Testámos autocolantes para teclados: idiomas diferentes já não são problema

43 Comentários

A compra de computadores portáteis ou de simples teclados no mercado externo é cada vez mais habitual. Seja devido a preços mais em conta ou simplesmente por uma razão de exclusividade de produto, o idioma do teclado é algo que, para alguns utilizadores, passa para segundo plano… mas há outros que não abdicam de ter um idioma PT-PT. Para esses, a solução pode passar por colocar autocolantes com o idioma correto.

Assim, testámos passar por esse processo e fazer a conversão de idioma de teclado EN-US para PT-PT. O resultado é ótimo.

Testámos autocolantes para teclados: idiomas diferentes já não são problema


Para quem eventualmente não está a par das diferenças no idioma (ou layout) de teclados, cada idioma tem diferentes posicionamentos para diversas teclas. Por exemplo, os caracteres “Ç”, “º” e “^” não existem no idioma americano, e dezenas de caracteres estão arrumados em teclas diferentes, nomeadamente nos símbolos acima dos números.

No entanto, se for definido um teclado PT-PT no sistema operativo em utilização, mesmo sendo ele EN-US, as teclas passam a realizar a função correspondente ao idioma escolhido, mesmo não estando lá esse caracter desenhado. O último passo, é mesmo colocar um autocolante de alta qualidade e resistência, de tal forma que a sua existência passe completamente despercebida. O resultado é uma conversão de idioma do teclado.

A Nova Informática, que produz películas autocolantes de diversas cores, tamanhos e idiomas, enviou-nos os modelos standard que se adaptam a todos os teclados. Trata-se de um produto produzido em Portugal, com utilização de excelentes materiais que conferem resistência, durabilidade, facilidade de aplicação e, acima de tudo, um aspeto final muito agradável.

 

Os modelos disponíveis

São 9 modelos que contemplam a esmagadora maioria dos teclados usados em Portugal. Com tamanhos de tecla a variar entre 14 x 14 mm, 13 x 13 mm e 11 x 13 mm, estão disponíveis nas cores preto e branco (Windows e Mac) e também prateado (este só em 13 x 13 mm idioma PT).

Também estão disponíveis diferentes idiomas, nomeadamente Espanhol, Francês e, claro, o Português.

Além disso, é possível efetuar uma produção à medida utilizando as cores e dimensões sugeridas pelo cliente, existindo apenas a quantidade mínima obrigatória de 500 unidades para a execução de um trabalho.

 

Colocação simples e rápida

Se há coisa simples de fazer, é colar autocolantes. É claro que pode ser feito de forma mais ou menos perfeita, mas aí já entra a parte da habilidade e rigor pretendido.

A colocação dos autocolantes não precisa de ser total. Para minimizar as alterações na aparência do teclado, poderá optar por colocar apenas as teclas que se diferenciam entre os idiomas. Isto porque, num olhar mais atento, é possível notar que está um autocolante colocado sobre a tecla, seja pela diferença de brilho, seja pelo recorte.

No entanto, claro, poderá colar a totalidade dos autocolantes, que não só protegerá as teclas originais, como também vai trazer mais uniformidade ao aspeto do teclado.

Na imagem seguinte poderá ser visto o “antes” e o “depois”.

Note-se que apenas na cor prateado é notada uma ligeira nuance na diferença da cor, por razões óbvias. Tal não acontece na cor branco ou preto.

Estão ainda disponíveis outros exemplos de colocação dos autocolantes na cor preto.

 

O Preço

É barato. Por apenas 4€ poderá adquirir um qualquer teclado autocolante completo, entre as opções disponíveis. Os portes são por correio normal, a partir de 0,65€.

Películas autocolantes para teclados

Sobre a Nova Informática

A Nova Informática é uma empresa jovem, que conta com uma equipa já com vários anos de experiência. É um projeto em fase de crescimento que tem conquistado a confiança dos seus clientes que passaram a ser a nossa melhor equipa comercial. Tentamos ser um parceiro completo, que responde a todas a necessidades, das mais simples, às mais complexas.

Assim, a Nova Informática mantém e apoia a sua empresa em todas as vertentes das tecnologias de informação, com prestação de serviços em microinformática (venda e reparação), redes, impressão, videovigilância, faturação, programação e web marketing.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    o maior problema destas conversões de teclados ANSI é mesmo a falta da tecla

    1. Avatar de Crisanto Tomás
    2. Avatar de joa
      joa

      exatamente, e configurar um teclado?…
      Mas será bom para colar sobre teclados de má leitura, como os teclados brancos, quase todos.

      1. Avatar de Chico
        Chico

        sim, comprei para um teclado Hp, que não sei como com tantos especialistas se esquecem da leitura, nem sempre podemos ter a luz que se vê num centro comercial e engana.
        Agora já vi que configurar é fácil!

  2. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Tudo muito lindo, mas quando há teclados retro-iluminados já é um problema…

    1. Avatar de EC
      EC

      Pois é… Eu por acaso nos meus macbooks tenho usado skin em silicone completas em PT-PT e ainda consigo ver as teclas retroiluminadas quando tenho o brilho no máximo

    2. Avatar de Miguel Fonseca
      Miguel Fonseca

      tudo dito…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Coloquei no teclado do meu Xiaomi Notebook Pro e o resultado foi bastante aceitável.
      https://imgur.com/p2dlOVv

      Infelizmente perde parte do efeito da retroiluminação pois os autocolantes são produzidos num material opaco que impede a passagem da luz. No entanto, existe sempre uma percentagem de luz visível no contorno de cada tecla.

    4. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Facil, compra o portatil em PT e ja vem com layout certo 🙂

      Esses autocolantes sao uma solução de recurso, não ha milagres…

    5. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Autocolante transparentes.
      Prefiro essa versão, fica-se com o teclado original e outro ao nosso gosto.

    6. Avatar de Eu
      Eu

      Deus é Deus e não agrada a toda a gente. Habitua-te a respeitar o interesse dos outros.

  3. Avatar de Artur Antonio
    Artur Antonio

    Por experiência própria posso dizer que em menos de um dia vão retirar os autocolantes. A sensação do autocolante nos dedos é de tal forma incomodativa que atrapalha a escrita.

    1. Avatar de Rui Queiros
      Rui Queiros

      Curioso, tenho autocolantes há mais de 2 anos e ainda não os tirei 🙂

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Quando dizes “experiência própria” estás a falar única e exclusivamente de ti…
      Quando dizes “vão retirar” estás a falar única e exclusivamente dos outros…
      Consegues ver o problema?

  4. Avatar de Keyboardcat
    Keyboardcat

    Ainda me lembro dos tempos de adolescência em que usava teclados PT-PT. Na altura não conhecia melhor, por isso não parecia tao mau.

    Um dia danifiquei o teclado do MacBook Pro, e só conseguia encontrar teclados EN-UK no eBay. É caso para dizer que há males que vêm por bem. Finalmente tudo ficou mais simples. Atalhos começaram a fazer sentido, e programar tornou-se muito mais eficiente.

    Depois disso evolui para o formato ANSI (a tecla Shift mais longa dá mais jeito) e até hoje é o meu formato em todos os teclados.

    Ter que voltar a PT-PT era pura tortura.

    Aconselho a todos os programadores que ainda não tenham descoberto este facto para experimentarem um layout diferente. Acreditem, é como noite para o dia.

    1. Avatar de John Doe
      John Doe

      E quando queres escrever em pt, não falta nada?

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        É muito raro visto a comunicação ser quase sempre em Inglês.

        E para escrever português eu sei os atalhos para adicionar acentos. E a maioria das vezes o corretor ortográfico corrige.

        Mas digamos que 70% do que escrevo é código. O restante será maioritariamente documentação. Por isso usar teclado PT só para aqueles 1% da minha escrita não ia ser uma decisão muito acertada.

        Acho que em geral em programação nunca vale a pena. A não ser que a pessoa tenha que passar metade do dia a escrever emails.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Concordo completamente contigo. Também percebi após começar a utilizar um teclado ANSI que os atalhos e posicionamento das teclas faziam muito mais sentido para programar.

      Em relação a continuar a escrever em português é só adicionar um layout no windows para esse fim e o ç e acentos ficam exatamente no mesmo sitio onde estariam num teclado PT-PT. Pode haver inicialmente algumas teclas ao lado para descobrir os acentos, mas assim que se memoriza a posição, torna-se natural

    3. Avatar de Boxxer
      Boxxer

      Isso depende muito da realidade de cada um. Para quem trabalha maioritariamente em PT, esses teclados só atrapalham.
      Eu programo mas também escrevo bastante em PT, e os teclados ANSI não dão para mim.

  5. Avatar de Joao
    Joao

    Não é só para mudar o idioma, eu tinha um teclado em que as letras mais usadas começaram a apagar. Comprei as letras autocolantes e ficou bom.

  6. Avatar de Dc
    Dc

    É mau para os teclados retroiluminados.
    Eu “revirei” a internet para conseguir encontrar pt-pt transparente e lá acabei por encontrar no Etsy e na altura era o ultimo.

  7. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Fica a faltar uma teclam importantíssima!
    A tecla menor/maior .
    Vão desesperar quando precisarem dela no Excel/programação.
    Parem de comprar portáteis com teclados americanos! Eles têm uma tecla a menos!

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O são facilmente acessíveis com um simples Shift.

      Eu uso teclado ANSI porque ter a tecla Shift mais longa ajuda a não ter que esticar tanto a não para certos atalhos.

      O layout PT-PT é péssimo para programação. Os (){}[] são muito mais difíceis de usar. A tecla = a mesma coisa. E depois tens teclas ocupadas como caracteres como o “ç” e “º/ª” que são totalmente inúteis.

      A não que a tua intenção seja escreveres Português não existir qualquer outra vantagem em usar o teclado PT-PT, visto ser péssimo para tudo o resto.

      Agora a discussão entre teclado EN-UK e EN-US (ANSI vs ISO) é um bocado preferência própria. Eu prefiro ANSI mas tenho alguns colegas que usam e preferem ISO.

      1. Avatar de John Doe
        John Doe

        “A não que a tua intenção seja escreveres Português”.
        Sendo portugueses, e sobretudo a residir em Portugal, a maioria dos leitores aqui, essa questão levanta-se logo.

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          É um site de tecnologia. Assumo que muitos aqui possam ser pagos para programar. Pelo menos é o meu caso 🙂

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Também tive esse problema com um portátil comprado fora da UE. Mas interrogo-me como fazem os americanos para usar o”” quando também precisam de programar. Parece existir uma combinação de teclas ALT+(nnnn) para ativar esse caracter.

      1. Avatar de John Doe
        John Doe

        As aspas? Não estão ao lado do Enter?

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pelo que percebi pelas imagens, com esta solução ficam os 2 idiomas visíveis. Não se torna muito confuso?

    1. Avatar de JPman
      JPman

      Na cor dos originais fica, mas se vires a imagem de outra cor por exemplo o laranja, já não fica tão confuso.

  9. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Não estava a falar de programadores. Esses até podem teclar em teclados em cirílico.
    O resto do país precisa é de escrever sem dificuldades português.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Hugo Cura, qual foi o tamanho das letras para o ThinkPad?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Olá, Luís.

      O tamanho mais indicado para os Lenovo ThinkPad é o de dimensão 13 x13 mm.
      https://novainformatica.pt/produto/pelicula-teclado-autocolante-preto-portugues-13×13/

  11. Avatar de Miguel Real
    Miguel Real

    O ideal seria arranjar apenas as teclas que se querem substituir. Encontrei este site mas penso que não tem teclas em PT: https ://www.laptop-keys.com/

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      Este pelos vistos tem para PT: https ://www.teclasparateclado.pt/

  12. Avatar de e.t.
    e.t.

    pessoalmente, o meu pc portátil é mais um “fixo”, logo, adquiri um teclado e um rato bluetooth 🙂

  13. Avatar de Boxxer
    Boxxer

    Isto dos autocolantes funciona bem com teclado em formato ISO (como os ingleses do UK, espanhóis, franceses, alemães, etc…).
    Quando é o caso dos teclados americanos, o problema é outro: têm menos uma tecla, a do “maior e menor” que fica ao lado do Z. E depois têm um Enter “pequeno”, e não em forma de L invertido. E isso não vai lá com autocolantes.

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Talvez com recurso a uma app que permita o mapeamento de teclas se consiga substituir uma tecla menos usada ou adicionar o que falta com recurso à tecla Alt Gr… Para Windows p.ex. existe o Keyboard Manager do PowerToys: https://github.com/microsoft/PowerToys/releases/

  14. Avatar de AL
    AL

    Esta é uma excelente opção para adquirir portáteis aqui em Espanha mesmo recondicionados muito superiores ao que se vende cá em PT a preço de ouro.
    Ganhamos menos e pagamos tecnologia a preços bem mais elevados. Isto nem falando nos preços nos EUA.

  15. Avatar de AL
    AL

    E para quem nao saiba o teclado espanhol serve perfeitamente, escrevo num neste momento e apenas precisa de ter o til que se faz clicando em alt + 4

    1. Avatar de El torero sencillo
      El torero sencillo

      O til está no mesmo sítio que no teclado PT, basta meter o Windows com linguagem PT.

    2. Avatar de MC
      MC

      O ~ está no Ç
      O Ç está no Ñ
      O « está no ¿

  16. Avatar de pidoas
    pidoas

    olha esse artigo que achei, não é nada caro e tem teclado em português https://www.pc-portatil.com/pub.shop/portatiles-segunda-mano/Dell-E7470-i5-6300U-128GB -SSD- TACTIL-DC-VINYL-9264.html