Rússia legaliza mercado paralelo para a entrada de produtos Intel, AMD e Apple no país

48 Comentários

A invasão da Rússia à Ucrânia rapidamente movimentou ações por parte de outras potências mundiais. Neste sentido, uma das consequências mais significativas foram as diversas sanções e restrições que inúmeras marcas implementaram contra o país de Vladimir Putin.

No entanto, de acordo com as informações agora divulgadas, a Rússia autorizou um mercado paralelo para a entrada dos produtos de marcas como a Intel, AMD e Apple no país, sem ser pelos meios oficiais.



Rússia autoriza mercado paralelo para entrada de produtos tecnológicos

A guerra na Ucrânia fez com que muitos países recriminassem o ato da Rússia através de pesadas sanções. E muitas marcas acabaram então por suspender a sua atividade, nomeadamente o envio de equipamentos, para o país de Putin.

Mas segundo as informações, a Rússia está a tentar contornar esta situação e decidiu agora tornar legal a entrada de produtos de várias marcas importantes, como a Intel, AMD e Apple, através do mercado paralelo. Desta forma, os equipamentos destas e de outras empresas podem entrar e ser vendidos em território russo, mas por meios não oficiais. Portanto, os equipamentos das empresas que tenham suspendido as suas operações na Rússia, podem agora continuar a chegar às lojas locais do país.

De acordo com os detalhes, o governo russo trabalhou juntamente com o seu Ministério da Indústria e Comércio de forma a elaborar uma lista de produtos que podem então ser vendidos no mercado paralelo, sem sofrerem nenhuma sanção.

Setor automóvel, entre outros, também podem entrar por esta via

Para além das empresas do setor tecnológico, a lista inclui também vários nomes da indústria automóvel, como a Bentley, Cadillac, Chevrolet e Chrysler e ainda peças de fabricantes como a Michelin e a Goodyear. E também constam outros produtos, como, por exemplo, televisões, consolas, acessórios e equipamentos para o segmento da mineração, agricultura e eletricidade, entre muitos outros.

No entanto, apesar de poderem continuar a ter a acesso a estes bens, os cidadãos russos devem encontrá-los a preços acima do normal. O mercado paralelo também não oferece garantias nem a possibilidade de devolução aos consumidores.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pipapapigrafo
    pipapapigrafo

    Estão tão viciados na cultura ocidental que não conseguem disfarçar.

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      como pode?! impossível… só mentiras 🙂

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      O cerco começa a apertar-se lol

    3. Avatar de Memória
      Memória

      Vocês nem fazem ideia da viciação que o Norte e o Leste da Europa têm em ter a casa e os locais de trabalho aquecidos, assim como a viciação da indústria em usar energia (gás e petróleo).

      Felizmente vêm aí já depressa as centrais “nucleares verdes”. LOL

      1. Avatar de Ogoid
        Ogoid

        e o vicio que nós temos? vinho e p… como dizem lá nos países nórdicos 🙂

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Segundo o Camões os portugueses seriam o fruto de Baco e de Vénus, quando ela bebeu um pouco (?) demais …

          Nos Lusíadas Vénus fala dos “seus filhos”, LOL

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Tens citar obras russas

          2. Avatar de Memória
            Memória

            Obras russas sobre Portugal?

            Existem relatos da marinha russa em missão de exploração (circum-navegação da Terra) em especial sobre a Madeira, Brazil, Macau . . .

            Geralmente notas muito positivas.

            Sobre Macau diziam que a China fazia gato-sapato da administração portuguesa

            Um episódio importante é o do Almirante Dimitri Nicolaievich Seniavin, que ficou preso com a sua armada em Lisboa durante a invasão francesa.

            https://pt.wikipedia.org/wiki/Dimitri_Nicolaievich_Seniavin
            (O incidente de Lisboa)

            É uma história rocambolante, a certa altura e em desespero ameaçou fazer explodir os seus navios e também toda a Baixa da cidade .

          3. Avatar de Test User
            Test User

            Camarada Russo
            Tens citar obras russas. Estas a desviar-te da cartilha

            Quem falou Portugal em cima

      2. Avatar de pipapapigrafo
        pipapapigrafo

        @Memória_curta A diferença é que o Norte e Leste da Europa já admitiram estarem, por enquanto, ainda dependentes do gás/petróleo soviético. Felizmente, estão a corrigir esse erro e certamente será em definitivo. Já o putin, e fans dele, até já pagam 3x mais pelo estilo capitalista ocidental. Dissonância cognitiva é o vosso forte.

        1. Avatar de Memória
          Memória

          A questão é que o “estilo capitalista ocidental” é para “Putin e os fans dele” e para a Rússia histórica e profunda o mais danoso e repugnante imaginável, o que os estilistas capitalistas ocidentais não são capazes de conceber.

          Dissonância cognitiva é o forte do “Ocidente”

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Claro que Sim Camarada.
            Operação especial em vez de invasão.
            Não vamos defender investigação a crimes de guerra
            Etc

          2. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            É o mais danoso e repugnante imaginável mas não conseguem viver sem ele! (estilo capitalista ocidental”)
            Bipolaridade ao seu melhor nível!
            É muito mau, não gostamos nem precisamos dele. Mas depois até autorizam mercados paralelos, tal é o desespero!

  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    “O mercado paralelo também não oferece garantias nem a possibilidade de devolução aos consumidores…” E,claro,existe sempre outro risco…a “inundação” do mercado de produtos contrafeitos dessas marcas de uma forma quase legalizada. Normalmente é o que acontece…para tapar um buraco abre-se uma cratera!

  3. Avatar de Greg
    Greg

    A grande questão é que a “toda poderosa” Rússia é incapaz de produzir tecnologia de ponta e em breve nem uma televisão consegue produzir.
    Sabem fazer misseis para destruir prédios de habitação, mas não sabem fazer um telemóvel.
    Claro que os amigos da China que gostam mais de dinheiro do que de Russos, vão ajudar mas não chega.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Sabem fazer misseis quer dizer, se 60% dos misseis “disparados” não explodem ou erram o alvo nem isso sabem fazer como deve de ser.
      Segundo o departamento de defesa dos EUA.
      Há anos que digo que o pior turista com quem me cruzo nas minhas viagens são precisamente os turistas russos, é autentica escumalha, não faz falta nenhuma, o mais correto é expulsar todos os russos da Europa, já vimos que onde há meia dúzia de russos e que se sintam perseguidos lá vem um Putin “em seu auxilio”
      Faz falta uma Rússia forte para equilibrar os pratos da balança com os Americanos, o que não faz falta é a Rússia que pensa que é forte e com um ditador lunático com a mania de grandeza

      1. Avatar de José Orlando
        José Orlando

        Os colonos europeus na América do norte mataram os indígenas quase ate sua extinção. Se procurar nos censos dos EUA irá ver que provavelmente os indígenas correspondem a uma percentagem pequena da população. Extrapolando para a Oceania o mesmo. Quando olhamos para a questão bélica vemos o quanto vale a mesma e quanto a mesma pertence ao Ocidente e qual a percentagem pertence aos EUA. Em termos de conflitos armados basta ver só o séc.XX e ver quantos tiveram a mão do ocidente e quais os contornos finais dos mesmos. Portanto antes de ofender um povo com muitas etnias distintas e com um dos maiores territórios, com recursos naturais bem menores do que os EUA têm e que consegue lutar lado a lado com eles devia ver porque razão o Ocidente não mostra as atrocidades que andou a fazer apenas em um século e que nunca teve a coragem de reparar os mesmos.

        1. Avatar de Player One
          Player One

          E os erros passados do Ocidente (subentendidos no seu texto), justificam e legitimam tudo que a Russia – sempre que dirigida por lunáticos – decide fazer ? Não apenas a invasão e atrocidades na Ucrânia mas em tantos outros locais em que o fez ao longo da história, em particular no século XXI ! O pior cego é aquele que não quer … . Também diz o povo, se queres ver o vilão põe-lhe a arma na mão …

        2. Avatar de Test User
          Test User

          Isso é muito bonito.

          Ocidente tambem foi invadido.
          Quem vai reparar vitimas escravatura europeia e das invasões ?
          https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_branca
          Quando paramos esse ciclo de reparações. Tambem és culpado de tudo que os antepassados fizeram?

          Continuem defender a Russia. Não parem ciclo de violência.

        3. Avatar de João Rainha
          João Rainha

          Olha este, não conhece a história. Isto sempre aconteceu, agora quer comparar o que se passa na Ucrania actualemente. São este tipo de afirmações que sustentam atentados claros à vida humana, vamos comparar a malta de há 4 ou 5 séculos com esta acção, a coisa não bate bem, temos a obrigação de ser melhores.
          Penso que somos ou podemos ser melhores,

    2. Avatar de Memória
      Memória

      É espantosa a quantidade de propaganda “ocidental” que algumas pessoas são capazes
      de absorver.

      O pior (e mais perigoso) é que quem produz esta propaganda por fim é até capaz de acreditar nela.

      1. Avatar de Ogoid
        Ogoid

        prefiro a propaganda “ocidental” do que a propaganda Russa/China/Coreia do Norte. penso que a grande maioria também concorda.

        Viva a democracia e a possibilidade de vir aqui criticar e usar quaisquer palavras sem que me multem ou me coloquem numa prisão.

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Ora eu prefiro a verdade, e está na maioria dos casos do lado da Rússia, como penso que em breve vão ver.

          De facto até me parece que a Rússia pouca propaganda faz, e não se importa nada com a propaganda ocidental, para que quando os factos inegáveis sejam revelados o choque e o prejuízo sejam ainda maiores.

          Eu usei essa estratégia (da arte marcial oriental, e da “Arte da Guerra” de Sun Tsu) várias vezes contra adversários (demasiado) arrogantes, e nunca falhou.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Claro que Sim Camarada.
            Operação especial em vez de invasão.
            Não vamos defender investigação a crimes de guerra
            Etc

          2. Avatar de ...

            uiiiiiiii que a Memória não te falhe tanto como te falha esse teu “cérebro” de amendoim…
            “Ora eu prefiro a verdade, e está na maioria dos casos do lado da Rússia, …” -> deves ser do PCP só pode
            “Eu usei essa estratégia (da arte marcial oriental, e da “Arte da Guerra” de Sun Tsu) várias vezes contra adversários (demasiado) arrogantes, e nunca falhou.” -> deves andar a ver muitos “donghuas”

          3. Avatar de Memória
            Memória

            Não tenho nada a ver com o PC ou qualquer outro partido.

            Gosto de jogar xadrês, e maior parte dos adversários principiantes/simplórios caem em gambitos que nem patinhos

          4. Avatar de Blam-O
            Blam-O

            “Ora eu prefiro a verdade,”

            Parei de ler aqui, porque chamares à tua versão da historia unilateralmente a verdade só mostra como as palas estão bem presas.

          5. Avatar de Memória
            Memória

            . . .Em resposta a preferir uma propaganda sobre a outra

            “Nothing real can be threatened. Nothing unreal exists.”

          6. Avatar de jota
            jota

            Essa definição de realidade aplica-se nos dois lados da propaganda, mas o ser humano tem tendência a dar mais credibilidade áqueles com que se identifica.

          7. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Memória, neste assunto da guerra da Rússia e Ucrânia, não vale a pena estarem aqui com estórias de que o ocidente é impoluto e os Russos são o Diabo na Terra.

            O ocidente tem telhados de vidro e não tem autoridade moral para dizer seja o que for sobre guerras e direitos humanos e sei lá mais o quê.
            Só nestes últimos 20 anos em quantas guerras estiveram envolvidos os EUA?
            Uma data delas, Afeganistão, Líbia, Iraque, Síria e só não foram mais porque não calhou.
            Quantos milhões de mortos? Muitos…
            Resultado? Países destruídos e estão agora pior do que estavam antes.
            A democracia saltou para cima de um camelo e foi para outras paragens..
            O Assange mostrou os podres, olhem o que lhe fizeram.
            Direitos humanos?
            Depois do que o Assange mostrou ainda falam em direitos humanos?
            Só mesmo acéfalos para engolirem essa propaganda..

            Parece que os Chineses têm ideia de fazer uma base nas Ilhas Salomão e os EUA já ameaçam com uma intervenção militar, vejam bem o termo se isto não faz lembrar algo…
            Ou seja, numas ilhas a milhares de kms dos EUA eles não querem que os Chineses façam lá uma base, como se aquilo fosse deles.
            Então mas as Ilhas Salomão são independentes e não podem ser donas do seu destino?
            AH espera, esse argumento de ser soberano e poder escolher só se aplica a alguns, não a todos. Pois pois…

            Imaginem agora o México aceitar uma base Russa junto ao Texas, o que é que os EUA iriam dizer?
            Ah e tal então mas o México não é soberano e pode escolher os amigos? Podem, desde que os amigos escolhidos sejamos nós, pois então não está bom de ver?

            Enfim, e ainda há que vá nesta conversa desta gente.

            Outra que me fez rir foi a daquele personagem surreal do Charles Michel sobre o corte de gás Russo à Polónia e Bulgária, dizendo que era chantagem, unilateral e provocador.
            Quer dizer, deixa cá ver, todas as sanções que o Ocidente fez à Rússia e aos cidadãos Russos no exterior não foram unilaterais e provocadoras.
            Ouvi dizer que o Boris se reuniu com o Abramovich para falar das sanções que lhe ia impor e foi algo assim, Oh Abramovich vou confiscar o Chelsea, pode ser? Pode, disse o outro.
            Sim, isto tem que ser tudo de comum acordo, são sanções bilaterais e boazinhas, escolhidas de comum acordo entre sancionador e sancionado.

            Francamente, é só ovelhas que merecem ser bem tosquiadas.

            Eu falo à vontade contra tudo e todos, mas só digo a verdade.
            Mas, para mim é fácil, além de não me deixar ir em cantigas, não gosto de ( quase ) ninguém.

            Atenciosamente, PorcoDoPunjab

          8. Avatar de jota
            jota

            Porquê relativizar esta invasão com a desculpa “se os outros fizeram”.
            Ao contrário dos teus comentários, a maioria dos outros “comentadores” não considera o ocidente impoluto, mas tu achas que a Russia tem muitas desculpas para invadir a Ucrânia, ou seja, estás a defender a Russia.
            Para ti a propaganda da Russia é mais “fofinha”, eu digo que é mais subtil, e pelos vistos caíste que nem um patinho… Pois esta coisa de se desculpar com o Ocidente e mesmo culpá-los faz parte dessa narrativa propagandistica.
            Quanto à propaganda de guerra da Russia, desconheço, mas entendo que esta não tenham interesse em em falar no assunto, até porque não se trata de guerra, mas sim de “intervenção militar especial” (termo propagandistico para GUERRA)
            Falas em arrogância, para ti o Putin não tem nada de arrogante (em relação á Ucrânia), está certo…

          9. Avatar de jota
            jota

            @PorcoDoPunjab, desculpa a afirmação sobre arrogância, mas como os teus comentários estão tão alinhados com os do @Memória, confundi o destinatário…

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Ogoid, já eu sou do contra, prefiro propaganda Chinesa ou Coreana, mas desde que seja veiculada nestas línguas…
          Tem que experimentar…

          1. Avatar de Ogoid
            Ogoid

            PorcoDoPunjab, quero acreditar que já compraste o voo só de ida para um desses países. Depois partilha o dia a dia, quando encontrares algo que não concordes. Pode ser que consigas sobreviver após partilhares essas criticas. Pode ser que lá não existam “Charles Michel” e “Boris”. Que são países em que não há corrupção, que todos vivem em liberdade e não há pobreza!

  4. Avatar de Greg
    Greg

    Até o Avião MC-21, que teria todas as condições para que um Avião Russo finalmente se afirmasse fora dos países “alinhados” com a antiga URSS vai ficar em terra, sem motores e sem aviónica, mais uma vez porque tudo o que envolve tecnologia de ponta era importado.
    Fazem um bom avião com uma fuselagem ao nível do que faz uma Airbus ou Boing, mas para voar em concorrência com os outros, só com motores e tecnologia importada.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Os amigos chineses vao arranjar todas as peças que precisam, nao tenhas duvidas sobre isso, vão ganhar rios de dinheiro com essa guerra.

      1. Avatar de Greg
        Greg

        Para voar fora da Rússia, não não conseguir e esse avião foi pensado a uma escala global.

  5. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Este filho da putin não dizia que não precisava nada do ocidente?

    1. Avatar de Greg
      Greg

      Realmente não precisa de armas, petróleo e gaz do ocidente, mas nem uma antena 3ou 4G sabem fazer.
      Até grande parte dos motores e componentes dos carros que por lá se fazem vêm do ocidente.
      Caiu a mascara a um regime que todos pensavam ser mais tecnológico, mais eficiente e menos corrupto, pois já se fala que a corrupção está a ser um problema nesta guerra.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mercado paralelo made by China:
    Imtel
    And
    Aplee

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ardidas, Mike, Microstofe e por ai fora, quem já visitou um país asiático está mais que habituado a este tipo de marcas

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        B@rão, correcto e afirmativo.
        Estive num mercado gigante em Beijing onde todas as grandes marcas de roupa e calçado ocidentais tinham lá uma barraca.
        Comprei uma camisa Versace que ao fim de quase 20 anos está nova, nunca a usei …
        Mesmo que quisesse agora já não me serve….

  7. Avatar de Luis J.A. de Sousa
    Luis J.A. de Sousa

    O ser humano precisa da guerra está no seu ADN, desde a idade da pedra que andamos à mocada por comida, por mulheres, por territórios, isto não irá mudar assim do nada. Todos temos culpa no cartório, todos! Os acontecimentos na Ucrânia irão desenvolver a III guerra mundial e poucos vão sobreviver, tudo tem um fim. Não tenho medo de morrer, só tenho pena de não poder desfrutar do meu Maserati MC20, o resto não me interessa.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ogoid, em lado nenhum eu disse que a Rússia é melhor que os outros.
    Apenas disse que acaba por ser tudo farinha do mesmo saco.
    Desde que haja interesses em jogo o pensamento é o mesmo.
    E perante o que eu disse vc manda me ir para a Rússia.
    Tá certo.
    Se um árbitro rouba a favor da minha equipa, é um bom árbitro, se rouba a favor da outra é um bandalho que merece a forca.

    Portanto, seja imparcial.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      Não “mandei” para a Rússia 🙂 ide ler o seu comentário. O PorcoDoPunjab é que falou em 2 outros países.
      Se é tudo da mesma farinha, não sei. Não consigo colocar no mesmo saco. É que não consigo recordar haver uma invasão os últimos anos com tantas mortes e destruição. Pior que tudo, que haja alguém a investigar e criticar. Bem ou mal, no ocidente, mesmo que tentem esconder, existem fugas e há critica. bem ou mal. Nestes países, os lideres (não o seu povo), não permitem que haja investigação, muito menos critica. Por isso, venham dizer-me que estes e aqueles fizeram isto, mas o que eu AGORA vejo é um povo a ser massacrado!, vidas e tudo resto.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ogoid, as fugas de informação são isso mesmo, fugas.
        Não são intencionais.
        O que o Assange mostrou ao mundo jamais seria mostrado pelo governo dos EUA.
        E quantas vezes as coisas são feitas e não há fuga nenhuma?

        Olhe, vou lhe contar uma história que é pouco conhecida, e vc já fica a ver como as coisas são.
        Em 1985 ou 86, um avião Boeing 747 da Korean Airlines, cheio de passageiros, sai da rota por completo e entra em espaço aéreo russo em direcção a uma zona altamente sensível devido a instalações militares aí existentes.
        Isto em plena guerra fria, atenção.
        Os Russos, como é óbvio, mandaram a força aérea interceptar o avião.
        Os caças puseram se ao lado dele para falar pelo rádio, sem resposta, fizeram tudo e o avião sem responder sempre em frente.
        Dispararam umas rajadas para a frente do avião e nada, o avião sempre a direito.
        Até que, já perto das zonas secretas, é dada ordem para abater o avião e assim é feito.
        Morrem 200 e tal pessoas, tudo civis.
        Vem se a saber depois que os porões do avião estavam cheios de material de espionagem da CIA.
        Portanto, usaram um avião civil, cheio de pessoas, como escudos.

        Não vê isto na narrativa oficial, pois não?
        Pois é, o bom é vc só saber o que eles querem que vc saiba e da maneira que eles quiserem.
        Comigo estão tramados, sou da velha escola.

        Eu não defendo a Rússia, eu apenas não entendo como um país com tantas culpas de civis mortos vem se armar em arauto das boas maneiras e moral.

        Em relação à corrupção e pobreza, não precisa de ir para a Rússia.
        Aqui está tão ou mais bem servido…

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

        1. Avatar de Ogoid
          Ogoid

          quando perdes tempo a contar 1 evento (de muitos, claramente!) que consegues contar, da muito criticada CIA, quantos não consegues contar de países fechados como Rússia/China e outros?

          Ninguém é inocente. Mas claramente uns são um pouco mais inocentes que outros, não acha?

          Narrativa é aquela que eles querem transmitir e nós temos o dever se saber ter um olhar critico sobre a mesma. e não levar à letra.

          Se passas muito tempo à procura de erros do ocidente, porque não divides um pouco desse tempo para perceber quem é que está efectivamente a ganhar com esta guerra… mum… acho que fica algures ali para bem a ocidente…

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ogoid, quem está a ganhar mais com esta guerra são os EUA.
    Além de pôr a indústria bélica a funcionar novamente, está a usar os Ucranianos para atacar indirectamente a Rússia.
    Só não vê isto quem não quer.
    E parece que tb querem vender gás caríssimo aos totós dos Europeus.
    É um negócio bom demais para ser verdade.
    Tudo isto caíu que nem uma luva aos interesses dos EUA.
    Melhor seria impossível…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab