Um 25 de Abril do mundo… liberdade em tempo de guerra!

20 Comentários

A história de Portugal está marcada pela coragem das forças militares que na madrugada de 25 abril de 1974, ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926. Hoje, lembramos também a Ucrânia que luta para se libertar do invasor.

Para nós, a liberdade, conseguida nesse dia, derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português.


A liberdade e o 25 de Abril

Nestas palavras estavam contidas as principais aspirações de milhões de portuguesas e portugueses. Aspirações que lhes frustravam a vida e consumiam o dia a dia, mesmo que a maioria nem se desse conta, de tão “catequizada” que estava. A “catequese” política, religiosa e social, indicativa de uma cultura geral intencionalmente acanhada e, por aí, absolutamente submissa. Ora, a ação vem do pensamento e a reação vem do sentimento…

Então, o 25 de Abril surgiu de um desejo muito restrito de ação, a que se seguiu uma reação alargada da sociedade portuguesa de então. Diria até que nem foi um movimento há muito sentido e desejado pela maioria dos que viriam depois a alinhar e a participar nele! (Antes, sim, houve alguns golpes falhados que tinham a intenção de derrubar o regime).

A Revolução aconteceu “a reboque” dos interesses sociais e financeiros de um pequeno grupo de oficiais militares. Apetece-me dizer que ela acabou por acontecer…

Estou convencido de que as aspirações de Abril, a vontade de se arriscar e levar em frente uma revolução, agitavam sobretudo as mentes comunistas ou de extrema esquerda e alguns socialistas talvez. O resto, enfim… era giro apoiar… e apoiaram… até que, um dia, decidiram “meter o socialismo na gaveta”…

Liberto do jugo ditatorial, a país entra na Europa e, forçado pelos dinheiros e normas que dessa entrada, recolheu, consegue criar melhorias substanciais ao nível de equipamentos, da criação de empresas, do crescimento económico que conduziram a uma melhoria do nível de vida da maioria da população, do desenvolvimento da educação e dos serviços de saúde. Duvido que a mentalidade popular tenha mudado assim tanto…

O valor da liberdade, hoje, na Ucrânia

Hoje o valor da liberdade para todo o mundo está à prova, numa guerra que se trava na Ucrânia. O invasor, a Rússia, abriu feridas profundas e obrigou cada estado a olhar de novo para as suas fronteiras, para a sua soberania, com preocupação.

Esta guerra irá marcar profundamente o planeta e reforçará o significado de liberdade. O povo ucraniano merece nesta altura ser mais uma vez lembrado pela coragem de não se dobrar ao invasor e combater pela sua liberdade, pela liberdade do seu país, dos seus valores.

Há efetivamente uma necessidade de um 25 de Abril do mundo.

Artigo com participação do Prof. José Machado, para o Pplware

 

A cronologia..

A Revolução Portuguesa de 25 de Abril

Partilhar:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não fosse o 25 de novembro, e o 25 de abril tinha sido em vão.

  2. Avatar de pedro
    pedro

    está na hora de correr com o PCP e os seus militantes que se apoderaram do 25 de Abril ao longo destes 48 anos !!!! o 25 de Abril é só para democratas ….

    1. Avatar de LR
      LR

      Ou seja, o 25 de Abril não é para ti…

    2. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Que democrata me saíste!

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    O grande problema veio a seguir, com a tentativa do partido comunista português, de implantar em Portugal uma ditadura do proletariado comandada por moscovo. Felizmente o 25 de Novembro veio repor a ordem democrática. Por acaso os EUA até equacionaram deixar que Portugal se transformasse numa ditadura comunista, para servir de exemplo de atraso aos países mais avançados da Europa – era o tempo dos “amanhãs que cantam” e os partidos marxistas, financiados pelos esquemas da antiga URSS ainda conseguiam arregimentar algumas pessoas. Por isso, sim, viva o 25 de Abril, que se pode dizer foi reforçado no dia 25 de Novembro.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Guerra? Invasão? O PCP diz que há conflito, uma operação especial, nada mais. A culpa é toda dos EUA, da NATO, e das próprias vítimas. O único que não tem culpa de nada é o Putin.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      O que faz um comunista quando chega a casa e vê a mulher na cama com outro? Vai a correr apedrejar a embaixada norte-americana.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        Lmao 🙂 best comment ever !

    2. Avatar de NsFdA
      NsFdA

      Até a queda da USSR o PCP recebeu MILHÕES de Moscovo .

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        E quanto terá recebido o nosso ministro das Finanças (Merdina) por ser chibo do Putin?

  5. Avatar de speddy
    speddy

    Nunca haveria uma revolução popular em Portugal . Tornámo-nos cobardolas.

    1. Avatar de MANEKAS
      MANEKAS

      Revolução popular para o país ser governado pelos espectadores da TVI?

  6. Avatar de Enfim
    Enfim

    Se não fosse um levantamento de rancho até se poderia chamar uma revolução…
    Mas o Salgueiro Maia na sua ingenuidade honesta pensou mesmo que era uma revolução e prendeu o Marcelo Caetano. Bum! Lixou os “chicos” todos LOL.

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    @speddy, eu não queria ser desmancha prazeres mas pelo que sei o 25 abril foi uma revolução militar, não havia dinheirinho para abastecer as messes devidamente, entre outras coisas.
    Houvesse dinheirinho com fartura para eles e as coisas seriam diferentes.
    Quando as pessoas vieram para a rua já tudo tinha começado.

    Mas pronto, isto cada um vê as coisas conforme entende.
    Para uns o copo está meio cheio e para outros está meio vazio .

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de speddy
      speddy

      Eu sei disso. Bastava terem tratado melhor os militares e não havia revolução nenhuma. As ditaduras geralmente tratam os militares nas palminhas para se protegerem . Por exemplo não há revoluções em Angola com aqueles generais todos milionários.

    2. Avatar de Enfim
      Enfim

      “entre outras coisas” foi o importante.
      Nas messes não faltava nada. O que incomodava os oficiais do quadro era o limite de comissões de serviço que se queria impor. A possibilidade dos oficiais milicianos serem aceites nas academias militares e passarem ao quadro. Entre outras coisas como a maior fiscalização à roubalheira e corrupção nas zonas de conflito. O facto de os militares do quadro deixarem de receber o subsidio de combate quando não estavam colocados em zonas de intervenção, etc.
      Sei do que falo. Eu era oficial miliciano e estava no mato a 25 de Abril de 1974. Já meses antes se sabia do levantamento do rancho, a DGS sabia, a 5ª Rep sabia. Ninguém fez nada porque ninguém levou a sério, não valia a pena incomodarem-se. Depois havia muitos infiltrados do PCP a tentarem inserir ideias no pessoal e, em certa medida, conseguiram. O conversório na rádio era esclarecedor. Na Força Aérea era conversa do dia. Vinham os helicópteros para a recolha, agora chamam extração, e a conversa a bordo era sempre a mesma. Era tempo de mudar, dar poder ao povo, conhecem o discurso… E coisas muito mais graves que me abstenho de acrescentar.
      Era um guerra que interessava aos militares do quadro e a maioria nunca pensou que viria a dar uma revolução. Ponto importante: nunca vi um oficial do quadro no mato a comandar qualquer operação. Mas se aconteceu, peço desculpa a quem dignamente o fez.
      Os bairros novos de Lisboa foram construídos com o dinheiro das comissões de serviço e do resto.
      Aquele resto que o Salgueiro Maia lixou e pagou com o ostracismo e até ódio que lhe deu cabo da vida.

    3. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      O real motivo do golpe do 25 de abril, foi o governo ter equiparado os milicianos aos do quadro permanente do Exército português. Este foi o real motivo.

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Liberdade têm as gaivotas. O povo nunca foi tão submisso como agora, e alguns já devem ter percebido que tinham muito mais liberdade pré 74 que pós 74. E se a revolução em 74 foi feita em paz e com flores, talvez a próxima seja feita com ursinhos de peluche quando o povo perceber que são os seus impostos e taxas que financiam as guerras e pagam quem as orquestra bem como todos os governos onde se incluem Bruxelas e ONU. Basicamente pagam tudo e cada vez mais, por menos liberdade e pior tratamento (forma como lida) por parte do governo.

  9. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Hipocrisia recente. Temos cada vez mais censura, disfarçada de outras coisas.

  10. Avatar de Olaf
    Olaf

    Não tivesse a NATO, CIA, etc. por de trás do 25 de Abril… Não tivessem entregue o ouro sabe-se lá a quem… Não tivesse o poleiro sido tomado por traidores da nação e bandidos… e talvez tivéssemos alguma coisa para festejar no “25 de Abril”.