Altice, NOS e Vodafone admitem desligar rede 3G

50 Comentários

Quando se fala em redes celulares ou redes móveis, o foco nos dias de hoje é na rede 5G. No entanto, como sabemos, continua a existir serviço por parte das operadoras na rede 3G e 4G.

Face à cobertura da rede 4G e avanços no 5G, as operadoras admitem desligar a rede 3G e também.

Altice, NOS e Vodafone admitem desligar rede 3G


Em outros países a rede 3G tem vindo a ser desligada….

A Altice, NOS e Vodafone admitem desligar rede 3G e a rede 2G, mas ainda não há calendário segundo revela o Dinheiro Vivo. As empresas de telecomunicações têm vindo a acompanhar o que está a acontecer a nível internacional, mas ainda não têm um calendário definido para descontinuar o sinal das redes mais antigas.

Fonte oficial da Altice Portugal referiu que…

Com a migração para as novas gerações é natural que, a devido tempo, se avaliem cenários já em implementação pela Europa de phase-out [descontinuar] progressivo das redes menos eficientes como é o caso do 3G

A mesma fonte referiu que a rede 4G da Altice “já cobre 99,7% da população portuguesa”, realçando que está a promover a sua utilização. Além disso, a empresa “está a trabalhar para garantir maior cobertura da população em 5G”, mas não revela quanto do país já é coberto com 5G da dona da MEO.

Para a NOS há “uma tendência mundial” e são já “dezenas os operadores que anunciaram ou desligaram as suas redes 3G”. Fonte oficial explica que isso está a acontecer porque “as gerações de comunicações móveis subsequentes ao 3G a substituem com melhor desempenho a todos os níveis, inclusivamente ambiental, com uma eficiência energética superior, dada a conversão do espetro 3G em 4G e 5G, traduzindo-se também numa melhor experiência de utilização para o consumidor”.

Relativamente à NOS, mais de 90% do tráfego de dados da NOS é suportado na rede 4G e 5G, com menos de 10% a utilizar os serviços na rede 2G e 3G.

Altice, NOS e Vodafone admitem desligar rede 3G

Também a Vodafone Portugal admite acabar com o 3G, e talvez o 2G. “Em função da migração de clientes para outras tecnologias, 4G e mais recentemente 5G, [as tecnologias 2G e 3G] serão passíveis de encerramento no futuro, como se tem observado em outros países, com a consequente realocação dessas frequências para as tecnologias que garantam acrescida eficiência e qualidade de serviço para os consumidores, afirma fonte oficial.

A tecnologia móvel 3G tem por objetivo o suporte a uma ampla gama de serviços, que vão desde o suporte a aplicações multimédia (vídeo, áudio, dados) ao acesso a vários serviços disponíveis na Internet (WWW, correio eletrónico, comércio eletrónico, etc).

Existem um conjunto de tecnologias que se enquadram nos sistemas 3G e das quais se destacam o UMTS, WCDMA, EV-DO e HSPA (3.6 e 7.2).

 

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AJ
    AJ

    trocavam todos os TPA’s do comercio do pais para uns 4G? e os velhotes com os seus nokias 2G?

    1. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Boas AJ, sou apenas mais um que “acho que” 🙂 mas já vi no TLM aparecer o 2G em estradas municipais.

      1. Avatar de Aiai
        Aiai

        E nalgumas nacionais, em determinadas zonas do país, nem sinal existe.

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      São operadores que fazem negócio, não são a santa casa da misericórdia.

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Não são a misericórdia mas se querem fazer negócio no nosso país devem servir as pessoas em primeiro lugar.

  2. Avatar de IUR
    IUR

    Tratem de assegurar 100% de cobertura do território nacional para o $G e depois podem desligar o 2G e 3G.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      +1
      ha tantos lugares e aldeias onde nem o 2G ainda chega e falam em desligar essas frequencias? Tratem primeiro de resolver essa falta de cobertura antes de passar à tecnologia seguinte.

      1. Avatar de Scp
        Scp

        Podem é dar logo cobertura de pelo menos 4G sem ter que dar rede de 2G e 3G.

        1. Avatar de André Silva
          André Silva

          A maior parte dos telemóveis não suporta Volte, ou seja chamadas via 4G, vai sempre de uma frequência 3G ou 2G para efetuar a chamada.

      2. Avatar de Gomes
        Gomes

        Se há lugares e aldeias que não têm cobertura 2G, então nem vão dar por ela pelo seu desligamento…

        1. Avatar de Tiago Ferreira
          Tiago Ferreira

          +1

  3. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Hmmm não sei se por aqui vai dar muito resultado, sei claro que as coisas tem de evoluir, mas ainda há quem tenha telemóveis só com 3G, ou locais que mal 4G dá….

    Não vai ser fácil tirar o 3G

    1. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      Quem é que usa telemóveis com 3G? O grande problema é que em qualquer zona rural a cobertura 4G é uma porcaria de todo o tamanho. Numa estrada com 2km no meio da serra onde moro perdes sinal em metade das curvas, e estou a 10km em linha reta do Porto.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Tenho a discordar um bocado, ainda tem muita gente que usa telemóveis 3G, que apenas suportam o 3G e o 2G.
        Para não falar os terminais TPA ou dos multibancos, tem certas zonas que acredito que eles comunicam por 3G ou até 2G…

      2. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
        Luis Henrique Santos Silva

        Pessoas mais velhas, a minha sogra ainda tem um nokia com teclado físico, ainda há muita gente com esses telemóveis e poucos tem 4g

      3. Avatar de André Silva
        André Silva

        Eu estou ao lado de uma autoestrada, e não tenho rede meo.
        Telemóveis 3G? O meu tem de estar em 3G senão não recebo chamadas. E esta sempre a comutar entre 2G e 3G

      4. Avatar de nuno a
        nuno a

        todas as operadoras tem telemoveis 2g á venda para um publico maioritariamente idoso é só procurares, os meus avós tem os 2 cada um um nokia daqueles basicos comprados no inicio do ano e são telemoveis 2g nem 3g são . tens aqui o link para veres como exemplo, e estamos a falar de telemoveis á venda em 2022 : https://loja.meo.pt/Equipamentos/Telemoveis/Nokia/130-DS?cor=Preto&modo-compra=PromptPayment&search=MontraLoja

  4. Avatar de Jáeramosredefraca
    Jáeramosredefraca

    Na minha zona ainda existem locais com 3G e, GPRS apenas

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      Mudas de operador que deve resolver o problema.

  5. Avatar de Aster
    Aster

    Eu mesmo com tlm 5G, na zona que me encontro , e sendo NOS, 5G nem vê la, quando muito por vezes lá tenho 3g

    1. Avatar de cc
      cc

      O telemóvel até pode ter 20G se não tivermos numa zona com cobertura da mesma chapéu

  6. Avatar de Algo
    Algo

    “as gerações de comunicações móveis subsequentes ao 3G a substituem com melhor desempenho a todos os níveis, inclusivamente ambiental”

    Nem para mentir com criatividade servem.

    Eu não concordo com a medida, mas só prova como o objeto é encaminhar as pessoas ao 5G sem considerar os gostos dos consumidores.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Eu entendo que custe muito dinheiro para manter 4 redes, mas as coisas têm de ser bem feitas, não é só desligar porque sim. De facto as redes móveis subsequentes ao 3G têm melhor desempenho, ainda à poucos anos estive numa terra em que a Altice tinha apenas 2G (a NOS e a Vodafone tinham 4G) e nem o raio do tempo numa app do telemóvel eu conseguia consultar.

  7. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    em vez de se preocuparem com os G o raio que o parta, tratem é de melhor o serviço principalmente a Vodafone , Palhaçada autentica. Enfim somos todos um numero que não somos nada.
    Devíamos juntar todas as pessoas e não pagar durante 1 Mês a fatura ia ser lindo.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Primeiro tratem de levar cobertura 4G de qualidade e 5G estável e depois sim podem pensar em desligar o 2G e 3G.
    Poderiam fazer como na Alemanha, apenas desligaram o 3G, e deixaram o 2G ligado. Parece que não mas ainda temos alguns equipamentos que usam a rede 3G ou a rede 2G para efetuarem comunicações, e sem falar em terminais TPA ou até terminais Multibanco.
    Para também não falar que os serviços de telefonia fixa por rede móvel (Vodafone e NOS, são as únicas que conheço terem essa opção), como iriam se proceder sem o 2G/3G? E os atuais clientes que não tivessem cobertura de 4G ou 5G pra efetuar chamadas, como se procederia?

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      A meo nos novos sites (antenas) parece que já só instala 2G + 4G e 5G caso aplicável

  9. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    A Altice tem uma rede de mer**, se desligarem o 2G e o 3G fica ainda pior. No fim de semana passado estive num supermercado num grande concelho do Ribatejo e não tinha rede da Altice, nem sequer 2G, e na rua pouca rede se apanha tb. Desliguem isso que vão ver o chuto no rabo que levam.

  10. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    Em pleno centro da cidade de Castelo Branco a Altice tem sinal fraco 4G enquanto que no segundo sim Vodafone tenho sinal máximo… Parece que estão a gozar

  11. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se usarem o espectro para melhorar o 4G ou o 5G, acho que faz sentido.
    Mas mesmo onde existe 4G, o 2G/ 3G por vezes é a única alternativa viável em termos de sinal.

    Quanto a quem não tem equipamento compatível com 4G/ 5G… vai ter de se modernizar ou saltar fora. Em alguns países tanto o 2G como o 3G já foram desligados… e as pessoas lá também tiveram de se adaptar às circunstâncias.

    Admira-me com a pressão do 5G não estarem já a falar em desligar também o 4G e só deixar o 5G e usar o espectro rádio todo no 5G.

    De referir que os operadores em Portugal ainda não decidiram desligar nada! Para já é só conversa.

    1. Avatar de António Gonçalves
      António Gonçalves

      Uau

  12. Avatar de honey
    honey

    espero que se acabe o mais depressa com o 3g , para que o meu padrinho
    me dê o telemovel dele que ja nem serve para nada 🙂

    1. Avatar de honey
      honey

      acho que se deve acabar com os 3g as empresas angolanas precisão de equipamentos em segunda mão 🙂

  13. Avatar de PM
    PM

    A NOS desligar o 3G? Bahhh….Não acredito. A minha esposa tem NOS da empresa, vivemos no centro da Maia e as vezes nem rede (3G) tem. Eu tenho Vodafone e sim tenho 5G, Por isso a desligar que desligue a Vodafone.

  14. Avatar de Antonio
    Antonio

    Ridiculo!Se desligarem 3g desisto de vender cartões sim e usar terminal de pagamento de mb ma zona onde trabalho. Tudo fica obsoleto!Ainda querem um futuro sustentável…Querem é vender,vender e ir aos bolsos do povinho.Chega!!!

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      O 4G está em Portugal à 11 anos… Grande parte das pessoas deve ter trocado de telemóvel umas 3 ou 4 vezes desde então.

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        Gente consumista e meninos de cidade! Portugal tem mais rural que cidades sabias? Áreas que se te perdes não vais ter 4g para te salvar…

        1. Avatar de Gomes
          Gomes

          Não se preocupe. Duvido muito que desliguem o 2G, e esse é o serviço básico para fazer chamadas ou mandar SMS. O 3G é que deve ir de vela.

      2. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Deves ter gente rica na tua família…. Nem todos podem mudar de telemóvel. No meu caso só mudei porque o meu anterior começou avariar e se este avariar volto a usar o meu sony ericsson 3xx que é gsm.

  15. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Mais uma notícia com fundo de experiência social. Vamos lançar a notícia, não nos comprometemos com a fonte e estudamos a reação. Quando aceitarem a ideia, colocamos a solução. Que problemas de comunicação só são possíveis de resolver com o 5G? Qual crise económica?

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Tal e qual! 😉

  16. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Não me interessa se cobre 99,7% da população portuguesa, o que me interessa é que haja rede nos campos fora das cidades. E para isso o 3G é muito bom.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      exactamente
      em muitas zonas/aldeias do alentejo apesar de terem antenas em outras aldeias perto e dizerem que é 4 e 5G so funciona o 3G e algumas vezes e 2G
      la vão começar as reclamaçoes de novo
      la vamos ficar sem rede de novo na casa

  17. Avatar de JL
    JL

    A cobertura é deficiente, sempre foi, ainda é, e já foi muito pior. Querem desligar o 3G?

  18. Avatar de Tiago Batista
    Tiago Batista

    Consigo aceitar que desliguem o 3G para MELHORAR o 4G e 5G, agora acho que o 2G deveria ser mantido.
    Como disseram, o 4G saiu há 11 anos, duvido que ainda ninguém tenha pelo menos um telefone compatível com 4G.
    Muito terminal multibanco é 2G e não há motivo para actualizar se funciona bem, agora se for mesmo para melhorar o 4G e 5G, compreendo que desliguem apenas o 3G.

  19. Avatar de António Gonçalves
    António Gonçalves

    António Gonçalves em v.ngaia há sitios da nos só funciona com 3g depois é só recindir contratos a nos numa garagem no-1 -2-3 não há rede e a Vodafone tem o cliente paga e fazem o querem isso é que era bom já istou reformado não me interessa problemas fidelidade para o lixo.

  20. Avatar de António Gonçalves
    António Gonçalves

    é pura verdade em lavadores e jardins da Arrábida ha 2anos

  21. Avatar de António Gonçalves
    António Gonçalves

    Uau

  22. Avatar de António Gonçalves
    António Gonçalves

    Eu não tenho nada contra ninguém até sou cliente nos há muitos nos tenho 67 anos ha informação conta muito com o cliente partes com boa rede e outras etc.com respeito ao 2g 3g 4g 5g nem toda a gente tem bons telemóveis temos de dar tempo ao tempo não é precionar as pessoas há muita miséria em Portugal e a população está envelhecida não está preparada para inovações muito rápidas temos de nisso.Obrigada pela vossa atenção

  23. Avatar de André Silva
    André Silva

    A questão é que usar serviço de dados 3G na altice meo é um suplicio porque a capacidade neste momento é nula. Se mudar par 4G salta para os 300 mbps, porque será?
    Os TPAs funcionam em 2G que chega e sobra e volta a dar duas vezes.

  24. Avatar de carlos
    carlos

    Vivo a 30km de Lisboa, e nem 3G tenho de nenhum operador.
    Passa-me ao lado