Incrível! Rússia quer legalizar pirataria de software

47 Comentários

Como já temos referido algumas vezes, em tempos de guerra vale tudo! Com quase todos os países a fechar relações com a Rússia e a impor sanções, o país de Putin prepara-se para “atacar” ao nível do software.

De acordo com informações recentes, a Rússia quer legalizar pirataria de software do ocidente.

Incrível! Rússia quer legalizar pirataria de software


A violação de direitos autorais e direitos conexos faz parte do código penal na Rússia

Pelo mundo fora são já muitas as gigantes tecnológicas que deixaram de vender para a Rússia. Face ao “sufoco”, a Rússia referiu que vai legalizar a pirataria de software. A medida vem em resposta a várias empresas de software, principalmente a Microsoft, Cisco, Oracle, NVIDIA, IBM, Intel e AMD.

As autoridades russas estão a elaborar um conjunto de medidas para apoiar a economia do país contra a pressão de sanções estrangeiras e, quando se trata de licenciamento de software, a proposta dá luz verde a uma forma de pirataria. Mais concretamente, o plano sugerido pelas autoridades russas é estabelecer um mecanismo de licenciamento de software “unilateral” que renove licenças expiradas sem exigir o consentimento do proprietário dos direitos de autor ou da patente.

Incrível! Rússia quer legalizar pirataria de software

Esse procedimento especial será elegível para casos em que o detentor dos direitos de autor seja de um país que tenha apoiado sanções contra a Rússia e apenas para produtos sem alternativas russas disponíveis.
De referir que o artigo 1360 do Código Civil da Federação Russa permite que o governo “utilize uma invenção, modelo de utilidade ou desenho industrial sem o consentimento do titular da patente” sem permissão, desde que o titular da patente seja notificado e seja paga uma “taxa” razoável.
A violação de direitos autorais e direitos conexos faz parte do código penal na Rússia, punível com até seis anos de prisão e multas de até 500.000 rublos, ou três anos do salário do infrator.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gim sem grelo
    Gim sem grelo

    LEGALIZE 🙂

  2. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Isto já só vai lá com o Sr. Putin dentro de “quatro tábuas”

    1. Avatar de Boucaxe
      Boucaxe

      Se me garantissem k ia e vinha, e sem represálias… Ai, AI! Até eu tratava disso. 😉

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      6 tábuas 🙂

    3. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      que desperdício de árvores. Acho que poderiam reciclar um dos tanques abandonados

    4. Avatar de Tim
      Tim

      4 tábuas?
      e os topos? ficam abertos?

    5. Avatar de aaa
      aaa

      calma aí DJ8

    6. Avatar de Jorge Alves
      Jorge Alves

      Como se o putin desaparecesse a agenda não seguiria…

    7. Avatar de Viriato
      Viriato

      Ou seja “Um sobretudo de madeira” 🙂

    8. Avatar de Lopes
      Lopes

      4 Tábuas mal empregues, arranja ai um bidão de gasolina e um fósforo que vais ver.

      1. Avatar de EU
        EU

        A gasolina está cara. Era mal empregue

  3. Avatar de Carlos Maria
    Carlos Maria

    Mesmo que não legalizem todos usam. Ja não me lembro da ultima vez que instalei um software genuino, comprei um cd de musica ou filmes. Tudo torrent ha mais de 20 anos

    1. Avatar de gui
      gui

      Que orgulho só usar software pirata há mais de 20 anos!

      Com tanto software open souce, musicas no youtube e serviços de streaming…

      Como diz o outro “Roubar não é vergonha, vergonha é ser apanho”

      1. Avatar de Tomas Mouro
        Tomas Mouro

        Ninguem te obriga mas provavelmente também sacas e vens aqui dar uma de bom samaritano. E para o lado que durmo melhor!

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        Também não percebo, há software freeware para tudo ou quase.
        3D, Editores de Video, CAD existe em freeware e com qualidade.

    2. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Que bom para ti, já eu sou o contrário. Não tenho um único software no meu PC ilegal. Desde Windows, Office, Adobe Creative Suite Cloud, CorelDRAW, Winzip, McAfee, entre muitos outros. Tu podes usar software ilegal, mas vires para aqui te orgulhar de não contribuir para o investimento, eu ainda gostava de saber se tivesses uma empresa de software se gostarias que todos os teus clientes te virassem as costas e fizessem como tu. O que seria de ti? Fechavas por falência!

    3. Avatar de Louro
      Louro

      @Carlos Maria,
      Imagina que o teu, ou os teus patroes todos nos ultimos 20 anos, diziam para ires trabalhar e no final do mes ao invés de te pagar, nao pagavam e depois viam para um blog dizer “Nao legalizam mas nao pago aos meus funcionários, aliás já nao me lembro da ultima vez que paguei um funcionário, nos ultimos 20 anos devo de ter pago uns trocos para me largarem a porta”

    4. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Software pirata faz parte do markting de toda a empresa do mesmo, minha modesta opinião! Software pirata favorece popularidade e é calculado com algumas limitações para o utilizador ponderar comprar versão original. Lembra-me de um humorista dizer algo que nunca mais me esqueceu: ” Vendi 50 mil CD’s graças à pirataria!” :p

  4. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Grande novidade…

  5. Avatar de cat
    cat

    Nada a estranhar numa economia de escassez. Algo que Putin está a conseguir fazer no seu próprio país. Mais entre-linhas: Isto só significa que a indústria de software na Rússia, está de volta aos anos 80 … lembram-se dos jogos de spectrum gravados em cassetes de 90 minutos ? 3 ou 4 ou mais jogos por 150 escudos numa casa com negócio legal, aberto ao público ? Pois … e quem ganha dinheiro com isto ? Os intermediários …

  6. Avatar de Antonio
    Antonio

    PCP aprova esta decisão

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Mesmo sem saberem o que é, se vem da Rússia é aprovado!

  7. Avatar de Fusion
    Fusion

    Como não podem ter acesso a licenças e conteúdos de forma legal (uma vez que o ocidente está a cortar tudo) isto parece-me ser uma medida para de certa forma contornar isso, dizendo claramente que é na boa para fazerem pirataria.

  8. Avatar de Mellow
    Mellow

    Pobre NATO…

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Renovam as licenças como? Um software que necessite de um novo serial ou verificar num servidor da produtor do software que está fora da Rússia, fazem como? Só se usarem cracks…

    1. Avatar de night
      night

      Usam um servidor proprio, para simular ao programa que esta a ir ao servidor oficial verificar a licença, isso ja existe e so perceber como o programa verifica, nada que em dias eles nao consigam fazer.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Isso não é assim tão fácil, era preciso terem acesso ao server side, para saberem como se processa tudo.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          Não precisam de acesso ao server side, um bom hacker dá a volta a isso num piscar de olhos, além de que o que não falta são soluções online para a dar a volta a essas situações, visto que é já não é algo recente a necessidade de autenticação online, logo, há muito que se criou contramedidas para aqueles que não querem pagar licenças.

  10. Avatar de sórrir
    sórrir

    Então esses “offices” por tuta e meia de ondem vêm???

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      a rússia vai sempre ter acesso ao software quer via pirataria quer via licenças por “tuta e meia” e até conseguir ativá-lo.
      agora se lhes faltar o hardware em simultâneo talvez a coisa possa ficar mais difícil, pelo menos no médio e longo prazos

      1. Avatar de Almeida
        Almeida

        Será que tambem vão piratear os processadores da Intel e da AMD?

    2. Avatar de GM
      GM

      China. Assim como alguns dos substitutos de AutoCAD.

  11. Avatar de Almeida
    Almeida

    Pirataria já eles usam há muito tempo, mas hoje em dia com quase tudo na cloud é mais complicado.
    Infelizmente os comentadores de bancada do PPlware pensam que o software se resume a apps, windows, office e pouco mais, mas as empresas precisam de mais do que isso para sobreviverem.
    Quero ver os Russos a piratear SAP, Dynamics, Sqlserver, Oracle, Etc., mantendo a fiabilidade do software…

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      rapaz queres ver algo que os ditos já fazem há anos, ahahaha… Na escola onde tu andas-te já eles deram aulas….

  12. Avatar de aeiou
    aeiou

    Good Bless the World

  13. Avatar de Gianluigi Buffon
    Gianluigi Buffon

    grande putin tens o meu forte apoio

    1. Avatar de Almeida
      Almeida

      Comentário sem qualquer tipo de sentido, tendo em conta tudo o que se está a passar na Ucrânia.

  14. Avatar de Joao
    Joao

    Kaspersky agradece

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Vamos lá falar de coisas sérias e mais úteis:

    Se a Russia cortar com o petróleo e gas para a Europa e America até que ponto isso nos vai afectar?

    1. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      No preço dado que a procura nos mercados alternativos irá aumentar e muito.

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Não vai cortar pq é o único grande rendimento que lhe resta e aí já não iria conseguir financiar a guerra.

  16. Avatar de jon@s
    jon@s

    Um ladrão que está a tentar saquear as riquezas da Ucrânia e não vai conseguir porque entretanto desaparecerá.
    Não é por acaso que eles andam a atacar servers, porque assim sempre fica mais barato.

    1. Avatar de Manso
      Manso

      Explica lá essa tua teoria… É que dá a impressão que andas a ver demasiados videos no YouTube.

  17. Avatar de ferreira arcozelo
    ferreira arcozelo

    8 tábuas.

  18. Avatar de Redin
    Redin

    Hoje, acordei com o maior desgosto da minha vida somente por descobrir que faço parte da pior e mais horrorosa e animalesca qualidade que existe a face da terra.
    O ser humano.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Holodomor

    1. Avatar de maxim
      maxim

      o único mal do mundo é o holocausto, o resto é paisagem