Bancos russos excluídos do sistema SWIFT. Saiba quais as implicações…

70 Comentários

O mundo está atento ao que se passa no conflito entre a Rússia e a Ucrânia. As sanções aplicadas ao país de Putin têm sido duras, mas, mesmo assim, não se notam qualquer tipo de recuos.

A presidente da Comissão Europeia anunciou, este sábado, que sete bancos russos vão ser excluídos do sistema SWIFT.


O que é o SWIFT?

O SWIFT – Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras Interbancárias – é o principal sistema de comunicação que os bancos utilizam para realizar transações transfronteiriças seguras e rápidas.

Fundado em 1973, o sistema contava com 239 bancos de 15 países. Atualmente, a  infraestrutura está em todos os continentes do mundo e conta com mais de 11 mil instituições de mais de 200 países e territórios, tendo-se tornado no principal mecanismo de financiamento do comércio internacional.O bloqueio do SWIFT permite debilitar a economia russa. No entanto, esta medida afetará mais os países de Ocidente, para além da própria Rússia.

Ursula von der Leyen revelou hoje que sete bancos russos vão ser excluídos do sistema SWIFT e acrescentou ainda que alguns oligarcas russos vão ficar proibidos de usar os seus ativos nos mercados europeus.

Esta decisão dos países da NATO é mais uma sanção face à invasão da Rússia à Ucrânia.

A decisão foi tomada em menos de 48 horas depois do anúncio do primeiro conjunto de medidas.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Podem sempre utilizar bitcoins e afins. E agora como podemos actuar?

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Vão comprar o quê com bitcoins e toda a instabilidade das criptomoedas? Hahahaha

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Kazaquistao aliado da Rússia é o maior minerador mundial de bitcoins e Rússia é o 3o maior.
        Além disso estima-se que Putin tenha uma das maiores fortunas em crypto acumulada precisamente para uma necessidade destas, e deve ter aproveitado tendo em conta que foi ele que provocou esta instabilidade para acumular bem mais.

      2. Avatar de paulo
        paulo

        amigo eles ja deteem 20 % do universo cryrpto! achas que nao vao usar como o irao usou depois das sancoes!

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Nós Portugal, podemos continuar a actuar como temos vindo, tendo em conta que Portugal não esta …ainda.. envolvido até ao pescoço neste serio problema.

  2. Avatar de cross
    cross

    Bitcoin fixes this.

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Continuo a afirmar: estas sanções não vão dar em nada.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      As sanções económicas, pela lei Internacional, são consideradas uma declaração de Guerra..
      No entanto, elas prejudicam todas as economias envolvidas, aqui em particular, presumo que a Russa seja a mais afectada.
      De qualquer forma pelo que tenho lido ao longo dos anos, há já uns bons anos que a Rússia previa isto, e criou uma rede bancaria equivalente ao SWIFT, eu penso que se chama Mir, não tenho a certeza.
      No entanto para usar essa rede os países necessitam de se conectar a ela, da mesma forma que o SWIFT..

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      A economia dos restantes países a nível mundial já sofreu com consequências imediatas com essas sanções. Dizer que “não dão em nada” é de uma ignorância a um nível extremo e preocupante, pois este resultado mostra que a comunicação social está a conseguir o que pretendem

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        “a comunicação social está a conseguir o que pretendem”… Pois. Nota-se pelo teu comentário. 😉

        1. Avatar de Tiago Ferreira
          Tiago Ferreira

          E nota-te pelo teu também!

          1. Avatar de Godlike
            Godlike

            E nota-se pelo teu também!

  4. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Estou preocupado, serei o único? Estou preocupado com o futuro das minhas filhas, da minha família, de todos nos. Mexendo pelas redes sociais e meios de comunicação, existe apenas uma história, uma realidade, os culpados são claros e o final da história já é conhecido. Mas alguém já foi mais além que apenas isto? Perdemos a noção da realidade. Perdemos o respeito por tudo e todos, perdemos o respeito por nós mesmos e perdemos o respeito pela vida. Se bem me lembro, há um ano atrás só encontrava peritos em epidemiologia, hoje, estes, são peritos em guerras e política. Toda a gente tem opiniões, toda a gente julga, “Fuck Putin aqui, Fuck Putin ali”, noticias verdadeiras e falsas tudo misturado e poucos, muito poucos que realmente aprofundaram devidamente a história, os acontecimentos reais. Mas isso leva a algum lado? Resolve algum problema? É esta a aproximação que temos para com um país com mais de 6500 ogivas nucleares? É numa ação suicida que vamos resolver isto? Onde ficou a inteligência humana no meio disto tudo? Eu quero viver, quero ver as minhas filhas a crescer. Talvez tenha chegado a altura para fazermos realmente alguma coisa que traga uma mais valia, atos, ações para preservar a vida humana. Daí deixar aqui um apelo a todos inclusive a comunicação social: Esta na altura de por interesses económicos e o orgulho de parte, está na altura de contar a verdade ao povo, está na altura de respeitar o mais forte e de ceder ao que foi prometido há mais de 33 anos, está na altura que os homens na Ucrânia se juntem às famílias e esta certamente não é a altura para armar civis e começar uma guerra civil com armamento europeu e norte americano ou criar Heróis que voltam a casa em 4 Tábuas… todos os outros cenários serão devastadores para nós mas pelos vistos ainda ninguém pensou nisso. A nossa margem de manobra é pequeniníssima, mesmo assim comportamo-nos como uns autênticos idiotas. Andamos a brincar aos cowboys com situações sérias e a atirar ainda mais lenha para a fogueira em todo lado. Onde esta a nossa responsabilidade? Perdeu-se? Será que alguém ainda sabe o que responsabilidade significa? Alguém? Isto é de facto preocupante que se traduz em acontecimentos catastróficos para a humanidade. Passei por muito sítio com onde o intuito era criar sangue, revolta, odio, para no fundo tirar proveito da situação com muito clickbait. Os ucranianos estavam sem dúvida em segundo plano. E nem sequer estou a falar dos idiotas do costume que aparecem sempre mesmo quando não são chamados. Quando o sangue real chegar até nós ou até eles, o que vamos/vão fazer? Vão reconhecer o tremendo erro feito? Mesmo assim já será tarde para todos nós. Infelizmente todos os indicadores apontam para esse cenário como sendo o mais provável e isso arrepia-me. Não acham que chegou a Hora de mudar?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tens toda a razão

    2. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Adormeci com o texto de frases feitas…

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Olha que eu também comecei a querer fechar a pestana…

      2. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Continuando assim vais… vamos acordar quando viemos um cogumelo no ar, vamos ficar muito felizes…

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Sim claro.
          Já se viu que a russia está a fazer muito bluff, espero que com isto seja o fim da russia comunista.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Xi rapaz, o teu relógio parou em 1991? A Rússia é um país capitalista e imperialista tal como os países da Europa e EUA.

          2. Avatar de Swappie Guy
            Swappie Guy

            Nuno V
            Vai lá um dia então à russia, talvez acordes para a vida

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            A sério? É esta a tua resposta? Eu por acaso até já estive na Rússia duas vezes, uma em trabalho, outra em férias, mas esse facto é totalmente irrelevante. isto porque, visitar um país não muda milagrosamente o seu modelo económico.

      3. Avatar de UnhuZpt
        UnhuZpt

        Igualmente, mas este so escreve coisas para mentecaptos.

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      O teu ponto de vista está bem explanado, és honesto e dás a cara. Uma virtude rara nos dias de hoje. E tens razão. Mas… mas……….. se o Putin não for travado, abre-se uma premissa a todos os ditadores que também o podem fazer. A China está em pulgas para ver o resultado. Percecionar que a morte está á espera todos os dias, é uma dura realidade de sermos “homo sapiens sapiens”. O mesmo pensamento deve ter atravessado os homens que desembarcaram na Normandia, na batalha de Aljubarrota, nas trincheiras da 1 Guerra Mundial, nos que meteram travão nas invasões de Napoleão, entre outros: Porquê morrer numa guerra estupida que não é minha? O dia que a Russia dispare uma ogiva nuclear é o fim da Russia. Eventualmente o contra-ataque poderá não ser Nuclear, e, eventualmente, a humanidade prevalecerá, com todas as dificuldades. Na nossa história sangrenta , de todos os homens, infelizmente existem milhões de anónimos que sacrificaram a vida para que os outros pudessem disfrutar da paz, de uma nação, de uma tábua de valores e leis. É nesses anónimos que fica o meu pensamento muita vez: Porquê lutar? Porque devemos Ricardo, a bem dos que ficam.

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Eu cá prefiro ser um covarde vivo que um herói morto e no dia em que a primeira bomba cair não é só o fim da Rússia mas sim de quase todos nós… tudo era evitável.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Sim Ricardo, vai ser muito mau. Eu também não sou uma pessoa nos dias de hoje muito corajosa, até sou muito cauteloso no dia a dia, eu chamo-lhe a ternura dos 40. Fui militar voluntário á 20 anos atrás e a força da juventude na altura dava a falsa sensação de poder que tudo se conseguia na vida com vontade…hoje, obviamente, sei que não é assim e temo muito pelos meus e tento protegê-los o máximo que posso, ás vezes até em excesso. Não sei o que vai na cabeça de Putin, tinha tantas alternativas diferentes para contrariar a NATO do que fazer esta porcaria.

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Isso também é verdade

    4. Avatar de RPG
      RPG

      “O dia que a Russia dispare uma ogiva nuclear é o fim da Russia”, e do mundo no geral como o conhecemos, isto porque, quem lança uma, lança duas.. e a retaliação duvido que não seja na mesma moeda.

    5. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      “está na altura de respeitar o mais forte”
      Respeitar um doente da ex KGB? OMG

      Esta guerra está a acontecer porque a tua querida russia invadiu o território Ucraniano…invasão qual já tem vindo a preparar desde a invasão à Criméia e portanto, vai lá agradecer ao teu querido pudim.

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Tudo evitável já expliquei várias vezes… agora és um herói… se acontecer vais confiar a achar-te um herói certo?

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Mas tudo evitável o que? Evitar um doente destes só internando o gajo num manicómio ou com medidas mais drásticas ainda.

          Se tu e o teu querido pudim não percebem o que é uma democracia problema o vosso.

          Não vão 43,6 milhões de pessoas condicionar a sua vida só porque 1 pudim doente assim o deseja, era o que mais faltava.

          Se o teu querido pudim não está a bater bem e ferve em pouca água o problema é dele, mas que ele vai ter de pagar pelo que já fez/ainda vai fazer não tenhas dúvidas.

      2. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        E sobre a história a tua versão não reflete a realidade que já expliquei tantas vezes mas isso nem é tema de discussão neste momento.

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Explicaste com os teus “disse” e depois “não disse”?

    6. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      “Questionada pela BBC sobre a possibilidade de cidadãos europeus decidirem, a título individual, juntar-se às tropas ucranianas no combate à invasão russa, a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, respondeu: “Apoio. É algo que as pessoas podem decidir por si. O povo da Ucrânia está a combater pela liberdade e pela democracia, não apenas pela Ucrânia, mas por toda a Europa”.”

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Democracia? Estás a falar de um país que ainda nem á 10 anos sofreu um golpe de estado financiado pelos EUA. Estás também a falar de um país que dá várias regalias a organizações nazis, ou que tem um nazi como concelheiro das forças armadas. Que desde 2014 bombardeou Donbass até aos dias de hoje ininterruptamente, em violação de um acordo assinado em 2014. A tua concepção de democracia é bem diferente da minha.

        E a culpa desta situação também recai sobre a Europa e os EUA. Andamos á anos a circundar a Rússia com bases militares para defender os interesses imperialistas da oligarquia. Ao contrário do que o Guterres disse, e a comunicação social tem repetido ad nauseam, não é a primeira vez que a guerra visita a Europa desde a segunda guerra mundial. E Guterres sabe porque este era primeiro ministro e falou favoravelmente da intervenção da NATO na antiga Jugoslávia.

        A Rússia é que têm razão? Claro que não. Putin é um grande fdp que se também encontra a defender os interesses imperialistas da oligarquia russa.

        Os únicos inocentes são os povos, neste caso o povo ucraniano, que sofrem as consequências de guerras que nada serve os interesses destes.

  5. Avatar de AlexS
    AlexS

    A idiotice da política “populista” continua. Isto prejudica muito mais o Ocidente que a Rússia.

    1. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      Olha que não é bem assim…porque é que nos achamos sempre inferiores?
      Já não se viu que o putin está a fazer muito bluff?

  6. Avatar de Antonio Gonçalves
    Antonio Gonçalves

    A todos os clientes Revolut: tenham cuidado! O maior financiador continua a ser um player Russo

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boas, eu uso Revolut, como assim player Russo?
      Falas de investidores da Revolut?

  7. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    O direito a viver em paz e em democracia não se compram nem se vendem,conquistam-se.
    Força povo da Ucrania!

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Em quantas guerras já tiveste?

      1. Avatar de Swappie Guy
        Swappie Guy

        E tu? Em quantas guerras já estiveste? Enfim

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Em nenhuma… mas ao contrário de ti eu também nunca vou querer estar em nenhuma… sou um covarde que prefere ficar vivo ao invés de ser um herói e chegar a casa em 4 tábuas… tu certamente és tão covered como eu mas falar da boca pra fora não custa nada quando ainda não te aconteceu nada…

    2. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      Que tenham toda a ajuda necessária, que vençam e que se faça justiça ao pudim!

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Eu quero ver se eles têm coragem de passar para lá dos “bancos”… vamos esperar para ver!

    1. Avatar de Manso
      Manso

      Não, não queres ver mesmo…

  9. Avatar de Mario
    Mario

    Esta guerra podia ser evitada se os EUA, em nome da NATO não tivesse a fazer forcing para que a Ucrânia entrasse na NATO, sabendo bem que isso iria irritar o Putin pois ele não quer mais tropas da NATO à sua porta a poucos km de Moscovo. O Putin iria ficar encurralado e sendo assim decidiu “fugir para a frente” sabendo muito bem das consequências e sabendo que a alternativa seria ainda muito pior. Nesta guerra só há um vencedor que são os EUA que querem atiçar a Europa contra a Rússia e assim vender mais gás e bens para a Europa a preço de ouro claro. Os EUA estão também em recessão…portanto eles vêm isto como uma oportunidade de negócio. A UE está sendo comida de cebolada.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Dois erros!! Primeiro a EUA e a NATO não fizeram força para que a Ucrânia aderi-se pelo contrário até propuseram um estatuto igual ao da Finlândia. Segundo esta guerra não tem nada a ver com o governo da Ucrânia mas sim pela saudade que Pudin têm da URSS ou seja o Pudin não vai ficar só pela Ucrânia. Este Pudin vai tentar conquistar todos os territórios que pertencia a antiga URSS.

      1. Avatar de Swappie Guy
        Swappie Guy

        Nem mais!

      2. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        NAO vou reviver in tópico ao qual já provei várias vezes com links governamentais que um acordo de facto sempre existiu… já expliquei história ao pormenor e isso não vai resolver nada… como já descrevi em cima… está na altura de ligar o cérebro gente…

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Provaste com os teus “disse” e depois “não disse”, certo

        2. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Links governamentais? Já lhe ouvi chamar outros nomes… Mas quando se acredita em youtubers que são PAGOS pela Russia e se lhe chamam links governmentais… Sai baboseiras.

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Loool e vê lá bem que até São provenientes dos sites governamentais .gov dos próprios EUA 😉 incluindo todas as palavras que foram ditas e de todos os representantes… além de pertencerem a documentação que foi libertada ao público em 2016…

        3. Avatar de UnhuZpt
          UnhuZpt

          E o idiota continua

      3. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Que desconhecimento histórico. Putin esteve envolvido na dissolução da URSS. Se este quisesse que a Rússia fosse novamente socialista, em vez de se candidatar apoiava o PCFR.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          O Putin disse que a queda da URSS foi a maior tragédia do último século LOL.. É sabido que ele quer ver o império na união soviética de volta, com as características que tinha. Tens de ler a ‘poesia’ que ele escreveu há não muito tempo 😉

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Meu caro, uma boa parte dos russos acha que a queda da URSS foi um erro. Afinal de contas esta foi dissolvida contra a vontade do povo, pois na altura foi efectuado um referendo e mais de 75% da população era contra esta proposta. Putin não é um idiota e sabe disso. É uma forma de enganar as pessoas e manter a presidência. Esqueceste que PCFR é a segunda força política no país. Tudo é permitido para defender os interesses do capital. Ele até pode desejar o território, mas uma revolução socialista isso de certeza absoluta que não quer. É o mesmo tipo de tática que Hitler usou para atrair eleitorado de esquerda, por isso é que o seu partido se chamava Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, quando na realidade este representava uma ideologia oposta.

          2. Avatar de RPG
            RPG

            Então qual o modelo que existe hoje em dia na Rússia, ou que o Putin defende? É capitalismo ao seu melhor nível? haha

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Correto, o modelo económico em vigor na Rússia do presente encontra-se assente sobre o capitalismo. Se pensas que não, define-me o que é socialismo e como esta se aplica à Rússia.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Só te faltou mencionar que foi a Ucrânia a pedir para se juntar à NATO, e que aprox 70% da população assim o quer.. A meu ver, qualquer país deve ser livre de se juntar à aliança/organização que bem entender. Simples.

    3. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      ??
      Então agora um país livre como a Ucrânia não pode decidir por ela própria se pode entrar na NATO ou não? Em que ponto é que estamos a chegar com estes pensamentos como o teu?

      1. Avatar de Ricardo Gomes
        Ricardo Gomes

        Já viste um gato ir à luta com um leopardo e sair vencedor dessa luta? Eu pelo menos nunca vi… para que falar outra vez em Kaká que não resolve nada?

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Pensa melhor, vais ver que tu consegues chegar lá…quem é que foi à luta? Quem é que invadiu? Quem é que começou este cenário injustificável?

          1. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            O que interessa é quem ganha… e não é o gato de certeza. Foco? Começar a usar o cérebro?

          2. Avatar de RPG
            RPG

            Não é o gato de certeza? Veremos. Para já, quem está a perder é o leopardo. Mas claro, de certeza que nenhum deles irá ganhar com isto no final. O gato em ruínas, e o leopardo à rasca para sobreviver pq simplesmente tudo lhe virou costas..

      2. Avatar de RUY ACQUAVIVA
        RUY ACQUAVIVA

        A Rússia foi onvadida duas vezes por potências europeias, ambas pela Ucrânia. Uma vez com Napoleão e outra co Hitler. Da última vez morreram 30 MILHÕES de cidadãos soviéticos, a grande maioria russos. Os grupos nazistas ucranianos que ajudaram os alemães a massacrar o povo russo são os mesmos que formam a base do regime ucraniano pós golpe de 2014, inclusive exaltam o líder colaboracionista do nazismo Stephen Bandera. Os mesmos que atacam e matam os cidadãos do Donbass.
        Talvez estes poucos fatos possam dar uma tênue ideia do porquê essa questão da entrada da Ucrânia na OTAN é sim uma ameaça ao povo russo.

    4. Avatar de UnhuZpt
      UnhuZpt

      Que falta de educacao escolar e capacidade cognitiva…. este acredita nas historias da caroxinha

    5. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Mario, não só isso, mas a NATO tb se comprometeu, durante o colapso da URSS, a não se expandir para os ex países de Leste.
      Como é óbvio, fizeram tábua rasa disso e admitiram os países Bálticos, Polónia, Hungria e mais uns quantos.
      Ou seja, são uma cambada de mentirosos e fazem muito bem os Russos em não confiar neles porque no lugar deles eu tb não confiaria…
      Mas alguém me consegue explicar porque razão a NATO se quer expandir para Leste sabendo que isso deixa a Rússia encurralada?
      Vai parar onde? Na China?

      Eu ainda gostava de saber se os Russos quisessem fazer uma base em Cuba o que é que os EUA iam fazer.
      Diziam logo, aqui tão perto não.
      Pois, mas perto dos outros já pode ser.

      As pessoas têm que entender que em democracia não pode haver dualidade de critérios, em que perante uma mesma acção, dependendo de quem a faz, é correcta ou não.
      Com isto cria-se uma hipocrisia em que depois ás tantas já ninguém acredita em ninguém e leva a uma polaridade perigosa.
      E já se sabe, na guerra todos perdem, mas quem perde mais é a pessoa humilde, o povo, que além de perder os seus bens muitos perdem a vida.
      Os senhores generais de meia tigela e os políticos a esses nunca lhes acontece nada, geralmente..

  10. Avatar de Asilva
    Asilva

    Aposto que o @Ricardo Gomes já foi a correr e oferecer ajuda à Ucrania, só que “enganou-se” em vez de medicamentos colocou armas e na morada colocou Rússia……. Vê-se pelo comentarios da figura de que lado ela está 🙁

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Asilva, há uma grande diferença entre saber ver a realidade, em que nem tudo é como dizem, e estar do lado de quem quer que seja.
      Toda a gente está contra a guerra, como é óbvio, mas faça um esforço e ponha-se no lugar do Putin a ver a Ucrânia entrar na NATO e ele a olhar para o mapa e ver o seu país, pelo menos a parte europeia, que é a que conta, todo cercado por forças hostis.
      Pense lá nisso, faça uma pausa e vai ver que consegue.
      Gostaria de estar nessa posição?
      Pois eu não…
      Se me vai dizer que a Ucrânia pode fazer o que quiser, pense em Cuba e na crise dos mísseis e depois diga-me se mantém esse argumento…
      Eu não estou a defender ninguém, apenas estou a ver as coisas de uma maneira global.
      E antes que me chame comuna, olhe que eu voto há anos exactamente no oposto e nunca na minha vida votei num partido de esquerda