Quer mudar a barra de tarefas no Windows 11? Esqueça, a Microsoft não acha importante

21 Comentários

As mudanças que o Windows 11 trouxe focaram-se principalmente na sua interface e na barra de tarefas, com todas as suas opções. Estas estão ainda a ser desenvolvidas, mas há já muito que está visível para os utilizadores.

Algo que parece demorar a chegar são algumas das opções que existem já hoje noutras versões. A Microsoft trouxe agora uma má notícia para os utilizadores ao revelar que muitas vão ficar de fora, por não as achar importantes.

Windows 11 Microsoft barra tarefas menu iniciar

A cada nova build do Windows 11 é possível ver mudanças importantes neste sistema. São pequenas alterações que os utilizadores apreciam e que vinham a pedir há já algum tempo para este sistema.

Muitas destas focam-se na barra de tarefas e no menu iniciar, onde estão em falta algumas opções consideradas básicas. A má notícia agora recebida via Reddit deita por terra muito do que vinha a ser pedido pelos utilizadores.

Microsoft replied about bringing back option to change taskbar location (More details in comment)
byu/Unusual-Cap4971 inWindows11

Numa publicação feita nesta plataforma foi revelado que a Microsoft entende que a possibilidade de mover a barra de tarefas é considerada secundária. A gigante do software entende que não é importante e que se deve focar em outras áreas.

Quando se trata de algo como realmente poder mover a barra de tarefas do Windows 11 para diferentes locais na tela, há vários desafios com isso. A marca entende que isso não é o que a maioria quer e mostra os desafios que isso representa.

Quando você pensa em ter a barra de tarefas à direita ou à esquerda, de repente o refluxo e o trabalho que todos os aplicativos precisam fazer para entender o ambiente é enorme.

Curiosamente, esta é uma das mais pedidas e votadas opções para serem criadas. Parte da justificação da Microsoft cai assim por terra e não fica clara a razão pela qual esta funcionalidade tende a tardar em surgir.

Não fica claro se este é apenas um atraso ou se esta capacidade de mover a barra de tarefas desapareceu de forma permanente. A verdade é que a maioria quer esta possibilidade e a Microsoft insiste em não a criar para o Windows 11.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Otioobvio2
    Otioobvio2

    mudar a barra para quê nunca fez sentido algum mudar a barra de sitio, oculta-la é sempre uma opção…

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Nunca fez sentido de acordo com a Microsoft. No entanto, há quem goste de a ter em cima (tipo Mac OS) ou num dos lados. Vais ver que vão acabar por alterar o comportamento da barra de tarefas daqui a umas atualizações. A razão para não permitirem o comportamento anterior, é devido à funcionalidade dos widgets (que a maioria das pessoas nem usa) e a “complexidade” de a manter user-friendly.

      1. Avatar de Otioobvio2
        Otioobvio2

        o mudar a barra já vem dos primórdios do Windows, no entanto, apenas uma pequena minoria é que gosta de ganhar manias de usar a barra noutro local só porque sim, quando 99% dos utilizadores a usa em baixo.

        logo, dificilmente a Microsoft irá voltar atrás nesta decisão, simplesmente mentalizem-se disso.

        1. Avatar de :-)
          🙂

          Discordo plenamente, no Feedback Hub, o “issue” com mais votos é precisamente este. Garanto-te que vão voltar incluir esta funcionalidade brevemente. O Windows é que tem de se adaptar ao workflow dos utilizadores, não o contrário. Se a Microsoft ainda não aprendeu isto em não sei quantas décadas, é bom que o aprenda rapidamente.

          Também não entendo por que raio havias de concordar com esta decisão da Microsoft, visto que só limita as opções do utilizador, algo que devia de ser uma bandeira vermelha até para os utilizadores mais desatentos.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Não é realmente uma das configurações mais urgentes nem nada que atrapalhe a forma de trabalhar com o computador,mas…eu,pessoalmente,no “10” sempre utilizei a barra de tarefas na parte superior do ambiente de trabalho e oculta! No fundo apenas uma opção…ou “mania”!

    3. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Até compreendo que não seja uma configuração MUITO importante e que em nada “atrapalha” o trabalho no PC,mas…eu.pessoalmente,sempre utilizei a barra de tarefas na parte superior do ambiente de trabalho e “oculta”! E se essa opção regressar vou continuar…”manias”!

    4. Avatar de nuno a
      nuno a

      sempre utilizei a barra em cima e nunca em baixo, se os menus de todos os softwares estão em cima , por que raio tenho de deslocar o rato ate a parte de baixo quando necessito saltar entre softwares?? no teu caso por não ser necessário mas para muitos profissionais é uma opção básica que melhora muito a utilização do sistema

    5. Avatar de RM
      RM

      Ó tio Obvio, tens uma costela de Putin, como tu gostas em baixo já não pode haver mais opiniões..
      Pois eu digo-te, se 95% das opões estão nos 2/3 cm da parte de cima do ecrã não faz sentido nenhum a barra estar em baixo devia estar em cima como eu e milhares de pessoas usam.
      Os separadores de internet estão em cima, a barra de endereços esta em cima, a barra de favoritos esta em cima, os botões de interação com as janelas estão em cima, por que raio é que a barra de tarefas tem de estar em baixo? para perder tempo a deslocar o rato para cima e para baixo!..

  2. Avatar de João
    João

    Já que a Microsoft está TÃO apaixonada pelo Linux é pelo open source talvez um dia adopte o KDE Plasma…

  3. Avatar de Tekman
    Tekman

    Ainda mais lamentável é o que aconteceu com o menu Iniciar.
    Quando mudo do meu PC com Windows 10 para o portátil com 11 e abro o menu Iniciar, é sempre uma desilusão e pergunto-me porquê retirar tantas opções: não há tiles dinâmicos com notícias ou a previsão do tempo como tenho no PC, não há forma de alterar o tamanho dos ícones, metade do menu está ocupado com recomendações que ninguém pediu… e não é possível aproveitar o espaço para ter mais ícones, não é possível redimensionar o menu, etc etc.
    Já no lançamento do Windows 8 tinham feito isto, lançar um produto muito inacabado, e voltam a repetir o erro.

    1. Avatar de Otioobvio2
      Otioobvio2

      sim de facto é mais importantes, como remodelar o menu iniciar, do que ter a barra de tarefas flexível só porque sim.

      Ao fim ao cabo a Microsoft nunca desilude, lança uma versão boa outra má, portanto, nada de novo até aqui.

  4. Avatar de PTO
    PTO

    A Microsoft tem razão.
    Isso tem a urgência e importância de uma viola num enterro.

  5. Avatar de k
    k

    Quer mudar a barra de tarefas no Windows 11? Instala o ExplorerPatcher e não penses mais no assunto. Aliás, isto já nem é assunto.

    https://github.com/valinet/ExplorerPatcher/releases

  6. Avatar de Toze'
    Toze’

    Agora quando uso o Chrome num portátil com w10, vai sempre abaixo e reinicia. Mas no Edge corre tudo bem. E’ mais uma sabotagem da Microsoft.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Isso já são teorias da conspiração…

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    “A verdade é que a maioria quer esta possibilidade e a Microsoft insiste em não a criar para o Windows 11”
    A maioria de quê?

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      “Maioria” não será o termo correto, mas tal como está no texto: «esta é uma das mais pedidas e votadas opções para serem criadas», no Feedback Hub do Windows.

  8. Avatar de Daniel Duro
    Daniel Duro

    Microsoft deu cabo do menu iniciar desde que saiu o Windows 8 e cada vez o torna mais inútil a cada actualização.
    Para quem, como eu, detesta e sempre detestou este menu iniciar aconselho vivamente a aplicação StartAllBack. Altera totalmente o menu inicial e barra de tarefas para o do Win10 ou Win7.
    Aplicação é paga mas encontra-se facilmente noutros locais. 😉
    Existem outras grátis tipo OpenShell (antigo classic shell) mas este somente sobrepõe um menu por cima do ícone do Win11, funciona mas não fica lá muito bem.

    1. Avatar de Daniel Duro
      Daniel Duro

      E já agora, o StartAllBack, como muda totalmente a barra de tarefas, já dá para a colocar em qualquer canto do ecrã… 😉

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Obrigado pela dica…instalei e gostei do “StartAllBack” pela personalização que permite! Cump.

  9. Avatar de Vaskito
    Vaskito

    Sim, deve ser muito complicado de reimplementar

    Especialmente quando apps desenvolveram opções para isso em questão de dias.
    MS anda cada vez mais sem noção

    StarAllBack para quem quiser ter muitas opções BÁSICAS de volta