Ucrânia: Ciberataque a fornecedor de energia ameaça país

7 Comentários

Os investigadores da ESET, empresa global líder em soluções de cibersegurança, responderam a um ciber-incidente que afetou um fornecedor de energia na Ucrânia.

Em estreita colaboração com a unidade nacional ucraniana para resposta a emergências informáticas CERT-UA, a ESET analisou o incidente a fim de colmatar e proteger esta rede de infraestrutura crítica.

Ucrânia: Ciberataque a fornecedor de energia ameaça país


Ucrânia é novamente palco para ciberataques a infraestruturas críticas

A colaboração resultou na descoberta de uma nova variante do Industroyer – designada agora pela ESET e CERT-UA como Industroyer2 – um malware usado em 2016 pelo grupo de cibercriminosos Sandworm para derrubar a rede de energia na Ucrânia. Neste caso, os atacantes do grupo tentaram implementar o Industroyer2 nas subestações elétricas de alta voltagem na Ucrânia.

Além do Industroyer2, o grupo Sandworm utilizou outros malwares destrutivos, incluindo uma nova versão do CaddyWiper, que a ESET acredita ter sido implementado para abrandar o processo de recuperação e evitar que os operadores do fornecedor de energia recuperassem o controlo das consolas dos sistemas de controlo industrial. Na rede da empresa atacada foram ainda encontrados componentes de ataque como um worm e um apagador de dados (wiper). Entre os sistemas visados, encontram-se máquinas com Windows, Linux e Solaris.

Ucrânia: Ciberataque a fornecedor de energia ameaça país

A Ucrânia é novamente palco para ciberataques a infraestruturas críticas. A nova campanha com o Industroyer2 segue-se a várias ondas de apagadores de dados que têm visado vários setores do país. Os investigadores da ESET continuam a monitorizar a paisagem de ameaças por forma a contribuir para a proteção das organizações deste tipo de ataques destrutivos.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Memória
    Memória

    Mais Fake News. Se “eles” quisessem bastaria bombardear umas poucas centrais e uns poucos nós de distribuição.

    Isto parece-me uma forma de tentar justificar de antecedência o que os USA (os “Anonymus”, LOL) vão tentar fazer com a Rússia.

    A situação está a tornar-se cada vez mais perigosa.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Uma operação especial para eliminar o Putin

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Todos sabemos (ou devíamos saber, e o Putin também o sabe) que nesse caso viriam outros muito piores, que possivelmente tratariam a Ucrânia como a União Soviética tratou a Alemanha Nazi.

        Não te informes, não . . .

        1. Avatar de João Cabrito
          João Cabrito

          +1
          As pessoas comuns não teem noção das coisas..
          Ouvem propaganda e ficam programados, dizem coisas pela boca fora que nem sequer eles percebem..

  2. Avatar de Jose Cascais
    Jose Cascais

    Incrivel como a nato continua a usar a Ucrania para enfraquecer a Russia mesmo que isso signifique a perda de milhares de vidas. O mundo caminha para a extincao

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Incrível como a Rússia está a fazer uma Guerra de terra queimada, num pais que quer libertar das garras da Nato. Nem quero imaginar se eles odiassem os ucranianos.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Não precisas de imaginar, lê como a União Soviética tratou a Alemanha Nazi, multiplica por dois, e ficas com uma ideia aproximada