Ucrânia captura sistema de defesa aéreo da Rússia! Mais um Jackpot

64 Comentários

De acordo com muitos analistas/especialistas, a Rússia subestimou o exército ucraniano e o plano de Putin não está a correr como esperado. As últimas notícias indicam algum abrandamento das tropas russas e também se sabe que a resistência ucraniana tem sido enorme.

Um dos mais recentes “troféus” do exército ucraniano foi a captura do mais recente sistema de defesa aéreo da Rússia.

Ucrânia captura sistema de defesa aéreo da Rússia! Mais um Jackpot


Barnaul-T: O sistema de defesa aéreo usado pela Rússia

As tropas ucranianas têm agora em mãos um dos equipamentos militares mais modernos da Rússia, o 9S935, que combina um amplo espectro de sistemas de defesa aérea russos. Na conta do Twitter da UAWeapons foi partilhado o seguinte tweet, onde mostra o 9S935 que faz parte do Barnaul-T.

O conjunto de sinalização de alvo é uma parte equipada com radar do conjunto de comando e controlo num sistema maior designado de Barnaul-T, que é usado para fazer a gestão das defesas aéreas. Este não é o primeiro a ser capturado.

O sistema Barnaul-T está em operação há mais de uma década e reúne várias peças do sistema russo de defesa aérea de curto alcance (SHORAD). Devido ao tamanho, é altamente móvel e pode ser usado por tropas terrestres, razão pela qual estamos a ver estes sistemas em território ucraniano.

Ucrânia captura sistema de defesa aéreo da Rússia! Mais um Jackpot

O sistema é altamente automatizado e pode operar em conjunto com os sistemas de mísseis terra-ar (SAM) rastreados Tor-M e 9K35 Strella. Quando necessário, também pode ser usado com o sistema SAM de rodas russo designado de 9K33-Osa ou por sistemas portáteis de defesa aérea (MANPADS), 9K333 Verba.

Desde que a invasão da Rússia à Ucrânia começou, há mais de um mês, têm sido várias as perdas de aeronaves e veículos terrestres de combate por parte do exército russo. Há  também que revela que equipamentos críticos estão a ser deixados para trás, como é o caso do sistema de guerra eletrónica Krasukha-4.

Estes veículos são uma estação de interferência multifuncional de banda larga Krasukha-4 para bloquear sinais de radares dos inimigos, podendo mesmo interromper satélites de órbita terrestre baixa (LEO). Agora a tecnologia está nas mãos do inimigo – saber mais aqui.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    EA elimina equipas russas do FIFA. Ucrânia pede que gamers russos sejam banidos da PlayStation e da Xbox. (Noticia)

  2. Avatar de Zé

    Já sabem se Portugal se meter em apertos por qualquer razão , os Tugas vão levar com o Mundo em cima

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Uma invasão com bombardeamentos é um aperto?

      1. Avatar de Zé

        Se não consegues perceber que NÂO existem o Lado Bom e o Lado Mau problema teu … São mesmo TODOS MAUS… Iémen, lê o que se passa , a par do que tu julgas que Só se está a passar no mundo…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Então o teu argumento é se há uma guerra civil no Iémen então a Rússia pode fazer o que quiser.
          Eu concordo contigo que o ‘ocidente’ é hipócrita e não liga puto ao que acontece fora da Europa mas isso não é argumento.

          1. Avatar de Zé

            Nada disso, são palavras tuas , eu sei bem o que defendo (a paz) o resto é do mesmo , voces repetem o que a imprensa diz e atacam todos os que nao alinham nessa retorica

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Eu não defendo o que a imprensa diz, aliás, na resposta abaixo também a critico por só dar visibilidade ao assunto por ser na Europa.

            Eu também sou a favor da paz (acho que todos nós, os comuns, somos) mas o argumento da Rússia é MUITO questionável.

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Além disso, a própria imprensa é um pouco culpada por não dar visibilidade. A ONU sabe do que está a acontecer no Iémen e noutros países e tenta colocar isso na agenda. Isso não é uma coisa escondida apenas não tem a visibilidade (e a repúdio a essas práticas) que devia ter.

        3. Avatar de Jose
          Jose

          Sempre que leio, coisas destas, lembro-me sempre da série Twlight Zone. Quer comparar um fenómeno que ocorre “perto” de nós, num país agredido e que como nação independente e soberana só pretende viver em paz e entende estar no concerto das restantes nações civilizadas, com países que praticamente, só sabem viver em guerra, na maioria das quais guerras civis ou de movimentos políticos “alternativos” ou ainda terroristas? Pois é, o hábito torna-nos mais insensíveis, o que nos chama a atenção é ver um país agredido para que outro dê aso à imperialismos colonialistas fora de prazo, submetendo os outros à sua vontade! Parece-me existir aqui uma grande diferença.

        4. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Não há lado bom nem mau.
          No entanto quem parte para a agressão, invade e mata milhares de civis perde toda e qualquer razão!

      2. Avatar de bola8
        bola8

        Conheces alguma invasão sem bombardeamentos?
        há séculos e séculos que há canhões..

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          oi? o ponto não é esse.
          acho incrivel como um país invadir outro é considerado um aperto, especialmente na Europa, onde a História nos traz boas memórias…

          1. Avatar de bola8
            bola8

            Boas memórias?
            você também deve ter vindo numa nave amarela e azul de certeza..
            A Europa foi palco os massacres mais mortíferos que o mundo já viu.

  3. Avatar de bola8
    bola8

    prova de que a Ucrânia queria atacar a Rússia com armas Biologicas:
    “Ukrainian company Motor Sich ask to the Turkish manufacturer of Bayraktar unmanned aerial vehicles dated December 15, 2021. “Here’s the essence of it: Would it be possible to equip the UAV with systems and mechanisms for spraying aerosols that have the capacity of more than 20 liters,”
    “Given that the UAV has the range of up to 300 km and is loaded with biological solutions, there’s a real threat that biological weapons could be used on the territory of the Russian Federation”.”

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Vale a pena verificar o rótulo das embalagens, comida fora do prazo de validade pode causar intoxicação alimentar e os sintomas são ruins.

      1. Avatar de bola8
        bola8

        A data de publicação da noticia data de Março 31 2022
        Ou seja não esta “fora de prazo”..
        Pura e simplesmente a investigações continua sobre os biolabs na Ucrânia, e foi descoberto isto..

        1. Avatar de Jane Doe
          Jane Doe

          Se a Espanha estiver a pensar produzir armas biológicas,temos legitimidade para invadi-la?

          1. Avatar de MR. Y
            MR. Y

            Claro que sim. Não sabes que os alentejanos andam a matar todos os espanhóis que por lá andam?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Queria dizer que perto da fronteira com Espanha andam a matar espanhóis que gostariam de ser alentejanos

          3. Avatar de bola8
            bola8

            De acordo com a lei internacional, parece que tens.
            Lembras-te porque é que o Iraq fui invadido?Ou és daqueles que tem memoria curta?

          4. Avatar de Memória
            Memória

            Olha que às vezes. dada a qualidade dos produtos agrícolas espanhóis é difícil de enxergar a diferença com “armas biológicas”

          5. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            a Jana Doe tem memória curta e selectiva

          6. Avatar de Miguel R
            Miguel R

            Afinal quem usufrui mais do Alqueva são os Espanhóis e a’ culpa’ não e bem deles é o tipo de guerra que nem parece guerra.
            As guerras como a do Éraqui e da Ucrania, são até parecidas, e os imperalistas tambem sejam Russos, Americanos, Chineses ou outros qq vão dar mesmo. Mas na realidade só as praticam quando a guerra economica e propagandista chega a um beco. A ‘democracia’ nunca é garantida exige luta todos os dias ainda por cima desde do 11/9 tem regredimos muito e com o chip no telele, (que muitos tanto gostam), é como se fosse sob a pele.

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Pára de espalhar mentiras. Vai mentir %€#&/

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Até aqui há trolls russos!?!?!?
      Chega de deitar areia aos olhos das pessoas, a rússia invadiu a Ucrânia, não foi ao contrário! E tal brutalidade já acontece desde 2014.

      Se os Ucrânianos têem armas químicas, onde andam elas, agora que têem o país totalmente arrasado pelos criminosos russos?

      Mentiras (armas químicas) misturadas com verdades (os Ucranianos têem drones Turcos Bayraktar 2), não transforma tudo em verdades!!!!!

      1. Avatar de bola8
        bola8

        eu prefiro acreditar em factos revelados pelos emails, to que na palavra do Rui..

        1. Avatar de jota
          jota

          Ola aqui um email interceptado algures no eter…
          «
          From: cartilha@kremlin.ru
          To: bola8@kremlin.pt
          CC: propaganda@kremlin.www
          Subject: Cartilha Diária
          Caros cartilheiros, a “propaganda de hoje” é divulgar factos que só nós sabemos que é verdade e o resto do mundo está atentar enganar-nos …
          »

          1. Avatar de bola8
            bola8

            Jota – Isso é palhaçada..
            O assunto é bem sério.

          2. Avatar de jota
            jota

            Mas esta palhaçada não tenta enganar ninguem, há quem consiga conjugar “factos” e “emails” na mesma frase.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Ó Rui é muito simples!
        Os ucranianos não usam as armas quimicas porque os russos foram muito rápidos e, por isso, não deu tempo para desenvolverem o processo todo.

        [sarcasm mode]

    4. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      é isso bola8, por ter perguntado se poderia levar, então isso já é uma prova que queria atacar. O desespero para encontrar uma justificação para uma invasão e uma agressão não provocado é demais aqui!

      1. Avatar de bola8
        bola8

        eles não perguntaram só, eles fizeram alusão explicita ao uso de armas biológicas sobre território Russo.

        1. Avatar de Hugo Nabais
          Hugo Nabais

          Mencionaram especificamente usar armas biológicas em território Russo?!
          Deu-me vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo!
          Onde foste buscar tal ideia?!

          1. Avatar de bola8
            bola8

            Esta no email, eu apenas postei parte do email!

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Encontrei numa revista chinesa não só documentos que provam a existência e a administração pelos USA na Ucrânia de laboratórios de R&D de armas biológicas. o que é já sobejamente conhecido e documentado mas também algo que eu não tinha ainda visto, que é fotografias de satélite/drone(?) dos respetivos edifícios.

          São fotografias chocantes, porque mostram p.ex. como é fácil camuflar estes laboratórios/armazéns em zonas civis, e como edifícios/instalações que parecem relativamente inofensivas podem desenvolver agentes biológicos que potencialmente significam a extinção de toda a Humanidade.

          Alguns dos textos estão traduzidos em chinês, mas há o suficiente legível para nos perguntarmos se na Península Ibérica ou outras zonas (de alta submissão e corrupção) não haverá também instalações destas.

          https://readchina.info/en-US/articles/556804019457097899

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Encontraste tais documentos numa revista chinesa, então é porque é 100% verdadeiro, isso é sobejamente conhecido! Quem não confia nos chineses?! São a encarnação da verdade!

            Porque os USA iam mesmo precisar da Ucrânia para desenvolver armas biológicas! Se calhar era para depois lançarem logo para cima dos Russos todos os químicos! Pronto, assim poupavam no transporte, porque o combustível está caro!

            Porque ter laboratórios de investigação biológica e química que cooperem com os estados unidos é certamente algo criminoso e que não pode ter outro qualquer fim que não seja para ser usado contra a Rússia.

            É tal e qual, como os corpos dos civis assassinados encontrados agora espalhados pelas várias regiões de onde os Russos retiraram, é sobejamente conhecido que foram os americanos ou os ucranianos Nazis, que prenderam e mataram estes civis depois dos russos saírem para os incriminarem, é óbvio!

            P.S: Afinal há provas de imagens de satélite que mostram os corpos lá durante o período de ocupação russo. Ups…
            Bolas camarada, já nos estão a dificultar as nossas teorias!

          2. Avatar de Memória
            Memória

            @Hugo Nabais

            Devias ter lido (ou pelo menos visto) o artigo todo.
            Tenho mais razões para acreditar nas descrições e fotografias chinesas do que nas americanas – Neste caso não têm interesse direto nos factos, e os americanos têm-no, e bastante.

            Os USA têm interesse em ter laboratórios de R&D em armas químicas e biológicas em países mais ou menos obscuros e corruptos, (a Ucrânia é o mais corrupto da Europa) por não haver qualquer tipo de limites legais ou verificações, ou jornalistas de investigação a ter em conta.
            O mesmo se passa com as prisões especializadas em tortura e morte de prisioneiros, como p.ex. os “terroristas” muçulmanos.
            Todos sabemos que existem nesses países. Até mesmo na sua base em Cuba; não estão sujeitos a convenções de Genebra ou qualquer outra. Deves ter visto as fotografias das torturas e humilhações em Guantánamo.

            Não é, como deves compreender, nas caves do Capitólio que eles querem ter/têm laboratórios e masmorras destas.

            Para que e para quem serão usados?
            Parto do princípio que não serão usados contra a GB, Portugal ou o Vaticano. Podes adivinhar à vontade para quem são destinados.

            As teorias sobre os mortos em vários locais são várias. A Rússia exigiu imediatamente a presença de peritos de investigação forense, enquanto que a GB está a arrastar com os pés

          3. Avatar de Memória
            Memória

            @Hugo Nabais

            Aqui está um documentário sobre o que aconteceu quando laboratórios destes estavam localizados em Plum Island nos leste dos USA.
            A doença de Lyme é terrível, e tem-se expandido por todo o mundo.
            Uma amiga minha não resistiu e pôs-lhe um fim

            É compreensível que os USA não queiram repetições, pelo menos no seu território

            The Officially Ignored Link Between Lyme Disease and Plum Island
            https://youtu.be/VT6gCqulCok

        3. Avatar de jota
          jota

          @bola8
          Neste caso os “factos” no “email” sobre a Russia, são uma mera opinião, a frase começa com “Given that”, “Dado que o meu carro tem autonomia de 500km posso ir ao Algarve e voltar sem reabastecer”. Conclusão comprei o carro para ir ao Algarve…

          1. Avatar de José
            José

            Memória os chineses não tem interesses diretos?? lol. Têm mais que os americanos. Querem ocupar o lugar da Rússia na Geopolitica global. ainda há poucos dias um lider chines disse “os USA e a China têm que se entender sobre vários assuntos globais”

    5. Avatar de ruben
      ruben

      não vás ao médico, não!

  4. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    Pois em grande parte concordo com comentário do Zé, muita ‘Informação’ desinforma depende do lado que ‘informa’ e do lado que se ‘informa’ espero não ter confundido ninguem! e fico chateado por não poder aceder normalmente a informação qu é publicada pelos Russos pois está bloqueada e dá trabalho quando é possivel mesmo com VPN pois recordo o Tzun-Tsu “…conhece o inimigo…” e tenho cabeça e meios para perceber quando é propaganda não quero que ninguem fça isso por mim.
    Agora que um pais construa armas tão sofisticadas e não inclua mecanismos de ‘proteção’ dessa tecnologia e até mesmo de destruição, (os Russos não tiveram tempo para destruir o 9S935? ), já quando os Americanos deixaram armas sofisticadas no Afeganistão achei estranho.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Estas a falar do Sun Tzu, e do seu livro “A arte da operação militar especial”?

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Esse livro foi completamente ultrapassado, transcendido e descontinuado por outro que eu escrevi chamado “A Lei da Savana”, que aliás só tem duas páginas.

      2. Avatar de Miguel R
        Miguel R

        aos 18 anos percebi que essa ‘trip’ da liberdade é uma treta na realidade, mas extrabuxo como posso. Pois já são milénios a viver num”admiravel mundo velho” pois os donos disto tudo já ca andam desde tempos incumensuraveis.
        P.S. Agradecido pela correção e é verdade já foi actualizado por muitos mas mantem-se valido. e nem sequer uso ‘nick’ name mas compreendo e aceito (em tempo tambem já use agora com a minha idade já não..

    2. Avatar de bola8
      bola8

      Pois Miguel, mas a nossa democracia nãi te permite ter a liberdade com que tu pensas-te que nasces-te.
      Tu pensas-te que irias viver o resto dos teus dias como um homen livre, mas começas a perceber que a tua liberdade esta-te a ser cortada, como se de uma dictatura se trata-se..

      O que dizer..só falta termos que tatuar o símbolo da raça suprema na testa, para que os alemães nos deixem respirar..

      1. Avatar de Jose
        Jose

        ???????? Há com cada um. Vive na cava da mamã, só pode.

        1. Avatar de Miguel R
          Miguel R

          Sai de da casa materna aos 18 tenho 55 faz as contas

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Não sejas estúpido! Sabes lá tu o que é viver numa ditadura. Nasceste no século XX! e pensas que conheces o Mundo

        1. Avatar de Miguel R
          Miguel R

          é verdade quando foi o 25 de Abril tinha 7 anos nunca esquecerei esse dia mas foi assim mesmo um dia e depois percebi que foram os graduados enviados para as ex-colonias a ganhar mais que os que já lá estavam que junto com outros ‘poderes’ firezam a revolução; era uma ditadura claro mas as ditaduras entretanto evoluiram e hoje são muito mais ‘avançadas’ e sofisticadas muitos nem querem dar por elas, Punk is dead Punk until the day i die.

      3. Avatar de ruben
        ruben

        pensas-te?
        logo existes…
        Adoro!
        uma dica http://www.tracinho.com

  5. Avatar de Memória
    Memória

    . . . “…and was immediately put into use by the 72nd Mechanized Brigade …”
    Isto é mais que suficiente para ser carimbado “FAKE NEWS”.

    Venha o seguinte.

    1. Avatar de Vítor M.

      Se o dizes… e como enviado especial… nós acreditamos.

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Não acredites em tudo, isto é Primeiro de Abril em Groningen:

      —————–
      A Europa deve tornar-se menos dependente do gás. Porque isso causa terremotos em Groningen e Putin está enchendo o tesouro de guerra com isso. Para travar o consumo privado, a autarquia, em colaboração com a Water Company Groningen, pretende travar os duches prolongados.

      Uma família holandesa média usa cerca de 1.500 metros cúbicos de gás por ano, de acordo com dados de energiebalans.nl. 75% disso é usado para aquecer casas e cerca de 20% é usado para tomar banho. O cálculo dos comparadores de energia mostra que tomar banho cinco minutos a menos anualmente economiza cerca de 60 metros cúbicos de gás por residência.

      Poupança de 22 milhões de euros na Cidade
      Existem mais de 136.000 famílias na cidade de Groningen. Faça isso vezes 60 metros cúbicos e a economia pode chegar a mais de 8.000.000 metros cúbicos de gás. Com o preço atual do gás de 2,70 euros, isso economiza 22 milhões de euros em gás só na cidade. Ou, porque Putin quer que o gás russo seja transformado em rublos, cerca de 2.153.848.320 rublos. Isso é dinheiro sério. Isso machuca Putin. Especialmente se for tomado de forma mais ampla.

      Anteriormente, o Partido Trabalhista, Partido para os Animais, ChristenUnie e GroenLinks expressaram o desejo no conselho da cidade de Groningen de que a cidade deveria liderar o caminho com planos viáveis ​​para combater o vício em energia. O domingo sem carros deve se tornar um pilar importante nisso, assim como baratear o transporte público e fazer mais uso de bicicletas e patinetes compartilhados.

      Chuveiro menos longo a partir de sexta-feira
      Assim, em colaboração com a Groningen Water Company, o conselho da cidade está agora buscando uma nova solução: após um banho de 10 minutos, a pressão da água é automaticamente reduzida. A medida será implementada na próxima sexta-feira, às 17h, nos bairros do sul da cidade, onde os chuveiros são mais demorados, segundo dados. Logo depois, o resto da cidade segue. A urgência é alta. Afinal, enquanto usarmos o gás russo em massa, contribuiremos para a sangrenta guerra na Ucrânia. De acordo com as partes envolvidas, extrair mais gás de Groningen também não é uma opção devido aos grandes problemas que isso representa.

  6. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Não acredito que a Rússia subestimou o exército ucraniano, o que ele subestimou foi a resiliência deles, acredito que ele achava que a Ucrânia se renderia fácil, se a Rússia resolver meter os dois pés na porta não sobra nem poeira da ucrânia pra contar a história. PS.: Espero que essa resiliência do exército ucraniano faça com que a Rússia resolva se contentar com a faixa de território que ela já dominou e que de certa forma já garante uma maior segurança das fronteiras russas. Guerra não traz benefício pra ninguém, principalmente para os milhares de civis que perderam tudo o que tinham conquistado durante toda uma vida por causa de um conflito causado por nações gananciosas (por nações gananciosas entende-se que são os USA, a EU e Rússia, por enquanto a China fica de fora kkkkkkkkk).

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Não sei o que são esses k’s todos, mas dizer que a China fica de fora das nações gananciosas é um contrassenso! Provavelmente é a mais gananciosa!

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Segundo a História não existem nações mais imperialistas e “gananciosas” do que as europeias, e atualmente isso tende ainda a piorar devido à falta/esgotamento de matérias-primas e de fontes de energia absolutamente essenciais para manterem a sua condição de potências industriais.

      Atualmente a Rússia e a China/Ásia já se encontraram e expandem-se na direção da África, enquanto que os projetos dos USA relativamente à Europa já foram explicitados pela Victoria Nuland, em “Fuck the EU!”

      1. Avatar de bola8
        bola8

        +1
        Concordo.
        Mas também não nos podemos esquecer dos EUA…porque tal como o Biden disse.
        “A Nova Ordem Mundial esta aí, e nos vamos domina-la..!”
        Pelo menos é o que ele pensa ou o que lhe dizem a ele para o convencer..

        Eu acho que o Futuro está na Ásia, num império baseado em trocas comerciais..

    3. Avatar de bola8
      bola8

      Fabricio, as tropas Ucranianas e as tropas Russas dão-se bem por assim dizer, mas agora não podemos esquecer os nazis que foram incorporados nas forças militares Ucranianas..esses são extremistas.
      Sim claro que se a Rússia quisesse só ficava poeira, mas esse não era o objectivo da Rússia, nunca foi, o objectivo Russo era a eliminação de nazis.
      E embora não tenha tido o sucesso que eles esperavam, muitos e muitos milhares foram “desnazificados”, incluindo altos comandos nazis..

      Agora no momento, estão no máximo 2 nazis (altas patentes) presos com o que resta do batalhão de Azov em Mariupol, os que tentaram fugir de helicóptero foram mortos.
      E parece que a Rússia vai ceder, infelizmente…porque eles estão a ameaçar começar a matar civis ao acaso se não os deixarem sair dali..

      Penso que a Rússia está a organizar a saída deles para dentro da Ucrânia, infelizmente para o mundo, felizmente para os civis( que de outra forma iam ser mortos.. ).

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Então as tropas Russas dão-se bem e não querem ganhar a guerra porque não querem desfazer a Ucrânia a poeira… Faz sentido!
        Então vais-me dizer que os civis encontrados mortos atados, e muitos dele torturados e violados, foram certamente os próprios ucrânios que fizeram isso? Ah foram os Nazis? Agora tudo faz sentido!

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Vi algures que em Bucha o presidente da câmara chegou lá dia 31 e as tropas ucranianas logo de seguida e só depois é que apareceram os corpos
          Não confirmei

  7. Avatar de EUCLIDES Neto
    EUCLIDES Neto

    Voces so estao a falar mal da russia que esta a protejer o seu territorio, a comunidade Europeia quem controla, AMERICANO, a NATO, AMERICANO mais se fose o americano a invadir outros paises nao diriao nada. ve como deixou Afiganistao,Libia,Iraque. se a Ucrania unirce com a nato ou comunidade europeia o americano sera dono da europa e uma russia como potencia nao pode admitir isso. Eu estou do lado de Vladimir Putin