Gasóleo desce 12 cêntimos e gasolina 4 cêntimos esta semana

15 Comentários

Boas notícias, pois o gasóleo e gasolina vão descer! Como temos acompanhado, o preço dos combustíveis continua numa espécie de “onda”… numa semana sobe, noutra semana desce! As subidas de preço têm um peso enorme no bolso dos portugueses, tendo o Governo lançado o programa AutoVoucher para compensar.

Esta semana o Gasóleo vai descer 12 cêntimos e a gasolina quatro cêntimos.

Gasóleo desce 12 cêntimos e gasolina 4 cêntimos esta semana


Descida do gasóleo e gasolina: Governo vai manter ISP

O preço por litro de gasóleo deverá descer a partir de hoje 12 cêntimos e o da gasolina quatro cêntimos, segundo perspetiva o Governo. Apesar da descida, o Governo vai manter a redução das taxas do ISP.

De acordo com o mecanismo que compensa através do ISP a subida ou descida da receita do IVA causada pela evolução do preço dos combustíveis, a descida dos preços do gasóleo e da gasolina verificada deveria, assim, resultar num agravamento do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

No entanto, e tendo em conta o atual contexto, o Governo optou por diferir este ajustamento para o momento em que se concretize a descida do ISP pela aplicação da fórmula, tal como aconteceu na última semana, segundo explicou o ministério liderado agora por Fernando Medina.

Gasóleo desce 12 cêntimos e gasolina 4 cêntimos esta semana

 

Durante esta semana, vai manter-se o desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina. Estes descontos incorporam a redução do ISP de dois cêntimos por litro de gasolina e de um cêntimo por litro de gasóleo que está em vigor desde outubro.

Para a composição do preço de venda ao público do litro de combustível contribui o preço do produto propriamente dito, onde o Governo não intervém, o ISP (de montante fixo) e o IVA, que incide sobre a soma destes dois e cujo valor aumenta quando a base sobe.

Ganhe 20 euros com o combustível: Adira ao AutoVoucher

Face ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro (“AUTOvoucher”) aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis.

O apoio começou num total de 10 cêntimos por litro de combustível (num total de 50 litros/mês), “ganhando” o condutor 5 euros, mas agora devido à guerra entre a Rússia e Ucrânia o Governo aumentou o desconto para 20 euros. Para saber como aderir ao AutoVoucher basta que aceda aqui.

Leia também…

Espanha: 200 postos de combustível fechados por problemas informáticos

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    Ainda á pouco vi numa reportagem de Tv num posto de combustivel na Povoa de Varzim e so baixou o Diesel a gasolina ficou na mesma

    1. Avatar de Fagunds
      Fagunds

      pior estou eu que na minha terra desceu para cima, ou seja, ficou mais caro de ontem para hoje.

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Há duas semanas o brent estava praticamente ao preço de hoje, mas os preços dos combusitveis.
    E a culpa é de quem? Antes que digam governo, eu respondo.
    A culpa é das gasolineiras que aproveitam tudo para aumentar e quando baixam, baixam pós para calar a malta

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Tal e qual se passa com tudo o resto… puro aproveitamento para daqui a 1 ano quando fecharem as contas de 2022, terem um lucro muito superior face a 2021! Os acionistas agradecem…

  3. Avatar de PovoManso
    PovoManso

    Manifestação 25 de Abril!

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      25 de Abril? Com tantos a apoiar ditaduras?

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 sem duvidas mas tens que concordar que as sancoes ao povo ocidental Portugal incluido estao a funcionar demasiado bem!

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          “a funcionar demasiado bem” para quem?

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Aqui na minha terra, ontem estava 2.01€ e hoje 1.94€. Pelo que vejo as gasolineiras baixam o que querem. Quando é para subir, sobem o valor que se fala, para descer, apenas desce o que querem para enganar o povo.

  5. Avatar de Zedotelhado
    Zedotelhado

    Espanha -0,20 Cêntimos na bomba + 0, 40 cêntimos de desconto no acto de pagar, total 0,60 cêntimos de desconto.
    cada vez dou mais razão a um tipo que afirmava que as …. estão no poder. não posso dizer .

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Vá é lá ver… Gasóleo 1,989 € e Gasolina 1,958€ num posto a 2km da fronteira. E o “desconto no acto de pagar”, é feito se você for subscritor de cartões bancários com comissões nada simpáticas. 3 deles cobram 170 euros anuais de comissão pela sua existência, mais 5 euros por cada levantamento, 1,74 euros por cada TB e 2,11 euros por cada débito directo.
      Ou é proibido mostrar a realidade, quando o Chega e IL anunciam “ISP pode descer 99% e o IA 100%”… sem explicarem que defendem a existência de uma taxa de IVA única de 35% para tudo?

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        «uma taxa de IVA única de 35% para tudo?»

        Isso é realmente verdade? Penso que mesmo vindo do IL ou do Chega estes não teriam o desplante de apoiar ou sugerir essa medida.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Mr. Y, é verdade, o IVA vai passar para 35% e o IUC leva com mais 500%.
          O partido dele é que é bom, baixa os impostos.
          Só que ao fim de seis anos além de não descer nenhum, subiu-os todos.
          Não teve tempo, pois, afinal seis anos não dá para descer, só para subir.
          É o que temos.

      2. Avatar de Zedotelhado
        Zedotelhado

        Não foi isso que aconteceu a um colega de trabalho. o desconto foi de 0,60 centimos.

  6. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Aqui na bomba ao pé de mim tava ontem o gasoleo simples a 2,12€, hoje estava a 2,02€ … que diferença… até fiquei pasmado… ou não!