Rússia propõe aceitar Bitcoin para pagamentos de petróleo e gás

7 Comentários

A Bitcoin pode dar força à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Tal poderá acontecer, pois, certamente há questões que não foram tidas em conta na altura do planeamento da invasão. Com os países que fazem parte da NATO bastante unidos, a Rússia considera que ainda tem “países amigos” e há uma proposta para eles.

Um deputado russo propôs aceitar Bitcoin para pagamentos de petróleo e gás, mas apenas para países “amigos” como é o caso da China e Turquia.

Rússia propõe aceitar Bitcoin para pagamentos de petróleo e gás


Só China e Turquia podem pagar em Bitcoin

Segundo Pavel Zavalny, membro da Comissão de Energia do Duma, a Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamento para petróleo e gás, mas apenas de países considerados amigos, como sem exemplo a China e a Turquia.

Além disso, Pavel Zavalny afirmou que o país está disposto a vender combustível para países do Oeste (em principal as Américas e grande parte da Europa) por ouro e rublos russos.

Michael Parker, chefe da firma de advocacia Ferrari & Associates, de Washington, ao The New York Times, sobre a prática de branqueamento de capitais e sanções referiu que…

A Rússia teve muito tempo para pensar nesta consequência específica. Seria ingénuo pensar que eles não divulgaram exatamente este cenário.

Rússia propõe aceitar Bitcoin para pagamentos de petróleo e gás

Os criptoactivos têm estado em destaque na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nessa passada quinta-feira, dia 24, o CEO da BlackRock (maior gestora de ativos do mundo) Larry Fink, referiu que o conflito deve acelerar a aceitação dos ativos digitais, e também vai fazer com que muitos países repensem as suas dependências financeiras das moedas.

A Bitcoin é uma moeda virtual que tem base no sistema peer-to-peer (P2P). O P2P é um sistema que não prevê a existência de uma autoridade centralizada que controle a moeda ou as transações, como acontece com as outras moedas (por exemplo, o Euro é controlado pelo Banco Central Europeu).

Apesar de a China ser um dos países considerados “amigos” da Rússia, a nação declarou todas as transações em criptomoeda como ilegais. Portanto, esta bonificação russa poderá não lhe ser assim tão apelativa.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    esqueçam isso.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Porque…

      1. Avatar de João
        João

        pelo mesmo motivo de não pagarmos impostos em crypto, moeda é o que o estado decide e controla.
        Eles até podem dizer que aceitam BTC, mas ninguém vai fazer compras em BTC..
        Ninguém vai comprar gas em rublos e muito menos em crypto,
        Já para não falar no erro estratégico que é ter soft money em vez de hard money.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Percebes muito disto.
          Primeiro a grande maioria do mundo civilizado já paga impostos sobre Crypto, nos aqui é que estamos à espera que a a UE legisle para transcrevermos a directiva.
          Depois quando se diz compras em BTC diz-se sim BTC indexado ao USD naquele momento, tipicamente quem recebe em BTC pagamentos converte parte logo para stable coins para não ter surpresas.
          Erro estratégico que a Rússia e os seus vizinhos são quem mais BTC detêm a nível mundial e que estão a usar isso para dar a volta às sanções? Todo o dinheiro é soft, ao menos o BTC está do lado deles o restante é dívida pública.

          1. Avatar de João
            João

            Por acaso percebo.
            Estás a confundir dinheiro com bens.
            Sugeres que a forma de evitar usar dólares é um pagamento em Barter posteriormente convertido para um clone de dólar que é inútil do mundo físico.

  2. Avatar de Talvez sim, talvez não
    Talvez sim, talvez não

    Os políticos dizem que não se pode fechar a torneira do gás e petróleo russos, como quem desliga um interruptor. Tratando-se de políticos, talvez sim, talvez não. Mas há outros países que vendem gás e petróleo, assim como há 5 centrais nucleares que iam fechar e devem ser mantidas, e centrais térmicas que podem ser reativadas e Primavera a entrar, pelo que aquecimentos podem diminuir alguns graus e isso representa grande poupança de energia. Há muito que se possa fazer, tem é de se querer fazê-lo.

  3. Avatar de Memória
    Memória

    Podia-se tornar janelas de vidro duplo (ou triplo) obrigatórias, e proibir o ar condicionado, excepto em escritórios dos senhores Ministros ou por milionários devidamente documentados.