Portugal: Furtos de catalisadores e contadores estão a aumentar

58 Comentários

Portugal tem vindo a assistir a um aumento de furtos de catalisadores e contadores. O objetivo dos ladrões é obter metais preciosos e semipreciosos como cobre, platina, paládio ou ródio.

Segundo as informações, este tipo de roubos tem acontecido tanto em espaços privados como públicos. No caso dos contadores de gás, o roubo pode levar a explosões.

Portugal: Furtos de catalisadores e contadores estão a aumentar


De acordo com as autoridades, os furtos de catalisadores e contadores de gás ou água continuam a aumentar em todo o país. Ainda recentemente, numa operação levada pela PSP, foram apreendidos 507 catalisadores, aproximadamente 725 doses de cocaína e 100 doses de heroína, cinco viaturas, cerca de 74 mil euros em dinheiro, uma pistola de calibre 6,35mm e 805 kg de componentes de catalisadores já devidamente processados e avaliados em mais de 100 mil euros.

Os números oficiais indicam que, no ano passado, foram furtados cerca de 20 catalisadores de carros por dia. Estas peças automóvel são também compostas por metais preciosos ou semipreciosos como a platina, o paládio ou o ródio, que neste momento são extremamente caros e atingem valores até cerca de mil euros no mercado negro.

Dicas para prevenir o roubo de catalisadores

A GNR deixou recentemente algumas dicas nas redes sociais, para que os próprios cidadãos assumam uma postura mais vigilante. Assim, como dicas, a GNR refere que se:

  • Evite estacionamentos em locais isolados ou com má iluminação;
  • Sempre que possível, tente anotar os dados de veículos suspeitos e estranhos na zona;
  • Tenha sempre disponível os números de telefone da força Policial da área da sua residência;

Portugal: Furtos de catalisadores e contadores estão a aumentar

Há cerca de três semanas, uma fuga de gás provocou uma explosão num prédio de oito andares no concelho da Amadora. O incidente fez um total de 15 feridos e o rebentamento terá sido provocado pelo roubo de uma válvula num contador de gás natural.

Este tipo de situações tem levado as autoridades locais a apelar à população que se mantenha vigilante e que faça chegar à PSP ou GNR informações que ajudem na identificação dos autores dos furtos.

 

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    Se não conseguirem vender também não existem roubos!
    A forma mais simples era fiscalizar as sucateiras!
    Mas é mais simples estar sentado no carro a sombra de uma arvore a ver a malta ser apanhada no radar!

    1. Avatar de jAr
      jAr

      Sim, mas a polícia portuguesa não consegue fiscalizar as sucateiras dos países todos para onde os catalizadores roubados podem ser levados.

      1. Avatar de Mouro
        Mouro

        Contratem mais policias

    2. Avatar de Leandro Lopes
      Leandro Lopes

      anda mais devagar…..

    3. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Mai nada. Enquanto houver quem pague, há quem roube.

    4. Avatar de andy
      andy

      Não acredito que seja para reentrar no mercado. o furto deve ser para outros fins, por serem metais nobres

    5. Avatar de PTO
      PTO

      Os do radar são policias de trânsito, quem investiga situações de potencial crime são os agentes da Divisão Criminal da PSP.

      E aliás acho muito bem que controlem a velocidade de muitos imbecis que não sabem conduzir dentro dos limites de velocidade e que os multem com valores bem altos + perda de pontos da carta + suspensão de conduzir por uns meses.

      1. Avatar de Justiça
        Justiça

        Concordo plenamente.

  2. Avatar de Str
    Str

    “O incidente fez um total de 15 feridos e o rebentamento terá sido provocado pelo roubo de uma válvula num contador de gás natural” só de pensar que o prédio em que vivo tem a vontade duas centenas de metros de tubos de cobre a vista e a mão de semear…é assustador.

    1. Avatar de Francisco Wicked
      Francisco Wicked

      Qual é a morada? Asking for a friend

    2. Avatar de André R.
      André R.

      É uma questão do pessoal no condomínio fechar a porta de entrada e não a deixar aberta como muitos fazem…

      1. Avatar de Str
        Str

        Inicialmente pode até atrasar mas não os vai impedir de consumar o roubo. Uma coisa é roubar catalisadores outra bem diferente é roubar canalizações de gás pondo em perigo a vida das pessoas seja por inalação de gás ou explosão e claro destruição de propriedades que na maior parte das vezes é só o maior investimento que as pessoas fazem na vida. Alguém tem que travar esta gente.

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          “Loads Shotgun with malicious intent”

    3. Avatar de Justiça
      Justiça

      Concordo plenamente pois é um crime gravíssimo contra a vida humana.

  3. Avatar de LA
    LA

    Câmaras nas vias e nos espaços públicos, ajudavam a resolver, parte do problema.

    1. Avatar de Aiai
      Aiai

      Exacto… “belo” discurso… O controlo começa sempre assim… Resolver problemas e dar segurança às pessoas.

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        O controlo da ladroagem… tens medo de registarem o que fazes na via pública?

        1. Avatar de Aiai
          Aiai

          Esse tipo de comentário é um exemplo perfeito do que escrevi: é para proteger, se não tens nada a esconder então não tens de ter receio -> a minha roupa interior é comprada em lojas tal como toda a gente e não é por isso que me visto com ela por fora (estilo superhomem). Ninguém tem nada com o que uso, se uso ou não, nem qual o material ou cor. Do mesmo modo que ninguém tem nada com o meu percurso diário, o meu passeio ou o que faço a que horas em que rua e com quem.
          É também um exemplo perfeito de um comentário típico de quem desconhece o que a tecnologia é capaz nos dias de hoje. (sem entrar em especulações sobre o potencial da mesma num futuro não muito longínquo)
          O comum do cidadão que aprenda a viver em comunidade e quando se apercebe deste tipo de coisa que chame de imediato as forças policiais em vez de olhar para o lado porque não é deles nem é nada com eles.
          E a policia que faça o trabalho deles. Que saiam da sobra da árvore, que parem a caça à multa sentados dentro de um carro escondido e façam o trabalho deles.

          1. Avatar de deeppurple
            deeppurple

            concordo!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Vale zero. Há lojas com cameras e alarmes e assaltam na mesma. A maioria dos bandidos está-se nas tintas para as cameras, levam mascara e um capuz e ninguém sabe quem são. O problema é a impunidade que reina no país. Furtos de catalisadores são considerados crimes menores, ninguém vai preso por isso. Vão ao juíz, e são soltos de imediato, mal saem do tribunal começam logo a preparar novos furtos para essa noite.

  4. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “que neste momento são extremamente caros e atingem valores até cerca de mil euros no mercado negro”, o quê, o kg? O litro? O metro? A unidade?

    1. Avatar de gtttt
    2. Avatar de Soulreaver
      Soulreaver

      Não Meucar Alho, cada milha 😀 😀 😀

    3. Avatar de Jesus Cristo
      Jesus Cristo

      A mol.

    4. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Cada bocado!

  5. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Mas porque roubam contadores de gas?
    Alguem me pode explicar pf?

    1. Avatar de Jesus Cristo
      Jesus Cristo

      Muito provavelmente para instalar numa outra localização onde seja necessário fazer a contagem de gás consumido.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Tem cobre lá dentro pelos vistos. Até tampas de esgoto e sarjetas furtam.

  6. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Se houvesse policiamento estas situações seriam em muito menor numero com toda a certeza!
    Mas paga-se impostos para não se ver policia durante meses e os poucos que se veem só mesmo no centro das cidades!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      De carro, óculos de sol na testa e braço de fora…!!

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Aqui nem de carro nem a pé!! Parece que nem se quer há GNR na cidade 🙁

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Acelera até aos 60 e dá umas voltas pela cidade, que deve aparecer algum… ou então aparece uma carta deles passado umas semanas.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É verdade, é raríssimo ver policiamento nas ruas. Onde se consegue ver é junto a locais de diversão noturna por causa das confusões.

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    Em vez de fiscalizar e punir exemplarmente para quem fosse apanhado, é mais fácil aconselhar a população a manter-se vigilante e, quando lhe faltar o catalisador no carro, compre outro, que assim o estado arrecada mais IVA, IRC, etc…. Grandes estados que não deixam o cidadão defender-se porque essa é a função do estado, mas que no final das contas também nada faz… É por falta de meios!!!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois é, a punição não é nenhuma. São crimes de menor importância para a justiça, saem com TIR, e continuam na atividade criminosa.

  8. Avatar de boda_Psi
    boda_Psi

    é fiscalizar os sucateiros que o recebem

  9. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Deve-se fechar 50% dos sucateiros de modo a evitar estes roubos.

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A polícia vai fazer o quê?
    Mesmo que os apanhem em flagrante o senhor doutor juíz mete-os cá fora e ainda lhes pede desculpa pelo incómodo.
    No outro dia o dono do café que estava a ser assaltado por dois cavalheiros deu um tiro num e teve que lhe pagar uma indemnização de 40 000 euros.
    Mas vcs querem o quê, afinal?
    Num país destes, em que nada funciona, mas do que é que estão à espera?
    Querem um país bom, sossegado, em que as coisas funcionem?
    Emigrem…Dinamarca, Suíça, são exemplos…
    A chatice é que eles não gostam nada de estrangeiros na terra deles.
    São uns bárbaros…

    Não sabiam que um criminoso vale mais aos olhos do Estado que um cidadão honesto?
    Ah não sabiam? Então agora já sabem…

    Welcome à República Bananeira De Portugal.

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  11. Avatar de António
    António

    É punir severamente qualquer Ladrão. Não brincarem aos Polícias e Ladrões !!! É que se essa gente for punida de forma célere, (como eu fui treinado) … jamais voltarão a Roubar !!! – Se tiverem dúvidas, eu faço um desenho.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exatamente, eles roubam porque não temem. Alguns roubam catalisadores à descarada em plena luz do dia, junto a estações de comboios, fluviais, onde as pessoas estacionam os carros para irem trabalhar.

  12. Avatar de Florindo
    Florindo

    Infelizmente para uns ganharem uns trocos com o cobre dos contadores gás famílias inteiras podem morrer …

  13. Avatar de RC
    RC

    A sério que os carros a combustão precisam de minerais preciosos ? Que estranho, que mundo este….. 😀 😀 😀

  14. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Já começo achar que devo tirar porte e licença de arma e comprar uma .38 🙁

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Esquece, no ano passado a psp nem autorizou sequer a primeira licença dessas.
      Desarmar as pessoas, os exércitos, as polícias, fruto de políticas das últimas décadas faz alguns ditadores do mundo ficarem com cobiça pelos países civilizados. Os criminosos de proximidade pensam igual.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Técnico, quem quer arma, só pela candonga.
        Esqueçam isso das licenças.
        O problema da candonga é que pode estar a comprar uma arma que já limpou uns 2 ou 3 e se for apanhado com ela depois é uma chatice…
        Nestes casos, só mesmo nova.

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Para aceder ao porte pela venatória, é um pesadelo que do principio ao fim leva mais que 18 meses, regras e regras e regras, e sempre a pagar cada interação, 2 atestados médicos, registro criminal, registro de estar a trabalhar, 3 exames eliminatórios, enfim, para depois as armas terem um custo exorbitante e mais ridículo é a falta absoluta de munições que há no mercado em PT e na UE uma vez que os exportadores europeus estão a dar total prioridade aos exércitos, o que não censuro, mas andam a correr atrás do prejuízo. EM PT, nem uma única empresa fabrica munição, seja de que calibre for, o que é uma fragilidade de todo o tamanho. Tenho aqui uns vizinhos a 100 metros fantásticos que não há FDS que não oiça tiros a testar os brinquedos que os mesmos adquirem . Alguns destes tiros passam a zunir das minhas janelas…..já chamei a autoridade tanta vez que já não ligam

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Para quê? Nem podes usar a arma… Ficas com um brinquedo.

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Samuel, tem cartão de bandido? Tem? Então pode ir buscar a sua glock.
      Tem cartão de honesto e pagador de impostos?
      Vá mas é trabalhar e deixe se de ideias.
      Armas é só para polícia e bandidos.
      Mas a polícia nas as pode usar…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  15. Avatar de Vasco
    Vasco

    Está a ficar de uma tal maneira que em breve só a tiro.

  16. Avatar de Profeta
    Profeta

    E de facto quando os juizes se dao ao trabalho de nao prenderem quem comete crimes menores, esta a dizer a essas pessoas que podem continuar a fazer o mesmo que ninguem os incomoda. Se isto e justica vou ali e ja venho.

  17. Avatar de Justiça
    Justiça

    A GNR e polícia que saiam do repousou facam o trabalho deles e para isso que que os portugueses pagam seus salários ou querem estar na praias e os cidadãos façam o trabalho que lhes compente .

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E eles fazem o trabalho deles. Têm detido muitos ladrões. Só que… vão ao tribunal e são soltos.

  18. Avatar de Luis
    Luis

    Pra que estar vigilante? Vou dar um tiro nos cornos de um vagabundo desse e ainda ir preso? Deixai-os roubar o povo tem culpa de meter no poleiro politicos que defendem ladroes. Agora se os vagabundos derem azar de meter-se comigo ou minha familia aí pia fino

  19. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Se os pneus vazassem de repente enquanto os larápios estão debaixo da viatura é que era justiça!

  20. Avatar de Justiça
    Justiça

    Pois até podem roubar tudo não se vê um policial na Matinha Grande quem rouba já se dá ao luxo de roubar os contadores da água é um vergonha onde anda o Ministro da administração interna.