Visualizador Saft-PT 1.0

53 Comentários

SAFT-PT é um ficheiro que contém dados contabilísticos fiáveis que se podem exportar de um sistema contabilístico original por um período de tempo específico, e que se lê facilmente em virtude da sua estandardização de layout e formato, que pode ser usado pelos funcionários das autoridades tributárias, com o fim de verificar o cumprimento.

A equipa do Projecto Colibri criou um Visualizador do Ficheiro Saft-PT.

Após analise de várias aplicações que geram o Saft-PT cerca de 90% tem o Saft-PT errado. Com esta aplicação gratuita e multi-plataforma, poderá ver o conteúdo do ficheiro que as financias lhe podem pedir.
No visualizador poderá ver os cabeçalhos do ficheiro, todos os artigos, Clientes, taxas de iva e todos os documentos presentes no Saft-PT.

Poderá ainda ver todos os documentos ao pormenor incluindo linhas e datas de registo. Uma boa ferramenta para termos a certeza que os nossos dados estão coerentes.

A grande novidade é que funciona com todas as aplicações que gerem o Saft-PT. Se o seu programa de gestão gera o Saft-PT tem aqui uma oportunidade para o visualizar.

NOTA: A ferramenta é gratuita, tenha em atenção pois o seu fornecedor pode ter uma ferramenta idêntica e pode estar a cobrar pela utilização da mesma!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Visualizador Saft-PT 1.0 [11.7MB]
Download: Projecto Colibri RCP 4.0 [82.8MB]
Homepage: Projecto Colibri

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de D. Carreira

    Grande aplicação! Ainda bem que ainda existem algumas aplicações grátis!

    Cumprimentos, David Carreira

  2. Avatar de p2mc
    p2mc

    Está porreiro.. pá! mas assim a primeira vista parece estar incompleto, só permite visualizar a parte da gestão comercial e falta a parte da contabilidade (fornecedores, plano de contas e respectivos movimentos), é que o SAFT-PT aplica-se aos programas de facturação e contabilidade.

  3. Avatar de ozie
    ozie

    e a pensar que o atdctoc custa uma fortuna

  4. Avatar de ozie
    ozie

    fiz varios testes com varias aplicações e nao funciona

    será que só funciona para o colibri?

  5. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas, como está descrito em cima, cerca de 90% dos ficheiros Saft-PT estão incorrectos.
    cumprimentos

  6. Avatar de MX

    Um aplauso para este projecto. Este é o tipo de software que me dá prazer saber que foi feito por Portugueses.

  7. Avatar de Covenant
    Covenant

    Tentei abrir o da Infologia e dá erro só se consegue ver a tabela dos clientes…

  8. Avatar de Redux
    Redux

    O SAFT-PT gerado pelo software de facturação (online) que a minha empresa está a desenvolver foi aberto correctamente. Aproveito para felicitar o projecto Colibri!

  9. Avatar de rui ramos
    rui ramos

    Depois de instalar o analisador, nao consigo abrir o programa. Dá erro e remete para um log dentro do directorio do programa onde se pode ler isto:

    !SESSION 2008-02-23 14:07:28.213 ———————————————–
    eclipse.buildId=unknown
    java.version=1.5.0_14
    java.vendor=Sun Microsystems Inc.
    BootLoader constants: OS=win32, ARCH=x86, WS=win32, NL=pt_PT
    Framework arguments: C:\VisualizadorSAFT
    Command-line arguments: -os win32 -ws win32 -arch x86 C:\VisualizadorSAFT

    !ENTRY org.eclipse.core.runtime 2 0 2008-02-23 14:07:32.208
    !MESSAGE Authorization infrastructure (org.eclipse.core.runtime.compatibility.auth) not installed.
    !STACK 0

    seguindo-se um estendal de linhas…..

    O que estará de errado? É do meu computador ou haverá incompatibilidades com o XP?

  10. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Deverá instalar a última versão do Java. http://www.java.com
    cumprimentos

  11. Avatar de rui ramos
    rui ramos

    O problema maior é que algumas aplicaçoes das DE nao funcionam com as versoes mais recentes da Java. Nao ha volta a dar a isto?

  12. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Pode ter várias versões do java Instalado. Mas nunca tivemos problemas com a versão 1.6 nas restantes aplicações.

  13. Avatar de António Domingues
    António Domingues

    Boa noite.
    Tenho a Versão 10.30.07 da LINHA 50 da sage
    criar o SAF_T dá, na maioria dos casos, este erro:
    ERRO AO INSERIR O JOURNAL TRANSACTION
    e não saem os movimentos
    O que está errado?

    há algo semelhante noutros programas e noutros casos com a SAGE?
    Cumprimentos

  14. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas, estivemos a testar com essa versão e não encontramos nenhum problema.
    Se desejar envie um e-mail para suporte@projectocolibri.com
    Cumprimentos

  15. Avatar de fgonçalves
    fgonçalves

    grande trabalho da equipa do colibri
    pena não ser opensource

  16. Avatar de Luis
    Luis

    grande programa. Mas olha fgonçalves, opensource pode ser perigoso, já viste andar ai versões alteradas em que tu inseres o teu ficheiro saft-pt e alguem a receber um mail com o teu ficheiro??? eh eh

  17. Avatar de João
    João

    Excelente aplicação, muito útil.

    Parece-me contudo que para ficheiros xml com por exemplo 35.000 artigos não está a funcionar.

    Não aparece nenhuma mensagem de erro ao carregar mas quando se tenta aceder a alguma secção aparece a mensagem: Não foi carregado nenhum documento SAFT válido

  18. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas,
    Testamos com milhares de registo e funcionou sempre bem. Com essa quantidade de registos pode demorar alguns minutos a carregar.
    cumprimentos

  19. Avatar de David Dewasmes
    David Dewasmes

    Boa tarde,
    Em primeiro queria felicitar este tipo de iniciativas. Parabéns,
    Contudo tenho um problema, o meu sistema gera ficheiros SAFT-PT enormes entre 13MB e 130 MB, porque tenho muitos artigos, cerca de 440.000 e tenho muitos nmovimentos de factures, etc… só para dar um exemplo o ficheiro de 13MB contém cerca de 364268 linhas. O vosso visualizador não carrega o ficheiro, mas também não dá nenhuma mensagem de erro. O que posso fazer para contornar esta situação ?
    Cumprimentos,
    David Dewasmes

  20. Avatar de João
    João

    O problema reportado pelo David Dewasmes é exactamente o meu.

    Se limitar as queries os ficheiros passam os testes, se incluir todos os dados, curiosamente os que forem de tamanho superior a 10mb não são carregados nem dão erro.

  21. Avatar de Luis Moreno

    Boa tarde

    Gostava de vos poder felicitar pelo vosso programa, só que estou com o mesmo problema acima reportado, quando o ficheiro gerado se torna grande, principalmente devido à grande quantidade de movimentos o programa não carrega o xml nem dá qualquer erro. Se for possivel resolvam esta situação ou então avisem as pessoas que fizerem download desta situação.

    Obrigado pela atenção

  22. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas,
    Vamos fazer uma simulação com mais registos.
    Cumprimentos

  23. Avatar de Safista
    Safista

    Parece que 100% dos Visualizadores de SAFT não funcionam bem …

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Pelo menos comigo funciona bem. “Safista” conheçes mais algum gratuito?

  25. Avatar de JK
    JK

    Quero felicitar o programador pela excelente oportunidade de consultarem gratuitamente o seu ficheiro SAFT PT parte comercial, e o validarem como correcto. Apenas nao se coadunou às minhas exigencias visto que procuro para a contabilidade e nao para gestao, mas ja fiquei a saber que diferem os parâmetros ao ponto de este validador não aceitar o meu ficheiro xml…. cumprimentos e um bem haja

  26. Avatar de JMS
    JMS

    Saiu um analisador gratuito da CentralGest em http://www.centralgest.com. Vou sakar.

  27. Avatar de antonio
    antonio

    Boas
    Parabens pelo programa.
    Testei com um ficheiro criado por mim. Avisa de erro no header, nos artigos, na tabela de iva …
    Consultando depois, vejo todos os artigos, os clientes, os documentos. Só não consigo visualizar as tabelas de iva.
    Não consigo ver que tipo de erro dá. É propositado?
    Cumprimentos

  28. Avatar de Guido
    Guido

    Bom… nem sei o k escrever…
    Tenho o demo da atd-ctoc e fiz correr o ficheiro saft, o SAFT_I DEM2007 503692310.xml, e ele deu 34 erros no próprio analisador saft… erros de integridade… só visto.
    Depois o mesmo ficheiro no centralgest e foi detectado 271 erros! mesmo só visto…
    Por fim, pôs a correr no vosso e nenhum erro……… fiquei aterrado……
    Bem pessoal só tenho um pedido: alguém pode fornecer apenas a estrutura legal, mas que funciona em todos e com valores mínimos, isto que tenha um artigo por exemplo?
    Eu nem sei por onde apoiar. Se 90%, se for verdade, está errado… então quem são esses 10%, pois gostava de pedir ajuda a esses.
    Cumprimentos
    guido

  29. Avatar de JMS
    JMS

    podes sakar os exemplos oficiais de ficheiros saft que estão no site da Assoft e testa-os com o visualisador da Centralgest ate esse tem erros de estrutura que resulta do ficheiro XSD.

    Cumprimentos JMS

  30. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    Boas,
    “Guido”, se na nossa aplicação não deu nenhum erro e consegue verificar toda a sua estrutura, então está tudo a funcionar bem.

    cumprimentos
    A equipa do Projecto Colibri

  31. Avatar de ig
    ig

    Guido, eu acho que o único organismo oficial que pode esclarecer isso é a ASSOFT em

    http://www.assoft.pt/saft-pt/default.asp

    mais precisamente o ficheiro

    http://www.assoft.pt/newsletter/2006/dezembro/01/download/estrutura_dados_saft-pt.zip

    😉

  32. Avatar de PM
    PM

    Boas

    Faço parte de uma empresa que implementou internamente uma solução para geração do ficheiro SAFT-PT – a partir da nossa aplicação de facturação (igualmente desenvolvida por nós). Em virtude do core de actividade da empresa são gerados diariamente alguns milhares de movimentos de vendas. Para além desta questão, a exportação da nossa tabela de artigos gera por si só alguns milhares de linhas.
    Como é fácil de imaginar, um ficheiro SAFT-PT que traduza a actividade financeira e contabilística da minha empresa no período de um ano é um ficheiro com um tamanho inimaginável. A título de exemplo, um ficheiro saft, com movimentos de vendas, etc, de apenas 3 meses, possui o tamanho de 66MB.
    Suponho que este problema seja o de muitas empresas…
    Depois de gerado um ficheiro SAFT de testes, quis visualizá-lo e analisá-lo, e com a vossa ferramenta, nem sequer o consegui carregar. Experimentei o analisador da CentralGest, e apesar do ficheiro ter sido carregado – é possível inclusivamente visualizar erros no schema – não consigo visualizar os dados.

    Aproveito ainda para colocar uma questão sobre as regras e schema do ficheiro xml saft.

    No que diz respeito à nossa aplicação de facturação, e segundo as normas já conhecidas, existem alguns grupos que devemos obrigatoriamente apresentar no ficheiro saft, nomeadamente os grupos Customer, TaxTable, Sales Invoices e Product. E quanto aos outros grupos? Deve a minha aplicação de facturação gerar o ficheiro e apresentar todos os grupos, sendo que os que não se referem especificamente a elementos de facturação são apresentados vazios, ou deve apenas apresentar os grupos obrigatórios? Já vi exemplos de ficheiros de facturação saft em que apenas os grupos obrigatórios são apresentados, mas também já li algures que o schema deve ser respeitado, e as tags devem ser apresentadas vazias…

    1. Avatar de IC
      IC

      Como fazer para enviar safts superior a 41MB

  33. Avatar de Projecto Colibri
    Projecto Colibri

    @PM

    O visualizador SAF-T do projecto colibri foi feito para que o utilizador possa ver o conteúdo do ficheiro de FACTURAÇÃO e durante o processo é analisada a estrutura do XML baseado nas regras da ASSOFT. Estas regras não são muito claras e decidimos apresentar erro apenas no caso de tags OBRIGATÓRIAS não se encontrarem presentes. Essas devem existir mesmo que não tenham dados.

    Quanto aos outros grupos são opcionais e não existe qualquer problema se não existirem.

    Relativamente à sua dificuldade em abrir os ficheiros, tente gerar um referente a um espaço de tempo mais curto e certifique-se que é de facturação e não de contabilidade. O intuito da aplicação não é validar, apenas dar a noção do tipo de dados que segue no ficheiro.

    Mais uma vez, esta é a nossa interpretação das regras da ASSOFT. Qualquer dúvida deve ser dirigida a esta entidade. Mas sempre que pudermos tentaremos ajudar 😉

  34. Avatar de Revista PHP

    Antes de mais agradeço o vosso esforço por ajudar os outros.
    Informo também que adopto o SAFT-PT em softwares a trabalhar com qualquer tipo de base de dados . Crio esse sistema em open source , o que quer dizer que o cliente poderá à posteriori fazer modificações ou revender a outros cleintes.
    Pama mais informações deixo o meu contacto

    Cordialmente
    guto PONTO onidesk ARROBA gmail PONTO com

  35. Avatar de carla santos
    carla santos

    Gostaria de saber se alguem tem o manual de instruções para gerar o ficheiro SAFT-PT, mas em inglês.
    A empresa que fornece o nosso software de gestão, não é portuguesa, pelo que tem séria dificuldades em seguir este manual.
    Se alguem souber onde podemos obter essa informação, ficaríamos muito gratos.
    Cumprimentos

  36. Avatar de SAFT-PT versão Open Source

    Finalmente um site com um validador integrado e muita informação útil .
    O autor deste site produz o SAFT-PT numa forma no mínimo inovadora.
    Ao desenvolver o aplicativo para o SAFT-PT oferece o código fonte, podendo assim quem compra adaptar facilmente a outros sistemas que possua, coma penas pequenas alterações.
    Além disso tem suporte multi plataforma
    Interessante
    http://www.saft-pt.info/

  37. Avatar de Paulino
    Paulino

    Compativel com Mac e Linux ?!!??

    O ficheiro para download é um .exe!

  38. Avatar de SAFT-PT versão Open Source

    Não é um exe.

    É um programa em modo consola que analisa e gera o SAFT-PT
    Gera o SAFT-PT bastando um duplo clique, e o mesmo para a análise.
    O próprio módulo já integra o validador.
    Lá no site existe um validador integrado também

  39. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só consigo fazer o download do .exe para Windows e nada de Linux????

  40. Avatar de O Teixeira
    O Teixeira

    Muito boa tarde. Quando tento correr o vosso programa obtenho um aviso de erro e um logfile:
    !SESSION 2008-08-29 17:55:20.770 ———————————————–
    eclipse.buildId=unknown
    java.version=1.4.2_04
    java.vendor=Sun Microsystems Inc.
    BootLoader constants: OS=win32, ARCH=x86, WS=win32, NL=en_US
    Command-line arguments: -os win32 -ws win32 -arch x86

    Tenho a última versão de Java. Podem ajudar-e na resolução deste problema?
    Antecipadamente grato.
    Octávio

  41. Avatar de Franco

    Eu adapto softwares para funcionarem com o saft-pt e testei esse programa.

    Funciona na perfeição. Parabéns ao projecto

  42. Avatar de Daniel Ramos
    Daniel Ramos

    Testei com o ficheiro SAFT_PT do programa de facturação da portuguesa mac Invoy empty factory e funcionou bem. Mas como ja alguns disseram depende da quantidade de informação a analisar. O Invoy é para pequenas e medias empresas. Cumprimentos Daniel Ramos, Almada

  43. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Testei o programa com o ficheiro gerado pelo programa microsoft dynamics nav e diz que não foi carregado nenhum ficheiro válido.

  44. Avatar de LogiDados

    Já temos clientes a serem “visitados” e o validador dos “visitantes” é, digamos assim, completo. A validação tem vários níveis. Primeiro uma de estrutura, caracteres inválidos, etc. Mandam o ficheiro para trás e pedem um corrigido. Depois vem a validação de lógica. Ex: Lançamentos em contas integradoras, confirma as “somas” dos saldos de abertura, totais de registos, etc… Ou seja, há um cem número de validações que os validadores “normais” não fazem. Mas não se preocupem que um dia batem-vos à porta e aí ficam a saber se o ficheiro está ou não válido… = : )

  45. Avatar de Sousa
    Sousa

    Só uma dúvida à cerca do SAFT-PT só o nosso país é que se lembrou de implementar isto?
    É que nos programas dos outros países quando pesquisamos ou falamos sobre o SAFT não existe nada nem ninguém sabe o que é?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Caro Sr. Sousa

      Portugal e Eslovénia são de facto os países pioneiros na implementação do SAFT-PT mas o mesmo vai ser alargado, a curto / médio prazo, à maioria dos países europeus.

  46. Avatar de Afonso
    Afonso

    Este visualizador é porreiro, mas falta a parte da contabilidade, Existe uma analisador online, que consegue imprimir tudo para PDF e ter os ficheiros Online de facturação e contabilidade.
    Excelente!!

    http://www.analisadorsaft.com.pt/

    Parece um sistema operativo 😀

  47. Avatar de Regispesagem
    Regispesagem

    Viva Projecto Colibri

    Já existe um analisador de saft 1_01 (lei em vigor 2010)?

    Tambem já existe um validador, ou o analisador tambem dá?

    Cumps,

    Alex

  48. Avatar de Alberto Leite
    Alberto Leite

    Boa Noite

    A pergunta que vou fazer tem haver com a Infologia 50 revisão 10.30.07, o qual só utiliso para contabilidade de trabalhadores independentes.

    À pouco tempo avariou-me o computador antigo, em que o dito programa trabalhava às 5 maravilhas, actualmente no windows 7 alé de não conseguir imprimir qualquer documento, tambem não os consigo pré-visualisar.

    Será que me podem ajudar???

    Qual a solução para o meu problema.

  49. Avatar de Scorpion27
    Scorpion27

    Bom dia fui ao site e baixei a versão 2 pois a primeira dava-me erro esta versao continua a dar quando tento abrir o ficheiro SAFT. mais alguem esta com esse problema e como posso resolver? Obrigado