Nokia anuncia que também suspendeu os seus negócios na Rússia

13 Comentários

A lista de países que viraram as costas à Rússia já vai bastante longa, uma atitude que começou a acontecer praticamente logo após os primeiros momentos da invasão do país de Vladimir Putin à Ucrânia.

Desta forma o nome mais recente a juntar-se a este conjunto de marcas foi a Nokia, que anunciou oficialmente que vai então suspender os seus negócios na Rússia.



Nokia vai abandonar a Rússia

O dia desta terça-feira (12) começou com o anúncio da Nokia de que iria também ela suspender os seus negócios na Rússia, devido à guerra contra a Ucrânia.

A popular empresa finlandesa de equipamentos e de telecomunicações vai então sair do mercado russo, seguindo assim os passos da sua concorrente sueca Ericsson, que também fez o mesmo anúncio na segunda-feira (11). E apesar de muitas outras empresas terem ‘apenas’ implementado sanções ao país de Vladimir Putin, a Nokia afirmou que deixar a Rússia era a única opção.

Numa entrevistam, o CEO da marca, Pekka Lundmark, referiu que:

Simplesmente não vemos nenhuma possibilidade de continuar no país com as atuais circunstâncias.

O executivo acrescentou ainda que a Nokia vai continua a apoiar os seus clientes durante a saída da Rússia, mas ainda não conseguiu dizer com certeza quanto tempo vai demorar até que a retirada esteja concluída.

Por outro lado, a Nokia entende que esta decisão poderá não afetar as suas perspetivas para este ano de 2022. Além disso, adiantou que as provisões para o primeiro trimestre devem rondar os 100 milhões de euros.

No entanto, de acordo com o CEO, a saída da Rússia deverá afetar cerca de 2.000 trabalhadores, sendo que muitos desses poderão ter ofertas de trabalho noutros países. A empresa conta com cerca de 90.000 funcionários em todo o mundo. E segundo o executivo:

Muito teria que mudar antes que seja possível considerar novamente fazer negócios no país.

Desta forma, a Nokia e a Ericsson juntam-se agora à vasta lista de outras marcas, especialmente do ramo tecnológico, que estão a mostrar o cartão vermelho à invasiva da Rússia contra a Ucrânia, a qual já dura há quase dois meses. Curiosamente, recentemente a Rússia também mostrou que não concorda com o interesse da Finlândia e da Suécia em aderir à aliança da NATO.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Falam em Nokia e depois mostram equipamentos da empresa HDM Global que por acaso usa a marca “Nokia” nos telemoveis mas que já nada tem de relacionado com a Nokia

  2. Avatar de Manso
    Manso

    A Nokia ainda é relevante para alguém?

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Para ninguém mesmo, aliás, os 90000 empregados de que fala acima passam o dia a fazer croché e a jogar Fortnite.
      Claro que é relevante, é relevante para os milhões de pessoas que usam as suas redes para comunicar. Pode até ser relevante para ti e nem o sabes.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Um telemóvel não é um rádio amador. Para que as redes existam é preciso umas coisas pelo meio… e aí temos a Nokia, a huawey, a alcatel e outras que o comum dos ignorantes não conhece mas usa mesmo sem conhecer.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Os telemóveis da Nokia continuam a vender bem e a Nokia atualmente é uma empresa lucrativa.

  3. Avatar de Roy Almaister
    Roy Almaister

    Esses “telélés” que mostram na primeira foto prestam para alguma coisa como fazer chamadas e SMS?

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    PorcoDoPunjab não é adivinho ou bruxo como o Nuno Rogeiro que sabe tudo, de tudo e mais que todos.

    O que eu sei é que a bilha de gás que uso cá para casa já subiu de preço uns dez paus em pouco tempo.
    Esses cavalheiros que decretam as sanções, para eles o gás custar 20 paus ou 200 é o mesmo.
    Mas para o comum dos mortais as coisas piam diferente.

    É o combustível, é o gás, é a electricidade, é o preço nos supermercados estar sempre a aumentar e assim só do que me lembro.

    Será que estas luminárias alguma vez pensaram que as sanções poderão ter um efeito contrário ao pretendido?
    Poderá acontecer que o povo russo ao ver-se assim atacado se una ainda mais ao redor de Putin?
    Li algures que a popularidade dele está mais alta que antes.
    Será que a empresa que fez a sondagem lá é a mesma que dava a vitória ao Medina por 15 a 0 ao Moedas?
    Se calhar é…

    Será que pode vir a acontecer a Rússia virar as costas definitivamente ao Ocidente e concentrar-se apenas no continente asiático e outros para escoar os seus produtos?

    Será que a Europa consegue arranjar alternativa viável à energia vinda da Rússia?
    Não vai ser com o gás vindo dos EUA, bem mais caro, que a Europa vai fazer a festa.
    Quero ver quando o pessoal bater o dente de frio no norte da Europa o que é que os iluminados de lá irão dizer.

    Eu não estou a defender ninguém ou atacar quem quer que seja.
    Apenas digo e volto a repetir que quem está a pagar por tabela são as pessoas comuns.
    Os senhores políticos têm combustível à borla, motorista, despesas todas pagas e etc.
    À borla, não, os otários pagam.
    Pagam e não bufam.
    Ai aguentam aguentam..

    Quem faz as compras para casa sou eu e sei muito bem do que estou a falar.
    Não vivo com os papás, que pagam tudo.
    Quem paga tudo sou eu e não estou a gostar nada do rumo que isto está a levar.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

    1. Avatar de Patati
      Patati

      A narrativa de o aumento do preço dos combustíveis e da energia se deve às sanções à Rússia não confere.
      O preço do petróleo (barril de Brent) está a subir desde Abril de 2020 (estava a $25, tinha caído porque a pandemia tinha reduzido a atividade). Antes da invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro, estava a $100. Subiu, mas hoje está a $103.
      Vê-se escolhendo 5 anos.
      https: //eco.sapo.pt/2022/03/28/precos-do-petroleo-aliviam-4-para-112-dolares-o-barril/
      Os preços também já estavam a subir. Dizer que a alta alta dos preços resulta das culpa sanções – que são necessárias para travar a invasão russa, é uma narrativa pró-Putin como qualquer outra.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        É tudo narrativas pró-Putin, e ao contrário também

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Patati, vc tem noção de alguma vez ter havido aumentos de quase 20 cêntimos de uma assentada só?
        Não? Pois eu tb não…
        Diga me lá o que coincidiu com esses aumentos?
        Foi isso mesmo, a guerra na Ucrânia e as sanções seguintes…

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

        1. Avatar de Patati
          Patati

          Vc refere a guerra na Ucrânia (não é guerra é é invasão) e as sanções.
          Lê-se o seu post e as sua diatribes são contra os “cavalheiros que decretam as sanções”. Nem uma palavra contra a guerra/invasão.
          Vc é um filho-de-Putin de falinhas mansas. Pagam~lhe em rublos ou em bilhas de gás?
          Atenciosamente..

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Em breve: “The Hunger Games”, mais uma “Narrativa pró-Putin”.

      1. Avatar de Patati
        Patati

        Pensas que sabes, mas não sabes.
        https ://expresso.pt/opiniao/2022-04-13-A-guerra-na-Ucrania-um-assalto-silencioso-ao-mundo-em-desenvolvimento-a5b6a7dd