Portugal: Vendas de Veículos Elétricos voltam a bater os a gasóleo

36 Comentários

Em novembro de 2021, em Portugal, a venda de veículos elétricos superou, pela primeira vez, a venda de veículos a gasóleo. A escolha de veículos elétricos pelos portugueses tem-se mantido e no passado mês de março as vendas de veículos elétricos voltaram a superar as vendas dos veículos a gasóleo.

Saiba quantos carros elétricos se venderam em Portugal em março de 2022 e quantos a gasóleo.

Portugal: Vendas de Veículos Elétricos voltam a bater os a gasóleo


Cada vez mais portugueses compram Veículos Elétricos

De acordo com a UVE, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos Elétricos (22,39%) superaram novamente os veículos com motores a gasóleo (16,21%).

Os Elétricos mais sustentáveis (Motociclos, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos 100% Elétricos) também revelaram números muito interessantes neste início de ano.

Portugal: Vendas de Veículos Elétricos voltam a bater os a gasóleo

Em todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, foram vendidos 1.883 Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) no mês de março, atingindo o total de 4.314 veículos desde o início do ano, valores que antecipam um excelente 2022, nas vendas de BEV.

A consolidação do mercado dos Elétricos torna-se ainda mais visível quando analisamos a quota mensal do mercado de veículos ligeiros de passageiros (BEV e PHEV), que se mantém acima dos 20% desde agosto de 2021, tendo inclusive ultrapassado os 30% em novembro.

Portugal: Vendas de Veículos Elétricos voltam a bater os a gasóleo

Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal

No mês de março de 2022, a Tesla é a marca mais vendida nos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) ligeiros de passageiros, seguida da BMW em segundo lugar e da KIA em terceiro lugar.

Nos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) o pódio é composto pelas três marcas que frequentemente ocupam o top de vendas de veículos PHEV: Mercedes-Benz em primeiro lugar, BMW em segundo e Volvo em terceiro lugar, segundo revela a UVE.

 

Se considerarmos o conjunto das vendas de BEV e PHEV, a Tesla marca a sua posição este mês de março, ao ocupar o segundo lugar do pódio, atrás da BMW em primeiro lugar e seguida da Mercedes-Benz em terceiro lugar.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vocês tem noção que a maioria das marcas já não comercializa carros a gasóleo?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Carros a gasóleo continuam a interessar àqueles que nadam em dinheiro e gostam que os outros lhes subsidiem fiscalmente ou comparticipem o combustível. É por isso que actualmente já quase só são propostos pelas 3 marcas premium alemãs.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Que conclusão estúpida a tua.

        Carros a gasóleo são os carros que a maioria da população tem como carro de família, comprados a custo, muitos deles já com uma década ou mais de idade e cujos donos os continuam a utilizar porque infelizmente não têm poder de compra para comprar um elétrico.

        Essa é que é a realidade. Mesmo com o apoio do Estado, a aquisição de um carro elétrico como carro de família continua a ser uma opção só para os mais abastados económicamente.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Não sei se o teu paleio é estúpido ou cego, ou se é só a tentar atirar areia aos olhos dos outros. A esmagadora maioria das famílias portuguesas já nem a gasolina consegue comprar, custa quase tudo mais de 20k ou mesmo 25k euros. E por cada diesel com uma década ou mais em circulação há 3 ou 4 a gasolina. A realidade portuguesa é carros pequenos, a gasolina e com mais de 15 e 20 anos.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Não é isso que se vê na estrada todos os dias, tens de abrir melhor os olhos ou então vives afastado dos grandes centros urbanos.

      2. Avatar de Lelo
        Lelo

        + Alfa Romeu Cupra Jeep Fiat Ford Citroen DS Peugeot Opel Kia Hyundai Skoda Seat Volvo Jaguar Renault…enfim.
        Não sei onde ides buscar essa de quase nao haver carros novos a diesel.

  2. Avatar de Lelo
    Lelo

    A maioria ?! Bem pelo contrário
    Tens de ver isso melhor…

  3. Avatar de PJA
    PJA

    Ou seja os BEV continuam a vender bem menos que os ICE. O paradigma da locomoção pessoal continua a subir para os ICE.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      sim os ICE ainda vendem mais mas não tem vindoa subir de certeza nos ultimos anos as vendas de ICE têm descido drasticamente e BEV já venderem mais que o gasoleo é só o primeiro passo

  4. Avatar de Mouro
    Mouro

    Quem comprar carros de combustiveis fosseis é um violador ambiental

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Deixa que os BEV são uns santinhos para o ambiente. Nao tires as palas que não e preciso.

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Heinnn
      Como se toda a gente tivesse dinheiro para um elétrico, ainda estão muito caros.

    3. Avatar de Infinity
      Infinity

      lol, como se os carros a pilhas fossem limpos

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Há muita gente com dinheiro neste país pobre

  6. Avatar de João
    João

    estamos a ser empurrados para os elétricos à força toda, começamos a não ter alternativa, se não for EV é no mínimo híbrido, o que muita gente ainda não deve ter reparado é o preço de mão de obra nas oficinas.

    1. Avatar de Gomes
      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Vai para o interior de Portugal e anda tu 80km por dia de bicicleta

        1. Avatar de Gomes
          Gomes

          Bicicleta elétrica (bem mais barata que um carro). No inverno até dá jeito, para aquecer um pouco com o frio.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            A eléctrica pouco ou nada aquece no inverno, basta girar suavemente os pedais para a assistência eléctrica fazer a subida sem esforço praticamente nenhum. Bicicleta normal para os dinâmicos, eléctrica para os trengos. Agora, isso sim, em ambiente urbano a eléctrica substitui o carro a 101%. É pedalar, vilanagem!

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          No interior de Portugal as deslocações não são todas de 80km por dia. Ir à vila fazer compras ou tratar de assuntos nunca são mais de 1 ou 2 dezenas de kms. E mesmo 80 kms, 40 e cada sentido, basta levar o carregador da bateria.

  7. Avatar de Luís M
    Luís M

    VENDIDOS CARROS ELÉTRICOS !!???? 95% dessas ” vendas” são renting de empresas. Ou seja os carros são alugados x KMS ou x anos depois entrega e vai alugar outro. Sejam claros e já agora apresentem a quantidade% de renting ou leasing. Daqui a 8/10 anos é que vamos ver qual foi a tendência do mercado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      mas oq ue é que isso tem a ver ? até pode ser 99% mas as empresas já so dao renting a eletricos e quando acabar o contrato vem outro eletrico já nunca mais volta para os ICE

  8. Avatar de Alexx
    Alexx

    Só quero saber é como é que vou de Coimbra a Faro sem parar pelo meio.
    E em quanto fica a mesma viagem com um a “pilhas”? e depois lá perto da casa de família não existem posto de carregamento, não tendo garagem, ponho um fiozito pela varanda? É tudo muito bonito e eu adoro os eléctricos, estou a falar a sério, mas além de ser necessário uma pipa de massa para comprar um com autonomia mais jeitosa, fico sempre limitado pela logística do abastecimento. É preciso mudar o chip mental e eu confesso que foi coisa que não consegui ainda fazer.

    1. Avatar de SM
      SM

      Não se canse, que os nerds não têm o chip no cérebro para ver o óbvio.

  9. Avatar de PJA
    PJA

    Os BEV são um bom negocio para quem os pode carregar em casa, ao fim de 80000 km o investimento está pago. O resto o ICE a gasolina ou gpl.

    1. Avatar de VD
      VD

      Custo combustível ao preço actual 8000 (5l aos 100) + 150 ou 450 selo (3 anos cnforme o carro) + 600 a 1200 de 6 revisões dará algo entre 8750 e 9650, ainda acrescento 1000€ para uma avaria das “Grandes” serão no máximo 10650€
      Que raio de VE esta pago ao fim de 80000KM.

  10. Avatar de José
    José

    Gostaria de ver isso ao vivo. Grande palhaçada. Não será hoje nem amanhã

  11. Avatar de José
    José

    Por aqui já há muitos a pilhas parados porque o preço das pilhas é superior ao valor comercial do carro. vão cantar para outro lado porque já ouvi essa música .como aqui já disseram estão nos empurrando para os “pilhas”

    1. Avatar de Rui
      Rui

      ” parados porque o preço das pilhas é superior ao valor comercial do carro” bem isto nem faz sentido então tu deixas de usar um carro porque o travao de mao é mais caro que o valor comercial do carro ?? olha eu estou muito satisfeito antes gastava 120 em gasolina agr gasto 20 em eletricidade

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    O gasóleo continua a ser fiscalmente subsidiado pelos consumidores de gasolina, que estão a pagar 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro (ISP+IVA sobre ISP) para que os donos dos diesel não tenham que pagar tanto e possam poluir mais. Os dieselistas são considerados pelo estado gente muito necessitada, a carecer da caridade alheia.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não dizes absolutamente nada de jeito, realmente escolheste bem o teu nome de utilizador, assenta-te como uma luva.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Já vi que fazes parte do sector parasitário que beneficia do gasóleo mais barato à custa dos consumidores de gasolina e que te toquei na corda sensível. Foi mesmo na mouche.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Na mouche? LOL

          Nem na parte exterior do alvo acertaste pois, como é habitual, estás enganado,

          Eu até tenho um carro a gasolina (Mazda 323F) e um a gasóleo (Corolla D4D), vê lá tu. Pela tua lógica de grunho então eu beneficio do gasóleo mais barato para o Toyota com a gasolina que meto no Mazda.

          Dito isto, fica também a saber, ó grunho, que eu não beneficio de nada que os meus impostos de mais de 34 anos de trabalho ininterrupto (e que continuam a aumentar) não tenham já pago e bem pago, essa é que é a verdade.

          E se tens alguma frustração mal resolvida com algum aspecto da economia portuguesa, vai-te queixar ao Costa e aos outros que vieram antes dele.

  13. Avatar de SM
    SM

    Já perguntei várias vezes mas ainda ninguém conseguiu explicar qual é o valor comercial de um eléctrico ao fim de 8 anos?

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Amigo, para mim 0 € (ou perto disso). No caso dos teslas é mais, mas teria de ser analisado. Tudo isto devido às garantia das baterias.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Se lhe meteres uma bateria nova….