Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (27)?

20 Comentários

A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno).

Esta madrugada não se esqueça de mudar a hora (se for necessário, até porque muitos dos equipamentos que usamos mudam automaticamente).

Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (27)?


Mudança da Hora – 27 de Março de 2022

É já esta madrugada de domingo que muda a hora em Portugal Continental e na Madeira. Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 da manhã.

Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (27)?

Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00:00 de domingo, dia 27 de março, passando para a 1:00 da manhã, do mesmo dia.

Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (27)?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe
    Filipe

    Quando é que esta parvoíce vai terminar? Já foi provado que estas brincadeiras de atraso e adianto da hora são prejudiciais a muita coisa.

    1. Avatar de DrFrank
      DrFrank

      A ultima vez que ouvi falar sobre acabarem com isto era “ah e tal não porque qqer coisa sobre criancas e noite”.
      Onde vivemos nos paises nordicos, temos sol das 09e tal até pouco antes das 15h na pior altura. E mesmo assim temos sorte porque mais a norte o próximo nascer do sol só acontece varias semanas depois

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      É mais prejudicial não existir!! Experimenta sair às 6:00 (hora de verão, 7:00 hora inverno) em pleno inverno.
      Se andas de carro vais ter de usar aquecimento e por isso gastas mais combustível/eletricidade sendo que isso se reflete na carteira. Como as estradas vão estar mais geladas vais andar mais de vagar e por isso usas o aquecimento durante mais tempo, mais gastas combustível/eletricidade. Nem vou falar dos gastos com o nevoeiro. SE PENSASSES UM BOCADO SABERIAS QUE É MAIS PREJUDICIAL NÃO TER A MUDANÇA DA HORA.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Muito bem dito,”Samuel MGor”.Concordo inteiramente consigo.

      2. Avatar de relogio
        relogio

        prejudicial não haver mudança de hora??? , é bem pior é andar sempre a mudar, já devia ter acabado esta palhaçada há muito tempo.

        podes arranjar as desculpas que quiseres, eu se fosse a ti nem saia de casa, degraçados daqueles que operam em horarios rotativos e passam noites inteiras acordados a laborar.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Se não consegues adaptar perante a mudança do horário então nunca vais poder enfrentar uma mudança súbita na tua vida!! A vida muda rapidamente!! Um dia estás a curtir a vida e de repente no outro estás numa cadeira de rodas (não é o meu caso).

      3. Avatar de jota
        jota

        e se mantivermos a hora de inverno qual é a desculpa? Tb consumimos mais energia no verão?

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Isto da hora permanecer no horário de verão é apenas político!! Os horários têm de mudar não se pode permanecer sempre no mesmo horário (inverno/verão). Não vivemos perto da linha do Equador portanto temos que ter mudanças de horário de acordo com inclinação da Terra perante o Sol.

      4. Avatar de João Silva
        João Silva

        Ás 06:00 horário de verão são 05:00 no horário de inverno. Se ficássemos o ano todo no horário de inverno que é o que acompanha a exposição solar, a única coisa que seria diferente é que iria amanhecer mais cedo, ou seja em vez de amanhecer as 06:00 durante os meses de verão amanheceria ás 05:00, e como tal anoiteceria mais cedo. Não nos faz bem nenhum as 21:00 ainda ser de dia. fica um link de uma neurologista para quem estiver interessado : https: //zap.aeiou.pt/hora-muda-este-domingo-neurologista-explica-porque-nao-e-saudavel-467487

      5. Avatar de Sergio
        Sergio

        Isso cada caso é um caso, e a verdade é que tudo isto foi pensado quando a esmagadora da população trabalhava das 8h as 17h. Hoje em dia, com tanto turno em fabrica, com tanto centro comercial, com tanto teletrabalho esse padrão deixou de fazer sentido.
        No meu caso, esse excesso que dizes gastar no automovel, iria poupar no gasto mensal no ginasio, porque com sol já é viavel correr na minha zona.
        Cada um terá sempre pros e contras conforme a sua vida, mas uma coisa eu tenho a certeza, neste horario com o sol a findar tardiamente sou muito mais produtivo após o horario de trabalho. Socialmente consigo estar com mais pessoas e se há combustível que precisamos é dos nossos amigos e familiares.

    3. Avatar de Blam-O
      Blam-O

      Cool story.
      Diga-se, se quiserem deixar de ajustar a hora, por mim tudo bem desde que fiquemos com a hora de inverno.

  2. Avatar de Fo
    Fo

    Quando é que acaba a mudança da hora?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Pelo que sei acho que Portugal nunca irá aderir à mudança da hora. 😐

      1. Avatar de relogio
        relogio

        Portugal vai ser obrigado, não vai ter qualquer decisão pois quem manda é a UE, eles vão ter de arcar com a ordem e mais nada, venham lá com as fantochadas dos cientistas que é tudo treta.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Só o países do norte é que querem a permanência do horário de verão. Nunca vai chegar a isso. Os cientistas demonstram que é necessário ter esta alteração. Mas os políticos do norte não querem saber. Se avançar serão os países do norte que terão de arcar com as consequência da mudança (financeiras e políticas)

  3. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    Quando é que poem o horário em CET? Isso é que era de valor!

    1. Avatar de Patati
      Patati

      Para cumprir os horários levanto-me às 7H (há muitos que se levantam mais cedo).
      Pela hora de inverno, agora levanto-me às 6H (as 7H da hora de verão são 6H da hora de inverno).
      Com a hora da Europa central levantava-me às 5H. Não, obrigado.

      Mas a hora da Europa central já vigorou em Portugal entre 1992 e 1995. O “disparate cavaquista” como lhe chamou António Guterres. Conta o “DN”:
      https ://www.dn.pt/pais/de-cavaco-a-guterres-a-ultima-experiencia-portuguesa-com-mudancas-de-hora-9795842.html

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Bem,pelo menos até 2026 já estou informado sobre os dias em que é preciso mudar os relógios cá de casa.Mais 4 anos de tormenta,bolas. 😐

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com tantos problemas na vida, tanta coisa mais importante,…

    Não,… vamos é criar problemas com algo tão insignificante, a troca da hora, que nos permite aproveitar melhor a luz solar…
    Ah e tal, problemas com as crianças (que cresçam que agora a vida é fácil!!!), ai o meu psicológico não aguente (então ficará lixado com coisas piores), ah gasto mais combustível (gastasse o mesmo!!!!), etc…

    Deixem estar como está que está óptimo, aliás, excelente!!!