Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina 13 cêntimos na próxima semana

22 Comentários

Depois de várias subidas significativas, o preço do gasóleo e gasolina vão finalmente baixar… e bem! O preço por litro de gasóleo deverá descer na próxima semana em 17 cêntimos e o da gasolina em 13 cêntimos, segundo perspetiva o Governo.

Apesar da descida, o Governo vai manter a redução das taxas do ISP.

Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina 13 cêntimos na próxima semana


Apesar da baixa do gasóleo e gasolina o Governo decidiu que não vai atualizar ISP

Esta evolução do preço por litro “deveria resultar numa redução da receita do IVA que conduziria a um ajustamento das taxas unitárias do ISP em 2,6 cêntimos, no caso do gasóleo, e 2 cêntimos no caso da gasolina”, tendo em conta o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias, que entrou em vigor na semana passada.

No entanto, e perante a “incerteza da evolução da conjuntura”, bem como a expectativa de respostas coordenadas a nível europeu, o Governo decidiu que esta semana “não será feita a correspondente atualização de ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos]”.

Gasóleo desce 17 cêntimos e gasolina 13 cêntimos na próxima semana

Durante a próxima semana vai manter-se o desconto temporário do ISP de 3,4 cêntimos no litro de gasóleo (valor que incorpora a redução de 2,4 cêntimos no ISP que resultou da subida dos preços em 16 cêntimos por litro no início deste semana e a redução em 1 cêntimo que vigora desde outubro) e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina (redução de 1,7 cêntimos no ISP aplicados no início desta semana e a redução em 2 cêntimos que vigora desde outubro).

A decisão do Governo, hoje anunciada, de não fazer esta compensação na próxima semana, resulta da instabilidade da evolução do mercado, também de não haver ainda uma resposta de Bruxelas nomeadamente sobre o pedido efetuado por Portugal de redução, temporária e excecional, da taxa o IVA aplicável à venda de combustíveis.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Ou seja, as gasolineiras já estão a roubar 2 cêntimos no gasóleo e 1 cêntimo na gasolina! É sempre isto, sobe sempre mais do que o previsto e desde sempre menos do que o previsto! Tudo normal…

  2. Avatar de Hqo
    Hqo

    Itália alivia os combustíveis em 25 cêntimos por litro, e Mario Draghi(primeiro ministro) diz que “grande parte” destas medidas não serão financiadas pelos cofres públicos, mas pela “avaliação de parte dos lucros extraordinários que os produtores estão a obter graças ao aumento dos custos das matérias-primas, vejam a diferença de discurso comparado com António Costa e MArio Draghi é sempre foi e sempre será da alta finança.

  3. Avatar de Test User
    Test User

    Já para não falar diferença entre Portugal e Espanha.
    Existe diferença dentro do país, Nos Açores e Madeira substancialmente mais barato.

    Fonte:UM só País: 3 preços de combustíveis!
    https://www.youtube.com/watch?v=knlT199QwPs

    Não acreditava. Nos sites regionais esta lá os preços.
    https://www.madeira.gov.pt/drett
    https://portal.azores.gov.pt/web/fracde/pre%C3%A7o-combust%C3%ADveis

    Sinceramente expliquem a diferença.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tem a haver com os custos da insularidade. O continente financia o combustível para as regiões autónomas.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Financia? Onde conseguiste essa informação?

      2. Avatar de Test User
        Test User

        1- Mesmo que seja como dizes. So explica preço antes impostos
        2- Segundo video na Madeira baixaram ISP. Depois existe a diferença IVA. Mesmo assim não deve explicar diferença tão grande.
        3- Ainda podem ter AutoVoucher apesar da diferença.

  4. Avatar de Pedro Mendonça
    Pedro Mendonça

    isto ate ao fim do ano vai para os 2€/litro

    1. Avatar de Zé

      Oi? Já está! E a passar!

  5. Avatar de José
    José

    Estamos todos a “ser comidos de cebolada”… aumenta 19 cêntimos… e desce 13 cêntimos… tudo isto é tapar o sol com a peneira!!!
    Tenho pena (sarcasmo) de não termos de ficar confinados 6 meses para que esses senhores (com letra muito pequena) aprendam a lição, como aconteceu nos tempos iniciais desta pandemia. TENHAM VERGONHA DE NOS ROUBAREM EM PLENA LUZ DO DIA!!! VERGONHA!!!

  6. Avatar de JS
    JS

    Nos 2€ mesmo assim já está os combustíveis.
    O pior é que desde que chegou a estes preços nunca mais vai baixar.
    Vai sempre subir,dizem que as materias-primas estão mais caras, é o dólar,o transporte etc
    E não vamos sair disto como sempre

  7. Avatar de Str
    Str

    Não se iludam pois isto já não volta aos preços antes da guerra que diga-se já eram escandalosos. E como é que chegamos aos preços antes da guerra? A tendência dos combustíveis é sempre de subida, neste constante sobe e desce com que nos vão enganando, sobe mais vezes do que desce e estes últimos dois aumentos mais uma vez não serão totalmente anulados com este baixar de preços. O carro voltou a ser um luxo.

  8. Avatar de Opah
    Opah

    E agora a culpa é do Costa tbm?! Lol

  9. Avatar de FS
    FS

    Também aqui em Espanha os preços estão mais Baixos para comprovar aqui:
    https://www.dieselogasolina.com/
    Ja para não falar nos custos de vida relativamente mais baixo
    Então para passar ferias muito mais baratos que no Algarve

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Com a qualidade dos hotéis espanhóis, do serviço dos espanhóis e das praias lamacentas cheias de espanhóis e britânicos mais pé rapado do que nos ocupam os Algarves, podes fazer tu essas férias, que eu arranjo um canto no Algarve sossegado sem ter espanhóis ao meu lado a lavaram fraldas descartáveis no mar e largarem pensos higiénicos e tampões.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Não sei se parte de espanha foste.
        Existem praias melhores e com agua mais quente que Algarve.
        Praias vigiadas com equipas com primeiros socorros e ambulâncias a postos perto das praias.
        Na espanha existe de tudo, desde bom até mau.

        1. Avatar de JS
          JS

          Pois com comentários como o Fonseca o pais esta como esta porque ninguém reclama
          Também tenho a sua opinião e qualidade dos Hotéis no Algarve é a mesma coisa ou será que em Portugal é perfeito?
          Temos um nível de vida inferior ao dos outros países.
          Vou para fora centenas de vezes em Trabalho e tenho visto melhores/iguais produtos mais barato do que cá.
          Ainda nos dias 12/13/14 estive em UK e os combustíveis estavam a Gasolina a 1.529£ e o gasoleo 1.629£ claro que depois o cambio.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Em relação aos produtos melhores e mais baratos lá fora… refiro por exemplo peças de origem para o meu carro. E não tem nada a haver com IVAS e afins, mas sim com a ganância dos agentes económicos em Portugal.
            Mando vir as peças para o meu carro de um representante da marca na Dinamarca, onde o IVA é 25%, pago portes e mesmo assim as peças chegam-me sempre mais baratas que adquiridas num representante português. Ex: Braço esquerdo do limpa vidros cá pediram €170,00 + IVA, mandei vir os dois da Dinamarca (direito e esquerdo) paguei portes e já com IVA (a 25%) ficou em €190,00… e chegou em 2 dias, o mesmo tempo de entrega do representante português.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Já fui a todo lado e já vivi em muitos países.
          Praias de água quente sim e lamacenta, parecem charcos de água parada.
          Com melhores primeiros socorros, claro que sim, gastam mais dinheiro em saúde que nos.
          Os hotéis é regra um hotel de cadeia espanhola representa sempre uma estrela a menos do que tem, e o pessoal altamente antipatico.
          A qualidade dos hotéis de cadeias espanholas evidencia-se mundo fora, em todos os hotéis é assim seja onde for, sempre uma estrela a menos que aquela que exibem.
          A única coisa que tiro o chapéu aos espanhóis é no department store el corte inglês, isso sim faz com que os americanos que inventaram os department stores e têm uma escolha muito alargada, corem de vergonha face o serviço de qualidade prestado pelos espanhóis em todos os países que abrem.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Só encontras praias lamacentas? Continuo sem saber onde foste.

            Alemães por exemplo só querem Mallorca. Pessoal com Iates.
            Se fores como Ronaldo alugas mansão por 11.690 euros por noite

  10. Avatar de Zé

    Isto só lá vai se a malta andar menos de carro. Tanta crise de preços altos e é ver a filinha de laparotos em direção aos Centros Comerciais ou às praias. Para já não falar dos domingueiros que nem do carro saem ou aqueles que fazer 5kms de carro para ir caminhar na “avenida” onde a probabilidade de serem vistos com a roupa desportiva da moda é maior.
    Eu quando quero caminhar vou aqui pelos caminhos manhosos perto de casa. Além de ainda ver umas coisas verdes, respirar ar mais puro e ter mais piada, não tenho de levar com os cromos dos fatos de treino e telemóvel no braço. Apanho um bocado de pó nos sapatos é verdade, mas limpa-se. Além de que cada vez ando menos de carro. É só mesmo o essencial e porque tenho de levar a pequenada à escola senão fazia tudo de bicicleta.
    Infelizmente no meu caso (cidade pequena) transportes públicos é uma miragem.
    Mas… falam, falam e depois? Não querem combustíveis altos mas não deixa explorar petróleo no Algarve. Não querem eletricidade a carvão mas depois queixam-se que andam a construir demasiadas “quintas” solares ou que os montes estão a ser invadidos por “moinhos de vento”. Ainda quero ver como vamos passar a ter carros elétricos em massa. Na minha opinião, poderia ser, na maioria dos casos, uma solução viável. Talvez me inclinasse mais para uma massificação de híbridos onde 90/95% da utilização seria elétrica com um motor de combustão auxiliar a utilizar etanol ou outro carburante de origem vegetal. Mas a seguir não temos lítio para as baterias porque não se pode fazer prospeção. Aliado a isso ninguém quer o nuclear. Quer dizer, agora que levaram no lombo já pensam duas vezes.
    Isto são questões que já sabemos há 5, 10, 20 anos e enfiamos a cabeça na areia. O gás “natural” é vendido como energia limpa, mas tem uma pegada ecológica enorme. Além disso, há já 20 anos que sabemos que a Rússia mais cedo ou mais tarde fazia alguma. Mas lá foram os países negociar petróleo com eles porque é mais barato que desenvolver as novas soluções.
    É tudo muito lindo, mas temos de nos decidir. O petróleo tem os dias contados. Daqui a 10 ou 20 anos? 50? Não interessa. Desde o fim da segunda guerra mundial que estamos parcialmente reféns dos países com petróleo. Mas continuamos a não querer soluções alternativas porque são mais caras. Serão? Lembro-me uma vez de ler um livro de sci fi onde todos os telhados eram coletores solares e até os vidros produziam energia. é uma utopia? Quando não houver petróleo alguma coisa temos de fazer, não?

    1. Avatar de Zé

      E esqueci-me de falar nas lixeira produtoras de biogás. Por incrível que pareça ainda não são uma realidade massificada. Resolve o problema? Não, mas é uma peço do puzzle.

  11. Avatar de Martin
    Martin

    Desde el 1 de Abril en España el gobierno descuenta 20 centimos el litro de combustible. Me imagino que dicho descuento también sirve para ciudadanos portugueses.
    Aquí en este sitio web se pueden ver los precios de la gasolina y el gasoil en las estaciones de servicio más próximas a la frontera https://www.topgasolineras.es/gasolineras-mas-cercanas.php
    Existen gasolineras low cost que ofrecen precio más barato que repsol o cepsa