Gostava de informar os russos da verdade sobre a guerra na Ucrânia? Saiba como!

27 Comentários

O mundo tem recebido uma avalanche de informação e imagens vindas da Ucrânia, que mostram o terror que se vive no país. No entanto, a população russa parece não estar a ter acesso à mesma história. Por isso, um novo website permite que lhes sejam enviadas mensagens a informar.

O site foi desenvolvido por um grupo de hackers polacos.

Guerra na Ucrânia

Desde o dia 24 de fevereiro, o mundo está de olhos postos na evolução da guerra a acontecer na Ucrânia e iniciada pela Rússia. Enquanto grandes atores, neste momento, os jornalistas têm feito chegar informação e imagens relativamente ao que se passa, mantendo as pessoas informadas e atentas.

Por sua vez, os meios de comunicação social russos não têm, aparentemente, dado a conhecer a história toda e, por essa razão, os cidadãos poderão estar sob uma nuvem de desinformação e consequente desconhecimento do verdadeiro impacto do que está a acontecer. Aliás, além dos órgãos de comunicação, também as redes sociais têm assumido um papel crucial na disseminação da informação, no entanto, mesmo essas estão a ser limitadas ou bloqueadas na Rússia.

Website que permite enviar mensagens ao povo russo

Conscientes dessa nuvem, um grupo de hackers polaco criou um website que permite que as pessoas enviem mensagens aos cidadãos russos, para lhes dar a conhecer uma outra versão dos factos. De acordo com o The Wall Street Journal, o website envia mensagens aleatórias para cerca de 20 milhões de números de telemóvel e para cerca de 140 milhões de endereços de correio eletrónico. Estes pertencem a indivíduos e a empresas da Rússia.

O nosso objetivo passa por quebrar o muro digital de censura de Putin e assegurar que o povo russo não está totalmente isolado do mundo e da realidade do que a Rússia está a fazer na Ucrânia.

Disse o porta-voz do grupo Squad303 ao The Wall Street Journal.

Apesar de contar apenas com uma semana de vida, o website já permitiu o envio de quase sete milhões de mensagens de texto e dois milhões de e-mails.

 

Leia também:

Winter on Fire: O documentário sobre a resistência da Ucrânia que deve ver na Netflix

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    como se envia?

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Tens de usar o teu telemóvel , no browser do telemóvel e gastares uma sms e enviar do teu numero. Sempre podes só aproveutar o numero russo aleatorio que te é dado e o texto e enviares de diversos serviços que oferecem sms gratuitas pela internet, ou até mesmo serviços voip, que poderá dar um pouco mais de privacidade. Mas o objetivo não é privacidade, é de se ter uma posição vertical face ao que está a acontecer e procurares alcançar alguém por sms na Russia que receba a mensagem. A informação lá está vetada pelo ditador Putin, e a que existe é manipulada

      1. Avatar de João
        João

        sms gratuitas pela internet ?

        1. Avatar de Ricardo A.
          Ricardo A.

          Também funciona com WhatsApp através do site wa.1920.in

  2. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Também é possível no whatspp, mas cuidado com os ban´s da aplicação.

  3. Avatar de Windows 13
    Windows 13

    Já está down? Para mim sim… :/

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Está sempre on….

  4. Avatar de jack estripador
    jack estripador

    VPN nord vpn problema resolvido

  5. Avatar de Rui
    Rui

    dava jeito um website para envio de sms free

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Acham mesmo que as 144 milhões de pessoas lá na Rússia não apoiam a operação de retirar as armas à população da região administrativa da Ucrânia? É para proteger as crianças! Daquelas pessoas más e horríveis, terroristas mesmo. Felizmente a Rússia, sempre atenta e que não pactua com terrorismo, interveio e o mundo apoia pois ninguém fez efectivamente nada para parar a destruição do terrorismo, e assim as crianças serão salvas.
    Agora voltemos à realidade.

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    A realidade e que esta guerra e mais um golpe na economia e uma mentira para o mundo. Mais uma a juntar depois do covid. Tudo combinado sem duvida alguma. OS governantes quando aparecem na televisao a comentar isto e aquilo parece que andam a vender noticias fresquinhas ao mundo para criar uma realidade nesta guerra e arranjar argumentos para a comunicacao social se entreter em divulgar ao ze povinho. Me engana que eu gosto mais uma vez.

    1. Avatar de Jorge Alves
      Jorge Alves

      Concordo, ainda falta vir o asteroide, o apagão geral, os aliens, a nova ordem mundial, e claro “o dito salvador”.

    2. Avatar de José da Apatia
      José da Apatia

      filmes. tens de ver menos filmes.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Pode-se concluir que nao aprendeste nada com o covid nao e ? Muito menos com esta guerra.

  8. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Já que falam em mandar a verdade aos russos que tal ir ver as conferências de imprensa do ministério dos negócios estrangeiros da China?
    https://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/xwfw_665399/s2510_665401/2511_665403/

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Mas, porque é que NATO não tem direito a expandir as suas fronteiras? Economicamente porque é que outros países europeus não podem fazer parte da U.E. Pesquise lá os negócios de armamento entre a China e o Paquistão/China e a Argentina.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Aliás, não é a NATO expandir as fronteiras. É aceitar o pedido de adesão feito de livre vontade pelos dirigentes dos países, com o apoio da população.

      2. Avatar de José Orlando
        José Orlando

        Para tornar isto comparável. É o mesmo que colocar a 140 km da fronteira dos EUA misseis apontados para este país. No caso da Ucrânia seria mesmo na fronteira.
        Se no primeiro caso, em 1962, Cuba foi invadida e quase havia uma terceira guerra mundial imagine agora na Ucrânia. Dizer que qualquer país pode entrar na Nato de livre vontade também não é correto dizer isso quando no passado foi decidido não fazê-lo aquando da reunificação da Alemanha. E mais tarde já em 2008 a Rússia ter avisado do mesmo. Ninguém começa uma guerra de ânimo leve. Para a Rússia atacar houve agressão antes. Só temos de perceber onde começou essa agressão. Já em 2003 no Iraque vimos como os meios de comunicação mobilizaram a população a permitir a invasão ilegal do Iraque com documentos falsos. Quando temos o nosso lado ocidental a omitir ou a mentir muitas vezes temos de ter um pé atrás.

        Veja isto:
        Programa 360 da RTP em 25 de Fevereiro de 2022

        https ://www.rtp.pt/play/p9723/e601342/360-o-

        Especial informação da RTP em 01 Março de 2022
        https ://www.rtp.pt/play/p10030/especial-informacao-rtp1

        SIC Noticias 24 de Fevereiro de 2022

        https ://sicnoticias.pt/mundo/conflito-russia-ucrania/quem-ficou-encurralado-foi-o-presidente-russo-ficou-sem-saida-diz-major-general-raul-cunha/

        Artigo “Filhos da Guerra Fria” no site Observador de Jaime Nogueira Pinto

        Documentos desclassificados pelos EUA

        https://nsarchive.gwu.edu/briefing-book/russia-programs/2017-12-12/nato-expansion-what-gorbachev-heard-western-leaders-early

        John Mearsheimer on Russia-Ukraine War & Who is responsible? | Buddhi

        https://m.youtube.com/watch?v=rMzZ_lVHv_A

    2. Avatar de Diogo Azevedo
      Diogo Azevedo

      José Orlando: todos (China, Rússia, UE, EUA) têm histórias com “pés de barro”. A questão é se se pretende construir mais uma, e quem paga o preço sem ter nada a ver com o assunto. Uma boa retórica é sempre fácil de construir, mas o melhor exemplo é se ela tem ou não correspondência com a facilidade interna de uma contra-retórica que a questione…. Haverá ainda dúvidas sobre isso, ou seja onde de entre esses espaços políticos ela efectivamente existe?

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    O problema é mesmo saber o que é a verdade… Ainda à dias vi um vídeo da CNN a mostrar cerca de 60 mortos, tapados com plástico e enquanto o reporter fala em directo um dos mortos ajeita o plástico para tapar melhor a cara….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E tu acreditaste? Esse vídeo é fake, mas as pessoas acreditam em tudo o que vêm na internet e não se dão a trabalho de ir confirmar se o video é verdadeiro:
      https://www.youtube.com/watch?v=p–ehrkI7pE
      Da próxima vez informa-te antes de andares a espalhar fake news.

  10. Avatar de joão
    joão

    A Manipulação desta guerra é vergonhosa.Os Media estão todos condicionados pela pressão dos Estados Unidos e União Europeia..Proibira as televisões russas de emitir Bloqueaream-nas no youtube..e agora é tipo picareta sempre a bombardear o mesmo massacres aqui massacres ali etç o Palhaço Ucraniano pode não saber de governação mas na manipulação da comunicação é mestre…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Putin já a Nobel da paz!

      Rublos , rublos, rublos 🙂

    2. Avatar de Diogo Azevedo
      Diogo Azevedo

      O pior cego é aquele que não quer ver…. a “operação especial” tem-se fartado de salvar criancinhas, remover nazis, apoiar velhinhos, reconstruir zonas degradadas, salvar pessoas da manipulação e do terror do poder legítimo….. JOÃO: ganhe vergonha na cara homem! Vai sempre a tempo e só lhe fica bem….