Combustíveis: Descida do ISP desagrava subida do gasóleo

29 Comentários

O Governo vai cortar o ISP com o objetivo de limitar aumentos nos combustíveis. Como sabemos, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está a ter impacto em todo o mundo e são muitos os produtos que estão a subir, mas a escalada de preços mais visível é ao nível dos combustíveis.

Uma subida do preço do gasóleo igual à desta semana faria com que 50 litros custem mais oito euros, mas com a anunciada compensação do ISP o acréscimo desce para 6,5 euros, inferior em 1,5 euros.

Combustíveis: Descida do ISP desagrava subida do gasóleo


ISP reduz preço a pagar por gasóleo e gasolina, mas…

Simulações realizadas pela Deloitte indicam que, no caso da gasolina simples, e perante um cenário de subida de preços igual ao desta semana, atestar 50 litros custaria mais cinco euros sem o mecanismo de compensação e mais 4,07 euros com o acréscimo do IVA a ser refletido no ISP.

Se na próxima segunda-feira a cotação do petróleo e dos produtos refinados apontassem para um aumento dos preços de venda do gasóleo e da gasolina simples igual ao desta semana, a subida junto do público seria efetivamente de 13 cêntimos no gasóleo simples (em vez de 16) e de oito cêntimos na gasolina (em vez de 10), devido à medida anunciada pelo Governo, revela a Deloitte.

A evolução do preço do petróleo indica, porém, que os aumentos da próxima segunda-feira podem superar os desta semana. Caso as subidas semanais tivessem por referência a cotação do preço do petróleo e dos produtos refinados à data de hoje, o litro de gasolina simples agravar-se-ia em 20 cêntimos o do gasóleo simples em 30 cêntimos.

Neste cenário, as simulações da Deloitte indicam que atestar o depósito com 50 litros de gasolina custaria mais 10 euros na próxima semana e no caso do gasóleo ficaria 15 euros mais caro face ao preço pago hoje.

 A referida medida do Governo que entra em vigor na próxima sexta-feira – através do qual o aumento do IVA que os consumidores terão a pagar a mais por via da subida do preço base dos combustíveis será reduzido em igual montante do lado do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) – um agravamento daquela dimensão fará com que atestar 50 litros de gasolina custe mais 8,13 euros e de gasóleo custe mais 12,20 euros.

O ISP é um imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (gasolinas, gasóleos, gás propano e butano, petróleo e GPL) para venda ou consumo.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Parece um bocado inaceitável o Estado estar a perder dinheiro grátis extra.
    É só inventarem e dizerem que é para proteger o ambiente, e também para redistribuir a riqueza, e está justificado.
    Os ambientalistas ficam felizes, o estado fica feliz, e só o trabalhador (seja pobre ou não) e empresas que tem de pagar para deslocar-se é que ficam insatisfeitas… mas como ninguém vai fazer uma revolução, nem que suba para 10 euros o litro, está tudo bem.

    1. Avatar de Asilva
      Asilva

      Enquanto nos estivermos a marimbar para o meio ambiente, a desculpa da proteção do meio ambiente será sempre usada para fazer subir os impostos ou criar novas taxas.
      Moral da história, é melhor começar-mos a porteger o planeta a sério.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Revolução porquê? Ainda há bem pouco tempo tivemos eleições legislativas, e o povo deu a maioria absoluta a um partido, que já estava no governo, e tinha exatamente as mesmas políticas fiscais nos combustíveis. Estavam à espera que agora fizessem o mesmo que fazem em Espanha?

      1. Avatar de Rafael Féria Müzel
        Rafael Féria Müzel

        Exatamente! Chega!

  2. Avatar de paul
    paul

    para que o truque dos 50 litros?

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      50 litros é o tamanho do deposito da maioria dos carros de entrada de gama, e um bom valor para estimar aumento de custos para a maioria da população.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        A maioria da população vai pôr 5 e 10 e 20 euritos de cada vez e não vai perceber a diferença porque, para eles é sempre ao mesmo valor e, portanto, dá igual.

        1. Avatar de PovoManso
          PovoManso

          pois não, eu acho que deviam aumentar para 5€ o litro, ninguém vai perceber lolol

          1. Avatar de Otioobvio
            Otioobvio

            +1000 lol bem dito

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      E eu que ando de mota?

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Gasóleo a 2,27€ aqui em Toulouse…
    E segundo se diz, irá continuar a aumentar o preço dos combustíveis em todo o planeta.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Xiuuu…. só aumenta aqui em Portugal

    2. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      Sim, tudo bem… agora diz-me quanto é o ordenado minimo liquido ai…a comparar com os de cá.
      Tendo em conta que o salario minimo bruto em Portugal de momento sao 705euros, aqui acresce 11% de seguranca social, caindo na conta cerca de 627e, agora tira cerca de no minimo 400e para renda de casa (e estou a ser modesto), mais contas de agua luz gas internet, comidas e faz as contas quanto fica para aqueles q nao tem maneira de ir de transportes para o trabalho. Sim, pq em Lisboa (realidade que conheco), os transportes sao praticamente todos direccionados de periferia Lisboa – Lisboa periferia, se alguem coitado que more por ex em Loures, e trabalhe em Sintra a ter de ir de transportes, tem de sempre ir a Lisboa para seguir para Sintra… Num horario 9-18 é sair de casa às 7 e chegar às 20h e no dia seguinte novamente… Que qualidade minima de vida é esta? Isto falando numa pessoa solteira sem filhos

    3. Avatar de Test User
      Test User

      Aumentam mais em Portugal do que Espanha?

      GALP Gasóleo a 1,779 em Espanha (Fuentes de Oñoro)
      BP Vilar Formoso Gasóleo simples – 1,999 €/litro

  4. Avatar de Blurb
    Blurb

    Isto é tudo tão absurdo e especulativo que vai aumentar mesmo tendo em que conta que o barril está a descer de preço…
    Fica bem claro que os aumentos devem-se quase exclusivamente à vontade dos operadores.
    Este ajuste do ISP pouco irá fazer, é uma compensação entre impostos e no final de contas o valor irá ficar alto para sempre… nunca mais volta a valores “aceitáveis”.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Especulação é uma ferramenta económica do capitalismo, para o bem como para o mal.
      Por isso toca a comprar ações da Galp e afins para aproveitar os dividendos.

      1. Avatar de Blurb
        Blurb

        Contra isso nada, a questão é que o consumidor neste caso concreto (entre outros) está completamente desprotegido face àquilo que um bem “quase” essencial .

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Só existe especulação em Portugal pelos vistos, em Espanha devem ser tudo bons samaritanos, porque com o petróleo ao mesmo preço, conseguem ter combustíveis consideravelmente mais baratos…

  5. Avatar de Pikapau
    Pikapau

    A desculpa é a guerra
    Vejam o preço do barril…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A culpa não é da guerra. A culpa é do desenfreado vício de impressão monetária.
      Os governos apenas se podem financiar porque sabem que têm esse papel que lhes permite financiar as guerras.
      Essa causa permite que o poder de compra dos produtos aumente pela perda de valor da moeda em circulação.
      Por causa da guerra não existe falta de combustível. Ele foi inflacionado pela perda de compra da moeda que permite o aumento desmesurado de preços.
      As bazucas financeiras parecem boas mas apenas o são para as camadas superiores (e andamos a chamar de pirâmide a outras coisas, dasss!) Quando esse dinheiro chega ao mais pobre já vem inflacionado.
      Leiam mais sobre economia austríaca e menos Keynesiana.

    2. Avatar de André Silva
      André Silva

      estamos em guerra desde o ano passado… é um facto.

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Acho uma piada dizerem que não podem baixar os impostos…mas subir já podem!!!!
    Cambada de bandalhos.
    Não lhes deram a maioria? Agora inchem e aguentem.
    São só mais 4 anos nisto.
    Estes aumentos a mim pouco me afectam porque faço poucos kms mas quem vem da margem sul e sintra para lisboa, vai ter que começar a fazer bem as contas ou anda a trabalhar para o gasóleo..

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E depois são mais outros 4… e assim vai

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Claro que te afeta. O aumento dos combustíveis inflaciona o preço de todos os outros bens.

  7. Avatar de opa2025
    opa2025

    Não temos políticos sérios e é sempre mais do mesmo. um dia isto talvez mude, mas esse dia será no próximo seculo .

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não sei a que dia é que é definido o aumento (ou não) do preço do gasóleo/gasolina na semana seguinte. As únicas certezas que tenho são:

    a) o nosso mercado de referência é o brent.
    b) o valor do petróleo está 20 USD mais barato que na semana passada. Fechou hoje a 109.46 USD. No domingo passado (e ontem) esteve nos 135, desde então, que tem vindo a cair.

    Alguém me pode esclarecer se estou a fazer as contas mal? Como pode subir se estamos a um dia do fecho de mercados o valor está mais baixo?

    https://finance.yahoo.com/quote/BZ=F/