Steam Deck: Desempenho dos jogos piora drasticamente com o Windows 10

14 Comentários

A consola Steam Deck chegou recentemente ao mercado e vários já são os utilizadores que compraram e já testaram este poderoso equipamento da Valve. Mas mesmo depois do lançamento, a empresa continua a trazer várias novidades ao seu produto mais novo, e recentemente lançou os drivers necessários para que a consola corresse o Windows 10.

No entanto parece que nem tudo está a funcionar bem com esta novidade, uma vez que os testes realizados mostram que esta versão do sistema operativo da Microsoft piora drasticamente o desempenho dos jogos na Steam Deck.



Testes mostram que Windows 10 piora os jogos na Steam Deck

No final da semana passada a Valve disponibilizou os drivers para que os jogadores pudessem instalar o Windows 10 na sua nova consola da empresa. No entanto, o canal Linus Tech Tips testou a novidade, mas chegou à conclusão que o jogos da Steam Deck pioram drasticamente com este sistema operativo.

Nos testes realizados, foi comparado o desempenho da consola e dos jogos no Windows 10 e no SteamOS, baseado em Linux. E a conclusão é que o sistema de origem da empresa da Steam, consegue resultados muito superiores comparativamente ao software da Microsoft.

O canal dá como exemplos vários jogos, como Hitman 3, que consegue ser executado com um desempenho médio a rodar 34 FPS numa resolução 1280 x 800 com gráficos médios. No entanto, com o Windows 10, o jogo foi executado a 19 FPS. Por sua vez, o recente e exigente jogo Elden Ring, com qualidade gráfica alta e a mesma resolução, passa de 37 FPS em média no SteamOS para 30 FPS no Windows 10. Já o jogo DOOM Eternal que consegue 60 GFPS em Ultra Qualidade no sistema da Valve, diminui para 47 FPS no software da Microsoft.

Pode ver os testes no vídeo seguinte:

Para além do desempenho dos jogos, o Windows 10 também apresenta outros problemas, como falhas na exibição da capacidade de bateria, o ecrã e os botões não interagem tão com como no SteamOS, entre outros.

No entanto a própria Valve também havia salientado que nem tudo poderia estar a funcionar corretamente. Assim, certamente que a empresa irá ter em conta estas e outras falhas que possam surgir, de modo a melhorar e a levar ao jogador a melhor experiência de jogo possível.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MysticBronx
    MysticBronx

    Windows 10 não foi bem pensado nisto, mas acredito que um futuro atualização de controladores para o aparelho poderá resolver e melhorar um pouco o performance.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Se o equipamento trás um sistema operativo de origem desenvolvido para aquela máquina, qual é a lógica para”inventarem”? Só para ver se funciona?

    1. Avatar de k
      k

      Pretty much. Mas às vezes encontras surpresas. Aqui à uns anos, antes de usarem processadores intel, a apple usava processadores “powerpc” bastante diferentes. Eram mesmo um dos pontos de venda do produto por terem a reputação de serem melhores, mais eficientes, etc. que os intel e o rumor corria que era por isso que a apple insistia nisso quando o resto do mundo já rolava em intel x86. E um gajo tinha que acreditar porque não era muito fácil de desprovar – não havia nada com o osx a correr em intel.

      Até aparecerem uns gajos do outro lado do mundo que resolveram “inventar para ver se funciona” e conseguiram pôr o osx a rolar em intel. Os resultados foram surpreendentes e muito positivos e,
      coincidencia ou não, a próxima iteração de macs foi quando a apple passou a usar processadores intel (há uma justificação oficial e muita teoria de conspiração aqui, not the point).

      Este tipo de “invenções” são sempre interessantes, mesmo que os resultados muitas vezes possam não ser os melhores.

    2. Avatar de k
      k

      Pretty much. Mas às vezes encontras surpresas. Aqui à uns anos, antes de usarem processadores intel, a apple usava processadores “powerpc” bastante diferentes. Eram mesmo um dos pontos de venda do produto por terem a reputação de serem melhores, mais eficientes, etc. que os intel e o rumor corria que era por isso que a apple insistia nisso quando o resto do mundo já rolava em intel x86. E um gajo tinha que acreditar porque não era muito fácil de desprovar – não havia nada com o osx a correr em intel.

      Até aparecerem uns gajos do outro lado do mundo que resolveram “inventar para ver se funciona” e conseguiram pôr o osx a rolar em intel. Os resultados foram surpreendentes e muito positivos e,
      coincidencia ou não, a próxima iteração de macs foi quando a apple passou a usar processadores intel (há uma justificação oficial e muita teoria de conspiração aqui, not the point).

      Este tipo de “invenções” são sempre interessantes, mesmo que os resultados muitas vezes possam não ser os melhores.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não deves ter usado nenhum PowePC nem nunca precisaste de fazer grande processamento de floating point, é o mal do pessoal que gosta só de vir opinar por opinar, tanto PowerPC eram superiores como os PowerPC restantes no mercado começaram a ser vendidos a devs a preços exorbitantes, não era apenas uma questão de clock que também existia.
        Tanto que a Apple desde que passou para intel só se enterrou com problemas, daí a agora terem percebido a asneira e terem voltado a cpu proprio.

        1. Avatar de Diego Fonseca
          Diego Fonseca

          trabalhei um tempo em um local que tinhamos PCs e Mac, ainda PowerPC, era impressionante a velocidade de processamento do Max(700mhz) em comparação ao PC(~1,5Ghz), uso pesado de Photoshop, e renderização 3D.. os mac ganhavam sempre.

  3. Avatar de Diego
    Diego

    até pretendo instalar um windows no Steam deck( quando tiver o meu em mãos), mas apenas para usar funcões rotineiras de PC, não pretendo jogar nem mesmo o solitaire… por um momento até pensei em jogar o que não fosse Steam nessa possibilidade, mas não que valha e talvez nunca valerá a pena

    1. Avatar de aaa
      aaa

      ninguém quer saber da tua vida Diego

      1. Avatar de Diego
        Diego

        só tu, que se interessou tanto a ponto de comentar…..kkkk

    2. Avatar de João Victor
      João Victor

      mas tudo isso vc pode fazer tudo isso pelo Steam OS, como ele é um distribuição Linux, tem aceso a todos os aplicativos disponíveis pra Linux.

      1. Avatar de Diego
        Diego

        de fato nunca usei o Steam OS e não poderia dizer, no que diz respeito ao fato de ser linux, sim ele atenderia tudo, mas ele não será limitado a jogo?

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          Não Steam OS é uma distro de Linux completa, a Valve apenas colocou um “desktop environment” focado no Steam/Jogos mas tu podes instalar o DE que quiseres KDE, Gnome, etc.

  4. Avatar de MrPanrox
    MrPanrox

    Migrei do Windows 10 para o 11. A situação fica ainda pior. O que já não era bom ficou ainda pior. O Windows 11 é ainda mais instável que o 10 na maioria dos jogos.

    1. Avatar de Diego Fonseca
      Diego Fonseca

      no windows 11 o app do xbox, onde estão centralizados os jogos, está simplesmente impossivel de abrir, só pelo windows 11 ja estou cogitando cancelar minha assinatura de games da MS.