Elon Musk, o CEO da Tesla, vai ser administrador do Twitter

17 Comentários

Musk é um fervoroso utilizador do Twitter. Aliás, é o seu meio de comunicação favorito e mantém nessa rede uma proximidade aos seus fãs, clientes e seguidores. De tal forma que o Twitter anunciou esta manhã através de um tweet sobre um documento da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA que Elon Musk, mais conhecido pelo seu trabalho no PayPal, SpaceX e Tesla, junta-se ao conselho de administração da rede social.

Ontem, surgiram notícias de que Musk havia comprado uma participação de mais de 9% na empresa, depois de ter criticado publicamente a rede social por falta de liberdade de expressão. Agora faz parte da administração do Twitter.

Imagem Elon Musk e Twitter


Fundador da Tesla tornou-se no maior acionista do Twitter

De acordo com informações, o Twitter nomeará Musk para o conselho da empresa como um “diretor Classe II com mandato que expira na Assembleia Anual de Acionistas de 2024 da Empresa”. Uma regra-chave estabelecida pelo acordo é que “enquanto o Sr. Musk estiver a servir no Conselho e por 90 dias depois, o Sr. Musk não se tornará, sozinho ou como membro de um grupo, o beneficiário efetivo da mais de 14,9% das ações ordinárias da Companhia em circulação naquele momento.”

Portanto, traduzindo por linguagem simples, este acordo estabelece que Elon Musk não pode possuir nem 15% da empresa enquanto estiver no seu conselho, limitando a sua capacidade de impulsionar o serviço social. Ainda assim, uma aposta enorme, uma marcação rápida e um assento no conselho? Bom, está a ser uma semana muito produtiva para um dos homens mais ricos do planeta.

O anúncio ontem feito pelo magnata da tecnologia, de que iria comprar uma participação relevante no Twitter, investindo perto de 2,9 mil milhões de dólares, provocou uma subida imediata de 25% das ações da empresa na chamada pré-negociação, isto é, ainda antes da bolsa abrir.

Num dia e meio – desde que a notícia saiu até à hora do almoço desta terça-feira -, as ações do Twitter já valorizaram 35%, com a empresa a valer em bolsa perto de 31,5 mil milhões de dólares.

 

Leia também:

Elon Musk revela que comprou 9,2% da rede social Twitter

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Test User
    Test User

    Se todos tiverem dinheiro e acharem que falta de liberdade de expressão.
    Alguns tambem compravam pplware,

    1. Avatar de Vítor M.

      Era preciso que estivesse à venda 😉

      Agora sobre a liberdade de expressão e a libertinagem de expressão. Malta como Elon Musk tem dois lados, uma espécie de bipolaridade. Ora são participantes ativos e úteis, ora tentam de todas as formas condicionar a informação que eles acham que não lhes é útil. Ninguém duvida que Musk usa o Twitter como uma excelente canal, barato, de publicidade. E ele já o fez com a Tesla, com a SpaceX, com a Starlink e até com as suas criptomoedas. E sempre foi o bolso dele a ganhar com isso. Claro que o homem também tem participações interessantes, é um comunicador com o seu público, clientes e admiradores. Mas, se alguém o contraria, ele faz birras e que birras. Por isso ameaçou “bater com a porta”, e pegou num monte de notas e “compro isto e é como eu quero”. Pronto.

      Agora, não sei se, como tem lá dinheiro investido, se vai ser tão participativo e extemporâneo como era, É que agora mexe-lhe com o bolso 😉 Mas não podemos dizer que o tipo não é inteligente, isso ele é, até a vender, como dizem, a banha da cobra.

      1. Avatar de G
        G

        Grande comentario Victor.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Em relação à liberdade e libertinagem, acho que o pplware está bom como está
        Não me importava de ter 10% da int€ligência dele

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim está bom como está, tens toda a razão. O crescimento que mantém desde há vários anos dizem-nos sido. E os nossos leitores são do melhor que existe online.

      3. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Excelente comentário Pedro.

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Vítor quero dizer.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      looolllll +1

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nunca vi pagina com tantos comentários como esta

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Descobriste o pplware ontem?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Ontem? ahah

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mais um Trump Social…

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      #TRUMP #MUSK #ORBAN
      #DEUS

  3. Avatar de K
    K

    Fez bem em entrar no Twitter e também podia entrar numa VW ou Toyota para não ter que construir mais fábricas. Ninguém duvida que a Tesla vai ser a maior empresa que conhecemos (do mundo, é infantil), assim como Spacex uma das maiores. Não é por acaso ele não quer apenas ganhar dinheiro, quer melhorar a humanidade como nenhum outro ao cimo da terra.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Ainda a dias estive a ver o HBO MAX um documentário sobre a invasão do capitólio, e também há pessoas que dizem que os invasores não eram apoiantes de Trump, ele diz mesmo, lá por terem chapéus de Trumo, camisolas de Trump, bandeiras de Trump, não prova nada,
    Eu como Benfiquista que sou em casa só tenho cascóis, bandeiras e camisolas do porto e sporting, que é o que é logico

  5. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Ele já tinha dito que ia ter uma rede social… Criar uma de raiz leva muito tempo e tem uma grande probabilidade de falhar, assim compra uma já estabelecida.

  6. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Este gajo é meio destravado mas é um empresário de génio e ama a liberdade de expressão. Pareceu-me perigoso o precedente de uma rede social expulsar o presidente em exercício dos Estados Unidos (uma personagem de resto rídicula e egocêntrica) baseada em pareceres de um conjunto de tipos que ninguém sabe quem são. Essa ação recolheu críticas de muita gente, incluindo de Musk. Por isso espero que ele acabe com essa mania de andar a controlar o que as pessoas dizem, desde que não seja crime. Da mesma forma que o dono de um supermercado não pode expulsar ninguém da sua loja que esteja no gozo das suas liberdades e não esteja a cometer qualquer infração objetiva, também o Twitter não pode expulsar ninguém que esteja na posse de todos os seus direitos e não esteja objetivamente a cometer nenhuma infração. Pode ser de mau gosto, mas não é ilegal dizer piadas de judeus, dizer que os alentejanos são preguiçosos (aqui estou à vontade porque sou de Évora e descendente de judeus), dizer que quem come porco é nojento, dizer que os portugueses são assassinos esclavagistas, etc. É fácil ser a favor da liberdade de expressão dos que dizem as coisas de que gostamos ou que nos deixam indiferentes. Já é mais difícil ser a favor da liberdade de expressão dos que nos ofendem e insultam nas redes sociais. Para mim, só coisas do tipo “vamos matar Fulano de Tal” carregam o peso de uma expulsão; mas “Fulano de Tal devia ser condenado à pena de morte” não devia ter qualquer penalização.