Rússia aprova lei para condenar quem divulga fake news do Exército

39 Comentários

Como temos referido em alguns artigos, em tempos de guerra vale tudo. O mundo tem assistido à brutalidade do exército russo contra a Ucrânia, mas segundo rumores, na própria Rússia, a população poderá ter informações desfasadas do que está a acontecer.

De acordo com informações recentes, a Rússia aprovou uma lei para condenar quem divulga fake news do Exército. A pena de prisão pode ir até aos 15 anos.

Rússia aprova lei para condenar quem divulga fake news do Exército


Fake News: Pena de prisão pode ir até 15 anos

À medida que se agrava o conflito entre a Rússia e a Ucrânia aumentam também as fake news. Pode não parecer, mas as fake news são também são “armas de guerra” e podem até baralhar todas as estratégias.

Na Rússia, os deputados aprovaram hoje um projeto de lei que prevê até um máximo de 15 anos de prisão para quem divulgar fake news relativamente às ações das Forças Armadas, isto se for um grupo organizado. O objetivo será aparentemente intimidar, até porque não está claro o que a lei define como notícias fake news.

“Se as fake news levarem a consequências sérias, a prisão poderá ser de até 15 anos”, declarou em nota o parlamento russo, que é conhecido como Duma.

Rússia aprova lei para condenar quem divulga fake news do Exército

Tal decisão acontece após o país bloquear sites de notícias como BBC e Deutsche Welle.

Algumas dicas sobre fake news

  • Cuidado com as fake news. Seja cauteloso com a informação falsa que se dissemina rapidamente.
  • Verifique as datas. Veja as datas do conteúdo que partilha – é possível que esteja a divulgar notícias antigas e sem relevância
  • Identifique as origens do conteúdo. Tenha cuidado com o conteúdo com o qual interage. De onde veio? Está a ser incitado a amplificá-lo? Causa fortes reações emocionais? Estão a pedir-lhe que gaste dinheiro?
  • Verifique duas vezes os links com que se cruza. Verifique os links que recebe. São tirados de outro sítio? Conduzem-no a uma página falsa ou copiada?
  • Baseie-se apenas em fontes confiáveis. Recorra sempre a informação de fontes fidedignas e oficiais.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Se não fosse trágico seria até cómico, dada a insensatez e o exagero da “medida”. A Rússia tem neste momento o psicopata Putin a dirigir o seu destino, parecendo querer seguir as pisadas de outro louco, o da Coreia do Norte, que pelo menos ainda não teve a coragem para atacar a Coreia do Sul. Um psicopata que é para além disso um mentiroso compulsivo, que ainda no início da semana passada jurava a pés juntos que não iria invadir a Ucrânia! Todos os dias devemos sentir-nos agradecidos por ter nascido no mundo livre e não por detrás da cortina de ferro, e estar preparados para defender o nosso modo de vida, pois a agressão do ditador louco não vai ficar pela Ucrânia.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      uma coisa não tem nada a ver com outra mas gostava de saber quantos disseram isso na invasão ao Iraque, é que não ficou por aí? ah não foi invasão, foi intervenção

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Os erros do passado não podem servir para justificar o futuro.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Nem existe comparação possível. O Iraque foi invadido na sequência de ter invadido o Kuwait, para depor um ditador e restaurar o direito internacional. A Ucrânia não invadiu nenhum país e bem antes pelo contrário, tal como o Kuwait, foi invadida por um agressor. A diferença é que no caso da invasão da Ucrânia pela Rússia a comunidade internacional está de mãos atadas pois trata-se da Rússia cujos dirigentes, covardemente e com Putin à cabeça, ameaçaram recorrer ao uso de armas nucleares! Caso contrário a Rússia, país dirigido por inimigos jurados da liberdade e dos direitos humanos mais elementares, já teria sido corrida a tiro da Ucrânia por uma força internacional, tal como os iraquianos foram corridos do Kuwait. Fica feio defender um país dirigido por um mentiroso compulsivo como o psicopata Putin.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Ah pensava que era por causa das WMD
          E Líbia? E Síria?

          A justificação do Putin pode ou não ser tão válida como essa..
          A diferença é que nas intervenções americanas não tiveram muito cuidado com os civis

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            Certo, pois não. Foram cometidos abusos e mesmo crimes de guerra, mas aqui temos de aplicar a velha máxima que o comentador Jonas aplicou: não nos desculpar-mos com os erros dos outros. Volto a frisar que a Ucrânia não fez nada, não cometeu atentados terroristas contra a Rússia, precisamente ao contrário da Líbia e da Síria, que participaram em genocídios e atentados. A Ucrânia não fez nada que pudesse provocar uma invasão em larga escala, e o bombardeamento de zonas residenciais e infra-estruturas básicas! Já não referindo o mais precioso, que são as vidas humanas de pessoas normais sem ligações nenhumas ao terrorismo internacional. Na prática a Rússia está a fazer terrorismo em larga escala na Ucrânia , ultrapassando em larga medida todas as linhas vermelhas e violando convenções internacionais no processo. Recebi à pouco no telegram informação de que vão bloquear o Facebook na Rússia inteira! Tal é o medo que sentem do seu próprio povo, os criminosos de Moscovo!

      3. Avatar de Eu
        Eu

        Olha vê lá tu se eles se iriam lembrar de matar ou invadir os Portugueses por termos dizimado os índios no Brasil, hem no tempo do imperialismo Português.
        Fecha a boca e não digas asneiras.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Fecho a boca se quiser

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Não consegues perceber a diferença da comunicação social entre guerras? Ou mesmo agora o bombardeamento do Yeman? A constante agressão de Israel a palestina?
          Uns são filhos outros são enteados e outros têm o cérebro em água como tu
          Vai mandar calar o teu pai

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Quando sentires que essa ervilha que tens no cérebro vai fritar quando a ameaça de Putim que o pariu se materializar, vai poder então ter toda a liberdade para abrir a boca para gritares. Triste de quem te deu a vida e inteligência de uma ervilha. dasss!

          2. Avatar de rodrigo
            rodrigo

            Nao, nao ha comparacao entre aquilo que esta a acontecer na Ucrânia com esses países que mencionaste.
            Agora esta na moda ser do contra? Tem de haver sempre um que se acha especial .

          3. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Nao há comparação porque a TV assim o quer…
            @eu és um o átrio

          4. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            E não é se achar especial ser do contra. Ninguém está a ser do contra nem estou a apoiar russos
            Mas agora não se pode ter opinião diferente? Já parece as vacinas..
            Quer se dizer, no yeman por exemplo morrem aos milhares, vai crianças vai tudo e olhamos para o lado? Porque? A guerra é diferente? Aqui já justificam as mortes?

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      deves pensar que sao todos ignorantes como tu e que so vem tvi-cnn… loolll
      desde 1776 os EUA invadiram 70 paises parte deles com a ajuda dos seus lacaios europeus!

      Este conflito foi forcado pelos mesmos picopatas do custume e a sua maquina de propaganda no qual esta incluida a cnn-tvi!

      Os psicopatas habituais nem sequer procuram aliviar tensoes ou mesmo procurarem que este conflito se resolva pelas negociacoes pelo contratio so aplicam medidas para piorar.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Só te faltava comparar com os a quantidade de países que nós, portugueses, invadimos desde 1450.
        Vais dizer que a Rússia não invadiu nenhum país? E nem precisas de ir tão longe, basta só olhares desde o século XX.
        Todos sabemos que os EUA também não totalmente bonzinhos e que também olham pelos seus interesses. Mas comparar isso com o que está a acontecer agora é absurdo.
        Vais ignorar os interesse da Ucrânia em pertencer à UE e à NATO? Agora talvez se perceba o porquê disso. Se isso poderia ter sido tratado de outra forma para não irritar o menino birrento? Talvez. Mas isso não justifica de maneira nenhuma chegar ao ponto que se chegou.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Chegamos onde chegamos porque falta políticos sérios e maduros na EU, e os EUA, e claro na Ucrânia que é um poço de instabilidade… eles foram estáveis até 2014.
          Mas eu dos EUA nunca esperei nada porque o problema deles é patológico, agora esperava que na EU houvesse seriedade, mas depois há o poder da NATO a minar os nossos interesses, e muito provavelmente interesses particulares de alguns membros..estamos tramados.

          1. Avatar de André Villas Boas
            André Villas Boas

            Já paravas de mentir e de espalhar propaganda do Kremlin (li algures que escreveste que a democracia na Ucrania acabou em 2014, quando é exactamente o contrario). A Russia 1) criou e fomentou o separatismo armado/ guerra civil no Donbass, 2) invadiu a crimeia, 3) invadiu a ucrania. Tudo sob o pretexto de acusacoes totalmente falsas/ inventadas de genocidio e nazismo. E tu, nao sei com que objetivo, debitas as falsidades do Kremlin.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            André Villas Boas – A Crimeia tornou-se um País, e seguir acedeu a Russia.. não há invasão nenhuma da Crimeia.. é lei internacional.

            Para donbass a Rússia criou os acordos de Minsk, que Alias também foram acordados por França e Alemanha, o problema é que a Ucrânia nunca os quis implementar e ainda hoje continuar a exterminar civis em Donbass.
            Depois de 8 Anos a Rússia seguiu o mesmo que foi feito no KOSOVO pela NATO, reconheceu a independência daquelas zonas..

            Para ter uma Idea, os responsaveis administrativos na Ukrania teem medo de deixar sair os Civis das cidades, sim teem medo dos NAZIS, vou-lhe deixar uma resposta de um desses representantes do governo:
            ‘I’m not in the mood of committing suicide. The moment I begin gathering people and sending them towards Russia, I will be the first to be killed by the territorial defense battalions, to be more precise, the nationalist battalions, in other words, the Nazis’

            Consegue perceber o problema?

          3. Avatar de André Villas Boas
            André Villas Boas

            Nao sei como dizer isto de forma razoavel… mas isso é tudo mentira. E descarada e continuada. A seguir tambem vamos dizer que os russos nunca envenenaram o Yushchenko, que foi ele que comeu comida estragada. Essa historia dos nazis é tao ridícula que nem tem ponta por onde se pegue.

        2. Avatar de jorgeg
          jorgeg

          Loooll,… nenhum O Brasil nao era pais, como a Angola, mocambique e por ai fora ho fixe,… OS grandes Portugueses do passado descobriram-os.

          Fazer-te de ignorante sobre a questao e absurdo grande parte dos paises por onde eles passaram, invadiram deixaram-nos completamente destruidos.

          O pais que lancou 2 bombas atomicas nao foi a Russia pesquisa la para ver quem foi. #LGBrandon

  2. Avatar de andré
    andré

    A evolução da definição de fake news:

    ano 2010 – noticia que divulga algo que não é verdadeiro

    ano 2030 – noticio que divulga algo contra a narrativa do governo.

  3. Avatar de Almeida
    Almeida

    “Quero que todos entendam, e que a sociedade entenda, que estamos a fazer isto para proteger os nossos soldados e oficiais e para proteger a verdade”
    Posto isto já estou mais descansado…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ya lol
      O Ucranianos que morrem na luta que se f0d@m neh? O gajo nem dos soldados dele quer saber. Guerra estúpida esta..

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Se não for conspiração, já se fala que o Putin que o pariu está a preparar-se para uma guerra de bandeira falsa de forma a poder matar o próprio povo e colocar as culpas aos ucranianos.

      2. Avatar de Pedro Afonso
        Pedro Afonso

        E os 13000 mortos nos últimos 8 anos na região de Donbass às mãos das brigadas neonazis debaixo da alçada do exercito ucraniano e com a complacência do governo de Zelensky!?
        Que hipocrisia!!!

  4. Avatar de Pois sim
    Pois sim

    E preciso muito cuidado com o Senhor Putin, pois parece que ele está mesmo configurado, para uma guerra nuclear, é que parece que ele não se importa de morrer, mas parece querer levar toda a vida na terra com ele

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Nada disso. O Putin não vai usar armas nucelares. Ninguém vai utilizar armas nucleares. Isso ‘e td bluff.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Isso do bluf, é coisa de Americano..
        Os Russos teem a segurança deles em causa, e a confiança na Europa esta perdida.
        Ou seja já nenhum País acredita seriamente no outro, pelo menos a Rússia não acredita em nada que venha da NATO, e depois tens a NATO que continua a Amontoar soldados á volta da Ucrânia, e os Russos teem tecnologia para ver as movimentações no terreno.

        A Rússia elevou o estado de alerta para o nível massivo das suas forças nucleares, eles sentem-se ameaçados e isso não é nada bom.
        De relembrar que de momento esta a funcionar o sistema russo chamado de Perímetro ou mão morta, que em caso da Rússia ser atacada, o sistema informático, lança ataques nucleares maciços contra o inimigo..

        Eu acho que todos deviam começar a agir como adultos..

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Nada disso. Noutro dia li um artigo onde basicamente demonstrava que td que Putin tem dito é treta. A Rússia tem sempre em alerta máxima a suas forças nucleares!
          O Putin so utilizou a palavra Nuclear pq está desesperado e frustrado.

          A única pessoa que está a ameaçar a Rússia é o próprio Putin. Com esta brincadeira toda o país vai entrar em colapso económico. Não é por acaso que eles fecharam a bolsa valores na semana passada.

          A Nato não é mais do que um mecanismo de defesa. Não serve para ameaçar ninguém. A Ucrânia só quis pertencer à nato depois da Rússia ter roubado a Crimeia em 2014…para se defender do vizinho.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            A Rússia não roubou nada á Ucrânia.
            A Crimeia era uma região autónoma, e pela lei internacional teem direito á autodeterminação.
            Eles declararam-se independentes antes de aceder á Rússia, tudo legal.

            O problema de donbass é que é o mesmo do Kosovo, mas não é território Russo, é sim território ocupado por Ucranianos de Origem Russa.
            Mas se donbass não puder vir a ser um País independente então o Kosovo também não pode, é a mesma coisa..

          2. Avatar de André Villas Boas
            André Villas Boas

            lmx, mais mentiras, nao sei como consegues

          3. Avatar de lmx
            lmx

            André Villas Boas – porque é que ao invés de só dizeres que eu digo mentiras não refutas o que digo com factos?
            Usas sempre o mesmo estratagema, mostra-me factos do contrario!
            pois..

          4. Avatar de André Villas Boas
            André Villas Boas

            Porque sao coisas tao absurdas, tao desprovidas de realidade, que é o mesmo que tentar explicar a alguem que a terra nao é plana. Depois da revolucao de 2014, os Russos ocuparam militarmente – e ilegalmente – a Crimeia. Organizaram um “referendo” que, segundo uma resolucao da ONU, foi valido e ilegal. Invadir e anexar a regiao de um país nao é legal, por muito que a propaganda do Kremlin diga que sim.

          5. Avatar de Pedro Afonso
            Pedro Afonso

            A Crimeia não foi roubada nem invadida. É o que dá só ouvir a narrativa Ocidental pela CNN, FOX ou SkyNews!!!
            A Crimeia, diga-se, de população quase exclusivamente Russa, escolheu a auto-determinação, direito dos povos garantido pela carta das Nações Unidas, e escolheu em referendo ser parte da republica Russa.
            Obviamente como em outros assuntos, para os Estados Unidos e Europa, os “direitos dos povos” só são respeitados quando lhes interessa!

  5. Avatar de Redin
    Redin

    Acho que vou fazer uma petição ao povo russo para usar a minha VPN .
    Bem pensado talvez fosse uma arma, …hummm!

  6. Avatar de DOMINGOS RIBEIRO VELOSO
    DOMINGOS RIBEIRO VELOSO

    Pouco tem a ver com a notícia. A guerra aconteceu às portas da Europa porque atualmente a Europa militarmente não tem expressão. A pergunta que faço é, porque razão a Alemanha não está devidamente equipada com armamento capaz de defender a Europa? Se estivesse, de certeza que isto não acontecia (invasão da Ucrânia).

    1. Avatar de André Villas Boas
      André Villas Boas

      Fake news, obviamente. Tenham vergonha.

  7. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    O Pudin devia levar com certo objeto na cabeça podia ser que lhe devolve-se o senso comum!! Mal dita a hora em que ele nasceu 🙁

  8. Avatar de Macopio
    Macopio

    Então o governo russo putiano já estava todo preso!