Vista – Remover drivers antigos…

17 Comentários

Provavelmente já lhe aconteceu actualizar o seu parque de drivers do Windows Vista e não ter ficado com a máquina conforme esperava. Ou então reparou em pequenos acontecimentos “estranhos” no funcionamento de determinado diapositivos do seu Vista. Se esperava uma aumento de performance e esta não ocorreu? Pois, alguma coisa está a interferir com a actualização desses seus drivers!

Há vários motivos que podem estar por trás desses comportamentos, um dos motivos, se não o mais óbvio, são os drivers antigos, que depois da actualização para novas versões, permanecem instalados mas ocultos.

É uma prática comum no Windows, porque existem vários processos que revertem essas actualizações caso a nova versão tenha, ou cause, problemas de estabilidade. Sim, é verdade que muitas vezes nem esses (os antigos) podem ser usados, pois ficam perdidos no disco sem ninguém saber onde se encontram.

O ideal será mesmo remover esse “lixo” da área de acção do dispositivo para evitar conflitos.

Mas onde estão esses drivers?
Usamos o Gestor de Dispositivos para ver os controladores activos para o hardware, activando uma opção no Vista podemos, em cada um deles, exibir os antigos que lá permanecem de forma oculta.

Para isso temos de activar essa função antes de abrir o Gestor de Dispositivos.

A primeira acção a tomar é abrir a linha de comandos no modo administrador. Vamos à caixa de Pesquisa no menu Iniciar e escrevemos cmd, de seguida combinamos Ctrl+Shift+Enter para “Executar como administrador“, função que pode ser igualmente activada com o botão direito do rato no menu de contexto.

 

Com a linha de comandos em modo administrador digitamos o seguinte comando:

SET DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES=1

Depois Enter e inserimos o seguinte comando:

devmgmt.msc

Este comando permite iniciar o Gestor de dispositivos a partir daqui.

Agora com o Gestor aberto vamos ao menu Ver e escolhemos a opção Mostrar dispositivos ocultos.

Activada a opção, verá muitas linhas em que o ícone está em marca de água, esses drivers são antigos ou desactivados, analise e remova os antigos e os inúteis.

Em cima de cada driver antigo, clique com o botão direito do rato abrindo o menu de contexto e seleccione a opção Desinstalar.

Ao limpar estes drivers antigos poderá não notar um aumento de performance, mas a sua máquina ficará de certeza mais limpa e com menor probabilidade de ocorrência de “fenómenos estranhos”.

Para terminar sugiro e informo que poderá fazer o mesmo no Windows XP seguindo as opções anunciadas.

NOTA: Esta limpeza no meu Windows XP teve um desfecho fantástico. Conto-vos no próximo artigo deste assunto.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Antunes
    Bruno Antunes

    porreiro..mais uma valente dica “á la pplware” 😛

    congrats..

  2. Avatar de SecretSoul

    E remove-se…TUDO o que está a mais claro? Não vai haver problema?

    1. Avatar de Alexandre Marques
      Alexandre Marques

      Sim podes mas tem cuidado para não removeres o necessário.

  3. Avatar de Tiago Almeida
    Tiago Almeida

    onde diz: “A primeira acção a tomar é abrir a linha de comandos no modo administrador. Vamos à caixa de Pesquisa no menu Iniciar e escrevemos cmc, de seguida combinamos Ctrl+Shift+Enter para “Executar como administrador“, função que pode ser igualmente activada com o botão direito do rato no menu de contexto.”

    devera esvrever: A primeira acção a tomar é abrir a linha de comandos no modo administrador. Vamos à caixa de Pesquisa no menu Iniciar e escrevemos CMD, de seguida combinamos Ctrl+Shift+Enter para “Executar como administrador“, função que pode ser igualmente activada com o botão direito do rato no menu de contexto.

  4. Avatar de Tiago Almeida
    Tiago Almeida

    @SecretSoul
    em prencipio não há problema

  5. Avatar de MB
    MB

    Se há problema que tenho tem sp a ver com os USB. Quer seja com a impressora brother que tenho, quer seja com pens, há sp algum problema. A ver vamos se com isto tudo se resolve.

    Cumprimentos

  6. Avatar de Nuno Peralta
    Nuno Peralta

    eu tinha MUITO hardware assim, desinstalei tudo…. mas nao notei diferença alguma 🙁

    ao menos aprendi uma nova coisa =)

  7. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Boa Dica!!
    Num Vista com pouco mais de um mes ja tinha alguma tralha, nem quero ver ali um xp com uns anos 😀

    Hasta!

  8. Avatar de Vítor M.

    Tiago Almeida, obrigado pela correcção, foi mesmo distracção e sono… muito sono 😉

  9. Avatar de David Alves
    David Alves

    Não aconselho. Se tiverem por exemplo Bluetooth desligado no portatil (para poupar bateria) e removerem os controladores que estão em marca d’água, arriscam-se a quando ligarem o Bluetooth não terem os controladores que precisam uma vez que o compontente só deixa de estar a marca d’água quando está ligado. Isto pode acontecer com outros dispositivos.

  10. Avatar de Vítor M.

    David se leres o post a dada altura eu sugiro que analisem antes de apagar, obvio se apagar tudo, alguns que estão apenas desligados terão mais tarde de ser reinstalados.

    Mas se tiverem dispositivos a funcionar (som, rede, p.gráfica, rato, discos, etc.) a funcionar depressa detectam esse “monos” a consumir recursos da máquina.

  11. Avatar de obstinado
    obstinado

    Resolveu um problema grave do controlador da webcam chicony 2.0 no meu Toshiba , o vista restaurava teimosamente o controlador oculto (suponho que devido ao messenger ao algo do género) e a camara deixava de funcionar no 2º reínicio de sistema após a instalação do update!

  12. Avatar de Dennes Menezes (Manaus0-AM)
    Dennes Menezes (Manaus0-AM)

    JOvém, foi 10 essa dica… Muito obrigado.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Batata! Foi realizar o procedimento no vista e remover um driver de webcam que o vista voltou ao normal! Parabens, mto obrigado pela dica!!!!

  14. Avatar de Rodrigo T.

    Grandes dicas, obrigado!

  15. Avatar de Gilson Novais
    Gilson Novais

    Excelente!! Muito obrigado! Era exatamente isto que procurava.