Ford Evos – O Automóvel Inteligente do Futuro

43 Comentários

Desde há alguns anos que é o sonho do ser humano integrar a tecnologia no seu quotidiano de forma totalmente natural e não intrusiva. Alguns exemplos de tecnologias inovadoras têm surgido em vários dispositivos do dia a dia, como electrodomésticos, casas inteligentes e em várias aplicações do ramo automóvel.

É precisamente neste último segmento que a Ford pretende definir e demonstrar como um simples automóvel pode melhorar a vida do seu utilizador, através de um fantástico conceito que apenas pensámos ver em filmes de ficção cientifica.


A definição de automóvel inteligente ganha um novo fôlego com o Ford Evos hybrid. Este protótipo funde alguns dos conceitos de condução inteligente que já vimos anteriormente, com o conceito de cloud permitindo ajudar a organizar a vida do seu condutor.

O Ford Evos, através de uma ligação constante à internet permite, por exemplo, interagir com os amigos que o condutor tem nas suas redes sociais, recomendar estradas e rotas que possam ser as mais rápidas ou mais interessantes de conduzir. O centro da informação hospedado na cloud tem todas as preferências do utilizador e permite ao veículo sincronizar toda a informação que o seu condutor tem no seu computador. Depois da informação sincronizada é possível saber os compromissos que tem para um determinado dia e periodicamente informar o condutor do tráfego e condições meteorológicas para minimizar o risco de atraso aos seus compromissos.

Certos pormenores como o conforto do condutor são levados a um nível minucioso, como ajuste de temperatura em conformidade com as condições atmosféricas,  o automóvel tem a capacidade de regular a temperatura do interior ao gosto do seu condutor quando este chega ao seu veículo. Mas isto é apenas a ponta do iceberg, uma das funcionalidades mais interessantes do Ford Evos é a utilização de sensores para monitorizar a saúde do condutor, nomeadamente o seu batimento cardíaco e com essa informação ajustar a música que está a ouvir, o ritmo de condução ou a temperatura do interior do habitáculo.

Este veículo inteligente consegue ainda interagir com os dispositivos que fazem parte da vida do condutor como o seu smartphone, tablet e consegue ser um óptimo complemento para uma casa inteligente.

São de facto inúmeras as vantagens que um veículo destes, a vulgarizar-se, traria de conforto para as nossas vidas. Como é difícil enumerá-las todas deixamos o vídeo de apresentação do Ford Evos Hybrid:

Existem de facto outros pormenores mais habituais hoje em dia, como o facto de se tratar de um modelo híbrido, o que demonstra óptimos indicadores da Ford em querer dar o exemplo que o futuro passa por respeitar mais a mãe natureza. Finalmente salientamos o design atraente e linhas arrojadas deste protótipo de quatro portas, tornando-se adequado a uma família, mas ao mesmo tempo possui as linhas de um desportivo de topo.

Mas não é só nas linhas que vemos sérias inspirações em desportivos, para quem é atento as portas abrem para cima bem ao estilo de automóveis marcantes como alguns modelos da Lamborghini. Deixamos uma galeria de imagens para que possa apreciar este fantástico modelo da Ford.

anterior próxima
O Ford Evos Hybrid, promete ser uma das grandes atracções da feira Frankfurt Motor Show a decorrer neste mês de Setembro. Para já resta-nos sonhar viver num mundo em que um dia este conceito seja uma realidade.

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael Ramos
    Rafael Ramos

    O carro é lindo..mt futurista.

    1. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      Pelo que se vê não falta carros futuristas e nos andamos sempre agarrados a porcaria do gasóleo/gasolina!

  2. Avatar de Chico Silva
    Chico Silva

    Fantástico!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    E tirar cafés? Finos?

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Pouco falta 😉

    2. Avatar de Vítor M.

      Embora o teu comentário não premeie o artigo que me deu muito gozo a escrever 🙂 , posso sempre dizer-te que esta máquina apenas reúne os mais interessantes conceitos actuais para o futuro próximo. É cada vez mais evidente o avanço tecnológico que traz entre muitas vantagens, desvantagens a considerar:

      Exclusão aos menos preparados, um separatismo cultural e tecnológico que pode ser significativo, traz um acelerar da vida humana e cria vícios…

      Mas tudo tem de evoluir… até os carros mecânicos… e a evolução caminha do mecânico para o electrónico…

      1. Avatar de JM
        JM

        Vitor, Tal como nos produtos informaticos que testam aqui no pplware, também tens este equipamento para testes? Isso é que era!
        (P.S. o meu Fiesta (sportvan) até que é mais ou menos parecinho….)

    3. Avatar de Hugo Codinha
      Hugo Codinha

      Só Finos de nano bots!!

  4. Avatar de Wilson Mendes
    Wilson Mendes

    Boas, as portas assim não é ao estilo Lamborghini, nem nada que se pareça… 😛 lol é mais ao estilo McLaren MP4-12C, a Lamborghini usa portas scissors type enquanto que estas portas da frente são do tipo Butterfly, e as de trás é um Butterfly Suicide lol estilo novo nunca visto 😛 Muita Pinta! 🙂 Mas bom artigo na mesma! 😛 []

    http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_cars_with_non-standard_door_designs

    1. Avatar de roliveira
      roliveira

      Se formos preciosistas tens ainda o Mercedes SLS que penso que foi o primeiro a ter as portas a levantar acima assim como tu dizes tipo buterfly.

      De qualquer forma penso que não está mal no artigo, foi apenas para dar um exemplo numa opção típica de alguns desportivos (tal como a lamborghini que as portas abrem para cima) e que a ford obviamente se inspirou.

    2. Avatar de Tiago Costa
      Tiago Costa

      Desculpa, mas essas portas são ao estilo do Mercedes 300SL Gullwing, que como o próprio nome indica, tinha portas com aberta desse tipo…:)

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Portas deste tipo atrás não são novidade. Procura por Citroën C-Metisse (2006).

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    É agora que gosto da Ford 😛

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Fantástico de facto , um excelente artigo que evidencia os avanços tecnológicos dos últimos anos e que agora começam a ser transportados para diversas áreas , como neste caso para os automóveis , a tecnologia de facto é algo tão abrangente que irá ainda mais fazer parte das nossas vidas futuras de uma forma mais intensa .

    Excelente artigo , apesar de não ser facilmente impressionável, o que é um facto é que o aproveitamento das tecnologias presentes neste automóvel ligado a funções biométricas impressiona qualquer um e também me impressionou a mim .

    Bom trabalho

    Cumprimentos

    Serva

  7. Avatar de Art
    Art

    Fanatastico
    Grande Fodi como diz o meu sobrinho pequenino!!!

    1. Avatar de jorge santos
    2. Avatar de Vítor M.

      😀 vale pela categoria com que ele diz 😉 certamente.

      Excelente.

  8. Avatar de Gargoyle
    Gargoyle

    Duvido que saia para o mercado assim, como todos os concepts, do protótipo até ao modelo final, normalmente, vai uma grande diferença…

    Mas se ficar com as inovações que apresenta, tiro o chapéu à FORD, sim senhor.

  9. Avatar de Ivo Bazilio
    Ivo Bazilio

    Boa vitor. Continuação de bom trabalho

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção que fique aqui dito, que esta sugestão de post, aqui escrito e apresentado, partiu deste caríssimo visitante assíduo do pplware. Ivo Bazílio.

      Obrigado

      1. Avatar de Ivo Bazilio
        Ivo Bazilio

        Ora esse disponha :p

  10. Avatar de João
    João

    Isto realmente é intressante, mas será que sairá para o mercado, ou não passará de um simples protótipo.

  11. Avatar de Serva
    Serva

    @ João ,

    Boa tarde o desenho do carro até pode ser um prototipo , mas as inovações tecnológicas que aqui estão presentes farão certamente parte não será dos carros que sejam comercializados daqui a 5 anos , mas provavelmente já no próximo ano ou no seguinte , disso podes estar completamente certo a industria dos automóveis também é daquelas em que um produto depois de ser lançado nem um ano se passou e já está ultrapassado ,sendo frequente vários restylings interiores e no equipamento que compõe um determinado modelo, esta é uma industria extremamente competitiva , aliás como penso hoje serem todas quase sem excepção .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de Alucard
    Alucard

    A mim faz-me lembrar um Aston Martin, honestamente…

    1. Avatar de Vítor M.

      Aquela grelha, verdade? 😉 também tive essa sensação quando o vi pela primeira vez.

  13. Avatar de Deathsharp
    Deathsharp

    Mas é impressão minha ou este carro trás dois depósitos?

    1. Avatar de Rui Martins
      Rui Martins

      Um é para o combustível ‘normal’ o outro é para ligar à corrente 😉

    2. Avatar de roliveira
      roliveira

      dois depósitos? O carro é hibrido, quando muito se trouxer é um mais pequeno, pelo que tenho lido os hibridos não precisam de depósitos tão grandes como um automóvel convencional

  14. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Se repararem, estes novos carros trazem tantas funcionalidades que quase assumem o controle total da condução. Por questões de segurança, por um lado, é melhor assim pois reduz o índice de acidentes na estrada. Por outro lado, porque é que não criam o verdadeiro carro desportivo eletromecânico, movido a energia renovável, mas sem essas limitações como neste Ford, estar a regular a condução pela informação de trânsito ou, futuramente estar a conduzir sozinho por GPS… sei lá.. Dá pica estar em contacto direto com a máquina e ela puxar quando queremos, detetarmos os problemas com os nossos 5 sentidos e não com sensores todos xpto… lol..se é que me entendem.

  15. Avatar de tfae
    tfae

    É ainda importante referir a porta USB mini B na traseira! 😀

    Agora falando a sério, o exterior do carro é realmente um espanto, embora seja algo já visto (Aston Martin).
    As característica tecnológicas, que fazem a ligação com as redes sociais e etc., meh, serão realmente necessárias? Não serão distracções a mais?

    E depois aqueles bancos, principalmente aquela “barreira” entre o banco do condutor e o do lado, só me levam a crer que isto não é carro para sair com miúdas 🙂

  16. Avatar de zezzito
    zezzito

    pah, isto com tantas cenas tecnologicas nets e tal, e se apanhar um virus a meio da auto-estrada e ficar sem travões? lol

  17. Avatar de Bruno Filipe
    Bruno Filipe

    O carro só começa a chatear quando temos mesmo de ir para o trabalho e temos de estar sempre a dizer não as ofertas de distração, ou então aceitando as ofertas chegamos ao trabalho já cansados…e se o parque de estacionamento com esse carregamento induzido só existir a um par dezenas de quilómetros do local de trabalho?

  18. Avatar de Gil
    Gil

    Apesar de todas as vantagens e conforto que um carro deste tipo possa trazer, não vejo grandes vantagens a nível de privacidade uma vez que o carro e, por arrasto, quem fornece os serviços sabem o que uma pessoa faz.

    E tal como o Alucard referiu, a frente é demasiado parecida com um Aston Martin para não associar.

  19. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    Por mais fantástico que possa parecer, não creio que investir em tecnologia automobilística tenha futuro brilhante.
    As estradas já estão por demais atravancadas.
    Precisamos de máquinas voadoras.

  20. Avatar de Alberto Silva

    Duas achegas:
    1. É provável que muita da tecnologia seja desenvolvida pela Microsoft (Windows Embedded Automotive), com quem a Ford tem uma relação chegada para estes sistemas há muitos, muitos anos. A Fiat também usa tecnologia Microsoft nos carros que produz e a Toyota há semanas assinou um acordo com a Ford e a Microsoft. Ver link:
    http://www.autoguide.com/auto-news/category/manufacturers/ford
    2. Há quem ache que um eventual futuro Ford Capri ou mesmo o próximo Mondeo sejam fortemente inspirados neste concept.

  21. Avatar de John
    John

    Uma coisa é ver um Aston Martin, outra coisa é ter um Aston Martin, e ainda outra é ter um lindo Ford que se parece com um Aston Martin.

    Façam as contas ás 3 stiuações 😀

  22. Avatar de Mike
    Mike

    Chamam a isto futuro? Isto já o KITT fazia há 30 anos atrás xD

  23. Avatar de gaguiel

    O que é gosto mesmo de sentir é que quem controla o meu carro sou eu… esta mania de controlar as pessoas até já chateia… que bom é ir a passear a beira mar e abrir o vidro do carro sentir o vento e a maresia do mar e claro não ter o carro sempre a avisar-me que o meu amigo X atualizou o seu estado no facebook, isso de tanta tecnologia no automóvel será que evita acidentes ou causa distração nas pessoas, o que aumentará o número de acidentes? Quão seguro será ter toda a minha vida na cloud? Já pensaram nisto, vamos ao hipermercado e se por exemplo existe um carrinho de hipermercado que sabe que tipo de produtos nós consumimos, e nos alerta para a localização desses produtos ou até mesmo que existem produtos do mesmo género mas mais baratos… vocês iam gostar de andar no hipermercado com um carrinho que estaria sempre constantemente a chatear-vos com coisas que nem sempre são úteis? Para me chatearem já tenho o patrão todos os dias….
    Gosto de tecnologia mas com limites!

  24. Avatar de Filipe Monteiro
    Filipe Monteiro

    Ainda assim, fiel ao BMW i8 😉

  25. Avatar de GTmG
    GTmG

    Estou ver o mundo Obeso no futuro ….

  26. Avatar de NT
    NT

    Boas,
    Só não gosto de uma coisa… É que este carro não é tão futurista como isso, temos já a tecnologia para não gastar uma gota de petróleo (gasóleo, etc) e meter tudo eléctrico, quanto à ligação “cloud” hoje um telemóvel faz isso porque é que não metem isso no carro?
    Já agora porque é que raio se passa multas de excesso de velocidade somente para nossa segurança e porque não ter um GPS ligado à centralina em que o carro sabe qual é o limite na zona onde estamos e por mais força que se faça no pedal só atingia o limite para nossa “segurança”… (lá se ia inventar o pec 203893498239489458394898539 que iria combater a falta de verbas…) Aliás sei que existiam uns carros (não sei se foram apenas protótipos) que tinham um teste de alcoolemia, isto é se tivesses bêbado o carro não ligava. Infelizmente ainda vivemos num mundo que continuam a prometer carros mais “verdes”, baratos e afins mas porém não metem nada no mercado…
    É tudo questão de saber quem tem mais euros, dólares ou Direito Especial de Saque aka FMI para saber o porquê de já não termos isso em prática…

  27. Avatar de tiago
    tiago

    E que preço ele pode vir a ter ?
    o carro é lindo !