COVID-19: China regista maior número de mortos desde o confinamento

31 Comentários

Apesar do alivar das restrições, a verdade é que a pandemia por COVID-19 ainda não acabou! Portugal abandonou quase na totalidade a exigência de máscaras, apesar de se manterem obrigatórias em alguns locais.

Da China chega agora a informação que Xangai registou 39 mortes por COVID-19, o maior número diário desde o confinamento.

COVID-19: China com o maior número diário de mortos desde o confinamento


COVID-19: No mundo já morreram mais de 6 milhões de pessoas

Xangai registou 39 mortes por COVID-19, o maior número diário registado na cidade chinesa, confinada desde abril, e Pequim já pediu “medidas sem demora” após um aumento do número de casos.

O vice-diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Pequim, Pang Xinghuo, referiu que “A situação é grave, toda a cidade deve agir sem demora”.

Com as 39 mortes registadas ontem, o número de óbitos sobe para, pelo menos, 87, desde o início do confinamento em Xangai, segundo dados divulgados pela agência de notícias francesa AFP, indicando que este é o maior número diário de óbitos registado na cidade, que na véspera reportou 12 vítimas mortais.

Segundo as autoridades chinesas, os idosos que sofrem de doenças crónicas, como hipertensão, são responsáveis pela maioria das mortes hoje anunciadas. Duas vítimas tinham idades entre os 39 e os 48 anos e cinco estavam vacinadas contra a COVID-19.

COVID-19: China com o maior número diário de mortos desde o confinamento

Apesar do confinamento rigoroso em Xangai, quase 22.000 novos casos positivos foram registados ontem, refere a AFP, acrescentando que a maior cidade da China totalizou quase meio milhão de casos desde o início de março.

O “gigante asiático”, que segue uma estratégia rigorosa de zero Covid, conseguiu limitar o número total de mortes a menos de 5.000 desde o aparecimento, no final de 2019, do vírus SARS-CoV-2 no centro do país, afirma a AFP, sublinhando que a baixa mortalidade é motivo de preocupação, especialmente porque as taxas de vacinação são baixas entre os idosos.

Desde o início da pandemia foram registados  mais de 500 milhões de casos de infeção e já morreram mais de seis milhões de pessoas que estavam infetadas com o SARS-CoV-2.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xingai
    Xingai

    Xangai tem 25 milhões de habitantes. 2x a população de Portugal + 1/2.

    A China não aprendeu a conviver com a pandemia. Mantém a política de “tolerância zero”. Xangai está em confinamento rigoroso desde 28 de março.
    E como é que se alimenta 25 milhões de pessoas, com a maioria dos supermercados encerrados? Não se consegue, s pessoas gritam que têm fome.
    Diz “O Público”:

    “O encerramento do maior porto do mundo, o de Xangai, tem efeitos globais, interrompendo as cadeias de abastecimento e agrava os efeitos da guerra ucraniana. Fábricas na Ásia já pararam por falta de componentes. Seguir-se-ão em breve outras, na Europa e nos Estados Unidos. Os barcos formam já longas filas, à espera de poderem carregar ou descarregar. E, para a China, pior ainda, pois a tendência actual é para a desaceleração do crescimento.”

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente, falharam completamente em imunizar a propulação com a tolerância zero.
      E nós quase tentámos a mesma idiotice.

      1. Avatar de Carla Sousa
        Carla Sousa

        Imunizar!! Não existe imunização para C0VlD19.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Realmente 50 mortos de idosos ja com várias doenças em 25 milhões é altíssimo…
    Muito preocupante 🙂

    É de fechar tudo.

    1. Avatar de Pois é
      Pois é

      Já faltava a rapaziada do umbiguismo

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Então mas o numero de mortos é alto ou baixo consoante a população ahahah como é na china 50 mortos é pouco mas se for em tonga já é muito ahah ? sendo assim é sempre pouco sendo que somos 8 bilioes podem morrer 500 velhos por dia que é sempre irrelevante, porra 50 pessoas são 50 pessoas é como 1 kg de ferro e um 1 kg de algodão é sempre 1 kg, e é claro que os velhos podiam ter outras doenças assim como todos os velhos têm mas se 3 velhos morrerem de acidente de carro morrem do acidente não é dos diabetes, se fosse a tua mãe a morrer por causa do covid não me cheira que fosses dizer “oh mas ela também já diabetes”

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Modere o seu tom quando fala de “velhos”.Um dia,se lá chegar,também gostava de ver a sua reacção ao chamarem-lhe de “velho”.Você parece que está a falar de um trapo.Tenha vergonha. ಠ_ಠ

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Quando lá chegar podem me chamara velho à vontade fica aqui escrito, mas para certas pessoas parece que a partir dos 75 já não velem nada morrer 50 não é nada somo 8 billiões o que são 50 pessoas?

    3. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      E achas esses números reais? Com a atual baixa taxa de vacinação na facha etária mais idosa na China, e com o número de infetados que foram apresentados nos últimos tempos, esses valores de mortos são impossíveis.

      Caso fosse assim não estavam a fechar a cidade e forçar a política Zero COVID. Os valores de mortos são muito mais elevados.

      Mas transparência e China são coisas que não combinam.

    4. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Tens de ir para lá tu orientar as coisas, que lá é só ignorantes.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Tu é que estás a fazer papel de especialista. A censura e a desonestidade do governo chinês são bem conhecidas no que toca a números realistas.

        E os números de casos e mortes por COVID do governo Chinês são tao fiáveis como as previsões dos números do euromilhões do professor Caramba.

  3. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Onde andam os que diziam que o COVID era uma farsa porque já tinha desaparecido da China, de onde surgiu?

  4. Avatar de Nádia Oliveira
    Nádia Oliveira

    Morrem mas é de fome não de covid….

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Eu não acredito que tenha sido a china a criar o virus mas se foi tenho a dizer que fizeram um pessimo trabalho ahah conseguiram ser os primeiros e os ultimos a apanhar

    1. Avatar de Pois é
      Pois é

      Os primeiros com certeza, agora se serão os últimos, veremos.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    A China criou o vírus e deixou que houvesse uma falha num laboratório.
    Qual a dúvida.
    Ninguém diz que foi de propósito mas que é de laboratório é.
    Demorou a alertar o que foi o problema.
    Ainda bem que o covid22 é muito diferente do covid19.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Cá estão os especialistas, cheios de certezas, baseados em estudos do Instituto Tireidoku.

      1. Avatar de deeppurple
        deeppurple

        Tu é que não dizes nada de jeito mas se estudasses perceberias que ele até tem razão. Figura de ignorante é a tua com esse ad hominem reles.

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Não tenho a certeza que se a China tivesse alertado mais cedo (e quanto mais cedo ?) a diferença teria sido muito grande. Parece-me mais provável que essa acusação faz parte da guerra de propaganda contra a China, mas posso estar enganado.

      Alguém viu algum artigo de qualidade sobre se faria realmente uma grande diferença ?

      O que acho muito estranho é o género de informações (não oficiais claro) que vieram da China, sobretudo nos primeiros tempos, alguns/muitos na forma de vídeos de pessoas a caírem subitamente mortas, como que fulminadas por um relâmpago invisível.

      Terá sido uma forma de prepararem a venda para todo o mundo dos produtos da sua indústria de “proteção contra a mais terrível doença de todos os tempos” ?

      Será que as intenções podem ter sido ainda mais sinistras e profundas?

      Eu tenho tido sempre uma enorme curiosidade pelo Oriente (ao qual também considero pertencer a Rússia em grande parte), curiosidade que vem vindo a tender cada vez mais para o fascínio e admiração.

      Por vezes parece-me que os conflitos entre o “Ocidente” e o “Oriente” a nível psicológico e espiritual são um paralelo da disarmonia ou mesmo conflito que certas pessoas têm no funcionamento dos seus hemisférios cerebrais.

      Vamos ter que resolver este desafio que na minha opinião é tanto interno como externo , ou em breve estaremos extintos

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    A China não brinca em serviço, mas os resultados estão aí. São 150 X mais que os portugueses e têm menos de 2/3 das vítimas de Portugal. Entretanto os EUA, que têm cerca de 1/5 da população da China, aproximam-se galhardamente do milhão de vítimas.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Esse “galhardamente” foi muito mal empregue.Muito mal mesmo.Veja antes o que escreve se tiver o mínimo de juízo.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    @Grunho, um milhão de vítimas nos EUA?
    Pensei que com a eleição do Biden o covid tivesse acabado por lá.
    O esganiçado do Costa Ribas que no tempo do Trump era o horror, a tragédia, desde o Biden que se calou com o covid.
    Daí estar surpreso por saber que afinal o vírus ainda por lá anda, mas por certo, e devido ao Biden, deve estar mais bonzinho.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Gonçalo …Tens noção que qualquer doença tem esses números de mortes ou mais?
    Sabes o que significa fechar um país?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      claro, a questão é que a maioria das doenças com estes números não são transmissiveis a malária só em 2020 matou 600 mil pessoas a questão é que só apanhas por um mosquito que só há em certos locais é totalmente diferente de um virus transmissivel pelo ar que a transmissão é exponencial

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E este raio desta pandemia que nunca mais tem fim.É que daqui lá isto ter um termo. 🙁

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Até se cumprir com a agenda 2030 ainda há mais algumas medidas programadas. Até chegar a: não tenha nada, mas será feliz

      1. Avatar de Memória
        Memória

        “Não possuirá nada e será feliz . . .” e ” . . . nós seremos ainda mais felizes”

        O sonho de alcançar de uma vez o objetivo final do comunismo, e poucos prestam atenção . . .

        O pior é que entre aquilo que não se possuirá está incluído o nosso próprio corpo.

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    Ainda há covid na china?

    1. Avatar de Memória
      Memória

      . . . E também na Austrália apesar de todas as “leis” e das “práticas” que conhecemos

      https://bing.com/covid/local/australia

  12. Avatar de Carlos Seixas
    Carlos Seixas

    Hoje sabe-se que nunca houve pandemia alguma. O Covid-19 nunca foi mais que uma simples gripe, só que mais ligeira e com menos efeitos nocivos do que uma vulgar influenza. Só mesmos os sectores mais incultos da nossa sociedade acreditaram numa patranha destas, tão mal contada e com recurso nunca visto a silenciamento, manipulação e censura. Essas camadas populacionais são mesmo assim… até que vejam a luz por vezes passam-se anos ou mesmo décadas. Uma tragédia. Se acrescentarmos a isto a verdadeira pandemia que por aí ainda, que é a da falta de saúde mental, então temos uma tempestade perfeita, de ignorância e insanidade…

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Estamos participando num espetáculo cujo ensaio final correu mal, o da gripe A. Tudo estava preparado, desde as vacinas ao tratamento com Tamiflu.