Ucrânia alvo de ciberataque em grande escala (DDoS)

23 Comentários

A tensão entre a Ucrânia a Rússia é mais que evidente! Apesar das operações em Terra, os ataques, como era esperado, estão já a acontecer pela via digital. A Ucrânia está a ser alvo de ciberataque em grande escala e há bancos e ministérios afetados.

Segundo o que é revelado, os ataques são do tipo de negação de serviço distribuídos (DDos – Distributed Denial-of-Service).


Ucrânia está a ser vítima de um ataque distribuído de Negação de Serviço

De acordo com a agência de notícias ucraniana Interfax, os serviços de várias instituições da Ucrânia, incluindo os ministérios da Saúde, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, foram desativados, na sequência de um ataque distribuídos de negação de serviço distribuído (também conhecido pela sigla DDoS, em inglês). De acordo com fonte do Governo, vários bancos do país também estão a ser afetados, revela o JN.

Um ataque de negação de serviço distribuído (também conhecido Distributed Denial of Service (DDoS)), é uma tentativa de tornar os recursos ou serviços de um sistema indisponíveis para os seus utilizadores. Este tipo de ataque, tal como o nome sugere, é realizado por várias máquinas. O ataque bombardeia o alvo com tráfego ilegítimo gerado por “máquinas escravas”, permitindo, em muitas situações, que os atacantes assumam o controlo do sistema.

Neste momento ainda se desconhece a origem dos ataques, apesar de tudo fazer prever que possam estar associados à Rússia tal como aconteceu no passado.

As autoridades ucranianas já tinham registo durante a semana, que estavam em curso planos de hackers para lançar grandes ataques a várias instituições.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A Ucrânia foi, alvo de um ataque cibernético em grande escala.
    Os serviços de várias instituições do país, incluindo os ministérios da Saúde, da Segurança e dos Negócios Estrangeiros, foram desativados, na sequência de um ataque de negação de serviço distribuído “DDoS”. Vários bancos do país também foram afetados. Infelizmente vivemos em um mundo onde poucos têm muito e a grande maioria não tem quase nada. Ainda por cima, somos regidos por uma sociedade que nunca está satisfeita com aquilo que tem, procurando sempre mais, independentemente da necessidade dos que vivem ao lado. Presto aqui a minha solidariedade para com o Povo Ucraniano.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Também têm a minha solidariedade!! Acho que a Ucrânia devia juntar-se a Nato de modo a ter mais segurança devia a ameaça constante da Rússia.

  2. Avatar de DB
    DB

    Erro tático básico na exposição publica destes ataques. A Ucrânia nem nem nenhum pais deveria noticiar isto, desta forma o atacante fica a saber em tempo real, pelas noticias, o impacto do seu ataque…básico. Em Portugal cometeu se o mesmo erro em diversos ciberataques, não devem ser noticiados.

    1. Avatar de Camionagem
      Camionagem

      Básico é achares que eles precisam de ler nos jornais para saberem do “inimigo”.

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Activarem a autenticação de origem dos dados a nível dos ISP’s (RPKI BGP), e só permitirem ligações através de ISP’s autenticados, deveria amenizar o problema, e no limite só deixarem aceder aos sites de ISP’s do país até a situação ser regularizada. E se forem clientes genuínos dos operadores do próprio país? É os operadores desligarem-nos até os clientes e/ ou o operador conseguir resolver o assunto.
    É fácil saberem se o operador deles está a utilizar o RPKI BGP: https://isbgpsafeyet.com

    1. Avatar de Manuel Joaquim
      Manuel Joaquim

      Fogo João… devias ir trabalhar para a NASA.
      Percebes mesmo do assunto, envia já o teu CV

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        Mas ele tem razão, claro que já devem estar a fazer isso

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Ou não.. RPKI não evita ataques DDoS, de todo. Aliás, a maior parte dos ataques DDoS, tem origem precisamente em redes já com essa validação RPKI integrada.. desde Amazon, Microsoft, etc.. tudo redes com milhares de servidores infetados, a contribuir para estes ataques de larga escala. A validação RPKI evita apenas que prefixos IP sejam roubados e utilizados por terceiros.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Exacto, mas isso significa que se pode bloquear as redes confiante que é mesmo de lá que vem o ataque, e informar os proprietários do problema… que se não forem hostis irão agradecer e solucionar, caso contrário ficam bloqueados.

      2. Avatar de abaptista
        abaptista

        Olá Manuel,
        Certamente tu não sabes, mas o João Ptt tem razão.
        Para tua informação e depois do que aconteceu à Vodafone, tenho conhecimento que há empresas em Portugal que fizeram exactamente o que o João disse.
        O problema é que o departamento de informática é uma coisa que existe em poucas empresas e sobretudo com “pouca” Qualidade.
        Depois os técnicos…, eles não têm culpa é o que pagam e também fazer omeletes sem ovos não é possível.
        Até agora “brincava-se” à informática. Faziam-se uns sites, montava-se um servidor, ligavam-se a umas redes, etc…, mas agora parece que se tem de começar a pensar de uma forma séria e que os Depart. de TI não são meras salas de convívio… têm que ser salas de trabalho e com o reconhecimento justo do trabalho realizado.
        Espero que não seja preciso nenhuma desgraça para começarem a pensar que trabalho dos TI´s têm que ser reconhecido.
        Já agora, para teres uma ideia, eu que não utilizava dinheiro físico já tenho algum guardado para quando (se) o sistema for abaixo estar prevenido. Atenção não estou a ser pessimista, mas também não quero criar alarme…

  4. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    False Flag – xuterres e xuCosta devem estar envolvido juntamente com a Administracao brandon!

  5. Avatar de Varredor
    Varredor

    Acho que a melhor sanção possível que a Europa e a América poderiam dar à Rússia nesta capítulo, era “desligar” a Internet, e antes disso, espalhar todo o tipo de malware em todos os dispositivos só de castigo.

    1. Avatar de Manso
      Manso

      A Russia por outro lado pode “só” fechar as torneiras do gás e petróleo… Depois, daqui a uma semana começas a chorar com o aumento de preços em tudo.

      1. Avatar de IDroid
        IDroid

        Mas o aumento de preços não existe desde o tempo dos dinossauros?

        1. Avatar de Micas
          Micas

          Mas não à velocidade e intensidade que ocorrerá se de repente fecharem as torneiras da energia.

          1. Avatar de Varredor
            Varredor

            @Manso nada que nao se ultrapasse….ja tou habituado a perder poder de compra desde que comecei a trabalhar heheh

  6. Avatar de se456t
    se456t

    Não não esqueço é da ocupação de Olivença por parte da realeza castelhana, e mais ainda reconhecido internacionalmente há mais 200 anos como território nacional .
    Quais sanções vai a EU fazer a Espanha ?

    1. Avatar de JT
      JT

      Não precisas ir tao longe… Franco planeou invadir e anexar Portugal há 82 anos atrás…

  7. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    A Europa está numa situação muito complicada, esta situação é favorável a eles todos às supostas superpotências, o objetivo não é Ucrania, mas sim arrebentar com economia europeia. A Ucrânia é um pretexto. https://m.youtube.com/watch?v=ZGHquMrT1lE

    1. Avatar de alt.menino
      alt.menino

      Outro ponto é o Presidente Russo ver a internet como uma ameaça ao poder e agravado-se com a nova geração 5G tem tentado fazer com que a rede do país, até aqui aberta e de livre acesso, se torne numa ameaça.

      1. Avatar de alt.menino
        alt.menino

        O bacaninha não é para brincadeiras…..

  8. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    A solução é simples. Isolar a Rússia da internet!

    1. Avatar de Micas
      Micas

      Vai explicar isso aos states e à EU. Pode ser que leves uma medalha.