Microsoft não quer que se esqueça! Só tem 3 meses para usar o Internet Explorer no Windows

26 Comentários

A Microsoft já traçou o caminho para o seu browser mais conhecido. O Internet Explorer irá deixar de ser suportado a meio de 2022 e isso não pode ser esquecido pelos utilizadores, que precisam de escolher a sua alternativa até lá.

Com menos de 3 meses para o fim do Internet Explorer, a Microsoft não quis deixar de recordar os utilizadores e lançou um novo alerta. Quer preparar o caminho e não deixar ninguém sem ter uma alternativa à altura.

Internet Explorer Microsoft browser Edge Windows

Fim do Internet Explorer está a chegar

Desde que a Microsoft apresentou o Edge que o destino do Internet Explorer está traçado. Este browser tem um histórico único na Internet e não será simples aos utilizadores libertarem-se desta proposta que os acompanhou por muitos anos. Parou no tempo e começou a ficar exposto a problemas de segurança e outras falhas.

Para recordar os administradores e os utilizadores para a próxima data, a Microsoft resolveu lançar um novo alerta. No seu site Windows Release Health recordou que no dia 15 de junho o suporte da Microsoft para este browser será terminado.

Internet Explorer Microsof browser Edge Windows

Microsoft não quer que se esqueça

Nessa data, que chega dentro de 3 meses, o Internet Explorer simplesmente deixará de ter qualquer suporte por parte da Microsoft. Isto abre as portas a problemas de segurança e até a falhas que podem ser exploradas por atores maliciosos.

Ao mesmo tempo, e no Windows 10, quem tentar usar este browser vai ser encaminhado para o Edge, sendo esta a alternativa. O Internet Explorer não será removido do sistema da Microsoft, visto que é necessário como suporte para o Edge.

Internet Explorer Microsof browser Edge Windows

Edge será a alternativa no Windows

A Microsoft não vai deixar cair simplesmente o seu browser clássico e os seus utilizadores. A presença do Modo IE no Edge vem facilitar a mudança para todos os utilizadores, mantendo todos os sites a funcionar, mesmo com todos os seus requisitos.

Este é mais um passo, importante, para o fim de um dos mais importantes browsers da Internet. O Internet Explorer vai deixar de funcionar e a Microsoft não quer deixar os seus utilizadores sem alternativa. Este alerta serve parar preparar a chegada do dia 15 de junho, que está só a 3 meses de distância.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quero ver como é que um gajo vai executar o Java no site das finanças….

    1. Avatar de Charles
      Charles

      O Edge, no.modo IE, executa tudo da mesma forma. Já testei e não houve qualquer problema.

      1. Avatar de Costa
        Costa

        Haverá problema para quem desenvolve. Funciona tudo – pelo menos dos testes que realizei – exceto as ferramentas de desenvolvimento.

        Na realidade o que o Edge faz é abrir um separador dentro do qual é executado o motor do IE. Mas não executa as ferramentas de desenvolvimento do IE e as ferramentas do Edge não suportam o motor do IE.

        1. Avatar de danny199202
          danny199202

          entao mas isso e que suposto ver o que ja existe, e evoluir as futuras implementaçoes

    2. Avatar de josefa
      josefa

      Da mesma forma que faço há pelo menos 8 anos

    3. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      As finanças que se atualizem…

    4. Avatar de Adeus
      Adeus

      Já há algum tempo que o site das finanças não utiliza o Java. Deixa de utilizar o modelo 3.

      1. Avatar de Miguel Azevedo
        Miguel Azevedo

        Como envias ficheiros SAFT pelo site? por exemplo…

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          o @Charles já indicou a forma, usar o modo IE dentro do Edge e já permite usar o Java

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Para a submissão do SAFT usa o Java

    5. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O site das finanças já está em HTML5 desde meados de 2020.
      Os que fizeram 7000 milhões de euros a “vender apps” para aceder é que se lixaram, pois deixaram de poder sacar 60 euros, para emular o acesso java aos simuladores offline.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Não será antes 700000000000000000000000000000000000000000000000000 milhões e 60000000000000000000000000000000000000000000000000000000 euros ?????

        1. Avatar de Fo
          Fo

          Ve lá se compras um teclado novo.

  2. Avatar de NUNO
    NUNO

    No Efatura, ainda se usa JAVA.

  3. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    E o Flash? Sim… Ainda há quem precise :p

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ainda consegues usar, usas no Firefox ESR. Tanto quanto sei o plugin NPAPI não expira.

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Vou-me fartar de rir quando aqui no emprego o IE deixar de funcionar nos PCs com W7 para picar o ponto… inventaram um tal de Chronus para a gestão dos funcionários…

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Também na minha empresa preciso do IE para trabalhar com dois programas…vou-me rir tambem…a ver os informaticos a correrem para mudar tudo para o EDGE ou Chrome… eheh

  5. Avatar de Jeremias Zacarias
    Jeremias Zacarias

    Pelomenos tinha um atalho bonitão que esse parace um verme enrolado do edge chromium. vá em paz rapaz e que Deus o tenha.

  6. Avatar de Dinis
    Dinis

    O site das finanças e o efactura funcionam no Chrome, não percebo o problema…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Consegues submeter o saft através das últimas versões do Chrome?

      1. Avatar de Dinis
        Dinis

        Olá Nuno. Não sei o que é o saft. Eu estava a falar como utilizador normal que verifica as facturas e coloca online o IRS. Qualquer das formas o atraso é das finanças, quase de certeza vão inventar uma versão nova compatível com o Chrome para eu e tu largarmos uns milhares de euros em impostos, numa empresa qualquer de um amigo de um director…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Todos os comerciantes precisam submeter o SAF-T, e fâ-lo através do E-Fatura, que na funcionalidade de submeter SAF-T usa Java. Muitos programas de faturação hoje em dia já integram a funcionalidade de envio de SAF-T, através dos Webservices da AT, embora continue a necessitar de Java na mesma, não requer acesso pelo browser.

  7. Avatar de Trainspotting Portugal
    Trainspotting Portugal

    Quando eu trabalhava na MEO, utilizávamos muito o IE.
    Quero ver como vai ser para executar determinados operações, possíveis apenas com este browser.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ainda há muitas empresas a usarem Intranets ou sites com controlos ActiveX que obrigam a utilizar o IE.

  8. Avatar de Hugo
    Hugo

    Assim como certos sites de serviço públicos, ainda têm muito impressora que não suporta outros browsers que não IE para aceder ao painel de gestão. Vai ser bonito vai :p