Microsoft traz aos PowerToys do Windows uma das funções mais usadas no macOS

19 Comentários

Quando a Microsoft relançou os PowerToys tomou uma decisão importante e que mudou completamente esta proposta. Abriu o seu desenvolvimento para a comunidade e permite que novas ideias e melhorias sejam adicionados ao código destas aplicações.

Isto leva a que surjam novidades constantes e que haja espaço para novas funcionalidades. A prova disso vem agora, com a criação de uma funcionalidade que a Apple tem já no macOS e que permitirá ver ficheiros de forma instantânea. Surge assim o Peek.

PowerToys Peek Windows Microsoft macOS

Ao longo dos últimos meses, a Microsoft tem adicionado novas funcionalidades aos PowerToys. A cada nova versão lançada surgem novas opções e novas ferramentas que os utilizadores podem usar para melhorar ainda mais o Windows e a sua utilização.

Uma novidade esperada para breve chama-se Peek e irá trazer para o Windows algo que há muito é usado no macOS. Falamos do Quick Look e que permite pré-visualizar ficheiros diretamente do explorador. Com a barra de espaço o sistema mostra o conteúdo ao utilizador.

Powertoys Peek
byu/MSFT-SAM inwindows

Esta funcionalidade foi agora mostrada numa publicação do Reddit e anunciado que irá ser incorporado nos PowerToys, com o nome Peek. O princípio de funcionamento é o mesmo e requer apenas 2 teclas para ser ativado (Shift + Espaço).

De imediato é mostrada uma pré-visualização do ficheiro, sem ser aberta qualquer aplicação. Tudo acontece numa interface própria e que devera ser usada para todos os tipos de ficheiros que estão disponíveis no Windows.

O que é mostrado é uma forma simples de usar esta funcionalidade no Windows. Os PowerToys ganham assim uma funcionalidade extra e que será certamente usada por todos. Facilita a visualização de ficheiros para melhor os identificar e validar o seu conteúdo.

Não se sabe por enquanto quando o Peek chegará aos PowerToys e ao Windows, mas certamente será muito em breve. A Microsoft ganha assim um extra que os utilizadores vão certamente usar de forma recorrente e que eleva ainda mais esta ferramenta no sistema.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Muito interessante, sempre usei isso em Mac, muito útil.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    É capa de ser a ferramenta que mais uso no Mac.

  3. Avatar de Rob
    Rob

    Para quem não souber, existe o QuickLook, na Microsoft Store, que faz isso além de fazer preview de vários tipos de ficheiros.
    É coisas que deveria ser nativo ao Explorer e não com 3rd apps.

    1. Avatar de MP
      MP

      O QuickLook é muito bom.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Instalei agora e realmente o QuickLook está muito bem feito…vair dar cá um jeitaço!

    2. Avatar de Andrey
      Andrey

      Por gentileza, sabe dizer qual é a vantagem desse tipo de visualização se comparando com o painel de visualização lateral, nativo do Explorer, que pode ser ativado e desativado à qualquer momento?

      1. Avatar de António Paulo
        António Paulo

        Estava precisamente a pensar no mesmo, eu tenho esse painel lateral e pré-visualizo basicamente todos os ficheiros.

  4. Avatar de JP
    JP

    Excelente notícia!
    O mais desejado “Spotlight” ainda continua por aparecer.

    1. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      O Spotlight já existe no PowerToys…eu pelo menos tenho isso ativado…tem outro nome, mas está lá!

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      o mesmo powertoys tem essa função, mas ainda não incorpora a pesquisa no email…
      Mas esta no bom caminho.

  5. Avatar de Tiago Adrião
    Tiago Adrião

    Interessante estarem a introduzir esta funcionalidade. Sem duvida que o PowerToys é uma coleção de ferramentas muito uteis! Até à data, tenho utilizado o QuickLook (https://github.com/QL-Win/QuickLook). Quem quiser ter esta funcionalidade, deve experimentar. E funciona exatamente como o MacOS (apenas carregando na tecla de espaço)

  6. Avatar de andy
    andy

    Deixo aqui outro software freeware chamado FastPreview que é um Windows explorer shell extention.
    Utilizo desde do tempo do Windows 2000, que instalei na altura para substituir o popular PicaView (pago)

    Basicamente funciona ao acionar o menu de contexto com botão direito do rato sobre o ficheiro e o thumbnail da imagem fica embutida neste menu, podendo se quiser abrir posteriormente numa janela a parte

    https://github.com/nmaier/fastpreview/releases/tag/v4.1
    ou
    https://download.cnet.com/FastPreview-64-Bit/3000-18488_4-75454236.html

  7. Avatar de iDroid
    iDroid

    Existe alguma lista do tipo de ficheiros que suporta a visualização a partir deste método?

  8. Avatar de PTO
    PTO

    Se só dá para fotos é fraquinho.

  9. Avatar de jorgedafs
    jorgedafs

    Só falta fazer o preview dos ficheiros photoshop e illustrater, razão que ainda leva muitos designers a nunca pensarem usar windows, dando caminho aberto para Apple ser lider sem concorrência nesse mercado bastante interessante.

    1. Avatar de andy
      andy

      vê o meu comentario acima: utiliza o FastPreview ou o como alternativa o SageThumbs
      https://www.cherubicsoft.com/en/projects/sagethumbs/

  10. Avatar de Indignado
    Indignado

    Tanta merdinha mas a porcaria de Drag and Drop não vem nativamente no Windows 11.
    Não percebi esta jogada da Microsoft, tirar para depois meter lol. Olhem adicionamos esta novidade que tiramos.

  11. Avatar de Pierre
    Pierre

    Think different… agora fora de brincadeiras, por vezes certas transformações aparecem e vão sem percebermos mas algumas são geniais… indexação ao toque de uma tecla, pré-visualização de ficheiros… transferência de programa entre computador e tablet, etc… daí as grandes transformações que têm sido introduzidas.

    Mas o melhor está para vir… segredos dos deuses

    😉

  12. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Então e trazer separadores no explorer? Dasse ainda estou à espera.