vimos erupções maciças de energia de plasma a partir do astro a milhões de quilómetros para o espaço. Com tanta energia armazenada na nossa estrela, é apenas uma questão de tempo até que estas erupções solares se tornem mais frequentes.

Imagem de uma erupção do Sol
Imagem captada a 30 de abril de 2022, na região do Dark Sky® Alqueva, Portugal. | Foto: Miguel Claro

Imagens captadas de Portugal são ainda mais incríveis

Miguel Claro, astrofotógrafo e ESO Photo Ambassador, partilhou há dias uma imagem captada no dia 30 de abril de 2022, na região do Dark Sky® Alqueva, Portugal. Conforme podemos ver, a sequência de imagens em time lapse revela a atividade da cromosfera neste dia.

Como é relatado, o astrofotógrafo fazia uma sessão de testes à sua nova câmara solar Player One Apollo-M Max, apontando o foco da lente para outra região do Sol. Miguel conta que fui notificado pela aplicação spaceweatherlive de que estava no momento a acontecer uma erupção solar.

A nossa estrela explodia um extraordinário Flare Solar de classe-X1. Em poucos segundos Miguel alterou os seus planos iniciais e apontou o telescópio o mais rapidamente possível para a extremidade do disco solar onde o Flare teria ocorrido, partindo da região ativa AR2994 – já escondida atrás do limbo solar.

A explosão ainda produziu radiação suficiente para um forte apagão de rádio de ondas curtas, na região do Oceano Atlântico e parte da Europa.

Reportou o site Spcaceweather.

As condições estavam um pouco instáveis, mas as imagens que foram conseguidas resultaram num vídeo de cerca de 27 minutos, captado a 4K de alta resolução com cerca de 1,5 horas de imagens de ambas as sequências.

O Sol, que está no seu 25.º ciclo, mostra-se com muita atividade e com repetidas explosões de grande magnitude atingindo a Terra.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Eu é que estava certo, quando dizia há muito tempo, que todos os ditos governantes do 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 e não TERRA já que TERRA sempre foi é e sempre será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:

    Deveriam cancelar todas e quaisquer intenções de tolas guerras, e preparar-se para o AQUECIMENTO que não seria apenas GLOBAL, e sim MACROCÓSMICO!

    O DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente e indevidamente de DEUS SOL:

    Encontra-se, em intensa ATIVIDADE.

    1. Avatar de CC
      CC

      Ahahahahahah rapaz isto acontece por ser um novo ciclo solar que a cada 10 anos muda este é mais volátil o próximo vai ser muito mais calmo em 2000 a 2010 também tiveste um volátil

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Há muito tenho alertado e ninguém dado ouvidos, que não estamos vivendo apenas um AQUECIMENTO GLOBAL causado diretamente pelo homem, e sim, um AQUECIMENTO MACROCÓSMICO.

        Quem inteligente é já percebeu, que o que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é, não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS, muito mais avançados do que se conhece, como WI-FI.

        Assim sendo, o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente e indevidamente de DEUS SOL… Recebe ENERGIA CÓSMICA pulsada por nossa GALÁXIA, repulsa e distribui essa ENERGIA CÓSMICA para todos os PLANETAS, incluído o nosso.

        No cetro do nosso PLANETA, tem o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que recebe essa ENERGIA pulsada pelo DEAT indevidamente DEUS SOL… Transforma essa ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA… Repulsando-a, aquecendo o fundo dos OCEANOS… MARES… RIOS… LAGOS e OUTROS.

        Como todos já sabem, ultimamente veículos de mídias científicas como esse conceituado site, há todo momento, noticiam EXPLOSÕES no DEAT, ainda chamado tanto pelos das religiões-ainda-a-desestagnar quanto das ciências-ainda-a-avançar, primitivamente e indevidamente de DEUS SOL.

        Ou seja:

        MAIORES ATIVIDADES, que diretamente, não são provocadas pelo homem.

        Em decorrência direta disso, vem ocorrendo também MAIORES ATIVIDADES no TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que fica no centro do nosso PLANETA.

        TEAT, ainda chamado pelo pessoal das ciências-ainda-a-avançar, primitivamente e erradamente de NÚCLEO DE FOGO, simplesmente porque pela antiga alquimia, o FOGO sempre foi, o ELEMENTO TRANSFORMADOR.

        Estando o TEAT em MAIORES ATIVIDADES, repulsa mais ENERGIA CÓSMICA já transformada em ENERGIA TÉRMICA… Transformando CALOTAS POLARES E GELEIRAS ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… LÍQUIDA EM VAPOR DE ÁGUA… Que retida por diversas camadas que envolvem nosso PLANETA dentre essas a de OZÔNIO, provoca o temível EFEITO ESTUFA.

        Temperaturas altíssimas… E devastadoras ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.

        O problema maior e erro fatal, é achar que as seríssimas ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, são provocadas diretamente e unicamente, pelo homem.

        Para esses que sem conhecimento algum de MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS acham isso, pergunto:

        Qual a quantidade de lenha e tamanho da fogueira que estão fazendo, para aquecer as profundezas e superfície do OCEANO ÁRTICO?

        O problema é muito mais sério, do que se pensa.

        Tem muita gente, que diferentemente de mim, sem conhecer as NOVAS MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, dizem nada, com nada.

        1. Avatar de Fernando Sérgio Carvalho
          Fernando Sérgio Carvalho

          ca grande pedrada, ó Bonifáciofacio!

        2. Avatar de Siderado
          Siderado

          A 3ª e 4ª vez que mencionaste TEAT esqueceste-te de escrever “= TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR”

          1. Avatar de José Bonifácio Boni.
            José Bonifácio Boni.

            Nobre Siderado;

            Os inteligentes como tu, captam fácil.

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Nada acontece por acaso. Ate mesmo os eclipses solares tem uma funcao determinada.

    1. Avatar de eu22222
      eu22222

      Têm um efeito determinado.