Smartphones dobráveis da Samsung mudam de nome por culpa da guerra na Ucrânia

17 Comentários

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia que as grandes empresas tentam encontrar formas de criar pressão para que este conflito termine. Por norma, estas passam por remover os serviços desta área do globo e assim marcar uma posição.

Após ter assumido a sua escolha neste conflito, a Samsung parece ter agora tomado uma nova decisão. Está a mudar o nome dos seus smartphones dobráveis, para assim ficar longe deste conflito. O Z dos Galaxy Fold e Flip foi removido nalguns países.

Samsung Ucrânia Rússia Z dobráveis

Uma das formas que o exército russo encontrou de marcar os seus veículos no confronto na Ucrânia foi com a presença de um Z a branco. Este está pintado de forma bem visível nestes tanques, camiões e outros equipamentos de guerra.

A marca bem distinta parece estar agora a chocar com algumas das escolhas que a Samsung fez para os seus smartphones. A fabricante nomeia as suas linhas de equipamentos com letras, para que o consumidor consiga imediatamente identificar a gama onde se inserem: a letra M para os mais económicos, a A para a gama média, o S para os topos de gama e o Z para os dobráveis.

Essa proximidade parece ter levado a Samsung a alterar a designação dos seus smartphones dobráveis. A marca deixou cair o Z nos seus sites que estão disponíveis em vários países. A mudança pode ser vista já no site da Samsung na Estónia, Letónia e Lituânia.

Curiosamente, no mercado onde a mudança seria mais óbvia acabou por não ser alterado. Falamos da Ucrânia onde ainda é possível ver o Z no nome do Galaxy Fold na página do site da Samsung dedicada a este smartphone. O mesmo acontece na Rússia.

Samsung Ucrânia Rússia Z dobráveis

Esta mudança parece seguir o pedido feito pela Ucrânia a todos os países para abandonarem o Z como símbolo. A Samsung aderiu, mas apenas parcialmente, tendo mantido esta letra em muitos dos menus onde os Galaxy Flip ou Fold estão presentes.

Espera-se que esta mudança venha a ser alargada a muitos mais países nos próximos dias. Por enquanto, tanto Portugal como outros países da Europa estão ainda com o Z visível e sem qualquer indicação de que vão remover este símbolo da Rússia bem presente na Ucrânia.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Por este andar, os filmes do Zorro vão ter que ser eliminados da história do cinema e animação.

    1. Avatar de manel
      manel

      não sejas ridiculo

  2. Avatar de PJA
    PJA

    Eu proponho retirar o Z do dicionário. Loucura completa. Já agora ZZZZZ.

  3. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Isto do Z tem alguma coisa a haver com “World War Z (film) – Wikipedia”

  4. Avatar de LA
    LA

    Deviam era remover em todos os paises. Nunca teve muita lógica chamarem-se Galaxy Z Fold, ou Galaxy Z Flip. Bastava e dizia-se muito melhor, Galaxy Fold, ou Galaxy Flip.

    1. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
      Luis Henrique Santos Silva

      Isso deve ser para separarem as categorias como eles tem feito, A, M, S e Z, era mais por isso, provavelmente vão colocar outra letra ou simplesmente tiram

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    Extermínio imediato das Zebras. Realmente, a União Europeia passou a ser casa de doentes mentais perigosos.

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Tenho penas Zés deste mundo 🙁

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Vou ali bater uma sorna. ZZZZZZZZ

  8. Avatar de AlexS
    AlexS

    Trágico e Patético. Parece que estamos na Rússia/União Soviética onde se era “contaminado” e se ia parar ao Gulag por semelhanças.

  9. Avatar de yep
    yep

    Se a russia tivesse utilizado um i é que ia ser lindo…

  10. Avatar de Manso
    Manso

    Bem vindos ao futuro WOKE…

  11. Avatar de Lampião
    Lampião

    Ainda bem que para já aNikon continua com a série Z.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não fales alto… Shiuuuu

  12. Avatar de N. Luso
    N. Luso

    Se a estupidez pagasse impostos, alguns “cumentadores” deste tópico dariam excelentes ministros da economia e finanças!
    O que tem a ver as denominações alfabéticas de modelos da Samsung?
    Sim, por causa dos assassinos russos, a Samsung deve acabar com a designação “Z” e alterar para outra letra. Por mim, podia ser “U” de UCRÂNIA!
    Se me não o fizer de imediato, será uma afronta ao mundo livre sobretudo à UE e aos EUA (onde reina a Apple e o seu iPhone).
    Pessoalmente, em minha casa há milhares de euros em produtos Samsung topos de gama, desde micro-ondas a todos os electrodomésticos.. e dispositivos Android, onde se destacam o Galaxy Note 20 Pro e o novíssimo Galaxy S22 Ultra de 512 GB (e respectivos acessórios originais).
    Por isso…