Governo da Rússia quer produzir chips de 28 nm até ao ano 2030

20 Comentários

Devido à guerra, que dura há quase dois meses, a Rússia tem sofrido diariamente pesadas sanções em vários setores, entre eles o tecnológico, que também se uniu para castigar o país de Vladimir Putin pela sua conduta.

Assim, as últimas informações dão conta que a Rússia irá fazer um significativo investimento para reativar o fabrico de semicondutores. Segundo o que foi revelado, o país pretende produzir chips com um processo de fabrico de 28 nm até ao ano de 2030.



Rússia quer produzir chips de 28nm até 2030

Desde o início da guerra que temos informado sobre várias empresas, marcas e entidades que se mostraram contra o conflito na Ucrânia através de medidas sancionatórias aplicadas ao país de Vladimir Putin. Tais ações já tiveram um impacto na indústria de chips, sendo que empresas como a Intel, AMD e Nvidia suspenderam a venda dos seus produtos, nomeadamente componentes, para a Rússia.

Assim, a situação neste setor está a ficar complicada para os lados o país russo, uma vez que não consegue obter stock de chips por parte dos fornecedores habituais. Então, segundo as recentes informações, o mesmo não outra escolha a não ser fazer um forte investimento para reativar o fabrico de semicondutores.

Neste sentido, o governo russo já revelou uma versão preliminar do seu plano de desenvolvimento na área da microeletrónica, onde prevê aplicar 38,43 mil milhões de dólares até ao ano de 2030. O dinheiro será investido nas tecnologias de produção locais, no desenvolvimento de chips domésticos, nas infraestruturas de data centers, no desenvolvimento de talentos locais e na comercialização de chips.

A Rússia pretende aplicar cerca de 5 mil milhões de dólares em novas tecnologias de fabrico e, até ao final deste ano, quer aumentar a produção local de chips com processo de 90 nm. Para além disso, o país de Putin quer também produzir chips com um processo de 28 nm até 2030. E caso consiga concretizar estes planos, estará então 19 anos atrás da taiwanesa TSMC.

Até ao final deste ano, o país eurasiático quer implementar um programa de engenharia reversa de “soluções estrangeiras” para transferir o seu fabrico para a Rússia. Por outro lado, estima-se que aquilo que o país não consiga produzir, seja enviado pela China. Caso os planos corram como esperado, o projeto será submetido para aprovação do primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin, no dia 22 de abril.

A ideia parece bastante aliciante nessa altura, no entanto levanta algumas preocupações. Uma fonte não identificada e ligada ao setor tecnológico disse ao jornal Kommersant que o plano pretende “aumentar o número de centros de design para 300 até 2030. Cada um deve empregar pelo menos 100 especialistas, ou seja, estamos a falar de 30 a 50 mil pessoas. Tendo em conta que o ciclo de formação de um especialista é de pelo menos oito a nove anos, essas 50 mil pessoas já deveriam estar a ingressar nas universidades”.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    E eu quero ganhar o Euromilhões…

    1. Avatar de André R.
      André R.

      A diferença é que possivelmente não vais ganhar o que pretendes e o Putin vai…

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Chips de 28mm em 2030!
        Quando o resto do mundo terá provavelmente 3 ou mesmo 2mm em 2030?!

        O que vai ganhar o Putin?
        Uma perca de poder de compra brutal na Rússia?
        Um fortalecimento da Nato e militarização da Europa?
        Um isolamento sócio econômico, cultural e tecnológico do resto do mundo (excepto do made in china)?

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          “E caso consiga concretizar estes planos, estará então 19 anos atrás da taiwanesa TSMC.”

          1. Avatar de Amilcar
            Amilcar

            Esses 19 anos de distância são eliminados se China anexar Taiwan e parceirar com a Rússia.

          2. Avatar de Jane Doe
            Jane Doe

            Basta ameaçar com bombas nucleares e pode fazer o que quiser… É tipo o bully da escola.

        2. Avatar de André R.
          André R.

          Mas para armamento, precisas de tecnologia cara ou que funcione? Para mísseis não precisas de chips de 3nm… entendes a ideia do Putin?

        3. Avatar de Secadegas
          Secadegas

          Nem todos os chips são para serem usados como processadores… Basta abrir qualquer electrodoméstico ou qualquer outra coisa que não seja um telefone ou computador para perceber isso.

      2. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Eu diria que as probabilidades são semelhantes. Note-se que eu não jogo no Euromilhões.

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Claro, andam as empresas ocidentais a tentarem chegar aos 3/4 nm e tu achas que o Pudim vai ganhar alguma coisa em ter 28nm em 2030! Ahahah Portugal está mesmo cheio de cromos pro-pudim

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Primeiro é preciso o Putin estar vivo em 2030, e ninguém consegue garantir isso…

          1. Avatar de Xiripiti
            Xiripiti

            Eu gostaria de garantir o contrário…até ao verão 😉

  2. Avatar de viriato
    viriato

    A Rússia fabrica chips de 45nm-300nm..
    Para muitos mercados é mais do que suficiente.
    Para mercados mais exigentes, pois terá que desenvolver uma solução própria.

  3. Avatar de O pratico
    O pratico

    Os estados unidos estão a segurar Taiwan de uma invasão chinesa por causa da TSMC. Agora a TSMC está a investir nos EUA e escrevam o que digo. Quando as Fábricas no EUA estiverem a full power acabou o suporte militar a Taiwan. A China invade Taiwan e a TSMC não tem hipótese senão mudar produção para EUA.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Lol! Antes de seres especialista em invasões, eras especialista em COVID ou vulcões?

    2. Avatar de viriato
      viriato

      +1
      O pratico – Analise correcta.
      nessa situação os EUA já não teem nada a ganhar em Taiwan, no entanto o resto do mundo tem!
      Muito provavelmente a NATO vai-se chegar á frente.. a questão é até quando os Chineses vão ter paciência para aturar as birras deles..

    3. Avatar de Darth
      Darth

      Depois de te doutorares em covid tiraste o curso de geoestratégia? De facto, estamos na era dos egocêntricos

  4. Avatar de Darth
    Darth

    Esses selvagens estao na crista da onda tecnologica

  5. Avatar de mneves
    mneves

    Quando a Russia começar a perceber que o € para alimentar oligarcas e palácios é o mesmo que vai ser necessário para investir em tecnologia e outros bens talvez as escolhas que tiverem que ser feitas façam implodir o sistema. Talvez venhamos um dia ver uma alteração profunda no sentimento do povo Russo, como vimos em 2014 na Ucrânia. Sem essa mudança, votaremos sempre ao mesmo.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      se não fosse o Ossama e Nuland havia lá alguam coisa em 2014…