XPeng – Carros elétricos chineses expandem a presença na Europa

30 Comentários

A XPeng é uma fabricante de carros elétricos chinesa que tem vindo a ganhar expressão, principalmente depois de se começar a movimentar na Europa. A porta de entrada foi a Noruega, mas agora dois novos acordos foram feitos.

A empresa será, sem dúvidas, um importante player no segmento como rival da Tesla.

XPeng - Carros elétricos chineses expandem a presença na Europa


A XPeng tem vindo a ser falada muito pela forma como se está a expandir pela mundo ocidental. Vemos a fabricante a querer parecer seguir a Tesla não só na construção de carros elétricos com funcionalidades de condução autónoma, mas até em pormenores como o site. No passado, a Tesla chegou mesmo a acusar a marca chinesa de automóveis de roubo do código fonte do Piloto Automático.

Carros elétricos chineses da XPeng expandem a presença na Europa

Colocando estas questões de parte, a Xpeng firmou agora dois contratos importantes com os Países Baixos e com a Suécia. Estas parcerias farão com que a empresa possa ter as suas próprias lojas nestes países da Europa, sendo uma porta muito importante para se expandir no território.

XPeng - Carros elétricos chineses expandem a presença na Europa

No território holandês, a XPeng terá como parceiro a Emil Frey Nederland NV, que foi contratada para desenvolver a rede de vendas e serviços da fabricante chinesa. Além disso, fará a gestão de todas as lojas da marca no país.

A Emil Frey é uma das maiores empresas de retalho automóvel da Europa, sendo assim um parceiro de extrema relevância para a fabricante chinesa.

Em março deste ano, será aberta a primeira loja em Westfield Mall nos Países Baixos, que funcionará como loja experimental.

Para o mercado sueco, o acordo foi feito com a Bilia, sendo esta a maior revendedora e distribuidora de carros no país.

A nossa jornada global começa na Europa, impulsionada pelo nosso compromisso de aumentar a penetração de veículos elétricos inteligentes. Apoiamos fortemente a estratégia de desenvolvimento de veículos elétricos na Europa e estamos a estabelecer parcerias com players locais de primeira linha para acelerar a poupança energética, redução de emissões e eletrificação na Europa

Referiu He Xiaopeng, Presidente e CEO da XPeng.

Considera a expansão de marcas como a XPeng benéfica para o mercado europeu de carros elétricos?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lunatic
    lunatic

    No ocidente copiar um produto é considerado plágio e é mal visto. Na China, copiar produtos ocidentais é considero um elogio e é bem visto. Mercados diferentes, sistemas diferentes, mentalidades diferentes.
    Desde que crie pressão no mercado para baixar os preços e massificar a tecnologia é bom ter mais players, mesmo vindo da china.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ate um belo dia em que copiar um produto chinês vai ser considerado um elogio e bem visto pelos ocidentais. Que vai chegar, só não sabemos é quando. Para começar, os produtores ocidentais deveriam pensar seriamente em plagiar os preços.

      1. Avatar de adbu
        adbu

        É só rever um pouco de história. Os produtos japoneses eram considerado cópias baratas e pouco fiáveis. hoje em dia um produto japonês é considerado dos mais fiável e de melhor qualidade.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quando é que isso aconteceu?
          Sony, Yamaha, Toyota plagiaram o quê?

  2. Avatar de NsFdA
    NsFdA

    Cuidado com soldadura .

    1. Avatar de Manso
      Manso

      Sim, porque quando compras um Tesla nunca sabes quando vai pegar fogo sozinho…

      1. Avatar de NsFdA
        NsFdA

        Mas existe muita gente pensa que a via publica é pista de corridas e serve lançar gazes de escape para cima de todos os outros que ele/a não gosta, ou seja muita gente utiliza o automóvel de forma exibicionista em vez de pensar que é só uma viatura para se deslocar de um sitio para o outro .

        1. Avatar de Manso
          Manso

          Boa anedota… Quase que ri.

        2. Avatar de Secadegas
          Secadegas

          Lá porque achas que o que pensas é válido, não significa que seja verdade. Sempre tens a opção de itens para um sítio onde não haja carros e podes andar a pé ou de bicicleta. Não te esqueças é que nesses locais normalmente tens de plantar e criar a tua própria comida e provavelmente gerar a tua própria electricidade…

          1. Avatar de Secadegas
            Secadegas

            *ires

          2. Avatar de Louro
            Louro

            Fantástico, um user queixa-se dos condutores sem qualquer tipo de respeito pelos restantes que acham que a via publica é uma pista e que andam por aí com carros de fazer inveja a locomotivas a diesel e tu vens dizer que se ele está mal que vá para onde nao hajam carros.

            A sério?

  3. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Não percebo essa do plágio? Os automóveis da Xpeng são totalmente diferentes no exterior.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Possui rodas, volante, tem “tablet” no interior, motor eléctrico, e para piorar as coisas é vermelho. Onde já se viu todas estas características? Nos veículos ocidentais.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        E onde é que isso é plágio? Para isso também todos os carros são plágio uns dos outros.
        Eles tem um carro elétrico o P7 e mais não existe nenhum igual no ocidente.

  4. Avatar de Manso
    Manso

    O Hong Guang MINI EV vendeu mais de meio milhão de carros em menos de 2 anos… Nunca vi aqui nada a mencionar esse feito.

    1. Avatar de Secadegas
      Secadegas

      Não digas isso que os Tesla fan boys ficam tristes…

  5. Avatar de Manso
    Manso

    Como se 90% daquilo que pensas que é um carro não fosse feito na China. Calado eras um poeta.

  6. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    @Juanito, que exagero, da China também vêm muitas e boas tecnologias, por exemplo o 5G, é verdade que de lá vêm muita porcaria mas é mais coisa das lojas do 300$, a China já contribuiu mais para a evolução que vivemos neste momento, foram eles que por exp. inventaram a pólvora.

  7. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Como se quase tudo o que está dentro de um carro moderno não fosse Made in China nos últimos 20 anos.

  8. Avatar de João
    João

    Não, são veículos de péssima qualidade, fabricados por empresas estatais que controlam o mercado com preços fictícios para destruir a indústria ocidental

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Veículos de péssima qualidade? Vamos comparar um Tesla (EUA) com outro Tesla (China) mesma empresa mas o dos EUA têm menos qualidade do que fabricado na China. O tempo em que a qualidade dos produtos era péssima já passou há muito. O tempos mudam e tudo altera-se. Não estou a defender nenhum dos dois.

  9. Avatar de e.t.
    e.t.

    neste post só há comentário de pessoas a denegrir os automóveis vindos da china … mas será que algum de vocês já experimentou um ? será que os carros da marca volvo (para muitos, os mais seguros do mundo) não são todos produzidos na china ?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não são. O acionista da Volvo é chinês mas os modelos são made in europe

      1. Avatar de ARNALDO STS
        ARNALDO STS

        Então não foi por acaso que o primeiro mercado europeu, foi a Suécia!

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    O que eu sei é que as construtoras automóveis tradicionais Europeias daqui a uns anos vão todos começar a lamentarem-se da concorrência desleal Chinesa… quando a maioria ainda não olha, nem aplica esforço em desenvolvimento, nos veículos elétricos, que pelo que já deu para ver, vão ser o futuro a médio prazo!

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já se veem alguns g3 por aqui (vivo na Noruega) com e sem Lidar. O preço coloca-os no mesmo patamar dos Kia, Hyundai e Nissan. Não sei como se compara com o autopilot mas esse seria o trunfo principal para conquistar algum mercado. Há também uma forte aposta em anúncios online – é frequente ver anúncios no Instagram, por exemplo.

  12. Avatar de maria
    maria

    Nem aquece nem arrefece , charutos a pilhas não fazem parte dos meus projetos de aquisição.

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    Então é melhor despachar, parece que dentro em breve só vai sobrar isso

  14. Avatar de Jdias
    Jdias

    Temos de aguardar que as empresas que investem em investigação deixem de o fazer, e depois aguardar as verdadeiras inovações que a China poderá trazer…

  15. Avatar de Pedro Araújo
    Pedro Araújo

    Hmm… da China nem bom vento nem bom casamento