Pagamento do IMI começa hoje! Saiba quanto vai pagar

28 Comentários

As taxas do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) são fixadas anualmente pelos Municípios da área de localização dos prédios. O pagamento do IMI pode ser realizado na totalidade ou em prestações.

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa hoje, podendo os proprietários liquidar o imposto até ao final deste mês.

Pagamento do IMI começa hoje! Saiba quanto vai pagar


Em Portugal, o IMI veio substituir a “contribuição autárquica” em 1 de dezembro de 2003. O IMI é um imposto que se rege pelos princípios da equivalência ou do benefício e que incide sobre o valor patrimonial dos prédios. Este imposto é calculado e cobrado pela AT, mas são as autarquias que decidem, todos os anos, qual a taxa que pretendem aplicar no seu concelho, dentro dos referidos intervalos.

Este ano este imposto vai ficar mais barato em 55 concelhos. Há três concelhos que aumentaram, sendo eles Belmonte, Ponte da Barca e Torres Novas.

A partir de hoje já pode pagar a primeira prestação do IMI, sendo este o único pagamento se o valor do imposto for inferior a 100 euros.

Ultrapassado este montante, o imposto é dividido em duas ou três fases (consoante o montante global seja, respetivamente, inferior ou superior a 500 euros) a serem pagas em maio e novembro ou em maio, agosto e novembro.

Como saber quanto vai pagar de IMI?

Para saber o valor que vai ter de pagar de IMI deve ir ao Portal das Finanças e depois aceder, por exemplo, aos Alertas. Depois basta carregar em Ver Mais.

Pagamento do IMI começa hoje! Saiba quanto vai pagar

Em seguida escolha o ano (neste caso 2021) para saber quanto tem de pagar.

Pagamento do IMI começa hoje! Saiba quanto vai pagar

Por fim é emitida a nota de cobrança, onde pode saber o valor a pagar e como o pode fazer.

Pagamento do IMI começa hoje! Saiba quanto vai pagar

Segundo os dados oficiais enviados à Lusa, no ano passado houve 559.761 contribuintes com um valor de IMI superior a 100 euros que aproveitaram o mês de pagamento da primeira prestação deste imposto para o liquidar na totalidade.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Pagar pelo que é meu. E tenho que limpar se não levo multa. Depois quero construir no que é meu e mesmo assim não posso mesmo depois de pagar algo que não se justifica

    1. Avatar de Não digo
      Não digo

      Chama se impostos para sustentar directamente a tua autarquia, este dinheiro não vai para o estado.
      Acho bem que não te deixem construir o que queres, tem de existir controlo para que não seja cometido os mesmo erros do passado.
      Num estado de direito há leis a cumprir, não estás contente, vai para outro país.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Num estado ladrão queres tu dizer, este imposto era temporário para ajudar nas finanças das autarquias, bem se vê o “temporário”

      2. Avatar de cK
      3. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Vai par outro país o tanas isto é uma democracia as pessoas tem o direito a reclamar e exigir quem não gosta vá á embaixada russa e peça um visto.

        1. Avatar de Svetlana
          Svetlana

          Eu só russa ,mas também não percebo porque tem que pagar o que já é nosso?trabalhei 15 anos e consegui comprar ma casa pequena .Porque estou aqui,porque Deus me colocou ,nem pergunta a mim,mas pode perguntar Deus.

      4. Avatar de João Cartaxo
        João Cartaxo

        Controlo? Construir o que quero? Vou construir na mesma porque bastou pagar às pessoas certas… Chamas a isto estado de direito?

      5. Avatar de Rui
        Rui

        Concordo que tenha de haver certas regras para construção. Mas as mesmas deveriam de se adaptar mais a realidade e para determinados casos.
        Agora IMI, pagar do que já é nosso?
        Imposto mais bandido que existe.

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Só tens de limpar se não levares multa? E se levares multa, já não tens de limpar?

    3. Avatar de Svetlana
      Svetlana

      é bem,assim mesmo. Se casa já é nossa porque pagamos?também não percebo desses impostos .Mas elo menos quando se não passar três anos estou livre pagar.

  2. Avatar de Tomás
    Tomás

    Não dá..ao tentar emitir aparece um erro.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Neste caso estava-me referir ao IUC. O IMI já paguei o mês passado.

  3. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    ainda nao dá para pagar, nao me aprece informação no site das financas

    1. Avatar de Cocas
      Cocas

      Pois não…devem ter desactivado isso ja que é feriado e domingo…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Deviam acabar com isto, no máximo, aplicar apenas e só imi para imóveis de luxo acima um determinado valor, 500 mil/1 milhão.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Porquê?

      1. Avatar de RELOGIO
        RELOGIO

        Ainda perguntas????

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Sim, porquê?

    2. Avatar de Test User
      Test User

      IMI é injusto , propriedade não gera rendimento. Na pratica pagas uma renda ao estado da tua casa.
      Se compras e Vendas pagas impostos.
      Alugas uma casa pagas impostos.

      Aumentas impostos, passam comprar imóveis de luxo noutros países. Passas construir menos casas , criar menos emprego, menos dinheiro na economia.

  5. Avatar de paulo
    paulo

    imposto é roubo ! buy bitcoin!

    1. Avatar de joao
      joao

      O que e que uma coisa tem a ver com a outra?
      Eu sou a favor de BTC, mais do que imaginas, mas tens de pagar impostos na mesma…

      1. Avatar de Test User
        Test User

        criptomoedas em si não estão regulamentadas e não têm regime tributário.

        Possivelmente lógica do Paulo é não ter bens que estado possa taxar e penhorar.
        Opções de vida.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Tem que se pagar IMI, senão como é que haveria corrupção nas autarquias?
    Sem dinheiro não há corrupção, não há arranjinhos directos com as empresas dos amigos, tudo sobre avaliado, etc.
    E tem que haver dinheiro para fazer bairros sociais e espetar com eles junto de bairros normais que depois ficam sociais tb.
    E depois como se recusam a pagar as rendas de alguns euros mensais, alguém as vai ter que pagar.
    Ah não sabia para que serve o IMI?
    O mais importante já lhe disse…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Quantas dessas situações irregulares, de que tens conhecimento, já denunciaste oficialmente?

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Quando El Pais têm noticia:
        Isaltino, el alcalde corrupto al que adoran los portugueses
        Condenado por fraude fiscal y blanqueo de dinero, los vecinos vuelven a votar al alcalde que les roba

        Mais grave tens Primeiro-Ministro: Socrates. Consequências?

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Jane Doe, mas vc vive onde?
        Neste país não é, com toda a certeza.

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  7. Avatar de Poke
    Poke

    As matrizes prediais – sejam rústicas ou urbanas – são os registos que descrevem as propriedades, a sua localização, confrontações, área, identidade do(s) proprietário(s) e correspondente rendimento colectável. Mau grado a opinião de alguns autores e as imprecisões que naturalmente conformam, através destes registos, pode fazer-se a história da propriedade, das flutuações económicas, das sucessivas alterações dos proprietários e do tipo de cultivo praticado, para além de terem conteúdo probatório relativamente à posse das propriedades. Desde o início da nacionalidade que os prédios rústicos estavam sujeitos a um imposto denominado jugada e que consistia no pagamento de uma quota parte de cereais produzidos numa determinada propriedade por uma junta de bois. A jugada foi extinta por decreto de 13 de Agosto de 1832. Complementarmente, nas Cortes de Lisboa de 1641 foi lançado um novo imposto sobre os prédios rústicos, a décima militar, com vista a fazer face às despesas com a guerra da independência. Em princípio, era uma contribuição com uma taxa de 10% e a duração de três anos, tendo-se, no entanto, prolongado e, inclusivamente, chegado a atingir os 30% devido às necessidades do erário público. A 31 de Dezembro de 1852 a décima, assim como outros impostos anexos, foram extintos sendo substituídos pela contribuição predial, cuja importância era fixada anualmente, pelo que houve necessidade de se proceder ao cadastro dos bens situados nos concelhos. Estavam, assim, criadas as primeiras matrizes prediais. Inicialmente previa-se que o arrolamento da propriedade fosse feito com base nas declarações dos contribuintes, que, naturalmente, se furtaram a essa tarefa por forma a escapar ao pagamento do imposto. Por portaria de 20 de Julho de 1912 foram nomeadas 120 comissões destinadas a proceder à avaliação da propriedade por todo o país, nunca chegando a surtir qualquer efeito, por falta de verba e pela extrema morosidade do processo, estimado entre 36 a 72 anos. Outros diplomas se lhe seguiram no sentido de uma melhor organização das receitas.