Carregamento de Carros elétricos: Apoio para condomínios em Portugal

57 Comentários

É uma evidência que cada vez mais os portugueses compram carros elétricos. No entanto, toda a logística e ecossistema é fundamental existir para que um carro elétrico não se transforme numa “carga de trabalhos”.

De acordo com informações recentes, os condomínios vão ter apoio para a instalação de carregadores para carros elétricos. Além disso, haverá apoio para comprar hoverboards, trotinetes, skates, entre outros veículos elétricos.

Carregamento de Carros elétricos: Apoio para condomínios em Portugal


Governo: Apoio para compra de hoverboards, trotinetes, skates elétricos

O Governo vai apoiar a compra e instalação de carregadores para carros elétricos nos condomínios, no âmbito do programa de incentivo à aquisição de veículos amigos do ambiente para 2022, cujo aviso e regulamento deverá ser publicado ainda esta semana.

A revelação é feita pelo JN, que refere que a ajuda pode chegar aos 1800 euros por lugar de estacionamento destinados à compra e instalação de equipamentos.

Carregamento de Carros elétricos: Apoio para condomínios em Portugal

Os equipamentos que vão ser instalados vão estar ligados à rede Mobi. Além disso, os carregadores vão permitir separar os consumos de eletricidade para efeitos de carregamento da contagem relativa às partes comuns do edifício.

O Fundo Ambiental vai também avançar, este ano, com uma categoria piloto para financiar a aquisição de mais viaturas elétricas de mobilidade suave. Com uma verba de 525 mil euros, o Governo irá apoiar a compra de mais de mil equipamentos (trotinetas, skates, hoverboards, patins, monowheel, triciclos e quadriciclos ligeiros).

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco
    Francisco

    Onde ver como consigo financiamento para uma trotinete?

    1. Avatar de Antonio Ramos
      Antonio Ramos

      Vai consultando a o site: http://www.fundoambiental.pt

  2. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Se tiver custos de OPC, não obrigado.

  3. Avatar de Manso
    Manso

    Como sempre, são sempre os mesmos a beneficiar. Os pobres mais uma vez ficam a ver passar navios…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é que está mal, deviam ver se realmente as pessoas precisam da ajuda. É como isso de poder trocar portas, janelas com melhor certificação energética, qualquer um pode candidatar-se, nem que seja uma mansão de luxo.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        O que o Sr. @David Guerreiro sugere?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Sugiro que esteja limitado a pessoas com determinados rendimentos. Os fundos públicos são limitados, portanto devem ser bem aplicados. Dar subsídios a pessoas com elevado poder de compra, não é uma boa aplicação. É um pouco como ir dar o RSI ao Ricardo Salgado.

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Entendo perfeitamente. Não poderia estar mais de acordo, mas não estamos a criar uma dependência de subsídios?
            Não estamos a dizer que “é melhor ser pobre para poder usufruir …; é melhor ter baixo rendimento para não pagar impostos(IRS)…
            Sei que é um pouco off topic, mas estamos a ir nessa direcção!

            “Promover” os baixos rendimentos…
            Claro que entendo que há muitas muitas pessoas com rendimentos baixos que precisam de incentivos. Mas..
            Abraço a todos

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O que são pessoas com elevado poder de compra, aquelas que contribuem com 50% do seu ordenado para que sejam sempre as mais prejudicadas?
            Também queres acabar com a classe média como a esquerda?

          3. Avatar de Luís
            Luís

            Exactamente… Zé Fonseca A

            São sempre os mesmo a suportar…
            *Estuda, dedica-te, cria, faz diferente dos demais… e PAGA/CONTRIBUI

          4. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            @Luís: Não disse que concordo que se ande a dar subsídios a torto e a direito, mas se os dão, ao menos que sejam aplicados para quem realmente precisa. Uma pessoa que vive uma vida desafogada, porque conseguiu um emprego que lhe dá uma vida boa, felizmente não precisa de ajuda. Agora alguém que vive numa casa em que no inverno faz mais frio dentro do que na rua, e que infelizmente os rendimentos não suportam pagar melhoramento de janelas, etc, se temos de dar ajuda, será a essa pessoa. A questão é que muitas vezes os subsídios são dados a torto e a direito, como é o caso do Autovoucher que até alguém que não tem carro, nem conduz consegue ter direito aos reembolsos.

          5. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            @Zé Fonseca A.: As pessoas que descontam 48% para IRS, são sujeitos que possuem um rendimento superior a 80 mil euros por ano. Não se coloca em causa o mérito de ter tal rendimento, mas convenhamos que essa pessoa, mesmo com essa carga fiscal absurda (porque é), consegue ter uma boa vida, se não andar a queimar notas na lareira. Essa pessoa tem possibilidade de ter as suas portas e janelas de classe energética A, sem precisar de auxílios, e ainda bem, todos fossem assim.

          6. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Ou seja, o teu pensamento é o tipico pensamento deste país que mais parece pensamento comunista.. Os que recebem mais de 2k líquidos estão aqui só para pagar impostos e respirar (por enquanto)

          7. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            @Luís Costa: Ao contrário dos comunistas, não defendo as cargas fiscais que são aplicadas sobre quem mais ganha, nem que é preciso taxar os “ricos”. Por mim não se davam subsídios nenhuns de eficiência energética a ninguém. Agora, se resolvem dá-los, e sendo verbas limitadas, que sejam aplicadas a quem precisa. A questão é que depois se anda a dar a qualquer um, e obviamente que há logo aproveitamento.

          8. Avatar de k
            k

            Acerca do RSI, devia ser melhor controlado a quem é dado. E quem o recebe devia ser melhor investigado.
            Conheço muita gente a receber que, em teoria cumprem mas depois vivem em altas casas, altos carros, etc. Também lhes foi oferecido casa (que eles alugam ilegalmente e não vivem nela), vão almoçar todos os dias a um sitio de caridade, é-lhes oferecido muita comida (enlatados, congelados, cereais etc.) que dão-se ao luxo de simplesmente deitar ao lixo porque “não preciso” ou “não gostamos desta marca”.

            Custa-me ver estes animais que passam a vida a coçar os tomates à pala do resto do povo (não trabalham, passam o dia no tasco a beber e fumar) e se falares com eles ainda te gozam que nós é que somos os burros que trabalhamos e pagamos para eles. O que nem é mentira.

            Fazer queixa não adianta um corno. Conheço 2 casos em particular que já fazem isto à anos, estão fartos de levar com queixas e ainda andam e vão andar aí.

          9. Avatar de ogajofixedosul
            ogajofixedosul

            David Guerreiro, aqui há um tipo de visão muito típica de esquerdas: quem ganha mais dinheiro “ganha” o dever de ter que sustentar tudo e todos; ou seja, se uma pessoa empenhou-se em subir no posto de trabalho ou até foi à universidade, mestrados e tal, cursos no estrangeiro e tal… chega a um bom salário e toca-lhe o dever de pagar impostos para pagar subsídios, classe política, prémios a jogadores da equipa nacional, etc. etc.? LOL

            Por isso tens países com muitos malandros: para quê esforçarem-se se há quem lhes pague os subsídios?! para quê ganhar muito e ganhar o “dever” de pagar subsídios se podem ganhar pouco e ganhar o “direito” de receber subsídios?! E com isto bem-vindo a países em que tudo anda mal…

            Eu digo-te de primeira linha porque tenho conhecidos e vizinhos nos dois lados da linha. Tenho os que se acham com o direito a casa, café, cerveja, tv por cabo, internet, etc. e passam a vida a receber do desemprego (porque não se empenham no trabalho e quando acaba o contrato não os querem outra vez); logo tenho os que ganham bem (bruto) mas andam todos lixados porque entre o crédito para a casa, alguma saída e impostos, limpos pouco ficam. No entanto andam desanimados porque se esforçam no trabalho mas chega-lhes pouco ao fim do mês. Justo?! Não me parece…mas as esquerdas opinam de outra maneira.

          10. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            @ogajofixedosul pronto era exatamente isso que queria dizer, os que tem objetivos de vida e querem subir são logo travados com estas ajudas para os coitadinhos que andam a coçar as bolas e a não fazer c* porque sabem que aquele é certo

          11. Avatar de Louro
            Louro

            @David Guerreiro,
            Só para te lembrar, que as pessoas que tem mais possibilidades, geralmente sao as que mais impostos pagam (por consequencia claro).

          12. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            @Louro Sei perfeitamente disso, a não ser alguns casos de quem consegue fugir aos impostos (caso de pessoal que tem negócios informais, tipo mecânico num vão de escada, etc). Mas os que ganham bem e trabalham por contra de outrem sao os que mais impostos pagam, sem dúvida. E eu não disse o contrário. Mas então o que seria justo, já que pagam mais impostos, era terem direito a RSI, a isenção de taxas moderadoras? Parece que é isso que se está a querer passar. Eu até sou da opinião que não se devia dar estes subsídios da notícia, nem esses que andam a dar para trocar portas e janelas.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Estavas a espera de que? que fossem pagar carros eletricos a quem nao os pode comprar?
        Ou preferias que colocassem de lado quem mais impostos paga?

    2. Avatar de Louro
      Louro

      @Mansos,

      Querias o que? Que fossem financiar os que tem carros a diesel ou a gasolina com 20 anos?

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Não. E depois aqueles que usam cavalo? Vão sentir-se descriminados.

        Por definição do típico português o país deve financiar tecnologias obsoletas. Para ficar tudo na mesma e o país poder andar sempre na cauda da Europa.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @Keyboardcat
          Parece ser mesmo assim, pelo menos considerando alguns dos comentários parece que estavam a espera que houvesse investimento em tecnologias obsoletas só porque sim.

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Claro que sim! Esses são os que mais ajuda precisam para fazer a transição.
        Mas isto não é óbvio?!

        Há muita forma de efetivar incentivos, e desta forma não se está a ajudar quem não consegue, está a ajudar-se quem já consegue e esses não precisam.

        “logo tenho os que ganham bem (bruto) mas andam todos lixados porque entre o crédito para a casa, alguma saída e impostos, limpos pouco ficam. No entanto andam desanimados porque se esforçam no trabalho mas chega-lhes pouco ao fim do mês. ”

        Também me identifico com isto e estes incentivos passam-me ao lado porque simplesmente não tenho carteira para dar mais de 30.000€ por um carro. E estes incentivos vão para quem o pode fazer.

        Pobre que é carrasco do pobre é, realmente, uma coisa triste de se ver.

        1. Avatar de RC
          RC

          Para ficar tudo na mesma ? LOOOL

        2. Avatar de RC
          RC

          Claro que não tem dinheiro, passa a vida a queima-lo….

    3. Avatar de RC
      RC

      E beneficiam, de onde pensa que vêm os fundos para pagar as ajudas nos passes ?

      Pois, exatamente do mesmo local, e também para ciclovias, passadiços, entre muitas outras coisas.

  4. Avatar de Pedro Reis
    Pedro Reis

    Para usufruir acho que tem de ser ligado forçosamente à rede Mobi por isso o custo do carregamento…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ligados a rede mobi.e, … mas estão malucos ?
    Alguma vez eu como administrador sugeria carregadores no condomínios ligados a mobi.e para pagarem as taxas a esses chu***s.

    1. Avatar de Luís
    2. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Absolutamente!!!!
      Parece que estão a tentar “oferecer” (1800€) para que nos carregamentos particulares passarem a ter taxas, para esse efeito.
      Isto é quase uma ofensa à inteligência!!!! Poderia dar uns bons nomes a esta iniciativa que mais não é que verem se conseguem chular mais uns bons cobres ao povo distraído.

      Para fazer uma distribuição de pontos de carregamento nos condomínios é necessário analisar vários aspectos, sendo a inicial terem de aumentar a potência do quadro para uma distribuição, por todos. Se forem muitos pode até ser necessário instalar outro quadro (não sei se será possível).
      Para algo deste género, qualquer boa empresa de electricistas faz isso e não pagam mais nada a ninguém (taxas, impostos, etc), excepto o que já vem por kw consumido no contrato.

      Enfim…governos a verem que a futuro, não vão conseguir substituir o ISP por algo a incluir no consumo da electricidade doméstica, ou talvez não…se colocarem escalões de consumo com taxas crescentes, etc. No limite, acabarem com a tarifa noturna.
      Nunca vão abdicar de um volume tão grande de impostos, acreditem.

      1. Avatar de RC
        RC

        Não vai ter essas taxas, já que o carregador é do condominio, “ligados à Mobie” não quer dizer que vá ter as mesmas taxas, tem de pagar apenas as comunicações que custam cerca de 1 euro por mês, sei do que falo porque trabalho numa empresa que tem desses carregadores.

        Sobre o tarifário, cada um escolhe o que quiser, no meu caso tenho o mesmo que tenho em casa, ainda com um desconto de 16% nos carregamentos.

        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Obrigado pela nota, se é mesmo assim como diz.
          Contudo, estando ligado àquele sistema acredita que não será uma questão de tempo até começar uma taxa e outra e outra…?
          Temos de perceber que somos um país socialista (historicamente e do presente), para o melhor (procura-se) e para o pior.

          1. Avatar de RC
            RC

            Dê-me exemplos em que o governo tenha incentivado e depois tenha cobrado essas taxas ou impostos….

    3. Avatar de RC
      RC

      Lá vem a malta com ideias erradas , são DPC, ligados apenas por dados, apenas tem custo de comunicações que custa cerca de 1 euro por mês.

  6. Avatar de João Santos
    João Santos

    Mobi.e… fujam, taxas e taxinhas….

    1. Avatar de RC
      RC

      Neste caso não tem essas taxas e taxinhas porque o posto é seu ou do condominio, apenas tem o custo das comunicações com a mobi-e, coisa que custa +- 1 euro por mês.

  7. Avatar de BM
    BM

    O valor dos carros elétricos continua a ser um absurdo para a maioria da carteira do tuga!
    Apenas o Dacia neste momento podemos considerar como acessivél para uma família…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Culpa a elevada carga fiscal.

    2. Avatar de Black Russian
      Black Russian

      Nem mais , e não se fica nada mal sentado num Duster Prestige ou Sandero Prestige, 1.0 100cv GPL.

  8. Avatar de Alfa Luso
    Alfa Luso

    E fazem todo um plano para apoiar uma empresa… ?!?!
    Se fizessem isto (o financiamento) para apoiar as pessoas a puderem (com projectos, como o que a EDP obriga) ligar ao seu contador pessoal, isso seria apoiar os cidadãos com veículos eléctricos.
    Agora apoiar SE ligarem a uma determinada rede… isso é negócio para os primos!

    1. Avatar de RC
      RC

      Ligado à rede…. mas rede de comunicações, nada tem a ver com o fornecimento de energia.

      1. Avatar de Alfa Luso
        Alfa Luso

        pois…. mas obriga a ligar à rede da Mobi.e. Isso tem custos específicos.
        Eu tenho em casa, ligado ao meu contador da luz e não tive de pagar nada a ninguém nem a nenhuma rede de primos… seja Mobi.e ou qualquer outra.
        A marca do carro montou o carregador e mais nada… pago o que consumo, ao preço da electricidade que tenho.

        1. Avatar de RC
          RC

          Cerca de 1 euro por mês, eu já uso esses cartões nessas mesmas aplicações.

          Neste caso é igual, você pode ligar ao seu contador e pagar ao preço que já tem.

  9. Avatar de André R.
    André R.

    Com 1800€ não compras um carregador de 22kw para um condomínio com meia dúzia de inquilinos com estacionamento. Só as obras, licenciamentos e projetos para essas alterações, estão muito acima desses “incentivos”

    1. Avatar de RC
      RC

      Pois não, até compra pelo menos 3, e ainda sobra dinheiro para a instalação.

    2. Avatar de RC
      RC

      Obras ?? na maioria dos casos é só passar cabo e pendurar o carregador na parede do estacionamento.

    3. Avatar de Pierre
      Pierre

      Verdade! A coisa bem feita fica para cim a dos 10.000 euros… leram bem!
      Por aqui já se andou a averiguar e achamos ridículo os preços… projeto, empresa de electricidade para orquestrar a obra, e-redes (ui ui ui, acesso ao ramal energético mas o tempo que leva a ser executado); etc…. amigos, isto é Portugal… não se esqueçam!!!

      1. Avatar de RC
        RC

        Deve estar a falar de postos rápidos em DC, só pode , a tesla vende isso por 500 euros.

        Qual é o carro que tem ?

        https://shop.tesla.com/pt_pt/product/carregador-de-parede-gen-3

        1. Avatar de Pierre
          Pierre

          Não comprei, ia comprar mas optei, após fazer contas, e estilo de vida, por um a combustão (tenho é dois vizinhos com BEV). Vou aguardar mais uns anos até a poeira assentar… mas atenção que não falo do carregador, sabe quanto custa trazer um ponto de energia só para um carregador? Instalação separada da energia geral do prédio, claro… e o temo que demora? Um carregador desses caseiros são relativamente baratos mas lentos… no mínimo 22Kw.

          1. Avatar de RC
            RC

            Pois, eu vi logo que ou não sabia o que estava a falar ou estava a ser enganado.

            Carregador caseiro de 22 kw é lento ?

            Que carro queria comprar ? É que conheço poucos que carregam a 22 kw em AC e não vejo necessidade de carregar a 22 kw em casa, a não ser que faça 400 kms por dia ou que esteja em casa menos de 5 horas por dia.

            Para quem faz menos de 300 kms por dia, um carregador de 7 kw chega e sobra, é para a grande maioria, que faz 20 a 30 kms por dia, um carregador se 3 kw é mais que suficiente.

          2. Avatar de RC
            RC

            Ah, não existem carregadores caseiros com mais de 22 kw.

      2. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        No meu condomínio exatamente o mesmo, logo desistiu-se da ideia.

        1. Avatar de Pierre
          Pierre

          As pessoas pensam que é só comprar o carregador e já está

          😉

          1. Avatar de RC
            RC

            Não é , mas para aqueles que querem instalar um ponto de carga rápida….

  10. Avatar de Elkido
    Elkido

    Com custos exorbitantes de taxas de OPC o Governo que meta nas suas empresas a ver se gosta.
    Já não basta o roubo de 63% nos combustíveis fósseis

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    Isto é só para o inglês ver e meter dinheiro nos amigos do governo.