Portugal: Exames do 9.º ano passam a ser digitais em 2023

18 Comentários

A aposta no digital em diversas áreas da sociedade é uma realidade que foi bastante forçada pela pandemia por COVID-19. Ao nível da Educação não foi exceção, tendo sido necessário dar aulas em modelo online devido aos confinamentos.

De acordo com informações recentes, também as provas de aferição e exames do 9.º ano passam a ser digitais em 2023. Mas há mais novidades.


Em 2025, todas as avaliações serão digitais

No próximo ano, todas as provas de aferição passam a ser digitais, exceto as de Expressão Artística e Física, revela hoje o JN.

Segundo o jornal,  este novo modelo será testado já este ano em algumas escolas, estando em curso o processo de seleção dos estabelecimentos a incluir no projeto-piloto. A fase experimental será alargada, em 2023, às provas de final de ciclo de 9.º ano e, em 2024, aos exames do Secundário. O objetivo é que, em 2025, todas as avaliações sejam realizadas em suporte eletrónico, diretamente de dispositivos digitais.

 O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) entende que, para que a implementação seja feita, “com a maior segurança e a contribuição de todos”, o processo será gradual, através da “aplicação de fases experimentais nas várias modalidades de avaliação externa”. No cronograma a que o JN teve acesso, alguns alunos realizarão, este ano, as provas de aferição teóricas nos computadores, sendo que, no próximo ano, esta modalidade se aplicará a todos os estudantes do 2.º, do 5.º e do 8.º ano.

A desmaterialização das provas e dos exames prevê um investimento de 12 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dptmateus
    dptmateus

    Acho que vou mudar de profissão antes…

  2. Avatar de Speed
    Speed

    Faz sentido. Se forem apenas testes de cruzinhas nem precisam de aprender a escrever. Se houver perguntas de desenvolvimento terá que se criar uma disciplina de dactilografia digital. /s

  3. Avatar de adbux
    adbux

    Não estou a ver as escolas com condições para implementarem os exames do secundário na forma digital.
    Os exames de matemática vão passar a opções múltiplas?

    1. Avatar de John Doe
      John Doe

      Lembro-me de dar um exame de microbiologia à minha mãe, totalmente composto por escolha múltipla, passou com 6/10… Ela não tem formação superior.

  4. Avatar de José da Apatia
    José da Apatia

    Tudo de escolha múltipla, que ainda faz falta passarem todos a analfabetos.

  5. Avatar de John Doe
    John Doe

    Os putos já eram burros na escola, a partir dessa data é o descalabro. Passam a ser testes à lá EUA?

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    Quem bom vamos poupar papel para ter mais orçamento na altura das eleições e encher as cidades de propaganda politica! Muito be! Parabens! Prioridades, Prioridades!

  7. Avatar de RELOGIO
    RELOGIO

    As ultimas gerações já nasceram com a tecnologia e começaram a depender dela, com a pandemia isolamentos, só veio acelerar ainda mais o processo de transição e as escolas a tornarem-se totalmente digitais.

    Qualquer dia uma simples caneta esferográfica ou lápis é coisa do passado.

    1. Avatar de Pedro Mendonça
      Pedro Mendonça

      é guardar para se levar ao Pawn Stars para o dono chamar um especialista na matéria 😀

  8. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Não vai acontecer… pois não há dinheiro para por computadores em todas as salas do 9º ano.

    1. Avatar de RELOGIO
      RELOGIO

      Não vai acontecer, pois vais ser mais depressa que o que pensas, isso do não haver dinheiro nestas coisas já é secundário, apartir do momento que começarem a exigir quem vai pagar é os pais pelo equipamento, nada de novo até aqui.

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Pelo que aqui por vezes aparece nos comentarios xenófobos, racistas e outros que tais, pelas modas injustificáveis das redes sociaisl, nem sempre se entende como é possivel preferirem não pensar ou como é possivel pensar o quem pensam…enfim, Humanidade… alguns, só pensam que pensam ou não se veria o que se vê …

    1. Avatar de RELOGIO
      RELOGIO

      O problema de não pensarem é porque hoje tem tudo à distancia de um click, ao contrário de muitos de nós que andamos aqui a comentar, vimos de outra era em que não tínhamos as ferramentas que existem hoje em dia.

      hoje estamos todos interligados via web, e num instante se procura e acha o que se precisa sem grandes dificuldades, para quê a malta maçar a cabeça a pensar se obtém a reposta num instante. isto já está feito mesmo para ser assim.

  10. Avatar de Nuno Mata
    Nuno Mata

    O teste não ira ser de “cruzinhas”, têm perguntas de desenvolvimento, têm LaTex, entre outras ferramentas.

  11. Avatar de secalhar
    secalhar

    Daqui a uns anos nem sabem o que é um lápis/caneta.

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    É bem diferente em todos os sentidos, e é como já alguem chegou à conclusão hoje criam-se “raposas”, sem valores ou com eles subvertidos …. youtube.com/watch?v=0GJW_Aw6I3Q e como se facilmente prova como a propria web, como esta, viola os prencipios mais basicos, e afasta a tal ligação mais elementar “o contactado com o outro”, daí os fenomenos dos meninos do clic ou do botão, da tecla em que nunca admite uma contrariedade ( quero posso e mando ou só o seu umbigo, à imgem das grandes companhias da web ) …. originando e potenciando fenomenos ainda do foro psicológico, e psiquiátricos, de violência, anti-sócias, depressivos , viciados dos jogos e da tecla, etc, etc …. sem regras ou com elas destrucidas … por vezes em nada humanos … Não faltam exemplos. Podem sempre dizer “há mas isso é o humano”… mas que humano se cada vez tem menos consciencias das “coisas” menos laços com, menos respeito por os outros?? será que efectivamente pensa ? …. É um assunto demasiado complexo, já sei. Tal como disse antes se assim não fosse não se via o que se vê por aí…

    1. Avatar de Não compro essa
      Não compro essa

      A isso não se chama de tecnologia, mas sim falta de bofetadas. Os pais agora é que acham que os filhos são os maiores Santos do mundo e que está tudo contra eles. O problema não é as crianças, são os pais que não gostam de dar atenção aos filhos