Há mais um gigante que está a abandonar a Rússia e vai isolá-la ainda mais da Internet

20 Comentários

A Internet tem sido um palco para a luta da Ucrânia contra a invasão da Rússia. Os ataques constantes de parte a parte e a utilização desta para a partilha de informação têm aberto espaço para que muito esteja a tentar ser controlado.

Com o evoluir da situação a um ritmo elevado, a Rússia está cada vez mais isolada da Internet. Agora há um novo gigante que resolveu abandonar o país e deixar de garantir que os cidadãos e outras entidades possam navegar na maior rede de computadores do planeta.

Rússia Internet Ucrânia Lumen Cogent

Lumen, mais um gigante que abandona a Rússia

Esta situação que está acontecer agora não é novidade à luz do que se passa na Ucrânia. A Lumen resolveu seguir o caminho de outras empresas e anunciar que está a colocar em pausa todos os seus negócios na Rússia e a interromper as suas operações no país. Este é um fornecedor de acesso à Internet, mas não lida com clientes domésticos.

Ainda assim, a Lumen tem a seu cargo clientes importantes como algumas das estações de televisão e ate operadores móveis. É descrita como uma das maiores fontes de tráfego para a Internet no país, algo que terá um impacto grande agora.

Bloqueio imediato da Internet no país de Putin

Do que a Lumen revelou, as razões para esta saída prendem-se com o aumento dos riscos de segurança dentro da Rússia, quer para a empresa, quer para os seus clientes. Estão também com receio das medidas que o governo de Vladimir Putin está a aplicar no país e que podem levar a um bloqueio e até à imposição de regras.

A Lumen revelou que serviços empresariais que prestam são extremamente pequenos e muito limitados, assim como a sua presença física. Ainda assim, e dado que a Cogent saiu recentemente da Rússia, esta deverá ter passado a ser responsável por um volume muito maior de tráfego de e para a Internet, provavelmente colocando-a no topo.

Rússia Internet Ucrânia Lumen Cogent

Cogent já tinha tomado posição no caso da Ucrânia

No caso desta nova empresa dos EUA, a sua intenção é apenas garantir a sua segurança. Não justificou a sua saída com a necessidade de impor sanções e bloqueios, associados ao conflito que tem como palco central a Ucrânia.

Com a saída de Cogent e Lumen do território da Rússia, este país fica cada vez mais isolado da Internet. Este era um cenário já esperado e que está já a ser contrariado com algumas medidas. Ainda assim, e durante o conflito com a Ucrânia, dificilmente a Rússia conseguirá ter novamente o acesso à Internet estabelecido, pelo menos nas condições mínimas.

Rússia prepara-se para se desligar da Internet Global a 11 de março?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manso
    Manso

    Basta um cabo para a China ou India…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A Coreia do Norte que o diga.

      1. Avatar de Manso
        Manso

        Queres comparar? A sério… Essa ervilha não dá para mais?

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Esta última matou-me.

    2. Avatar de PePe
      PePe

      Tal e qual, deve ser como tirar a energia de um poste de eletricidade…

    3. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      Largura de banda?

  2. Avatar de aeiou
    aeiou

    David e Golias

  3. Avatar de Tomas Mouro
    Tomas Mouro

    Estao a fazer a Russia o que fizeram a Alemanha no final da primeira guerra mundial. O resultado todos sabemos qual foi. Muito ma ideia destes fracos lideres ocidentais.

  4. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    A meu ver, só vai fortalecer a ligação com a china

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Era ficarem isolados de todos…e os russos mais novos que venham embora daquele país…

  6. Avatar de Carlos Maria
    Carlos Maria

    O ocidente nunca devia ter ajudado a china. Se não fosse a europa e os estados unidos a china neste momento seria igual a africa…os chineses so comecaram a comer carne ha coisa de 10 anos atras porque não tinham dinheiro antes. Isso diz muito do pais que eram e que sao e mesmo assim tem revolta contra o ocidente porque? O ocidente e e sempre foi o cerebro do mundo. Os asiaticos trabalham muito mas não tem nem nunca tiveram capacidade criativa dos europeus

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O Ocidente nunca ajudou a China, o que os grandes empresarios fizeram foi aproveitar a mão de obra barata para aumentar os seus lucros, diminuindo o seu custo de produção.
      O Oriente aproveitou-se e bem disso.

    2. Avatar de Martins
      Martins

      “Igual a africa” ou igual a sua grande ervilha oh génio do tomate!
      Ou a carne que a tua espécie come a mais de 10 anos tem relaxado demais a sua medula e dado criatividade para escrever parvoíces pentelho de um raio!

      1. Avatar de Tomas Mouro
        Tomas Mouro

        Agora em português

  7. Avatar de Jumper
    Jumper

    A informação é uma arma. Sem acesso à internet a informação é uma arma descarregada.
    Erros atrás de erros e quase não vejo alguém inteligente a contestar.
    Só tiros de farinha para cegar o povinho.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A ideia é gerar a revolta do povo russo, é a unica forma de pararem a guerra.

      1. Avatar de Jumper
        Jumper

        A revolta tem de ser instigada pela informação. Sem informação será sempre ténue e inconsequente.
        A ideia destes operadores é ficarem bem na fotografia.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A informação já não chega lá, chama-se propaganda, meio muito conhecido pelos comunistas, nem as tropas sabiam ao que iam, muito menos a maioria da população tem ideia do que se passa, não vale de nada terem acesso à internet se só conseguem visitar sites controlados pelo governo com informação controlada.

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Entre palcos e cenários mudam os figurinos 😀