Virgin Hyperloop – do sonho de transporte de passageiros para mercadorias

10 Comentários

O conceito Hyperloop criado pelo visionário Elon Musk surgiu, resumidamente, como um meio de transporte ultra rápido subterrâneo para ser utilizado por pessoas. Depois do conceito, a Virgin agarrou na tecnologia e quis levar a adiante até ter um produto estruturado de transporte de pessoas. No entanto, depois de alguns testes já levados a cabo com sucesso, o Virgin Hyperloop parece ter perdido a força de desenvolvimento.

A empresa despediu mais de 100 funcionários e estará agora virada para o transporte de mercadorias.

Virgin Hyperloop - do sonho de transporte de passageiros para mercadorias


Foi em novembro de 2020 que a Virgin Hyperloop fez história, ao completar a primeira viagem tripulada. Na verdade, não foi propriamente uma viagem a alta velocidade considerando que a velocidade máxima atingida foi de 160 km/h, no entanto, o tubo tinha apenas 500 metros.

Mudança de planos na Virgin Hyperloop

Apesar deste avanço, a empresa acabou de demitir quase metade da sua equipa, com um corte de 111 empregos. Esta informação foi confirmada ao The Financial Times, por um antigo funcionário da empresa.

Estes despedimentos acontecem ao mesmo tempo que o foco da empresa muda para o transporte de mercadorias, ao invés do transporte de passageiros, devido a circunstâncias inesperadas no desenvolvimento de toda a tecnologia inerente.

Virgin Hyperloop - do sonho de transporte de passageiros para mercadorias

Previa-se em 2017 que o sistema de transportes estaria disponível em 2020. O tempo passou e esse prazo foi alargado para 2021. Estamos em 2022 e esta notícia de hoje parece indicar que o sistema de transporte ultra rápido subterrâneo ainda vai demorar mais alguns anos até estar disponível…

COVID, encargos e segurança

Um porta-voz da Virgin Hyperloop disse ao FT que os cortes recentes permitiriam à empresa “responder de maneira mais ágil e rápida, e de forma mais económica” e que a decisão de perder tantos funcionários de uma só vez não foi “tomada de ânimo leve”. O porta-voz disse que a mudança de foco para mercadorias em vez de passageiros “realmente tem mais a ver com questões globais da cadeia de abastecimento e com todas as mudanças devido à COVID”.

O transporte de mercadorias em vez de pessoas simplificará os encargos regulatórios e de segurança, de acordo com a DP World – um grupo de logística estatal dos Emirados que possui uma participação de 76% na Virgin Hyperloop.

Virgin Hyperloop - do sonho de transporte de passageiros para mercadorias

“Está bem claro que os clientes em potencial estão interessados ​​em mercadorias, enquanto os passageiros estão um pouco mais distantes”, disse a DP World ao FT. “O foco em paletes é mais fácil de fazer – há menos risco para os passageiros e menos processo regulatório”.

A Virgin Hyperloop estará já em negociações com 15 potenciais clientes para transporte de cargas com o governo da Arábia Saudita que estará a ponderar criar uma rota de ligação entre a cidade portuária de Jeddah e a capital Riad.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor
    Vítor

    Quando perguntarem o que significa “Atirar o barro à parede” digam Elon Musk

    1. Avatar de Maria
      Maria

      O Elon Musk tem bom gosto.
      Vê filmes do James Bond onde o Loop é utilizado, num filme com dezenas de anos, para tirar um general da RDA numa cápsula que viaja numa conduta de transporte de gás propulsionada por esse gás.

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    O virgin hyperflop é do Bronson.
    O do musk é outro , mas na prática o flop é o mesmo.

    Abc

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      exacto!
      O estranho é o Bronson ter achado que isto tinha futuro. Basta pensar que a construção será sempre mais cara do que uma linha convencional e menos flexível do que uma linha de alta velocidade para não se obter grande vantagem em termos de velocidade.

  3. Avatar de Gonçalo Martins
    Gonçalo Martins

    Virgin Hyperloop não é uma empresa que pertence a Elon Musk.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exato Gonçalo, era o conceito que a Inês queria referir. Obrigado pelo reparo.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para mercadoria este tipo de sistema parece fantástico… com a ressalva que deveria ser grande para levar aqueles contentores que os camiões costumam transportar… porque é assim que a mercadoria costuma ser transportada… se tiverem de andar a descarregar antes de chegar ao destino final vai ser um pesadelo logístico, a menos que usem para transportes intermédios, o que irá reduzir a sua utilidade.

  5. Avatar de PJA
    PJA

    Isto nem para mercadorias tem potencial, é simplesmente muito caro.

  6. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    Esse Hyperloop sempre foi uma grande mentira. A proposta toda não faz o menor sentido, nem para mercadorias e muito menos para pessoas.
    Sempre denunciei que é uma grande bobagem sem a menor viabilidade.

  7. Avatar de naodigo
    naodigo

    Não foi o Musk que teve a ideia, ele pegou numa ideia com cerca de 100 anos e fez parecer que era dele.
    E o que ele apresentou era um absurdo completo, meter o comboio dentro de um tunel a retirar o ar da frente e a passar para traz como se o comboio andasse num vácuo, em vez de andar como maglev flutuava em ar semelhante a um hovercraft .
    Depois destes 2 pontos (sem falar nos restantes) ele é um visionário…..