Russos processam Netflix por anunciar saída do serviço do país

46 Comentários

A caminho de dois meses de guerra, as sanções sobre a Rússia parecem ainda não ter um efeito prático. Contudo, os russos enfrentam um enorme corte nos muitos serviços que utilizavam no seu dia a dia. Uma das reações mais recentes está relacionada com a saída do Netflix do país. A insatisfação levou a que os russos entrassem com um processo na justiça contra o serviço de streaming de vídeo.

A plataforma anunciou que vai deixar o mercado do país por causa da invasão da Rússia à Ucrânia, levando estes assinantes a iniciar uma ação coletiva contra a gigante americana.

Imagem Netflix sai da Rússia depois da invasão da Ucrânia


Netflix: Invasão da Ucrânia pela Rússia afeta também os russos

A Netflix, que tem apenas cerca de 1 milhão de assinantes na Rússia, suspendeu os seus serviços em março e interrompeu o desenvolvimento e a aquisição de todos os programas de TV e filmes feitos ou encomendados na Rússia.

Os utilizadores mostraram o seu desagrado e estão a reagir. Segundo informações, os clientes Netflix Rússia exigem uma compensação de 60 milhões de rublos, cerca de 680 mil euros.

Hoje, um escritório de advocacia que representa os interesses dos utilizadores do Netflix entrou com uma ação coletiva contra o serviço americano Netflix no tribunal distrital de Khamovnichesky de Moscovo.

O motivo do processo foi uma violação dos direitos dos utilizadores russos devido à recusa unilateral da Netflix em fornecer serviços na Rússia.

Disse o escritório de advocacia Chernyshov, Lukoyanov & Partners, de acordo com um relatório da agência de notícias RIA.

A empresa Netflix não fez comentários sobre a ação coletiva dos espetadores russos.

Em fevereiro, a empresa americana disse que se recusaria a transmitir os 20 canais russos de propaganda aberta que os fornecedores de serviços deveriam hospedar sob uma nova lei a ser introduzida em 1.º de março.

Dada a situação atual, não temos planos de adicionar estes canais ao nosso serviço.

Disse a empresa na época.

Em dezembro, o regulador russo, Roskomnadzor, adicionou a Netflix ao seu registo de serviços audiovisuais porque atingiu mais de 100.000 assinantes.

 

Sanções ao invasor

No mês passado, de forma a repreender a ação criminosa do Kremlin, vários serviços ativaram as suas medidas para sancionar a Rússia. Como medida de reação, um tribunal russo baniu o Facebook e o Instagram no país, rotulando a empresa controladora das plataformas, Meta, de “extremista”.

O acesso ao Facebook e Instagram já havia sido restringido no início do mês, depois que a Meta confirmou que estava “facilitar” as suas políticas de discurso de ódio contra soldados russos e contra Putin em relação à guerra na Ucrânia.

A Meta disse mais tarde que as regras mais flexíveis se aplicariam apenas a pessoas a publicar a partir da Ucrânia.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rato de esgoto
    rato de esgoto

    the pigs squealing… lol

  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Vão me desculpar mas o “câmbio” foi feito de forma errada…60 milhões de Rublos são cerca de 650 mil Euros. Um Rublo vale hoje 0,011 Euros…

    1. Avatar de adbux
      adbux

      Estás enganado. A cotação é de 0.011531, ou seja, 691 860 à taxa atual

      1. Avatar de DB
        DB

        Tanto….pensei que a diferença ia ser de alguns milhões, afinal são tostões

      2. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Antes de escrever os números eu coloquei a palavra “CERCA DE…” por isso o valor não é definitivo e não poderia ser porque as cotações (sejam de moeda,ações,obrigações,etc.) variam ao longo do dia e das sessões. Nunca reparaste que algumas empresas ou moedas valem uma “fortuna” de manhã e estão quase “falidas” à tarde ou determinada pessoa é milionária á hora do almoço e um “teso” na hora do lanche?! Enfim…existe quem pense ser INTELIGENTE quando apenas é ESPERTO!

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Só 1 milhão de subscritores da Netflix na Rússia ?? Portugal é muito mais pequeno e deve ter bem mais.Acho eu,não sei.Fogo,é de admirar. 😐

  4. Avatar de hfilipe
    hfilipe

    Humm .. mas eu como empresa não opero onde quiser ?

    1. Avatar de DangerASA
      DangerASA

      Depende do tipo de contrato que se realizou quando entrou no país.

      1. Avatar de hfilipe
        hfilipe

        Desconhecia. Mas pensei que pudesse deixar de operar mais facilmente. Compreendo a parte de quem já pagou a subscrição, ter no limite de ficar com acesso até final da mesma. Mas depois de anunciar que não iria disponibilizar serviços, não vejo problema.

  5. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Se sair a meio de uma subscrição está levando o dinheiro deles (clientes) mas impedir mais subscrições durante um mês e sair não há razão para abrir queixa

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      Foi exactamente o que eu pensei, uma coisa era não renovar serviços e “fechar a porta” quando não tivesse contractos activos, outra é sair com contratos activos prejudicando os clientes.

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Volto a frizar, este tipo de sancoes so esta a afectar os russos e nao o Putin. Entao para que prejudicar as pessoas ? Ja se viu que segundo as noticias Putin nao esta a parar com a ofensiva, por isso estas coisas fazem-lhe cocegas para eles. Em todo o caso os russos podem processar e esse processo vai para onde ? Algum tribunal europeu ?

    1. Avatar de PovoManso
      PovoManso

      São as pessoas que devem exigir mudanças nas politicas do seu governo, manifestações ou em ultimo caso um golpe de estado por parte dos militares, já deveria ter acontecido.

      Em Portugal por exemplo ninguém se manifesta, e por isso temos a carga fiscal mais elevadas de todos os tempos, e o povo continua a votar nos mesmos.

    2. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      das 2 uma, ou o povo Russo sai de lá e deixa o Putin sozinho ou que comece a puxar para a guerra civil e acabar com esta palhaçada a partir de dentro.

    3. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Se lhe afetar as filhas então também lhe vai afetar 😛

    4. Avatar de pipapapigrafo
      pipapapigrafo

      Se o putin é presidente (vitalício) da Russia, então é por responsabilidade dos russos. Se os russos o querem no poder então têm se responsabilizar por isso.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Isto significa que todos os portugueses que viveram entre 1961 e 1974 também eram/são responsáveis pelos crimes cometidos na guerra de ultramar?

        1. Avatar de pipapapigrafo
          pipapapigrafo

          Nós portugueses acabamos por retirar o fascismo do poder e até hoje (a maioria de nós) celebramos esse feito com orgulho, no dia 25 de Abril.
          Seriamos responsáveis se deixassemos o Fascismo continuar no poder.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Essa teve piada, como se o nosso actual presidente da república não trocasse correspondência com o Marcelo Caetano.

          2. Avatar de pipapapigrafo
            pipapapigrafo

            Já chegaram ao ponto de associar o Marcelo ao regime fascista. Enfim, iluminados.

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Estás a dizer que a carta escrita por Marcelo Rebelo de Sousa a Marcelo Caetano é falsa? É assim tão difícil de acreditar quando o pai deste era político do Estado Novo e o Marcelo Caetano era padrinho de casamento deste?

        2. Avatar de Artur
          Artur

          Claro que sim, nem que seja por omissão (carneirismo!).

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Claro que não, ridículo quem mistura povo com o governo.

        3. Avatar de Memória
          Memória

          @Nuno V e @Artur
          Essa é uma questão muito complicada. Eu parto do princípio que toda a guerra e tudo o que é feito ou não feito que torna a guerra (praticamente) inevitável é um crime.

          Outra questão é a dos criminosos de guerra, que no caso de Portugal (e em geral) nunca são identificados e severamente castigados.
          Em Portugal (mas não só) a memória é muito fraca, e geralmente envolta em brumas

          Este Marcelo?
          *Para mim* é uma espécie de catavento. Em Portugal diz-se “é para o que agora está a “dar”, um fraco rei que faz fraca a forte gente (Camões)

          Na Holanda diz-se “para onde o vento vai é para onde vai a minha saia”

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      As sanções só estão a provocar um afastamento rápido da Rússia e do seu povo da restante Europa, EUA, Canadá, Japão e Austrália. Têm o restante mundo por explorar. Tanto que foram feitos novos acordos com países, como a Arábia Saudita e Índia, países de África, América central e do sul…
      Vendem o seu petróleo a 30 e 40 $ o barril.

      Embora perceba a estratégia de tentativa de isolar a Rússia, o Putin já devia estar preparado para isso. Até voltou a indexar o Rublo ao ouro. E o tiro do “ocidente” pode sair pela culatra!

      O resultado é uma escalada de preços na Europa, escassez de alguns produtos, instabilidade geral, inclusive nas moedas Euro e Dollar.

      Lembrar de que perante a realidade bélica nuclear russa e a sua história, diria que a forma adequada de lidar com eles é a negociação. A outra opção traz a questão existencial deles, o que implica a de todo planeta.

      E quanto mais se adiar a negociação, mais sofrimento e destruição haverá na Ucrânia. E resta-lhes a fuga, infelizmente!

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Não se negoceia com ditadores. Essa tua ideologia da negociação deriva do político capitalista que depende dos votos da população e da entrada de capitais. Putin e Xi jinping, querem poder puro e duro.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        O horror, o drama, a tragédia! Na realidade nem todos esses lugares e países estarão dispostos a aturar os russos, fora um ou outro depósito de lixo adora tiranetes aldrabões. Sem dúvida que a Russia está a cada dia mais rica, mas (há sempre um “mas”) o seu pib é bastante menor que o português, a economia no seu todo estará ao nivel da Espanha (isto, para não andar muito), o que é estranho visto que é só o maior país do mundo, cheio de recursos naturais e tem uma população próxima dos 150 milhões, portanto, a mais numerosa da Europa!

        1. Avatar de Memória
          Memória

          Há sempre quem goste muito de fake news, às vezes países inteiros

          https://greekcitytimes.com/2022/03/01/fake-news-ghost-of-kyiv/

          . . . “Ukrainian President Volodymyr Zelensky said: “All border guards died heroically but did not give up. They will be awarded the title of Hero of Ukraine posthumously.” . . .”

          1. Avatar de Patati
            Patati

            Facto é que o navio já foi pró car*lho.
            Bom sítio para mandar os pro-Putin.

      3. Avatar de Rogerio Paulo
        Rogerio Paulo

        Não se pode negociar com ditadores… Quer dizer então que se Putin invadir a Suécia, vamos negociar… Invade a Finlândia , vamos negociar… O tutano da questão prende-se com o PIB per capita, ou seja, a capacidade de produção por habitante. Ucrânia e Rússia conseguem ter PIB per capita inferiores a Portugal. O problema de Putin é a ocidentalização da Ucrânia, a absorção dos costumes europeus, alavancada pelo espirito de produção, o que leva ao aumento do seu PIB face à Rússia. Para Putin, o sucesso da Ucrânia é o seu insucesso porque rapidamente os russos vão começar a fazer comparações sobre a qualidade de vida. Lembrando um pouco as antigas RDA e RFA. A resposta só pode ser isolar a Rússia do mundo ocidental e do continente norte americano. Os russos criticam o ocidente mas os filhos dos seu oligarcas vivem quase todos cá… Hipocrisias…

  7. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Estas sanções servem apenas de propaganda aos EUA que desde que começaram com as ditas “sanções” aumentaram o volume de compra de petróleo e gás á Rússia. Também de salientar que a Rússia em apenas 1 mês teve um aumento significativo de cerca de 30 biliões em vendas de produtos. Estas supostas “sanções” estão a funcionar bem para os EUA e a destruir completamente a economia da UE que continua a enviar armas em vez de procurar uma solução que funcione para todos como sempre fez. Algo cheira a podre na UE…

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      “um aumento significativo de cerca de 30 biliões em vendas de produto” link sff

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Baseia-se no quê? Não se esqueça que a Rússia está a vender esses recursos naturais – outros não tem, além de um exercício bem armado… )! A UE tem muitos defeitos, mas pelo menos, ainda temos liberdade e alguma democracia – que já foi maior é um facto, está a ficar refém de extremistas de esquerda e direita que convém combater.

    3. Avatar de pipapapigrafo
      pipapapigrafo

      Secadegas fornece lá os links.

  8. Avatar de jk
    jk

    A russia vai se queixar a quem???
    lol
    Ate pode processar o mundo inteiro acho que ninguem os vai ouvir

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Claro. Vai quando muito receber umas palmadinhas cínicas da China e fins-do-mundo afins.

  9. Avatar de Memória
    Memória

    Vocês deviam dar uma olhada no Google

    convert euro to dollar
    convert euro to ruble
    ruble to euro graph

    https://www.statista.com/statistics/412824/euro-to-ruble-average-annual-exchange-rate/

  10. Avatar de Memória
    Memória

    “Porque não?” – Slogan da Agência de Turismo dinamarquesa 🙂
    Simples turismo de acidentes. quem não queria ter visto as Twin Towers a desabarem?

    O Euro está a perder valor – E em breve a valer o mesmo (ou menos) que o dólar, também a perder em relação ao rublo. Os célebres “tiros nos pés” . . .

    Eu devia ter comprado rublos, e/ou ouro e (mais) prata quando não era ainda tudo tão “traceable” como agora
    🙁

    1. Avatar de Patati
      Patati

      Tu devias era ter vergonha na cara.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Há aqui algo que me escapa.
    Os Russos estão chateados com a Netflix mas porquê?
    Eu nunca tive Netflix e vejo tudo o que é Netflix, Disney, HBO, etc.
    Se eu consigo eles tb conseguem…
    E ainda por cima, mais barato…
    Mania de reclamar só porque sim.
    Quem não tem cão para a caça leva o gato, sempre é melhor que nada.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Porque nao fazem o mesmo aos paises membros da Nato ???

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Ladrão que rouba a ladrão devem ir ambos para a prisão

  13. Avatar de Sed
    Sed

    Que sorte os russos tem, a netflix deveria sair do meu país tb. so filme lesco lesco, e hxh.

    e fora os lixos de bollywoood, coreanos, chineses filmes….quem paga netflix é trouxa.