Cada vez mais utilizadores do iPhone autorizam a recolha de informação das apps no iOS

10 Comentários

Quando apresentou o iOS 14.5 há cerca de um ano, a Apple quis devolver aos utilizadores o controlo sobre os seus dados. Com a App Tracking Transparency, as apps apenas poderiam obter os dados de quem autorizasse.

Este foi o ponto de partida para uma mudança na indústria, com a Apple a ser fortemente criticada. Agora, e do que é revelado, cada vez menos os utilizadores escolhem a privacidade e acabam por autorizar a recolha de informação das apps no iOS.

iPhone iOS privacidade publicidade App Tracking Transparency

A ideia inicial do App Tracking Transparency era devolver aos utilizadores um controlo total dos seus dados e da sua informação. Para cada app que fosse utilizada os utilizadores têm de autorizar (ou não) a partilha de dados.

Depressa este cenário se mostrou complicado para empresas como o Facebook, que estão a perder dinheiro, por quebras na publicidade. As alternativas demoram a surgir e a privacidade continua a ser uma opção para todos os utilizadores.

iPhone iOS privacidade publicidade App Tracking Transparency

Os dados mais recentes, apresentados pela Adjust, mostram que a escolha dos utilizadores, está a mudar e muito. Os números iniciais de adesão ao App Tracking Transparency revelaram que 15% dos utilizadores aderiram a esta opção, podendo atingir os 5%.

No entanto, e do que revelaram agora, esse número está já nos 25%, quando se olha para a generalidade das apps do iOS. Este número cresce ainda mais quando a avaliação se foca nas apps associadas a jogos para o iPhone. Aqui aumenta para 30%, havendo taxas de adesão em alguns jogos de 75%.

iPhone iOS privacidade publicidade App Tracking Transparency

A razão para esta mudança de comportamento poderá ser explicada de forma simples e lógica. Mesmo sendo cientes da sua privacidade, os utilizadores do iPhone e do iOS entendem as vantagens de terem publicidade personalizada acessível nestas apps.

Esta está longe de ser a prova de que a Apple falhou no App Tracking Transparency, mas mostra bem que há muitos utilizadores que não se importam de partilhar os seus dados. O retorno acaba por ser positivo e a prova disso são os 25% que já aceitaram essa troca.

Política de privacidade da Apple custará em 2022 muitos milhões ao Facebook e YouTube

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Está a passar a paranóia da privacidade?

  2. Avatar de Joel
    Joel

    Paranoia da privacidade? não, viram foi que os dados iam todos só ao apple e não para as outras apps… Como a Apple não se importa com os utilizadores.. Não lhes dá nada em troca, só quer os seus dados para os viciar a terem mais serviços Apple…
    E viram que nas suas apps favoritas Facebook etc não tinham conteúdos direcionados como antes…e como são comodistas.l e de hábitos repetitivos… Voltaram a permitir a recolha…

    1. Avatar de cK
      cK

      Ora nem mais…

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      És um dos tais que prefere ver publicidade ao cogumelo do tempo do que a algo que até te possa interessar?
      Ou tens medo que a Google ou a Apple te rapte?

  3. Avatar de Xistel
    Xistel

    O problema disto não é paranóia da privacidade. É a habituação de dar os nossos dados. A Apple que continue com boas medidas de proteção dos utilizadores. Quem quiser, aproveita.

    Conseguirmos, na app store, ver o tipo de dados que uma determinada app recolhe é extremamente útil. Depois cada um faz o que quiser

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Porque quando dás os teus dados ficas mais pobre, ou ficas em risco?

      1. Avatar de Paulo Oliveira
        Paulo Oliveira

        Depois de ler os seus comentários anteriores, e deparar-me com este, fiquei com dúvidas acerca da sua linha de raciocinio… Afinal é capitalista ou é comunista? Que eu saiba os comunistas é que defendem coisas dadas… ou será que estou enganado? Ou será que é Capitanista – a nova corrente neo liberal que apesar de não o admitir abertamente (porque será), basicamente defende: o que é meu é meu o que é teu é meu… E eu vou buscar o que é meu por quaiquer meios à minha disposição: meus e do meu “estado”…

  4. Avatar de José A
    José A

    O problema da privacidade, embora negligenciado por uma grande maioria dos utilizadores da internet, é um assunto extremamente importante. Quando as aplicações são gratuitas, a mercadoria são ou utilizadores. Podem saber o que é que o browser recolhe sem se aperceberem utilizando o wekbay e meçam os rastreadores utilizados por exemplo através do coveryourtracks.
    Instalem no vosso browser o Ghostery, o Privacy Badger, extensões que bloqueiam os rastreadores, e voltem a usar as ferramentas anteriores e comparem os resultados.
    Seria importante que o pplware fizesse um post sobre segurança na navegação da web, na troca de ficheiros e mails (encriptação, …)

  5. Avatar de MalicX
    MalicX

    Satisfeito nos restantes 75%. Até porque esse foi um dos motivos para mudar do Cuscoid para iOS.

    Mas o importante é ter opção. Queres ativas, não queres desativas.