A maior rede social descentralizada da internet explode depois da compra do Twitter

33 Comentários

A compra do Twitter por parte de Elon Musk tem dado muito que falar. Um dos dados interessantes e que a rede social já está a avaliar é o abandono por parte de muitos utilizadores. Estarão eles simplesmente a sair das redes sociais ou a migrar para a concorrência?

Segundo dados recentes, a rede social Mastodon, autodenominada de “maior rede social descentralizada da internet”, teve um enorme crescimento depois da compra do Twitter.

A maior rede social descentralizada da internet explode depois da compra do Twitter


A app Mastodon tem vindo a ser falada já há várias semanas como uma alternativa ao Twitter. Apesar disso, foi com as notícias da compra do Twitter que a rede social de código aberto viu aumentados de forma exponencial os seus utilizadores.

As notícias da compra do Twitter abalaram os funcionários e utilizadores da rede social, uma vez que Musk pretende que esta passe a ser uma rede social onde há “liberdade de expressão”, adotando uma abordagem muito mais prática à moderação de conteúdo. Não se imagina o que será o Twitter depois desta compra, mas a hashtag #RIPTWITTER é uma tendência.

Além disso, muitos foram os utilizadores que assumiram ter deixado a rede… mas outros tantos parecem ter finalmente visto nela uma possibilidade de expressar as suas opiniões livremente.

Tal como noticiámos, depois das notícias da compra, o número de seguidores de contas como a de Katy Perry e Barack Obama diminuiu drasticamente, sendo que a primeira perdeu mais de 200.000 seguidores e o segundo mais de 300.000. Por sua vez, Marjorie Taylor Greene viu o seu número de seguidores aumentar de 539.000 para 632.000. Jair Bolsonaro, outro ator altamente associado à direita, reuniu quase 90.000 novos seguidores.

Twitter obriga a olhar para a concorrência e Mastodon parece ser a opção

Algumas horas após o anúncio da aquisição do Twitter, a equipa da Mastodon referiu que viu “um influxo de aproximadamente 41.287 utilizadores. Desses, cerca de 30.000 eram novos utilizadores, escreveu o fundador do Mastodon, Eugen Rochko, num artigo no blog.

Curiosamente, uma das razões pelas quais comecei a olhar para o espaço das redes sociais descentralizadas em 2016, e que me levou a criar o Mastodon, foram os rumores de que o Twitter, a plataforma da qual eu era utilizador diário há anos, poderia ser vendido a outro bilionário controverso. Entre, é claro, outras razões, como todas as terríveis decisões sobre produtos que o Twitter estava a adotar naquela época. E agora, finalmente aconteceu, e pelas mesmas razões, pessoas em massa estão a vir para o Mastodon.

Segundo o Sensor Tower, o download das apps para Android e iOS estão igualmente a sofrer um aumento. Desde segunda-feira que a app já foi instalada mais de 5000 vezes, ocupando já o 32º lugar na App Store. Apesar de tudo, não se pode falar que a app seja já mainstream ou que sequer lá chegue um dia.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Mais vale não dizer nada, do que dizer asneiras.

    Lembrem-se que basta muito pouco para que os utilizadores abandonem uma plataforma que demorou anos a conquistar

  2. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    ahahahaha simplesmente ridiculo

  3. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Um dos dias mais sóbrios da minha vida foi ter solicitado intervenção da CNPD para encerar todas as contas que detinha nas redes sociais…
    Foi há 2 anos!

    Ganhei paz, sanidade mental e tranquilidade.

    Mas não posso negar que por vezes sinto-me completamente fora do que se fala e diz…
    Mas vivo uma vida real!

    Cumprimentos a todos

    1. Avatar de Amilcar
      Amilcar

      Porque foi necessário a CNPD intervir?

      1. Avatar de Vítor M.

        Boa questão, fiquei curioso também!

        1. Avatar de Tiago Rodrigues
          Tiago Rodrigues

          Simples:
          O direito ao esquecimento.

          Só com a CNPD é que se consegue obter os comprovativos da eliminação total dos nossos dados.

          1. Avatar de Tiago Rodrigues
            Tiago Rodrigues

            Mas mesmo tendo recorrido à CNPD / lei, não me garantiram que fosse possível um “ total esquecimento “.

            Mas caso alguém queira sair, aconselho recorrerem à entidade que regula, neste caso, à CNPD.
            Posso já adiantar que o maior entrave é a Google.
            Mas não é impossível!

            Boa sorte a todos

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas foste tu que apagaste as tuas contas certo?

          3. Avatar de domdiego
            domdiego

            É bem possível. Criei uma conta no youtube assim que arrancou. Quando foi comprado pela Google, recebi um email para ler uma notificação de actualização das políticas da empresa. Basicamente exigiam que o email de contacto fosse gmail (o meu era hotmail). Pelo que lhes enviei como resposta: “Problema vosso, não vou mudar, e ainda vou eliminar a conta que tinha no gmail”. E assim fiz, a muito custo, para conseguir eliminar a tal conta. Sendo que o fiz em 2007. Pois o ano passado em setembro, recebi um email desses nojentos, no tal hotmail, a perguntar se aquele ainda era o endereço de contacto da tal conta gmail que eu já tinha apagado (e eles não), em 2007.

        2. Avatar de Tiago Rodrigues
          Tiago Rodrigues

          Sim, fui eu, mas os comprovativos válidos juridicamente foi a CNPD que os obteve sobre minha autorização.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Para que necessitas de documentos “válidos juridicamente” em como as contas foram apagadas? Vais colocar um processo em tribunal em cima das empresas todas? Ter outro endereço de email depois de apagar essas contas custa assim tanto?

  4. Avatar de Godlike
    Godlike

    Já muitos tinham saído depois que o Trump foi expulso, só ficaram por lá perambular os esquerdistas fanáticos e trolls do porão.
    Se eles estão a fugir com o rabinho entre as pernas é um bom sinal.

  5. Avatar de Godlike
    Godlike

    “depois das notícias da compra, o número de seguidores de contas como a de Katy Perry e Barack Obama diminuiu drasticamente”
    – Será que diminuiu porque os utilizadores saíram do Twitter ou será porque o Twitter está a fazer uma limpeza geral para remover as provas que os incriminam de uso de bots e shadowban (entre outras técnicas de censura) benificiam uns e prejudicam outros?

  6. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    “As notícias da compra do Twitter abalaram os funcionários e utilizadores da rede social, uma vez que Musk pretende que esta passe a ser uma rede social onde há “liberdade de expressão”

    Os “defensores da liberdade de expressão” a abandonar com medo á liberdade de expressão? Estranho, não?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Boa parte dos funcionários do twitter são pró censura, nada surpreendente vindo de neo-Marxistas.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Ainda mais estranho é confiar no que o Elon Musk diz. Diria eu.

      Cada um com a sua, suponho.

    3. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      È tão estranho como o Musk dizer que é a favor do free speech e ter cancelado a compra de um tesla a um cliente depois deste ter criticado o evento de lançamento de Tesla X

      Abc

      1. Avatar de andre
        andre

        eu posso defender a tua liberdade de me criticar e ainda assim ter o direito de não querer fazer negócios contigo caso me critiques.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Não. Se fosse em Portugal pagavas bem por tal.
          Misturar Elon com a empresa não é boa ideia.Ele critico-o , não criticou a Tesla com quem fez negócio.

          Abc

  7. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Partilham …

    Soorrry !

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    HAHAHAHA !!!

    Não sabia que os extremistas das redes, das fake news, eram de esquerda, mas apostos que todos eles partilham o mesmo ADN, embora alguns só queiram regras para os outros…., o que é tipico em algumas mentes de ambos os lados, ou dos extremos radicais patológicos .

    Coitadinhos !

    Enfim.

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Aliás , censura existe tanto à direita como à esquerda como ao centro, e o que não falta é historia sobre isso mesmo…

    Enfim.

  10. Avatar de jack
    jack

    Alguns comentários por aqui são verdadeiras obras de Arte, tipo não sabes o que dizes, Volta botas, estás a fazer falta a alguns saudosistas, só que no tempo dele também não escapavam.Tristes

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nunca tinha ouvido falar desta rede social,a Mastodon. 😐

  12. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Ui tadinhos deles, muitos abandonaram quando os wokes desta vida começaram com a censura e muitos foram para o gettr, agora não querem a liberdade de expressão? Cambada é o que são.. muitos irão voltar.. interessante que os que perderam mais seguidores são logo os que atraem mais estes malucos woke

  13. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    E o pplware no mastodon, para quando?

  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Vá lá que o Tribunal Constitucional chumbou a proposta de lei dos metadados … podiam também acabar com as politicas abusivas quer nas instituições como na rede, isso é que era digno do nome que tem…

  15. Avatar de andy
    andy

    Mastodon???? E porque não Telegram ou Signal?

  16. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    O Mastodon tem uma vantagem clara em relação ao Twitter: podemos alterar, partilhar, analisar e auditar o código do Mastodon, ao contrário do que sucede com o Twitter.

    Mas se há que esteja a substituir o Twitter pelo Mastodon em busca de liberdade de expressão, então essas pessoas estão completamente equivocadas! Em termos de liberdade de expressão o Mastodon e Twitter são equivalentes. A generalidade das instâncias Mastodon são geridas por lunáticos, radicais, fanáticos, fascistas, os quais são extremamente avessos à liberdade de expressão, sobretudo se as ideias em causa forem contra as suas próprias convicções… O Mastodon é, em geral, tão totalitário quanto o Twitter. E diria mesmo que sofre dos mesmo tipo de preconceitos e fanatismos… O pensamento e narrativas únicos são a norma, tanto numa rede social como noutra.

    Agora se há quem esteja a substituir o Twitter pelo Mastodon com receio de que no Twitter passe a haver maior liberdade de expressão, então trata-se de gente que só pode padecer de doença mental, talvez sadomasoquismo, ou algo do género. Isto porque, como é óbvio, é completa insanidade fugir-se da liberdade para procurar servidão. Mas tudo é possível, na verdade as redes sociais estão cheias de gente estranha, mentecapta, fanática, ultra sensível, preconceituosa, imatura.

    Para quem procure alternativas ao Twitter, e não sofra de doença mental, penso que a melhor solução é o Pleroma. O Pleroma tem inúmeras vantagens:
    – O Pleroma é uma rede social opensource, como o Mastodon;
    – Na esmagadora maioria das instâncias Pleroma respeita-se a liberdade de expressão. O Pleroma não é uma rede social totalitária e fascista, como são o Twitter e o Mastodon;
    – O Pleroma tem 3 interfaces gráficos, à escolha;
    – O Pleroma é muito leve, pelo que até num Raspberry ou equivalente podemos instalar um seu servidor, para alguns utilizadores;
    – O limite mínimo de caracteres, no Pleroma, é de 5 000, portanto muito maior que os 280 do Twitter ou os 500 do Mastodon. Aliás, o que não falta é instâncias Pleroma a permitirem publicações com 10 000 caracteres, 20 000 caracteres ou até mais que isso.
    – O Pleroma tem chat privado, entre os utilizadores, ao contrário do que sucede no Mastodon (o Twitter também permite chat privado, mas o do Pleroma é bem melhor).

    Nota: não entendi a alusão de um utilizador ao Telegram e ao Signal. O que é que uma rede social, seja de microblogging ou não, tem a ver com plataformas de mensagens instantâneas?

  17. Avatar de ruben
    ruben

    Bloquear contas que espalham ódio, desinformação e noticias falsas, não é censura, é um dever!

    1. Avatar de andre
      andre

      Na Rússia dizer que há guerra na Ucrânia é informação falsa e ódio contra a Rússia
      E esta eim?

      quem é a entidade omnisciente responsável por diferenciar informação verdadeira da falsa?

  18. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Parabens !

    Sr. Carlos e Sr.ruben.

    bem haja !