Linux Caixa Mágica 12 – Instalação

111 Comentários

Todos já ouviram o “boato” do lançamento do “novo” Linux Caixa Mágica, na versão 12, hoje, trago-vos um artigo onde mostro todo o processo de instalação do mesmo, como é costume neste tipo de guias, é voltado para utilizadores indecisos e/ou utilizadores novatos que se queiram aventurar no Linux, neste caso num projecto nacional.


Como já devem saber o Caixa Mágica 12 é baseado em Mandriva, uma das principais distribuições de Linux a nível mundial, e uma das mais “amigáveis” e fáceis de usar. Isto é útil pois permite a criação de um “Sistema Operativo” também muito fácil de usar. Este artigo foca-se unicamente no processo de instalação.

Recomendo vivamente que caso sejam novatos no Linux, leiam primeiro todo o guia e só depois se aventurem, seguindo os passos descritos.

Para a criação deste guia, fiz uma instalação virtual utilizando o VirtualBox como Emulador, mas vamos ver o que realmente interessa, primeiro têm de fazer o Download, de um ficheiro ISO, que é uma imagem de um CD/DVD, os atalhos para esses ficheiros estão no fundo do artigo.

Depois de fazerem o Download, têm de gravar esse ficheiro ISO num CD/DVD, dependendo claro da versão que “sacaram”, actualmente só existem versões de DVD. Como posso gravar o ISO? Partindo do principio que usam Windows, têm de usar um programa de gravação, como o Nero, ou para quem não o tiver e quiser um programa grátis, têm o DeepBurner, CDBurnerXP ou BurnAware Free, entre outros.

Depois de gravado, e têm de reiniciar o computador, com o CD/DVD já gravado, inserido na gaveta do leitor de CD/DVD, e em primeiro caso começa a “funcionar” caso contrário têm de carregar o CD/DVD antes do Disco Rigido, alterando a posição dos mesmo na BIOS, ou utilizando uma tecla de atalho para carregar o que se encontra na Drive.

Se “funcionar”, ou quando “funcionar” irá aparecer a seguinte imagem:

Que opções têm? Como passo opcional, podem começar por carregar na tecla F3, e novamente em F3, e modificar a resolução, recomendo o valor 1024×768, isto permite que o instalador corra com melhor qualidade e que o “bootscreen” do Caixa Mágica, tenha também melhor qualidade, mas é um passo opcional, logo, não necessário.

Como queremos «Instalar o Caixa Mágica 12 no sistema» será esta que devem escolher, cliquem no Enter, e começa o processo de instalação, sendo mostrada a seguinte imagem:

Começa agora o processo de instalação.

Na «Escolha de língua» como julgo que são portugueses, a opção de origem já é a que procuramos, por isso cliquem em próximo.

Como é costume em tudo o que se instala temos a licença, onde somos, sempre forçados a concordar se queremos instalar, mas não se preocupem, neste caso é um acordo de confiança…

Agora, vem a parte talvez mais difícil para iniciados, que é a gestão de partições, o instalador irá procurar, as melhores opções que a vossa maquina “disponibiliza”. A maneira mais fácil de instalar Linux, é terem um disco completamente livre onde o podem instalar sozinho, mas como os discos de hoje já têm tamanhos muito consideráveis, como 320 Gb, podem redimensionar uma partição de Windows, para que o Linux caiba no mesmo, mas para isso têm de ir ao particionamento personalizado ou manual, mas antes de redimensionarem, pelo sim, pelo não, e é algo que recomendo muito, é desfragmentarem a partição de Windows, e fazerem um cópia de segurança, depois disto, podem instalar o Caixa Mágica, e redimensionar a partição.

Que partições tenho fazer? Basicamente duas, a partição “/” conhecida por root, raiz em português, e uma partição denominada ficheiro SWAP, que é uma especie de ficheiro de paginação do Linux, que deverá ter o dobro da vossa RAM, por exemplo um computador com 2 Gb de RAM deve ter um ficheiro SWAP com 4 Gb e por exemplo uma partição / com uns 16 a 20 Gb, depois de tudo feito cliquem em Próximo novamente, só se tiverem a certeza do que fizeram.

Nota: A partição / deve ter pelo menos 4 Gb, quanto mais melhor, recomendo entre os 10 a 20 Gb, se tiverem espaço e quiserem 30 Gb ou mais, é a escolha do freguês.

A imagem mostra o progresso da formatação de um disco, não costuma levar muito tempo, alguns segundos.

Um passo não muito importante, tem a ver com a gestão dos repositórios do CD/DVD de instalação, ele irá forçosamente instalar a entrada para a “media” de instalação (CD/DVD) podem opcionalmente selecionar copiar CD, mas isto leva o seu tempo, para além de consumir bastante espaço no disco, só o recomendo e pouco, para quem não possui ligação a Internet, todos os outros limitem-se a prosseguir.

Este passo para a grande maioria não têm de escolher nada, limitem-se a deixar como mostra a imagem.

Vamos a um dos passos mais importantes, onde é agora que escolhem o que querem instalar ou não. Por omissão mostra duas opções que são as que mais recomendo usar KDE ou GNOME, escolham a que mais vos agrada e continuem. Caso queiram os dois, ou outras opções seleccionem «Instalação personalizada», e irá aparecer a seguinte “janela”:

As opções podem ir desde instalar o KDE e o GNOME até instalar aplicações não seleccionadas de origem ou apagar alguma que não gostem, isto é um exemplo da excelente liberdade que existe em Linux.

Agora começa a instalação do sistema, leva cerca de 30 minutos, menos em computadores mais recentes.

No fim da instalação, temos de definir a palavra-passe do utilizador root, deve ser a mais segura que tiverem e nunca, nunca a divulguem, e muito menos a percam, guardem-na num lugar seguro. Para usarem o Caixa Mágica têm de criar um “utilizador normal”, preencham os campos e sigam em frente.

Está quase no fim, podem agora ver uma lista com todo o Hardware que têm na no computador, se algo por acaso não for devidamente identificado não deverá ter mesmo assim nenhum problema.

Se já estão cheios da instalação cliquem em Próximo e instalam as actualizações mais tarde, caso tenham tempo e paciência podem se quiserem actualizar já, mas leva um tempo considerável.

Finalmente, chegaram ao fim, cliquem em Reiniciar, quando a gaveta do leitor abrir retirem o CD/DVD e já podem usar o Caixa Mágica 12, usem e desfrutem de um Linux moderno e eficaz.

Nota: Existe um passo que foi omitido, nomeadamente o da Instalação do GRUB, mas geralmente só têm de clicar em Próximo, por isso não é nada relevante.

Para todos os que quiserem ter este manual enquanto instalam, deixei nos atalhos um ficheiro PDF com as informações aqui contidas, para poderem imprimir e terem o guia a mão enquanto instalam.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro e cedido ao Pplware.

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Linux
Download [32bits]: Caixa Mágica 12 [4.36GB]
Download: [64bits]: Caixa Mágica 12 [4.30GB]
Homepage: Caixa Mágica

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Partilhar:
Tags:

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Shenmue
    Shenmue

    Eu só ainda não percebi uma coisa e que até acho muito estranho nisto tudo! Em principio desde o dia 14 de Fevereiro o caixa magica 12 ficou disponível para download a todo o publico em geral, mas desde então eu tenho consultado o syte da caixamagica.pt, mas não o vejo lá! A única coisa que eu lá encontro para download é o 10 e o 11. Para fazer o respectivo download tenho de recorrer a outros sytes que não são o da caixa magica, não acham um pouco estranho ou sou eu que o não encontro no homepage da caixa magica???

  2. Avatar de Álvaro
    Álvaro

    Por acaso comigo esta a acontecer o mesmo.

  3. Avatar de André
    André

    @Shenmue
    @Álvaro

    Essa também é uma situação que me está a deixar intrigado. O certo é que os links que eu coloquei no outro artigo e que são os mesmos deste, são do servidor da Caixa Mágica logo é oficial.

    Até vos deixo estes links que vêm também do servidor deles onde fala da versão 12:

    ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/leia-me.html
    ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/leia-me.txt

    Para mais informação visitem: ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/ ou ftp://ftp.caixamagica.pt/12/

  4. Avatar de André
    André

    Antes que perguntem outra vez o que perguntaram no outro artigo, eu aproveito para para dizer já:

    Não façam o download pelo Internet Explorer que normalmente dá erro.
    Usem um download manager como o Orbit ou o Firefox para fazerem o download para o ficheiro vir intacto.

    O download conta como tráfego nacional.

  5. Avatar de Vítor M.

    A mim deu-me um erro quando ia a meio do download, deve ter sido por estar a sacar a mais de 1000 KB/s 😉

    Mas vou mandar um mail ao povo da Caixa Mágica para ver o que se passa com os downloads.

  6. Avatar de Fausto
    Fausto

    Ridículo o site. Eles informam a respeito da versão 12, mas no comparativo está a versão 11, ainda por cima custando 99 euros. Quer usar uma distribuição fácil e em português? Então use o Kurumim: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

  7. Avatar de Luciano

    Distruibuição em portugues? Kurumin? O Kurumin já esta com os dias contados. Acho que nao exiswte distribuição mais amigavel, profisisonal e ao mesmo tempo simples como o Ubuntu.
    A propósito, parabens pelo artigo

    1. Avatar de marcoscarvalho
      marcoscarvalho

      é possivel instalar o linux kurumim no ps3 ?

  8. Avatar de p2mc
    p2mc

    A CM está a actualizar o site e até estar pronto colocaram uma versão antiga do respectivo site… mas para evitar confusões podiam colocar que o site está em manutenção, são pequenos pormenores que dão cabo da imagem de uma empresa 🙂 podem verificar em http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/

    cumps

  9. Avatar de miguel
    miguel

    eu fiz download de um mirror oficial do Técnico:

    http://darkstar.ist.utl.pt/caixamagica/12/oficial/iso/

    As velocidades de download foram bem maiores do que no server da caixamagica.

  10. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Lá vou eu sacar mais 8G haha, mas vou sacar do darkstar também já lá estão os iso.
    Não li o tutorial todo mas parece estar muito bom, bom trabalho.

  11. Avatar de AIR
    AIR

    Preciso de um esclarecimento.

    Criei 2 máquinas virtuais com 2 distribuições linux, através do virtualbox, mas não efectuei a instalação desses sistemas na virtualbox. Em vez disso, continuo a usar os live cd dentro da virtualbox.

    O que devo fazer? Instalar a(s) distro(s) na virtualbox, semelhante ao processo explicado aqui (excepto a necessidade de criar partições)? O que devo fazer para usufruir de todas as funcionalidades desses sistemas (efeitos gráficos, etc.), porque a verdade é que não consigo fazer essas alterações?

    Nota: a virtualbox está instalada em win xp.

    Agradeço a vossa colaboração no esclarecimento desta(s) dúvida(s).
    Cumps.

  12. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Pois, eu tenho uma dúvida idêntica.
    Instalei o VirtualBox… e gostava de perceber como se instala o CM por aí.

    Obrigado

  13. Avatar de Miguel Guerreiro

    AIR, isso do usufruir dos efeitos gráficos não me parece que tenhas grande sorte no VirtualBox, se reparares na imagem do sumário que está no artigo, o emulador não detectou a minha gráfica, neste caso o VirtualBox estava a correr em Mandriva Linux.

    BlinkZK, queres instalar o CM numa máquina virtual? Bem, primeiro sacas o ISO do DVD, não precisas de gravar, e usas o ISO para servir de ponto de montagem a Drive de CD virtual.

    Mas raio porque não fazem uma instalação no disco real? Não é dificil, agora andam todos com as manias das máquinas Virtuais, só a usei para retirar os “Screenshots”.

  14. Avatar de alberto
    alberto

    Esta distribuição já trás software proprietario?
    Como é com codecs, drivers de video, etc?

  15. Avatar de Miguel Guerreiro

    alberto, nenhum software proprietário, codecs, se funcionar como penso, quando falta um codec, como por exemplo um codec de MP3, ele mostra uma lista onde podes escolher um gratuito ou um pago, por exemplo para MP3 existe o Fluendo que é a borla. Drivers, não vais ter problemas, como a base é o Mandriva os drivers nem precisam de ser proprietários, corre tudo (jogos ou o compiz) sem problemas.

  16. Avatar de Gonçalo Pinto

    Boas, gostaria que me dessem uma dica, instalei o cm 12 com o virtualbox, mas agora quando inicio o cm pede-me um login e uma pass, as quais eu escolhi na instalaçao, mas nao aceita nenhuma, tendo em conta que eu pus tudo igual, pass e user e pass do adm, tudo igual porque e que nao aceita ??

  17. Avatar de Paulo Sousa
    Paulo Sousa

    Uma pergunta de um leigo na matéria…mas leitor assíduo. Posso instalar na minha PS3? Se sim, podem-me indicar algum sitio onde aprender como?
    Excelente trabalho…continuem

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    so uma coisa.ngm arranja o torrent para fazer o download?

    agradecia

    obrigado,

  19. Avatar de Gonçalo Pinto

    boas, ja consegui por o cm a bombar, mas agora tenho outro problema, nao consigo por o cm a rodar pelo virtual box na tela inteira, aparece so na resoluçao que meti quando da instalaçao. alguem sabe como por a rodar na tela inteira ??

    Abraços

  20. Avatar de Miguel Guerreiro

    Gonçalo Pinto, então já está a funcionar? Ora, para pores o CM a rodar com tela inteira é muito simples, primeiro configuras o CM virtual para ficar com a mesma resolução que tens no sistema real, terminas a sessão, voltas a iniciar a sessão, e fazes “Ctrl [Direito] + F” (se não me engano…)

    Paulo Sousa, já vi o Fedora 7 instalado numa PS3, por isso sei que é possivel, mas não sou nenhum “artista” em instalar Linuxes em consolas 😀 vê este artigo que mostra como o fazer com o Ubuntu: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=175458

    Pedro, estás com azar, a não ser que alguém crie um Torrent, não vais arranjar nada, e tanto quanto sei, a Caixa Mágica não vai disponibilizar um Torrent oficial.

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    pois é pena :s

    obrigado pela atenção Miguel Guerreiro.

    cumprimentos,

  22. Avatar de BlinZK

    @Miguel Guerreiro

    Se não for pedir muito, sería possivel dares-me umas “luzes” sobre como instalar o CM no VirtualBox?
    Sou um nabo na matéria. Nunca usei nenhuma máquina virtual e estou a usar o VirtualBox pela primeira vez. E também nunca usei o CM.

    Confesso que, apesar de entender que era mais fácil instalar directamente no disco… gostava de aprender a fazê-lo numa máquina virtual.

    No VB, fui ao “gestor de discos virtuais” e adicionei o ISO da CM… mas depois não percebi exactamente o que fazer mais.
    Tenho que criar uma máquina virtual primeiro? (e com que requisitos?)

    Bom, não queria dar muito trabalho. Se existir algum tutorial online, diz-me que eu tento dessenrascar-me 🙂

    Obrigado

  23. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Prontooooo…. esquece o post anterior! lol

    Lá encontrei uns tutoriais no Youtube 😀

  24. Avatar de Gonçalo Pinto

    boas, tou com um pequeno problema, consegui instalar o cm 12 na virtualbox, e decidi instalar mesmo no disco, acontece que ele instala e depois quando reinicia fica parado. ja aconteceu o mesmo a alguem ??

  25. Avatar de Miguel Guerreiro

    Gonçalo Pinto, outro com o vicio do VirtualBox 😀 , que tal instalares no disco real? Sim, nesse fisico que realmente existe. Não?

    Não tenho grande experiência, para não dizer nenhuma, com máquinas virtuais/emuladores, como o VirtualBox, só o usei para tirar os “Screenshots” dos processos de instalação.

    Primeiro, instalaste tudo como deve de ser? Se sim, experimenta não montar a drive virtual no ISO do Caixa Mágica e faz com que ele arranque apartir do disco virtual.

  26. Avatar de Gonçalo Pinto

    boas, mas eu ja instalei mesmo no disco rigido fisico, mas depois de instalar sem problemas, no fim da instalaçao reinicio mas depois quando arranca aparece a tela verde como se estivesse a iniciar e fica ali parado”agarra”

  27. Avatar de Miguel Guerreiro

    Gonçalo Pinto, vamos lá ver, o que raio pode ter sido…

    Sacaste o ISO sem pausas?

    Gravaste num DVD de boa marca?

    Não houveram erros na instalação?

  28. Avatar de Gonçalo Pinto

    o iso saio maravilha,, dvd sao mitsai. e nao houve erro nenhum na instalacao, nao faço ideia do que se passa

  29. Avatar de Miguel Guerreiro

    Pode ser muita coisa, corrupção do ficheiro de instalação do GRUB, apesar de ser muito, muito estranho, pois os ficheiros que normalmente se corrompem nos CD/DVDs são ficheiros do X como xlib.rpm, por ai, raramente ficheiros com g.

    Lembraste como instalaste o GRUB? se foi no MBR, primeira partição do disco, etc.?

  30. Avatar de Gonçalo Pinto

    sim foi nesse que instalei o grub no MBR

  31. Avatar de Miguel Guerreiro

    Preciso de saber se tens drive de Disquetas e claro se tens uma disqueta a mão.

  32. Avatar de Miguel Guerreiro

    Sendo assim, vamos tentar forçar a iniciação do Linux, como? Metes o DVD de instalação do CM12, no leitor, reinicias, e fazes como se quisesses instalar, mas quando te aparecer a “janela” onde te pede “Nova instalação” ou “Actualizar CM12” escolhes a actualização, passa uns minutos, e aparece o Configurador do GRUB, tens duas soluções, tentas reinstalar o GRUB no MBR, ou instalas o GRUB numa disqueta, se não der com a reinstalação, metes o GRUB na disqueta, reinicias, colocando a disqueta em primeiro lugar na BIOS, de maneira a que ela arranque antes dos Discos e do DVD.

  33. Avatar de Gonçalo Pinto

    da um erro de kernel panic, acho que esta mesmo arrumado, nem consigo fazer uma coisa nem outra.

  34. Avatar de Miguel Guerreiro

    Isso não é bom, mesmo nada, o Kernel Panic é sinal que não vale a pena tentar, olha experimenta outro Linux, se queres um que faz o mesmo e ainda mais que o CM, podes tentar o Mandriva, que é a base do CM, que dizes?

  35. Avatar de Gonçalo Pinto

    pois é uma idiea, ja agora porque e que da no virtualbox lindamente, e ja agora tambem como e que faço pra tirar o grub no inicio quando ligo o pc ??

  36. Avatar de Miguel Guerreiro

    Por alguma razão o teu Hardware real, entra em conflito com qualquer coisa que os senhores do Caixa Mágica enfiaram no DVD. Olha comigo tive um problema semelhante no Freespire, que é baseado em Ubuntu, o que é giro é que o consigo instalar Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Mint e Alinex (por exemplo) sem problemas, e o raio do Freespire nada, tinha um Kernel Panic logo quando carregava o LiveCD, desisti.

    Tirar o GRUB do MBR, ora isso é que é problemático… ou não tens o CD de instalação do Windows?

  37. Avatar de Gonçalo Pinto
  38. Avatar de Miguel Guerreiro

    Bom, isso simplifica tudo, vamos tentar, inicia com o CD, vai a entra na consola de recuperação (se não me engano, tens de carregar na tecla R, quando ele te pedir se queres instalar o Windows,…), ora já na consola escreves “fixmbr” (sem as aspas), e em primeiro caso funciona.

  39. Avatar de Gonçalo Pinto

    nao consigo escrever nada disso na recuperaçao 🙁

  40. Avatar de Miguel Guerreiro

    hã? Como assim não consegues?

  41. Avatar de Gonçalo Pinto

    ja nao percebo nada disto, quando entro na consola diz-me a que disco me quero ligar… nao sei. nao perca mais tempo, se instalar o mandriva fica o grub do mandriva certo ??

  42. Avatar de Miguel Guerreiro

    Sim, do Mandriva ou de outro Linux qualquer, se queres um projecto nacional dá uma vista de olhos ao Alinex.

  43. Avatar de Gonçalo Pinto

    obrigado pelo tempo despendido a ajudar-me fico muito grato mesmo, sim tambem estou a pensar dar uma vista de olhos nesse, ja o tenho ca desde ontem 😀

  44. Avatar de Miguel Guerreiro

    Não te preocupes com o tempo despendido 😀

    O Alinex é fantástico, pode ser baseado em Ubuntu, mas definitivamente não é Ubuntu, hã, e é facil de instalar 😀

  45. Avatar de Gonçalo Pinto

    acho que vou meter o pc no lixo, nao funciona cm, mandriva 2008, alinex, cm 11 nada funciona. e o pior e que nao sei porque 🙁

  46. Avatar de Miguel Guerreiro

    Meter o PC no lixo? :s

    Essa apanhou-me de surpresa.Nada funciona? Não estou a perceber.

  47. Avatar de Gonçalo Pinto

    nada, o alinex e o mandriva nem sequer começam a instalar, na bios tem de estar alguma coisa configurada pra usar dois SO ?

  48. Avatar de Miguel Guerreiro

    Em todos os PCs que vi não, por isso…

    Pelo sim, pelo não procura uma opção que diga qualquer coisa do genero «Repor opções para melhor performance» ou algo do genero.

    O Windows corre?

    Como assim não começam a instalar?

    O CD não arranca ou eles vão abaixo?

  49. Avatar de Gonçalo Pinto

    os cd’s arrancam iniciam, aparece os logotipos e depois quando começa a instalaçao agarrra.

  50. Avatar de Miguel Guerreiro

    Tenta uma instalação em modo de texto. Estás a usar em todos LiveCDs?

  51. Avatar de Gonçalo Pinto

    estou em todos a usar mesmo o cd de instalaçao

  52. Avatar de Miguel Guerreiro

    Raio que isto é estranho, tens algum que faça instalação em modo de texto?

  53. Avatar de Miguel Guerreiro

    Animo. Não te esqueças de apagar as partições todas do CM12.

  54. Avatar de Gonçalo Pinto

    eu que estava cheio de pica pra começar no linux, gostava de usar o cm 12 ja que e muito mais facil de usar que os outros, mas tambem nao desisto 🙂

  55. Avatar de Miguel Guerreiro

    O espirito é esse 😀

    Nunca te esqueças: «Uma derrota na primeira batalha é sinal de longa vida»

    Mas então funciona o CM11 em modo de texto?

  56. Avatar de Gonçalo Pinto

    esta a instalar, sempre estou pra ver se vai dar, se dar depois da pra actualizar como cm 12 ?

  57. Avatar de Miguel Guerreiro

    Infelizmente não é possivel, porquê?

    O Caixa Mágica tinha como base o SuSE Linux, mas por razões estratégicas, e perfeitamente compreensiveis, para aumentarem o numero de utilizadores, e criarem um sistema finalmente funcional, coisa que nunca tinham feito realmente antes, mudaram a Base do CM para o Mandriva, o que tem um problema, o SuSE é baseado na familia do Slackware e o Mandriva por outro lado é baseado na familia Red Hat, inicialmente não eram distribuições muito diferentes, mas já passaram muitos anos, e por isso, hoje são muito diferentes, logo não é possivel actualizar para o Caixa Mágica 12.

    Em primeiro caso o CM12 deve dar para reinstalar agora sem problemas, se não, volta a instalar o CM11 por cima, como estás a fazer agora, e tenta outro, como o Mandriva ou o Alinex.

  58. Avatar de Gonçalo Pinto

    acho que falei cedo demais, estava a instalar muito bem mas ja parou, gostava de saber qual e o problema,a de certeza que e do pc

  59. Avatar de Miguel Guerreiro

    Olha, vou ser muito honesto, isso é do outro mundo!

    Já instalei Linuxes em PCs que até tive medo que falhassem ou cuja configuração fosse anormal, e tudo funcionou as mil maravilhas, agora esta, o PC ainda está na garantia, se sim, levas a máquina na Segunda-feira a loja onde o arranjaste explica-lhes o caso que isto não é normal.

  60. Avatar de Gonçalo Pinto

    pois parece que não e o pior e que nao consigo agora tirar o que instalei como o grub pra ficar com o pc como estava antes .

  61. Avatar de Miguel Guerreiro

    Levas lá a maquina que eles resolvem-te o problema do MBR em cinco minutos…

    Agora podes tentar a consola de recuperação com os comandos “fixmbr” ou “fixboot”.

  62. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Eu sugiro que saque o ISO de novo (guarde noutra pasta) e que grave em outro CD, de marca diferente.
    O problema pode ser mesmo do CD, ou do leitor/gravador.

  63. Avatar de Gonçalo Pinto

    e pouco provavel que seja dos dvd o mesmo do gravador, pois consigo sempre instalar no portatil, mas como o portatil e fraquinho nunca me meto em aventuras, ate porque o disco e pequeno.

  64. Avatar de Antonio Castro
    Antonio Castro

    finalmente consegui instalar este maravilhoso caixa magica 🙂 com a vossa ajuda claro é que estava atentar extrair o ficheiro do servidor oficial e a imagem ISO só trazia 346MB isto poreque estava no momento a usar o Internet Explorer 7 mas como já referido em cima utilizei o Firefox e consegui fazer o download completo… e a instalação ficou com sucesso.

  65. Avatar de Antonio Castro
    Antonio Castro

    🙂 só erros 🙂 desculpem por ser distraído vou prestar mais atenção…

    Já agora alguém sabe se é preciso fazer alguma alteração na conect box vodafone apra a colocar a funcionar??

    desde já obrigado

  66. Avatar de pauloallex24
    pauloallex24

    eu tou com problemas no download. Só dá apartir de um http e quando xega a meio para. Alguem me pode ajudar???

  67. Avatar de juvaltino
    juvaltino

    preciso de ajuda, eu reiniciei o meu computador com o cd lá dentro, mas não aconteceu nada e o windows iniciou normalmente. Podem-me ajudar? (Sou um novato)

  68. Avatar de jorge
    jorge

    pessoal saquei do site o caixa magica 12 dvd 32 bits…é um ficheiro iso e gravei num dvd e agora nao arranca…alguem me pode explicar????

  69. Avatar de Andre
    Andre

    Preciso de ajuda. Eu queria instalar o Caixa Magica no meu computador mas nao estou a conseguir . Depois de estar a formatar a particao hda1 da.me esta mensagem:
    Ocorreu um erro, montagem da particao /dev/hda1 no directorio /mnt falhada .
    alguem me pode ajudar ??

  70. Avatar de Sá

    Apos o download e montar a imagem, o Sistema Operativo Caixa Mágica 12 32-bits nao cabe num dvd…o sistema operativo e maior 4 mb que o dvd….como posso grava-lo para instalar noutras maquinas????

  71. Avatar de madhatter
    madhatter

    Montar imagem??????
    Não inventes, só tens de gravar o ficheiro .iso que sacaste para um DVD usando a opçao “Gravar a partir de uma imagem” do teu software de gravação, e apontar como imagem o ficheiro .iso que sacaste….

  72. Avatar de erdna
    erdna

    Queria saber uma coisa(sou novato):

    O ficheiro de download da CM está em .rar. Pois eu queria saber o que é que passa para o DVD o ficheiro .rar ou a pasta que está lá dentro?

    Não precebi muito bem essa cena do .iso, por isso se alguem me podesse esclarecer eu agradecia

  73. Avatar de Miguel Guerreiro

    erdna, é muito simples:

    Não sei onde é que foste buscar essa do ficheiro .rar, o que interessa é sacar um dos ficheiros .iso que estão aqui no final do post. Sacas o ficheiro e abre-os com o Nero, ou outro programa qualquer de gravação, pois a transformação de ISO para o CD não é trabalho teu é do programa de gravação. Compreendido?

  74. Avatar de erdna
    erdna

    Deixa ver se eu precebi:

    -saca-se o ficheiro;
    -abre-se o ficheiro com um programa de gravação e o programa grava tudo no DVD;
    -e depois é só reiniciar o computador com o DVD na caixa e começar a instalação.

    é isso não é?

  75. Avatar de Miguel Guerreiro

    Exactamente, contudo convém que a BIOS arranque com o DVD antes dos discos rígidos – se o PC for novo não deverá haver problema, tenta simplesmente meter o DVD na gaveta do leitor e reiniciar.

  76. Avatar de erdna
  77. Avatar de Miguel Guerreiro

    Ok, usa e abusa do Caixa Mágica 😀

    1. Avatar de Isabel Estrela
      Isabel Estrela

      Oi Miguel Guerreiro és mesmo quem eu penso?
      Eu sou a Isabel Estrela (o meu apelido é estrela)
      POR FAVOR RESPONDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      ****************LOVE YOU********************************

  78. Avatar de vitor
    vitor

    instalei o caixa magica 12 e correu td bem durante a instalação , so que agora quando arranco da o seguinte erro.
    kernel panic -not syncing: attempted to kill init!

  79. Avatar de Miguel Guerreiro

    vitor, isso é mau, é mesmo uma chatice. isso pode acontecer-se o ISO em que usaste para instalar estava danificado, se alguma coisa se corrompeu durante a instalação ou uma falha de hardware (o menos provável). Podes tentar reinstalar?

    Já agora a tua máquina é velha, nova, meia nova? Convém pelo menosdizer o processador velocidade do mesmo, RAM, Gráfica e discos.

  80. Avatar de vitor
    vitor

    a maquina é Nova , é um acer aspire 5520… amd turion 64 mobile technology
    tem 2gb dd2 – disco 160gb-grafica Nvidia geforce 7000m–

    quanto ao iso , nao esta corrompido ate pk depois eu isntalei numa outra maquina portátil qu ja tem 5 aninhos e correu tudo as 5 maravilhas….
    no acer ja tentei instalar umas 30 vezes e nada , sempre o mm erro.. o problema deve ser com os drivres!!!!!

  81. Avatar de Miguel Guerreiro

    Ou com o facto da máquina ser nova de mais :S, já tentaste com a versão de 64 para ver se aquilo atina?

  82. Avatar de vitor
    vitor

    sim ja exprimentei as duas , 32 bist e 64 ….. para as duas o mm erro…

  83. Avatar de Miguel Guerreiro

    Desconfio que seja problema de haver para aí algum componente não suportado pelo kernel (núcleo, ou seja o Linux em si). Não há volta a dar 🙁

    Contudo podes fazer o seguinte, se querias um sistema tipo caixa mágica usa o Mandriva que é aquele no qual o Caixa Mágica é baseado. Tem a vantagem de ter mais actualizações e outras coisas. Vai ao site (www.mandriva.com) saca o ISO do Mandriva One e em primeiro caso pode ser que atine. Se não, espera até ao dia 9 de Outubro pela nova versão do Mandriva 🙂

  84. Avatar de vitor
    vitor

    thanks , ja saquei o mandriva, mas entretanto instalei o ubunto8.04….
    obrigado pela ajuda

  85. Avatar de joscout
    joscout

    Viva

    É o seguinte, já instalei o Linux V.12, no disco slave, pois no outro tenho o Vista, como é que quando arranca o computador, eu posso optar por um SO ou pelo outro…? Ele por defeito entre pelo Vista.

    Thanks pela atenção.

  86. Avatar de Miguel Guerreiro

    joscout, Linux V.12 não é bem assim, chama-lhe caixa mágica. O que tens de fazer é ir ao Centro de Controlo do Caixa Mágica, do lado esquerdo estão as categorias e vais a última, num dos icones encontrarás as coisas relativas ao Grub e ao Boot, é fácil de alterar 🙂

  87. Avatar de joscout
    joscout

    Miguel

    A configuração do Boot, também já está.

    A única situação onde deu alguns problemas foi na actualização, pois ficou bloqueado ( o que obrigou a fazer nova instalação ), por isso aconselho a faze-la, só depois de terminada a instalação do Cx. Mágica.

    Thanks

  88. Avatar de Guedes
    Guedes

    http://www.biglinux.com.br boa distribuição linux
    http://www.kurumn-ng.com.br esta vcs já conhecem so que melhorou.

  89. Avatar de Tânia Tomás
    Tânia Tomás

    Olá! Gostava que alguem me explica-se a diferença entre o Linux Caixa Magica e o Windows Vista! Obrigada!

  90. Avatar de Tânia Tomás
    Tânia Tomás

    Precisava de um resposta com urgência! Obrigada!

  91. Avatar de Sergio Jesus
    Sergio Jesus

    Boas, desde ja obrigado pelo tt. Gostava de saber qual versao instalar ou 32. ou 64. Digam-me a vossa opiniao sff.

    Um abraco.

    Tenho um portatil ASUS G50v series:
    Processador Intel Core 2 Duo T9550 2,66GHz (1066MHz) 6MB
    Novo CPU Intel Montevina
    Chipset Mobile Intel PM45 + ICH9M
    Memória 4GB DDRII (800MHz)
    Ecrã TFT LCD 15,4” WSXGA+ (1680×1050) Glare-type
    Placa Gráfica NVIDIA® GeForce® 9700M GT 512MB DDR3
    Disco Rígido 640GB (2x 320GB 5400rpm) SATA
    Drive Óptica DVD+/-RW Supermulti Lightscribe
    Webcam Integrada de 2.0 Mega Pixels
    Bateria 6 células

  92. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas pessoal,

    tenho uma dúvida… será que posso instalar a cm 12 no meu aspire one? O problema do aspire one é não ter drive de cd/dvd 🙁

  93. Avatar de Miguel Guerreiro

    Guedes, Caixa Mágica é para tugas e acho que está tudo dito em relação ao Kurumin e ao BigLinux.

    Tânia Tomás, Linux Caixa Mágica é GNU/Linux sistema operativo livre/aberto e (Grátis!) podes encontrar mais sobre o assunto na Wikipédia. O Caixa Mágica é mantido por uma equipa nacional. Assim com poucas tretas digamos que não funciona com Jogos do Windows, nem mais meia dúzia de programas mas fora disso podes usar um pouco para todo o resto, ir a Net, consultar o e-Mail, ouvir Músicas ver vídeos e mesmo jogar (títulos menos conhecidos e jogos mais simples) entre muitas outras coisas. Praticamente não apanha vírus e coisas do género.

    O Windows é um SO propriétario e pago da Microsoft, corre praticamente tudo mas em contra partida sofre de alguns problemas estruturais, bem e a segurança não é propriamente a melhor coisa do Windows, se bem que o Vista tenta resolver algumas lacunas antigas, mas por outro lado requer uma máquina consideravelmente potente para correr.

    Sergio Jesus, se queres instalar o Caixa Mágica não me cheira que a versão de 64 bits dê grande coisa. Olha tenta o Mandriva que é quase igual (Caixa Mágica 12 é baseado em Mandriva) e está bem mais actualizado, experimentas com um Live-CD e já vês se funciona tudo nos eixos.

    Bruno, digo-te já que não pesco uma de instalação via USB que penso que seja a tua única hipotese, mas dá uma vista de olhos a isto: http://dl.fullcirclemagazine.org/issue22_en.pdf
    Sim eu sei está em inglês mas deve ser acessível.

    PS.: Honestamente a não ser que façam mesmo muita questão de ser o Caixa Mágica talvez devessem ver outras distribuições mais actualizadas como o Mandriva ou o OpenSuSE.

  94. Avatar de joao da Silva Carvalho
    joao da Silva Carvalho

    como instala impressora HP Desjet F2180 no Linux Caixa magica 12?

  95. Avatar de Jorge
    Jorge

    O meu pc não lê nenhum DVD nem CD parece ter avariado. Que posso eu fazer para arrenjar???

  96. Avatar de luis farinha
    luis farinha

    olá miguel queria pedir-te ajuda de como instalar uma impressora hp deskjet f2420 para o sistema linux caixa mágica 12.não consigo instalar.obrigado pela atenção.

  97. Avatar de miguel
    miguel

    Olá.
    Tb nao encontro o CM12 pa download la no site

    So axo estranho é estarem a vender o CM12 as 99€ na FNAC

  98. Avatar de José Costa
    José Costa

    Boas
    Já tenho o CM12 a funcionar relativamente bem( d x em qndo encrava mas teño conseguido resolver sempre), o meu problema é com os repositores! neste momento acho q ñ estão a ser actualizado os oficiais (recursos todos virados para CM14, axo eu). Ficava-lhe muito agradecido, caso conhecesse, s me indicasse alguns actualizados! por exemplo ñ consigo actualizar o firefox (uso o 3.0.3)
    Thnxs!
    P.S.- Já agora, estás a fazer um excelente trabalho pelo q m foi dado a ver!

  99. Avatar de daniela
    daniela

    eu nao consigo instalat o linux caixa magica pode-me ajudar

  100. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Preciso de nome de utilizador e passe para fazer download e nao tenho

  101. Avatar de magalhaes4ever
    magalhaes4ever

    Tenho corrido a Internet em busca de um ficheiro .iso do linux caixa mágica 12. Se alguém tiver acesso a um por favor entre em contacto comigo. Ficarei muito agradecido!
    Cumprimentos