Bola de fogo sobrevoou a Península Ibérica a 54 mil quilómetros por hora

12 Comentários

São muitos avistamentos, estarão a crescer em proporção ao incremento de satélites na órbita baixa da Terra. Depois de vários avistamentos de material Starlink que foi destruído na semana passada, agora foi vista uma nova bola de fogo a voar sobre a Península Ibérica, a 54 mil quilómetros por hora.

O clarão iluminou na noite desta segunda-feira o céu sobre a região espanhola da Andaluzia e foi visível em quase toda a Península Ibérica.

Bola de fogo sobrevoou a Península Ibérica a 54 mil quilómetros por hora


Segundo informações partilhadas pelo canal do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), a bola de fogo foi vista por volta das 22h, hora local, no dia 14 de fevereiro. A imagem passada fazia lembrar o brilho da Lua cheia.

Segundo revela Jose Maria Madiedo, astrónomo do projeto SMART, o meteorito terá entrado na atmosfera terrestre a cerca de 54 mil quilómetros por hora.

A rocha vinda do espaço, ao entrar na atmosfera da Terra a uma grande velocidade, ficou incandescente. A fricção gerou uma bola de fogo que pôde ser observada em quase toda a Península Ibérica, principalmente pelos habitantes de toda a região da Andaluzia, em Espanha.

Este evento que teve início a cerca de 82 quilómetros acima da localidade de Las Escuelas, província de Jaén.

A bola de fogo foi detetada pelo sistema do projeto SMART, que opera no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN). Este projeto tem como missão monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Outra vez ?? É muito estranho. 😐

    1. Avatar de Vítor M.

      Estranho a entrada de meteoritos?

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Não,Vítor.Quero eu dizer que agora regista-se uma cadência deste tipo de fenómenos sem precedente.Antigamente pouco se dava conta mas agora é praticamente todos os meses que acontece uma coisa destas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, é um facto, mas tem a ver com a velocidade da comunicação global e com o número de olhos (humanos e tecnológicos) que agora estão constantemente a olhar para o céu.

    2. Avatar de zequinha
      zequinha

      Esse fenómeno é recorrente. Chamam-lhe estrelas cadentes.

    3. Avatar de zequinha
      zequinha

      É como os blocos de gelo a desfazerem-se no polo Ártico. Só é estranho quando é notícia.

      1. Avatar de Vítor M.

        Faz agora 9 anos que ocorreu a estrondosa explosão na cidade de Chelyabinsk na Rússia..

        https://pplware.sitedev.pt/ciencia/meteoro-terra-nasa-bomba-de-hiroxima/

  2. Avatar de LP
  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Existe até um mercado de venda e procura para quem encontre meteoritos. Afortunado de quem conseguir encontrar / recuperar um

  4. Avatar de e.t.
    e.t.

    vieram buscar-me … finalmente vou fugir desta ditadura 😛

  5. Avatar de secaya
    secaya

    Foi pena não ter batido na Terra. Isto precisa de um reset.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tu precisas de um reset ?