Há uma taskforce para combater a desinformação sobre a guerra

23 Comentários

Uma das maiores ameaças da sociedade atual é a desinformação. Com as redes sociais, as notícias falsas rapidamente se espalham e nesse sentido são muito os polígrafos que vão aparecendo, entre outros mecanismos.

Neste cenário de guerra, o Observatório Europeu EDMO vai criar uma ‘taskforce’ para combater a desinformação.

Há uma taskforce para combater a desinformação sobre a guerra


A taskforce irá focar-se na desinformação na UE sobre a guerra

O Observatório Europeu de Media Digital (EDMO, na sigla inglesa) criou um novo grupo de trabalho (‘taskforce’) que irá orientar e recolher material para ajudar a entender as tendências de desinformação na guerra da Ucrânia, revela a Lusa.

“A ‘taskforce’ irá focar-se na desinformação na UE [União Europeia] e nos países EEA [Área Económica Europeia], como também nos Balcãs ocidentais, recolhendo e classificando material relevante que abrange vários aspetos, como a verificação de factos, investigações, análises rápidas e investigação sobre campanhas de desinformação”, refere o European Digital Media Observatory (EDMO), no seu site aqui.

Este grupo de trabalho tem também como objetivo identificar conjuntos de dados relevantes necessários para entender as campanhas de desinformação.

Há uma taskforce para combater a desinformação sobre a guerra

O observatório já publica regularmente uma lista atualizada de artigos de ‘fact-checking’ (verificação de factos) sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

A taskforce do EDMO tem como objetivo maximizar o impacto do bom trabalho já feito por atores independentes em toda a Europa, recolhendo, catalogando e partilhando informações verificadas, além de analisar e investigar narrativas de desinformação. Identificar e entender rapidamente as tendências de desinformação na crise atual ajuda a promover a resiliência social e informar os legisladores”, afirma a presidente deste grupo de trabalho, Claire Wardle, diretora-executiva do First Draft.

O Governo ucraniano estimou em mais de 500 mil milhões de euros as perdas económicas causadas pela guerra com a Rússia, indicou hoje no Facebook a ministra da Economia ucraniana, Iulia Sviridenko.

A ministra calculou em “564,9 mil milhões de dólares” (515,8 mil milhões de euros) “o impacto direto da destruição” causada desde o início da invasão russa da Ucrânia, no passado dia 24 de fevereiro, um montante ao qual se juntam “os efeitos indiretos dos combates” na economia, nomeadamente os que estão ligados à explosão do desemprego, à forte diminuição do consumo das famílias ou ainda à redução das receitas do Estado.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas
    Douglas

    TASKFORCE EUROPEU:

    1º Bloquear todos os canais russos financiados pelo Estado e que mostrem o outro lado da guerra. (russos são maus!)
    2º Permitir todo canal europeu financiado por qualquer Estado europeu contrário à Rússia (vale BBC, Euronews, AFP, Reuters etc)
    3º Bloquear perfis no Twitter que não mostram a nossa visão europeia da guerra.
    4º Dizer ao mundo que os russos são maus e não confiáveis.
    5º Continuar a expandir a OTAN para bem pertinho da Rússia, apontando mísseis na cabeça deles.
    6º Perguntar ao nosso chefe, o EUA, o que pode ser sancionado ou não.
    7º Usar o Zelensky para convencer o mundo de que os russos são maus e os ucronazis são caras legais.
    8º Limitar o alcance de postagens contrárias à visão oficial europeia.
    9º Os russos são maus!

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Já vem sendo normal, Cristo também era tão mau que foi apedrejado enquanto carregava a cruz.

    2. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Pois é assim mesmo.
      Se fosse outro Iraque nada disto se aplicava? não ‘gosto’ de Imperalismos sejam Alemães, Russos, Americanos, Chineses, (se é que existiram paises comunistas diziam-se mas nunca foram e tambem não ‘gosto comunismos nem de ultra-capitalismo-radical), portanto vamos lá a ter as mesmas medidas e pesos para a mesmas coisas sim as mesmas coisas alguem ou algum pais foi sancionado pelo que se passou no Iraque, (não confundir com o Kuwait), pelas atrocidades cometidas tão graves como os que desgovernavam o Iraque na epoca. O/Os Povos/Povos que se lixem seja lá onde for até no própio pais o radicalis-imperalista-capitalis-radical é que é santo tenham lá paciencia.

  2. Avatar de Wilson
    Wilson

    Às vezes eu tenho a impressão que os anti-guerras querem guerras. Tanta arma e munição estocadas iram mofar, enferrujar se não estiver banhada em sangue.

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Falando por mi claro que sim quero outro tipo de Guerra !!! não ás escondidas mas sim as claras, não com mortes nem com armas que só enriquecem alguns, (nem mesmo como o Musk queria), mas guerras a sério com palavras falas e escritas a assinadas e para comprir e publicas para que todos assistam a esa guerra do seculo XXI que berrem que se ‘esfolem’ mas que guerreem a vista de todos e civilizadade pois até na guerra existem regras ou já se esqueceram disso, (é que agora é mais facil não terem guerras e tudo mais mecanico e electronio assim ainda vão malta para guerrear na semana a seguir=, até porque olho por olho e dente por dente era bom para o planeta Terra talvez se libra-se dessa especie parasitária da qual faço parte chamada Homo Spaies que de Sapiens tem pouco mas de assassino tem muito mas não mata para comer e sim por ambiça~doentia.

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Significa que também vão bloquear a propaganda diária vinda da Ucrânia?

    1. Avatar de jota
      jota

      principalmente auela com cenários de Hollywood, com civis a fugir para outros paises e prédios destruidos.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    A cada dia que passa o Zelensky vai perdendi apoio. Só sabe pedir e fazer birra. Ele parace estar mais interessado em manter terra em vez de manter população. Ele afinal não é diferente do Putin. Ambos têm os seus egos. Tanto um como o outro estão-se marimbar para a população.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      A atitude do Zelensky é até bastante fria, racional, e muito compreensível, tendo em vista que a Ucrânia está em guerra.
      Por que não fazer todo o possível para alargar a guerra a mais países, ou mesmo despoletar uma III GM uma vez que ele já não tem nada a perder?

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        empedir as pessoas de sair e os militares fazerem disparos de areas civis e snipers em telhados de predios?
        super compreensivel. lança rockets em cresces, hospitais, escolas etc.

        quem falou em 3 guerra recentemento foi o proprio Zelensky, depois do Nobel da Paz isto é ser frio, racional e compreensivel.

      2. Avatar de Memória
        Memória

        Tens de concordar que caso Portugal seja atacado pela Espanha (se algum *tresloucado* se lembrar de passar 8 anos a bombardear Olivença) ou por Marrocos (o que não acho completamente impossível) então a única esperança seria envolver (seja de que forma for) mais países (como a Inglaterra a França ou os USA) nas hostilidades.

        Lembro que isto já aconteceu – (por exemplo 1385, mas não só)

        1. Avatar de Memória
          Memória

          A atitude correta dos outros paíse seria não se deixarem envolver, mas isso não acontece agora devido a $outros$ $grandes$ $interesses$

        2. Avatar de paocomsalada
          paocomsalada

          dentro da NATO existem acordos.. tu não atacas aliados, Olivença não te vai fazer grande diferença no final do dia…. abraçar diferenças vai trazer mudança, odio aos espanhois nunca entendi.
          A maior parte do pessoal nunca foi ao interior, vão ao Algarve a Serra da Estrela e pouco mais. Uma união Portugal Espanha seria bem melhor, afinal no inicio vieram do mesmo. Galicia e o Galego-Portugues deu Origem a Lingua e ao País.. mas dizer isto é crime

  5. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    imagino quem paga essa treta

    qd foi no covid foi igual

    1. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      os EUA já mandaram bilhões.
      Muita propaganda Anti-Russia, Tolstoy foi cancelado… livros a serem queimados e afins. ridiculo. quando EUA mataram civis em meio mundo não vi ninguém a cancelar Byonces, Jay-z’s, Apples, McDonalds e afins. mas prontos este é o mundo onde vivemos. Preparem-se quando o Putin aparecer morto e a Russia for “Americanizada”

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Morto já está o Biden, e só ele é que não sabe . . .
      A Rússia ser “americanizada”?
      Acho mais provável os USA serem “balcanizados” ou até “africanizados”.

      Experimente para se rirem procurar *em imagens* Happy White Woman no Google e no DuckDuck
      LOL

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        “Experimente para se rirem procurar *em imagens* Happy White Woman no Google e no DuckDuck”
        You just blew my mind…. não que não saiba destas tendências estúpidas.
        Não concordo como é obvio nestas manipulações.

        Mas por outro lado…. como é que fizeram isto!? :O

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Ou então apenas no Google e pesquisar para white black e asian

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sugiro que seja criada uma Taskforce para combater a desinformação da taskforce para combater a desinformação sobre a guerra.

    Porque irá contar apenas o nosso lado de qualquer forma, e há que regular isso

    1. Avatar de tuga
      tuga

      Uma coisa que eu noto é que afinal ainda há Portugueses que percebem o que se está a passar..
      O meu bem haja!

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ora… já não é de agora, mas nesta guerra tem sido absurdo ao ponto de se reparares cada vez menos se comenta causalmente estas coisas, porque já todos desconfiam dos “factos”