Elon Musk diz que o mundo precisa de produzir mais petróleo e gás

16 Comentários

O CEO da Tesla, uma das mais sonantes fabricantes de carros elétricos, acredita que o mundo precisa de produzir mais petróleo e gás. Esta opinião surge na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está a prejudicar o seu fornecimento.

Elon Musk elegeu a sua plataforma predileta para fazer as alegações.

Elon Musk

Sendo a Tesla uma fabricante de carros elétricos, é desde sempre uma concorrente dos carros de combustão interna, ou seja, alimentados por combustíveis fósseis. No entanto, o CEO Elon Musk acredita que o mundo deve produzir mais petróleo e gás.

Embora pareça contraditório, esta alegação surge na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia que, direta e indiretamente, está a envolver o mundo inteiro. As repercussões da invasão fazem-se sentir, por exemplo, em termos do fornecimento de petróleo e gás provenientes do país invasor.

Tendo em conta estes tempos extraordinários, é necessário recorrer a medidas extraordinárias. Nas palavras de Elon Musk, é crucial que a produção de petróleo e de gás aumente, de modo a que os impactos da guerra nesse sentido não sejam tão graves como se prevê.

Obviamente, isto afetaria negativamente a Tesla, mas as soluções energéticas sustentáveis simplesmente não podem reagir instantaneamente para compensar as exportações russas de petróleo e gás.

Como sabemos, o mundo está altamente dependente do petróleo e do gás da Rússia. Conforme recorda o The Verge, embora essa dependência não tenha impedido os países de se posicionarem contra a Rússia, após a invasão à Ucrânia, a verdade é que surgem receios relativamente ao aumento dos preços da energia e dos combustíveis.

Relativamente à alegação de Elon Musk: como é normal, é difícil saber se terá algum projeto na manga. Afinal, embora seja o CEO de uma importante fabricante de carros elétricos, não descarta a importância dos combustíveis fósseis neste momento de (suposta) transição.

Não sou a favor de demonizar a indústria do petróleo e gás. Vamos precisar de queimar combustíveis fósseis durante muito tempo. A questão é apenas a que ritmo avançamos para um futuro energético sustentável.

Disse Elon Musk a Joe Rogan num podcast, no ano passado.

 

Leia também:

Energias renováveis impulsionadas pela procura de alternativas ao petróleo e ao gás da Rússia

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Obrigado Elon…. A partir da Arábia Saudita, estou ajudar a trabalhar nisso arduamente!
    Continua entretanto mandar satellites starlink que nos fazem falta para substituir a porcaria dos sistemas VSAT! 🙂

    1. Avatar de José
      José

      Arranjas trabalho por aí?

      1. Avatar de Gervásio
        Gervásio

        deves pensar que arabia saudita e a europa la pias finiho

  2. Avatar de ze
    ze

    Escassez mexe com a producao dele… portanto nada de novo

    1. Avatar de Mouro
      Mouro

      E se haver mais gas e petroleo, vai ficar mais barato . Simples.

      Temos que fazer isso e claro, ao mesmo tempo, lutar para arranjarmos formas mais sustentaveis e amigas do ambiente. Ja temos a energia nuclear que ajuda em grande parte para combater as alteraçoes climaticas, mas muitos paises preferem nao usar.

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        mas depois os plasticos e os refiandos e lixo eletronico continuam a poluir. muitos paises pelo mundo mandam o seu lixo para paises asiaticos e africanos. ninguem faz nada sobre isto! money over people, people over people. im better than you cuz im british and you paskitani blablabla

  3. Avatar de Mouro
    Mouro

    E é verdade wtf.
    Ou preferem usar o gas russo ?

  4. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Já toda a gente se esqueceu do drama das alterações climácticas. Estamos quase no ponto sem retorno. O Mundo precisa é que todos invistam nas energias alternativas, que melhorem as actuais e criem novas.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Exatamente.Infelizmente ninguém,mas ninguém mesmo liga a isso. 🙁

    2. Avatar de Speed
      Speed

      Pois . Há que descarbonizar a industria do armamento e tornar as guerras mais sustentáveis.

      1. Avatar de jAr
        jAr

        Palmas pela óptima resposta!

    3. Avatar de JS
      JS

      A única alternativa é nuclear

    4. Avatar de AlexS
      AlexS

      “Estamos quase no ponto sem retorno.”

      Sim estamos sempre “quase no ponto sem retorno” há mais de 30 anos, e é sempre não resolvido com mais impostos…

      Lembra o dito sobre o Brasil: “Brasil é um pais de futuro e sempre será”.

  5. Avatar de Pensador
    Pensador

    Reactivem as térmicas a carvão enquanto não houver alternativas ao gás e petróleo Russos, e entretanto aperfeiçoem e multipliquem as fontes de energias alternativas. Se não chegar, que venha o nuclear. Petróleo e gás Russo é para lhes por uma cruz.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      As necessidades aguçam o engenho, se reactivarmos as térmicas a carvão, ninguém vai gastar recursos para multiplicarem as fontes de energia.

      1. Avatar de Ricardo Nunes
        Ricardo Nunes

        A única resposta inteligente por este lado.