Preço das placas gráficas na Europa já só está “apenas” 25% acima do recomendado

19 Comentários

Se nos últimos meses queria comprar uma placa gráfica, certamente que se deparou não só com a acentuada falta de stock das mesmas, como também com o agravamento dos preços dos modelos existentes.

Mas felizmente a situação já começa a ficar mais próxima do normal. E as últimas informações mostram mesmo que o preço das placas gráficas na Europa já só está ‘apenas’ 25% acima do recomendado pelas marcas. E este é então o valor mais baixos que as mesmas apresentam nos últimos 14 meses.



Preço das placas gráficas continua a descer

Continuamos a noticiar a atual realidade de valores praticados no segmento das placas gráficas e, gradualmente, estes estão a aproximar-se cada vez mais dos preços recomendados pelas fabricantes de GPUs.

Assim, de acordo com as informações mais recentes, reveladas pelo já conhecido canal alemão 3DCenter, o preço das placas gráficas das novas linhas Nvidia RTX 30 e AMD Radeon 6000 já está apenas 25% acima do recomendado, pelo menos na Alemanha. Esta percentagem é completamente diferente da realidade vivenciada há alguns meses, como por exemplo em maio de 2021, altura em que as Nvidia GeForce RTX 30 estavam 218% mais caras que o valor inicial, e as AMD Radeon RX 6000 estavam 116% mais caras.

Abaixo fica o gráfico da variação da percentagem acima do recomendado das GPUs das suas marcas ao longo dos últimos meses.

Clique na imagem para a aumentar. (via)

No entanto, como também é bem visível na imagem, em junho de 2021 o valor das gráficas, especialmente as da Nvidia, sofreu uma queda significativa. No entanto, o preço ainda aumentou ligeiramente entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, mas até à data verifica-se uma clara tendência de queda no valor dos equipamentos.

Na última vez que a 3DCenter apurou estes valores, a 6 de março, o preço das gráficas GeForce RTX 30 da Nvidia e Radeon RX 6000 da AMD estavam 41% e 35%, respetivamente, mais caros do que o recomendado. Agora ambas as gamas estão então apenas 25% acima do tabelado inicialmente por ambas as fabricantes.

Se está à procura de uma placa gráfica, a nossa questão é então se já verificou esta descida de preço nos equipamentos que tem encontrado.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Eu comprei a 3080 por 700 euros e para 4k gaming e um mimo

    1. Avatar de andy
      andy

      Eu uma rx 6700 xt por 629 euros para jogar 1440p @ 165hz!

      1. Avatar de Joao Tiago
        Joao Tiago

        4k e melhor

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          8k é melhor

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            16k é o futuro

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            20k, para cer ultwawide

    2. Avatar de Fulano
      Fulano

      Onde? Onde?

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      Compraste o mimo da TMN? Que nostalgia…

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em Portugal não se vai verificar tão cedo, aliás ainda estão bem acima.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      É sempre até à ultima oportunidade…
      Se bem, que já desceu consideravelmente…
      Mais um mesito e já compro mais 3…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É uma para cada pc de jogos, não é? /s

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Hoje em dia não se compra uma boa placa gráfica por menos de 400 euros,podem acreditar no que digo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O que é para ti uma boa placa gráfica?

    2. Avatar de Fabio
      Fabio

      Comprei a minha 1070Ti nos usados há um ano, e um Ryzen 5 3600. Este fim de semana um Sr. na casa dos seus 55/60 anos, programador vira-se e diz: “Isso é um lixo, tanto a gráfica como o cpu”. Disse-lhe que corria PUBG com um lixo de combo a +150 fps, um jogo super otimizado e a resposta foi: ‘Impossível, deves estar enganado de certeza’.
      Não é certamente a melhor gráfica, nem cpu, mas dizerem que é um combo “lixo” vai muito da perspectiva de cada um…
      Portanto, o conceito de “bom” ou “mau” é muito relativo.

      1. Avatar de Fabio
        Fabio

        Super mal* otimizado, o PUBG, quero dizer

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        o 3600 lixo, lol… enfim…

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Essa não existe. Se te referias à 3060, não é de certeza lixo. Uso-a no trabalho, é rápida, e o facto de ter 12GB de VRAM dão muito jeito para carregar todos os assets e texturas em memória.

  4. Avatar de rfilipe
    rfilipe

    Falta descerem as rtx 3070 para a faixa dos 500€ ai sim digo que os preços baixaram.