Tesla volta a ser investigada nos EUA! Agora por travagens fantasma no Full Self-Driving

31 Comentários

A Tesla tem estado debaixo de fogo nos últimos meses. A marca tem sido avaliada de forma muito minuciosa pelas entidades responsáveis, para detetar problemas nos seus carros e até no seu software, para assim proteger os condutores e os passageiros.

Com vários casos já em mãos, surge agora uma situação nova. A Tesla está a ser investigada para determinar se existe ou não um problema grave associado a travagens fantasma e que podem significar uma falha de segurança grave.

Tesla carros elétricos Full Self-Driving travagens investigada

Mais problemas para os carros elétricos

Ao todo são 416 mil carros elétricos da Tesla que estão a ser avaliados pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos. Esta agência quer validar se existem ou não provas reais de um comportamento anormal nestes veículos.

Do que é descrito, existem queixas de travagens fantasma quando o Full Self-Driving está ativo. Estas acontecem de forma aleatória, com alguns padrões identificados, em especial em situações de trânsito, mas sempre sem qualquer necessidade.

Tesla carros elétricos Full Self-Driving travagens investigada

Travagens fantasma nos Tesla investigada

O foco da investigação estará nos Model 3 e Model Y, em especial nos anos de 2021 e 2022, e existem já muitas queixas apresentadas pela NHTSA. Ao todo são 354 queixas que foram recebidas nos últimos 9 meses, sem que até agora não tenham sido registados acidentes ou feridos.

A informação destas queixas mostra que os carros da Tesla acionam de forma inesperada os travões enquanto circula a velocidades normais de autoestrada. Os queixosos relatam que esta desaceleração rápida pode ocorrer sem aviso, aleatoriamente e muitas vezes repetidamente num único ciclo de condução.

Tesla carros elétricos Full Self-Driving travagens investigada

Full Self-Driving será a causa deste problema

Esta investigação às travagens fantasma é o primeiro passo para determinar a existência real deste problema e o seu potencial impacto nos carros elétricos da marca. Caso seja provado que o problema com o Full Self-Driving existe, a marca será obrigada a recolher os carros e a aplicar uma solução para impedir este problema.

Este será apenas mais um problema associado a este sistema de condução autónoma da Tesla. A marca tem estado a ser avaliada e este sistema está a ser testado, não apenas pelos condutores, mas também pelas autoridades. Com cada vez mais importância dentro da fabricante, a aposta tem ido toda para as suas funcionalidades e para o que pode oferecer.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Desativaram o LIDAR e agora acham estranho que as câmaras vejam obstáculos fantasma?
    A Tesla devia de despedir os que permitiram/tomaram essa decisão e voltar à tecnologia fiável que usava anteriormente.
    Comprar um carro sem LIDAR é parecido a comprar um carro sem ABS/Sistema de Tração: pode não perecer necessário até à altura em que nos salva a vida ou nos tira de um atascanço.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Despedir o Elon? O “salvador” da humanidade?

    2. Avatar de Emanuel Barros
      Emanuel Barros

      Teslas nunca tiveram LIDAR……. nem vão ter

      1. Avatar de Joaquim Santos
        Joaquim Santos

        Mas tinham hardware que não tem agora, tipo sensores sónicos e similares.

    3. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Gosto muito do Model 3… mas FSD apenas com camaras é das maiores mentiras que por ai correm.

    4. Avatar de bhg
      bhg

      LIDAR? como é que isso funciona num dia de sol?

      1. Avatar de jms74
        jms74

        Há técnicas que distinguem a radiação através de ópticas se não me engano mas que há ha

  2. Avatar de Saldanha
    Saldanha

    Já não bastavam os nabos que travam por tudo e por nada, levar com um carro pela frente a travar aleatoriamente é o maior pesadelo para quem segue atrás. E não me venham com a conversa da distância mínima. Conforme está descrito na notícia, isto é criminoso.

    1. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      Ai venham, venham!
      A distância mínima é uma das coisas que distingue as estradas das pistas de automobilismo. Não a respeitar é que é criminoso.

    2. Avatar de PeFerreira
  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    No ID.3 acontece-me algo parecido quando ativo o travel assist. Por vezes, em zonas de 90 ou auto estradas, sem sinais a indicar outro limite de velocidade, ele trava para reduzir porque por alguma razão detectou que aquela zona é de velocidade reduzida. A sorte é que ele avisa da aproximação dessa zona uns 200m de antecedência, mas no início causou alguns sustos.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Alexandre, que bela foto ai tem, estime bem esse seu amiguinho, infelizmente o meu deicídio partir ao fim de 18,5 anos, já se passaram dois anos e ainda não consegui seguir em frente e adotar um novo amigo

    2. Avatar de Joaquim Santos
      Joaquim Santos

      Não é mesmo a mesma coisa, os Tesla travam de repente em inúmeras situações sem necessidade e em inúmeras situações muitas delas ainda por apurar.
      Resolvem uma coisa, tiram outra. Eu detesto o Elon musk atualmente, já gostei antes de o conhecer melhor.
      É mafioso.. típico comportamento de mafioso egocêntrico.
      Mas a falta de lidar nos teslas por teimosia dele vai ser o princípio do fim da tesla.
      Até o engenheiro chefe dele há mais de 1 ano ou isso disse em juramento que condução fsd está muito longe e não acredita ser possível. Se nem o engenheiro chefe em tribunal disse isso.. e não foi despedido… por isso deve perceber do que diz.
      E isto tudo numa altura que se sabe que os lidar estão a ficar muito mais pequenos e mais baratos.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Lidar é aquele radar que o novo pão de forma vai trazer para a condução autónoma de nível 3?

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Quem gosta de conduzir nunca vai comprar um testa!! No mínimo compra um Ionic ou um Kauai (Kona) 😛

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    @Roccco, com todo o respeito mas quem gosta de conduzir, querer conduzir um carro à homem, v6 turbo ao algo do género, mas compreendo o que diz 🙂
    Atenção não sou contra os carros elétricos, mas desde que me lembro de ser gente que adoro corridas de carros mas principalmente corridas de mota, MotoGP, e ver uma corrida de FormulaE, é como comer um rebuçado sem tirar o papel.

    1. Avatar de Valdemar Santos
    2. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Então nesse ponto de vista eu já conduzi vários carros há homem… os últimos foram um Camaro 2SS 6.2l v8 com 575cv e um Lancia Thema 3.6l v6 com 320cv e desde então conduzo eléctrico por exemplo um Audi etron S Sportback com 506cv entre outros e não trocava eléctrico por mais nada deste mundo.

      1. Avatar de RC
        RC

        Ali o moço dos carros à homem também não troca, isto porque não tem . LOOOOL

  6. Avatar de secaya
    secaya

    A Tesla é uma fantochada.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Pk? Eu tenho vários eléctricos… a nível de eficiência a Tesla continua líder com grande vantagem… em tudo o resto menos, mesmo assim posso considerar o Tesla Model 3 SR+ (Versão chinesa) o melhor EV do momento.

      1. Avatar de RC
        RC

        Esquece, esta malta não sabe o que é eficiência.

    2. Avatar de RC
      RC

      É isso, andam todos enganados, e você é que sabe.

      1. Avatar de Ogoid
        Ogoid

        o tempo o dirá.

        1. Avatar de RC
          RC

          Ainda mais tempo ?

  7. Avatar de RC
    RC

    E você é mais esperto que os outros ?

    Então qual tesla já conduziu para saber ?

  8. Avatar de Joao Alves
    Joao Alves

    O problema da Tesla foi a hipe que a mesma criou. Independentemente do carro ser bom ou não, os teslas venderam muito pelo auto pilot, auto isto, auto aquilo, só que com o tempo o “milagre” da Tesla provou que a Tesla não inventou nada e que a concorrência (waymo, etc) não lançou os seus produtos pelo mesmo motivo que a Tesla não devia ter lançado o seu. Só que essa hipe está a desvanecer e toda a gente a ver os erros graves por trás de tudo.
    Está e a verdade

    1. Avatar de RC
      RC

      Nop, a tesla vendeu muito porque oferece muito mais por um preço que a concorrência não oferece, e nada tem a ver com o auto-pilot, já que quem compra sabe das limitações que tem.

      O grande trunfo da tesla é a rede de carga própria que mais ninguém tem.

    2. Avatar de RC
      RC

      A tesla inventou uma série de dispositivos que até estão patenteados, o sistema de refrigeração de das baterias, o sistema de gestão que mais nenhuma tem, barato e fiável, os motores muito eficientes, os próprios carros muito eficientes, um model 3 consegue ser mais eficiente que um zoe, que um nissan, só a hyundai consegue chegar perto mas com carros que nem de perto chegam à potência destes.

      Só quem não lida com eles, os desmonta e intervenciona é que sabe das diferenças de tecnologia que estes têm. Um motor de um tesla com 300cv tem menos de metade do peso e volume que um motor de um zoe ou um nisssan com 80 a 100cv.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Estive a ver um ranking sobre a eficiência dos electricos e, de acordo com a lista, não me parece uma diferença significativa. https://www.carwow.co.uk/blog/most-efficient-electric-cars
        Se estes dados são, ou não, fáveis, já não sei 🙂